A gripe é uma doença infecciosa viral e comum transmitida por tosse e espirros. Não é o mesmo que um resfriado comum, já que é causada por um grupo diferente de vírus. Os sintomas tendem a ser mais graves e, também, duram mais tempo.

Você pode pegar a gripe durante todos os meses do ano, mas é mais comum no inverno, por isso também é conhecida como “gripe sazonal”.

A gripe provoca uma brusca alta de temperatura, dor de cabeça e dores gerais pelo corpo, aumenta a sensação de cansaço e provoca dor de garganta.

Você também pode perder o apetite, sentir náuseas e ter tosse.

Os sintomas da gripe podem fazer com que seu corpo fique tão exausto e com tanto mal-estar, que faz você ficar na cama e descansar até se sentir melhor Isso faz parte do tratamento.

Quanto tempo demora o tratamento para curar a gripe?

Se você tiver a gripe, geralmente começará a se sentir mal dentro de poucos dias depois de ser infectado.

Os picos dos sintomas ocorrem após dois ou três dias, mas você deve começar a se sentir muito melhor depois de uma semana ou algo assim, embora você possa se sentir cansado por muito mais tempo.

Geralmente você será capaz de transmitir a gripe a outras pessoas um dia antes de os sintomas começarem, e por mais cinco ou seis dias. As crianças e as pessoas com sistemas imunológicos mais fracos, como pacientes com câncer, podem permanecer infecciosos por mais tempo.

Os idosos e qualquer pessoa com certas condições médicas de longo prazo são mais propensos a ter um caso grave de gripe, e também são mais propensos a desenvolver uma complicação grave, como uma infecção nas vias áreas.

Prevenção da propagação da gripe

O vírus da gripe se espalha em pequenas gotas de líquido, quando você tosse ou espirra, sendo transmitidas pelo ar. Essas gotículas podem “viajar” por um metro ou mais e infectar qualquer um que as inspirem, ou seja, todos nós.

A gripe também pode se espalhar pelo toque por alguém infectado pelo vírus. Por exemplo, se você tiver a danada da gripe e tocar seu nariz ou os olhos e alguém toque em você (um aperto de mãos, por exemplo), você pode passar o vírus para ele. Por isso indicamos sempre andar com um álcool gel junto com você.

Da mesma forma, se você tiver com gripe e tocar superfícies comuns, tais como maçanetas, sem lavar as mãos e, em seguida, outras pessoas tocarem a superfície também, elas podem pegar a infecção. Por exemplo, quando você (com gripe) está andando de ônibus e toca naquela barra para se segurar, outras pessoas que tocarem na barra após você podem pegar a gripe também.  Mais uma vez, um álcool em gel após tocar nesses objetos poderá ser muito útil na prevenção.

Para não contrair a gripe ou parar de espalhá-la aos outros, seja cuidadoso com a sua higiene.

Sempre lave as mãos regularmente com água e sabão e:

  • Mantenha as superfícies regularmente limpas, como o teclado, telefone e maçanetas para se livrar de germes;
  • Use tecidos para cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar;
  • Coloque os tecidos utilizados em um recipiente o mais rapidamente possível.

Você também pode ajudar a parar a propagação da gripe se evitar qualquer contato com outras pessoas enquanto estiver doente. Você deve ficar fora do trabalho até que já não seja mais uma pessoa infecciosa e até quando sentir-se melhor.

A vacina contra a gripe

Apesar da crença popular, a vacina da gripe não pode dar-lhe gripe, uma vez que ela não contém o vírus ativo necessário para causar a doença.

Sintomas da gripe

Os sintomas da gripe geralmente tem o pico após dois a três dias e, você deve começar a se sentir muito melhor dentro de cinco a oito dias.

No entanto, você pode ter uma tosse persistente e ainda se sentir muito cansado por mais duas ou três semanas.

A gripe pode causar algum destes sintomas:

  • Febre repentina temperatura de 38°C ou mais;
  • Tosse seca;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Calafrios;
  • Dores musculares;
  • Dor nos membros ou nas articulações;
  • Diarreia ou dor de estômago;
  • Dor de garganta;
  • Corrimento nasal ou nariz entupido;
  • Espirros;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade em dormir.

Quando consultar um médico

Se você está ou é saudável, normalmente não há necessidade de visitar seu médico quando tiver sintomas de gripe.

O melhor remédio é descansar, manter-se aquecido e beber muita água para evitar a desidratação.

Você pode tomar paracetamol ou ibuprofeno para reduzir a temperatura e aliviar dores.

Consulte seu médico se tiver sintomas de gripe quando:

  • Tem 65 anos ou mais de idade;
  • Está grávida;
  • Tem uma condição médica crônica, tais como diabetes, doença cardíaca, doença pulmonar, doença renal ou doença neurológica;
  • Tem um sistema imunitário enfraquecido (defesa natural do organismo contra infecções e doenças).

A gripe pode ser mais grave para estes grupos e medicamento antiviral pode precisar ser prescrito.

Procure o seu médico se você está gripado e se os seguintes fatores se aplicam a você:

  • Seus sintomas tem piorado e incluem falta de ar, dor no peito ou tosse com sangue, ou desenvolveu outros sintomas que não são típicos da gripe, como uma erupção;
  • Seus sintomas duram mais de uma semana;
  • Você tem uma condição médica que está fazendo o quadro piorar (veja as complicações da gripe sazonal)

Seu médico irá diagnosticar a gripe com base em seus sintomas e seu histórico médico. Se suspeitar que seus sintomas são causados ​​por uma condição diferente por exemplo, a malária, você pode precisar ir a um especialista.

Causas

O vírus da gripe está contido nas milhões de pequenas gotículas que saem do nariz e boca quando alguém, que está infectado, tosse ou espirra.

Essas gotículas espalham-se tipicamente por cerca de um metro. Ficando suspensas no ar por um tempo, mesmo quando descem ao solo e/ou em outras superfícies, o vírus pode sobreviver por até 24 horas.

Qualquer pessoa que respira as gotículas pode pegar a gripe. E quem tocar as superfícies aonde as gotículas desceram também podem pegar a gripe, isso quando você toca as superfícies contaminadas e, em seguida, tocar o nariz ou a boca.

Utensílios de casa ou locais públicos podem facilmente tornar-se contaminados com vestígios do vírus da gripe, incluindo alimentos, puxadores de portas, controle remoto, corrimãos, aparelhos de telefone e teclados de computador.

Então, é importante lavar as mãos com frequência para evitar a captura e propagação da gripe e/ou utilizar álcool em gel.

Novos tipos de gripe

Se você se infectar com um vírus da gripe seu corpo irá produzir anticorpos contra ele. Os anticorpos são proteínas que reconhecem corpos estranhos e lutam contra os germes que invadiram seu corpo.

Os seus anticorpos possuem memória e irão combater o vírus sempre que ele invadir seu corpo novamente.

Mas, ao longo do tempo o vírus da gripe pode se transformar em uma “versão diferente”, o que significa que seu corpo pode não reconhecê-lo e você pode pegar a gripe novamente.

Quando o vírus muda para uma nova estirpe, que as pessoas têm pouca ou nenhuma resistência contra, pode causar uma pandemia de gripe, ou seja, ele pode se espalhar globalmente.

Tratamento da gripe

Se você estiver com gripe, normalmente será possível tratar-se eficazmente em casa.

Se este for o caso, você deverá:

  • Descansar;
  • Manter-se aquecido;
  • Beber muita água para evitar a desidratação.

Se não se sentir bem e estiver com febre, medicamentos com o princípio ativo, paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ajudam a reduzir a sua alta temperatura e também aliviar as dores.

Se você estiver em um grupo “de alto risco” e são mais propensos a sofrer complicações da gripe, o seu médico pode prescrever medicação antiviral.

Antivirais não irão curar a gripe, mas eles vão ajudar a:

  • Reduzir o período de tempo que está doente em cerca de um dia;
  • Aliviar alguns dos sintomas;
  • Reduzir o potencial para complicações mais graves.

Os antibióticos não são prescritos para a gripe, pois antibióticos são indicados para tratar doenças causadas por bactérias. Como a gripe é causada por um vírus, antibióticos não têm efeito sobre eles. No entanto, ocasionalmente, pode ser necessário tomar para tratar as complicações da gripe, infecções pulmonares especialmente graves ou pneumonia.

Os medicamentos antivirais

Antivirais trabalham parando a multiplicação do vírus em seu corpo. Existem dois tipos principais:

Tamiflu (princípio ativo: Oseltamivir)

Tamiflu é tomado via oral em forma de cápsula ou líquido. Você precisa começar a tomar Tamiflu dentro de 48 horas após obter os primeiros sintomas de gripe.

A dose é geralmente um comprimido duas vezes por dia durante cinco dias. No entanto, se você tem doença renal pode ser prescrita uma dose mais baixa.

Tamiflu pode causar náuseas, vómitos, dor de estômago e diarréia. Estes efeitos secundários não deve ser grave, mas consulte o seu médico se você está preocupado.

Relenza (princípio ativo: Zanamivir)

Relenza é um pó seco que você respira através de um inalador. Tal como acontece com o Tamiflu, você precisa começar a tomá-lo dentro de 48 horas dos seus primeiros sintomas de gripe (36 horas para as crianças). A dose é de duas inalações duas vezes por dia durante cinco dias.

É um tratamento seguro que raramente tem quaisquer efeitos secundários.

Medicamentos antivirais às vezes podem ser tomadas para prevenir a gripe.

Atenção! 

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Complicações da gripe

As complicações da gripe afetam principalmente as pessoas em grupos de alto risco, como os idosos, mulheres grávidas e aqueles que têm uma condição médica crônica ou está com o sistema imunológico enfraquecido.

A complicação mais comum é uma infecção no peito. Ocasionalmente, isso pode se tornar grave e evoluir para a pneumonia.

Um coquetel de antibióticos geralmente curam a infecção no peito ou a pneumonia, mas podem tornar-se um risco de vida, em particular em pacientes frágeis e idosos.

As complicações raras

As complicações raras incluem:

  • Amigdalite;
  • Otite média (um acúmulo de líquido no ouvido);
  • Choque séptico (infecção do sangue que causa uma severa queda na pressão arterial);
  • Meningite (infecção na medula espinal e do cérebro);
  • Encefalite (inflamação do cérebro).

Prevenção

Existem três principais formas de se prevenir contra a gripe: uma boa higiene, como a lavagem das mãos e limpeza, vacinação contra a gripe e medicamentos antivirais.

Uma boa higiene

Impedindo a propagação de germes é a maneira mais eficaz para retardar a propagação da gripe.

Sempre:

  • Certifique-se de lavar as mãos regularmente com água e sabão.
  • Passar álcool em gel constantemente nas mãos e/ou sempre após tocar em alguém e/ou algum objeto que possa estar contaminado;
  • Manter as superfícies limpas, como o teclado, telefone e maçanetas;
  • Usar tecidos para cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar;
  • Colocar os tecidos utilizados em uma lata o mais rapidamente possível;
  • Medicamentos antivirais.

É recomendável que você tome os medicamentos antivirais Relenza ou Tamiflu para prevenir a gripe quando apresentar todas das seguintes condições:

  • Há um monte de pessoas gripadas ao seu redor;
  • Você tem uma condição médica que o coloca em risco de gripe, como diabetes, doença cardíaca, doença pulmonar ou doença renal;
  • Está com 65 anos ou mais;
  • Você esteve em contato com alguém com uma doença semelhante à gripe e pode iniciar o tratamento antiviral no prazo de 48 horas;
  • Você não tenha sido efetivamente protegidos pela vacinação.

Você não está efetivamente protegida pela vacinação se:

  • Não houve a vacinação desde o inverno passado;
  • Não pode ser vacinado, ou foi vacinado, mas não teve efeito ainda.
  • A vacinação foi para uma forma diferente de vírus da gripe.

Se houver um surto de gripe em sua casa onde o vírus da gripe pode muitas vezes se espalhar muito rapidamente a medicação antiviral pode ser indicada, desde que você tenha estado em contato com alguém com gripe confirmada.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui