Estela (Minuto Saudável)
27/07/2018 08:00

Sustagen engorda? Como tomar, para que serve e benefícios

Quando perguntam se determinado alimento engorda é comum ou automático pensarmos que a resposta que as pessoas estão buscando é um não, pois estamos mais acostumados com conteúdos e produtos para quem busca o emagrecimento.

No entanto, quando se trata de suplementos como o Sustagen, o mais frequente é encontrar pessoas que apresentam dificuldade em ganhar peso e buscam, com o uso do produto, engordar.

No artigo a seguir, vamos discutir de que forma o suplemento pode ajudar essas pessoas.

Índice – neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é?
  2. Para que serve?
  3. Composição
  4. Benefícios
  5. Sustagen engorda?
  6. Sustagen emagrece?
  7. Sustagen Kids
  8. Contraindicações
  9. Como tomar?
  10. Receitas
  11. Preços e onde comprar
  12. Perguntas frequentes

O que é?

O Sustagen é um suplemento alimentar vitamínico adulto utilizado para reposição de energia, vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para a saúde. Seu benefício mais conhecido é o fato de ajudar pessoas que não conseguem ganhar peso a engordar.

Essas pessoas pertencem ao biotipo físico chamado ectomorfo, sendo que a dificuldade em ganhar peso está associada ao metabolismo acelerado.

Quando falamos em aumento de peso, é importante saber que não se trata necessariamente do ganho de peso de massa muscular, mas sim de peso como um modo geral.

É comum as pessoas chamarem outros produtos do mesmo tipo por esse nome, devido a referência que a marca criou. Por ser hipercalórico, o consumo de Sustagen não é indicado para quem quer perder peso.

Ele contém 26 vitaminas e minerais, como ferro, proteína, vitamina D e cálcio, importantes para a saúde dos músculos e dos ossos.

Para que serve?

O Sustagen serve como um complemento alimentar para quem precisa ganhar ou manter o peso. Pode ser utilizado por pessoas que apresentam deficiência de algum nutriente essencial, mas normalmente é utilizado por adultos que estão abaixo do peso.

Esse suplemento também pode ser consumido por crianças, pois o fabricante oferece a versão do produto específico para esse público, o Sustagen kids. É uma opção de complemento alimentar para crianças abaixo do peso ou que possuem deficiência devido a alimentação incorreta.

O uso, no entanto, deve ser acompanhado por um médico ou nutricionista, para evitar que a quantidade ingerida exceda o necessário e a criança acabe ganhando muito peso e tenha prejuízos na saúde.

Sustagen também é recomendado para pacientes que estão em recuperação de alguma doença que possa ter provocado deficiência de alguma função no organismo. O produto é benéfico nestes casos pois contém minerais e vitaminas essenciais para a recuperação do organismo debilitado.

Composição

A composição do Sustagen apresenta 26 vitaminas e minerais importantes para a saúde do organismo:

Vitamina A

Essa vitamina é importante para preservar a saúde da visão, dos cabelos e pele. Também é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e manter os órgãos reprodutivos funcionando corretamente.

Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e tem um papel importante como antioxidante, ajudando a retardar o envelhecimento precoce das células ao inibir a ação de radicais livres.

Uma porção do suplemento, 200mL de leite desnatado com 40g de Sustagen, oferece mais da metade da quantidade de vitamina A indicada por dia, sendo a quantidade por porção equivalente a 342µg.

Vitaminas do complexo B

São vitaminas importantes para renovação das células e para que o organismo produza energia o suficiente para se manter. Além disso, exercem papel importante para garantir a saúde do sistema nervoso, dos cabelos e intestino. São elas:

Vitamina B1

Conhecida também como tiamina, a vitamina B1 é importante no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos. Está presente no processo de síntese de DNA e RNA e na comunicação dos neurônios entre si e com o corpo como um todo.

A falta dessa vitamina provoca fraqueza muscular, falta de energia, afeta a memória e interfere em doenças mentais como a depressão. A deficiência extrema dessa vitamina pode causar a doença beribéri. Cada porção de 40g de Sustagen contém 0,99mg de vitamina B1.

Vitamina B2

A vitamina B2 ou riboflavina está presente em alimentos derivados do leite e em vísceras de animais, em partes como o rim e o fígado. Desempenha um importante papel na formação de células vermelhas no sangue, no processo em que alguns aminoácidos são convertidos em glicose (glicogênese) e para regular as enzimas da tireoide.

Ao consumir uma porção de Sustagen (40g), a pessoa está ingerindo 0,76mg de vitamina B2.

Vitamina B3

Também denominada niacina, a vitamina B3 está presente em alimentos como peixes, aves, vísceras dos animais, amendoim e levedura de cervejas. Essa é uma vitamina importante para manter o colesterol e triglicerídeos em níveis saudáveis, assim como contribui para o tratamento de diabetes. O Sustagen apresenta 11mg de vitamina B3 a cada 40g.

Vitamina B5

A vitamina B5 (Ácido Pantotênico) pode ser adquirida em alimentos como fígado, couve-flor, ovo e brócolis. Está presente na produção de hormônios reprodutivos e na extração de energia dos nutrientes dos alimentos. Também é capaz de utilizar as gorduras como fonte de energia.

Uma porção de 40g do complemento alimentar contém 2,4mg dessa vitamina.

Vitamina B6

Também chamada de piridoxina, é uma vitamina importante para o metabolismo de proteínas, lipídios e hidratos de carbono. Está presente no processo de respiração celular e no metabolismo dos aminoácidos.

Ajuda durante o processo de formação e utilização da glicose, além de participar da produção de neurotransmissores, fundamentais para que o sistema nervoso central consiga manter uma boa comunicação dentro do nosso organismo. O complemento alimentar oferece, a cada 40g, 0,96mg de vitamina B6.

Vitamina B7

A vitamina B7, ou biotina, pode ser encontrada no leite, na gema do ovo e no fígado. É responsável pelo metabolismo das vitaminas B5 e B12, ajudando a amenizar as acnes e seborreia.

Por esses benefícios, é conhecida como a vitamina da beleza, pois também contribui para a saúde dos cabelos, reduzindo a queda dos fios, e para o fortalecimento das unhas.

A quantidade de biotina presente no Sustagen é de 23µg a cada porção de 40g.

Vitamina B9

Chamada também de ácido fólico, a vitamina B9 está presente em folhas verdes, vísceras dos animais e no feijão. É importante na produção de glóbulos vermelhos, para a sobrevivência, multiplicação e crescimento das células.

Durante a gestação, seu consumo é essencial para a formação do tubo neural do bebê, prevenindo doenças neurológicas no feto.

Ao ingerir uma porção de 40g, ou 4 colheres  de sopa do produto, se está consumindo 152µg de vitamina B9.

Vitamina B12

Essa vitamina é importante para as células do organismo de modo geral, especialmente para as células do tecido nervoso, medula óssea e do trato gastrointestinal.

Está presente no controle dos níveis sanguíneos da homocisteína, substância que atua como marcador de risco cardiovascular. Alguns dos alimentos que possuem a vitamina B12 (cobalamina) são o leite, ovos, vísceras e carnes em geral. Há 1,3µg de vitamina B12 em cada porção de 40g ingerida.

Colina

A colina é um micronutriente essencial que o organismo produz em quantidades baixas, assim como faz com as vitaminas.

Desempenha várias funções no corpo humano, tais como a manutenção das membranas celulares, a proteção das células do sistema nervoso central e na comunicação dessas células entre si. Também é importante no transporte e metabolismo de gorduras e colesterol.

A colina está presente em alimentos como carne bovina, gema de ovo, germe de trigo, manteiga de amendoim, bacalhau, salmão, brócolis e alimentos de soja, por exemplo.

No Sustagen, a quantidade oferecida de colina, a cada 40g, é de 42mg.

Vitamina C

A vitamina C tem como principal benefício seu poder antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e proporciona um envelhecimento saudável das células.

Essa vitamina está presente também na produção de colágeno, proteína fundamental para a saúde da pele, ossos, cartilagens, músculos, articulações e vasos sanguíneos.

Também favorece a absorção de ferro de origem vegetal, participa da síntese de substâncias pelas células nervosas e na comunicação entre elas.

Além disso, contribui para o funcionamento e fortalecimento do sistema imunológico, multiplicando as células de defesa do organismo.

Há 40mg de vitamina C em cada porção de 40g do complemento alimentar.

Vitamina D

A vitamina D é importante para que o organismo consiga melhor absorver o cálcio e o fósforo no intestino, o que permite uma manutenção da saúde óssea. Pode ser adquirida por meio da alimentação, suplementos e pela exposição ao sol.

Alguns dos alimentos que apresentam essa vitamina são a sardinha, salmão, óleo de fígado de bacalhau, leite fortificado, iogurte, ovo cozido e fígado de boi.

A quantidade disponível de vitamina D no suplemento alimentar, considerando uma porção de 40g, é de 4,8µg.

Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E também tem ação antioxidante. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda no controle dos níveis de colesterol ruim e contribui para a fertilidade, pois participa do processo de produção dos hormônios reprodutivos.

A vitamina E está presente em alimentos como abacate, azeite, avelã, amêndoas e semente de girassol. No Sustagen, a quantidade adquirida é de 4,6mg em cada porção.

Vitamina K

É uma vitamina importante no processo de maturação dos ossos e no processo de coagulação sanguínea, o que contribui para a contenção de hemorragias e ajuda na cicatrização.

Os alimentos considerados boas fontes de vitamina K são o brócolis, couve-flor, rúcula, agrião, nabo, alface e espinafre. Cada porção de 40g de Sustagen contém 28µg dessa vitamina.

Cálcio

O cálcio é importante para a saúde dos ossos e dos dentes, sendo importante para a manutenção da saúde óssea e prevenção de doenças como a osteoporose.

Além disso, o cálcio é importante para a contração dos músculos, na contração e dilatação dos vasos sanguíneos e na comunicação dos neurônios entre si. Leite, couve, espinafre, brócolis, tofu e gergelim são boa fontes alimentares desse nutriente.

Ao consumir o Sustagen diariamente, em doses de 40g, a quantidade recebida de cálcio será de 341mg.

Fósforo

O fósforo está presente em alimentos como frutas secas, peixes, carnes, sementes de abóbora, soja, leite e derivados.

Seu consumo é importante para a saúde dos ossos e dos dentes, sendo fundamental também para o transporte de gorduras na corrente sanguínea, para ativar ou inibir substâncias que permitem reações nas células e para o armazenamento ou transferência de energia das células.

Contém 249mg de fósforo em cada porção de 40g do complemento alimentar.

Ferro

O ferro é importante para que o oxigênio chegue a todas as células do corpo adequadamente e, através disso, estimule a produção de energia dentro delas.

Também é responsável pelo armazenamento de oxigênio nos músculos, o que ajuda no processo de contração muscular, influenciando de forma positiva a capacidade física e mental das pessoas.

Está presente em alimentos como carnes vermelhas, gema de ovo, grão-de-bico cozido, lentilha, quinoa, beterraba crua, ervilha e feijão. Há 4,0mg de ferro em cada porção de 40g de Sustagen.

Iodo

O iodo é um mineral que, por meio dos hormônios produzidos pela tireoide, atua nas células responsáveis pela expressão dos genes. Está relacionado também a prevenção de doenças como o hipertireoidismo, câncer e bócio (crescimento anormal da glândula tireoide).

Por estar diretamente ligado às funções da tireoide, atua também na prevenção da infertilidade, câncer de próstata, câncer de mama, útero e ovários. Alguns alimentos fontes de iodo são o salmão, cavala, ovo e atum em lata. Em uma porção de 40g de Sustagen, a quantidade de iodo recebida é de 104µg.

Magnésio

O magnésio é fundamental para o metabolismo de diversos componentes da alimentação. Também é responsável por ativar a ação de outros nutrientes como o fósforo, zinco, cobre e ferro, por exemplo.

Ao contrário do cálcio, promove o relaxamento muscular, mas também é importante para a saúde dos ossos, pois ajuda a fixar o cálcio sobre eles.

Para adquirir o magnésio por meio da alimentação, é necessário incluir alimentos como brócolis, couve, espinafre, grão de soja, abacate, sementes de abóbora e acelga. No Sustagen, a quantidade de magnésio ingerida é de 84mg a cada 40g do produto.

Potássio

O potássio é fundamental para que as células se mantenham em equilíbrio, promovendo dilatação dos vasos sanguíneos e ajudando no controle da pressão arterial. Assim, contribui para reduzir o risco de complicações como infarto, insuficiência cardíaca e derrames cerebrais em grupos de risco.

Também promove a geração de energia para as células, favorece a regular o pH do corpo e ajuda na contração dos músculos.

Alguns alimentos ricos em potássio são o abacate, iogurte desnatado, banana, folhas de beterraba cozidas, mamão papaia, lentilha etc.

A quantidade de potássio presente no complemento alimentar é equivalente a 526mg, considerando 40g do produto.

Cloreto

O cloreto é um elemento importante presente no suco gástrico, que ajuda na absorção de vários nutrientes e no processo de digestão.

Junto ao sódio, o cloreto é responsável por regular a quantidade de líquidos dentro das células e fora delas. Também contribui para a passagem de impulsos nervosos, presente na comunicação das células entre si e com o restante do corpo.

Contém 272 mg de cloreto em cada porção de 40g do complemento alimentar.

Carboidratos

Os carboidratos são importantes para o fornecimento de energia para as atividades celulares. Dessa forma, vários órgãos e tecidos são alimentados com a energia proporcionada por esse nutriente, tais como o cérebro, músculos esqueléticos e o coração.

Alguns alimentos que possuem bons carboidratos são o feijão preto, aveia, lentilha, batata doce, grão-de-bico e outros. Em uma porção de 40g de Sustagen há 25g de carbohidratos.

Proteínas

As proteínas são essenciais para a saúde do organismo como um todo, ajudando na construção e manutenção de todos os órgãos e tecidos, não somente dos músculos, como são mais populares.

Participam também da formação de enzimas, anticorpos e hormônios, agindo como catalisadores de diversas reações químicas do organismo.

Entre os ingredientes do complemento alimentar estão presentes o leite em pó integral e o leite em pó desnatado, por isso contém também as proteínas do soro do leite (o whey protein) e a caseína.

Dentro da composição do Sustagen, as proteínas são o segundo nutriente em maior quantidade, sendo os carboidratos os primeiros da lista. Cada porção de 40g do complemento tem 9,5g de proteínas.

Zinco

Fundamental para fortalecer o sistema imunológico e evitar infecções, ajudando também na restauração de lesões de pele.

Na gestação, o zinco tem o papel de ajudar a transferir anticorpos da mãe para o bebê, contribuindo para o sistema de defesa do recém-nascido.

A quantidade de zinco presente na composição do produto é de 4,8mg a cada 40g.

Cobre

O cobre está presente em vários processos no organismo, como na estrutura de substâncias responsáveis pela respiração celular, de enzimas antioxidantes e enzimas que atuam na formação e integridade dos ossos, veias, pele, pulmões e dentes.

É importante para que o transporte e uso do ferro seja feito corretamente no organismo, sendo fundamental também para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central. Em cada porção de 40g do Sustagen há 680µg de cobre.

Manganês

Está presente na formação de glicose, necessário para suprir o cérebro, e do metabolismo de colesterol, carboidratos e aminoácidos.

É importante também para que as substâncias que participam da formação do colágeno sejam ativadas, conseguindo assim promover e manter a saúde da pele, dos ossos, do cabelo, e das unhas, por exemplo.

Ao consumir o Sustagen, a quantidade ingerida de manganês será de 1,6mg por porção de 40g.

Benefícios

Esse tipo de complemento alimentar está associado a uma série de benefícios para as pessoas, pois é composto por diversos minerais e vitaminas essenciais para a saúde. Por esse motivo, além de ajudar pessoas que precisam ganhar peso, pode acabar contribuindo das seguintes maneiras:

  • Fortalece e equilibra o sistema imunológico;
  • Proporciona melhora no aspecto da pele e unhas;
  • Melhora a disposição e energia no dia a dia;
  • Melhora o humor;
  • Previne doenças relacionadas à deficiência de alguma vitamina ou mineral;
  • Ajuda na construção de músculos;
  • Ajuda a combater a anemia;
  • Contém vitaminas oxidantes, o que ajuda a retardar o envelhecimento precoce;
  • Ajuda na reposição de cálcio, prevenindo doenças causadas pela deficiência do mineral.

Sustagen engorda?

O Sustagen é um alimento utilizado com essa intenção, mas dependendo da forma como é consumido, esse objetivo pode não ser alcançado. Ele é feito para complementar a alimentação, para que as pessoas consigam ganhar peso com qualidade. Assim, quando é utilizado para substituir uma refeição acaba perdendo essa função.

Três colheres de sopa de Sustagen contêm 120 calorias, aproximadamente. Quando consumido com o leite, soma-se mais 90 calorias. Dessa forma, a pessoa consome diariamente 240 calorias a mais.

Portanto, o Sustagen engorda quando é consumido em porções maiores ou quando é um extra na alimentação normal do dia a dia.

Para que esse ganho de peso seja saudável, é importante que as pessoas tenham um acompanhamento médico ou do nutricionista, além de praticar exercícios como a musculação. Assim, será possível aumentar o peso e fortalecer a musculatura.

Sustagen emagrece?

Não, o Sustagen não tem esse propósito, sendo justamente usado para o efeito contrário. Embora um copo de leite com três colheres do suplemento apresente em média 240 calorias, consumi-lo a longo prazo não faz as pessoas emagrecerem.

Isso acontece porque ele não é utilizado para substituir uma refeição, mas sim usado como uma dose extra de energia e calorias. Para quem quer emagrecer, outras formas são mais efetivas.

Leia mais: O que é Dieta Low-Carb? Cardápio, receitas e alimentos permitidos

Por isso, antes de começar a utilizar algum suplemento ou entrar em alguma dieta com promessas milagrosas, é necessário buscar orientação com um nutricionista.

Com uma boa alimentação e exercícios físicos, o emagrecimento será mais saudável do que com a substituição de refeições pelo consumo de complementos.

Sustagen kids

O Sustagen Kids é a uma forma do complemento alimentar voltado para o público infantil. Assim como em sua versão para adultos, para crianças também é completo em vitaminas. Uma das diferenças entre elas está no fato do Sustagen Kids apresentar 27 nutrientes e 30% a menos de açúcar.

Embora possa trazer diversos benefícios, o uso não deve ser feito de forma irresponsável. Antes é preciso consultar o pediatra, para que ele possa analisar se é mesmo necessário o uso de suplemento.

O ideal é que a criança tenha desde cedo uma boa educação alimentar, consumindo alimentos saudáveis e de forma balanceada. Contudo, é comum que as algumas crianças sejam mais seletivas, o que pode ser apenas uma fase de transição do paladar ou uma rejeição, de fato, ao gosto de determinado alimento.

Quando a criança se recusa a experimentar o alimento, é importante que os responsáveis não desistam de tentar novas formas de chamar a atenção da criança para que ela prove.

Além de persistir e oferecer aquele alimento novo por mais de uma vez, é importante apresentar de diversas formas e em diferentes ocasiões. Montar pratos coloridos e atrativos é uma forma de despertar a curiosidade da criança.

Esse paladar mais seletivo dos pequenos é preocupante pois, normalmente, os alimentos mais rejeitados são as verduras, legumes, frutas e fontes de proteínas como peixes e carnes. Não fazer a ingestão desses grupos, além de tornar a dieta da criança limitada, não proporciona todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Nesses casos, os responsáveis pela criança podem entender que o consumo de um suplemento alimentar é a saída, pois ele será capaz de suprir a deficiência dos nutrientes que ela não está recebendo por meio da alimentação.

Certamente, essa é uma alternativa, mas não deve ser a primeira opção, pois uma dieta balanceada e com alimentos de todos os grupos alimentares é capaz de fornecer as vitaminas e minerais encontrados no suplemento.

De qualquer forma, se a criança estiver abaixo do peso ou com deficiência de algum nutriente essencial, é necessário buscar orientação médica.

Contraindicações

O Sustagen é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes presentes, não sendo recomendado para pessoas com intolerância à lactose.

Pacientes com diabetes devem verificar a possibilidade de uso com o médico ou nutricionista, para que seja possível analisar os riscos que a quantidade de açúcar presente no suplemento pode proporcionar.

Como tomar?

A dosagem diária de Sustagen pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa. Contudo, normalmente a quantidade indicada é de 2 colheres de sopa.

Pode ser consumido de diferentes formas, mas o mais tradicional é que seja misturado ao leite frio, pois assim nenhum dos nutrientes se perde com o processo de fervura.

Além de consumido ao leite, o Sustagem pode ser adicionado em receitas como salada de frutas, sucos e panquecas.

Receitas

Pessoas que consomem o Sustagen diariamente podem acabar enjoando de ingerir sempre da mesma forma. Por isso, pode ser interessante conhecer algumas receitas.

Salada de frutas

A salada de frutas é uma opção bem saudável e nutritiva para acrescentar ao café da manhã ou outras refeições ao longo do dia. Para quem prefere substituir o leite por frutas, essa opção pode ser uma boa dica para consumir o Sustagen.

Essa receita leva os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de Sustagen sabor baunilha;
  • 100g de salada de frutas de sua preferência.

O modo de preparo é basicamente picar as frutas em uma tigela e em sequência acrescentar as colheres de Sustagen e mexer bem.

Morango crocante

Os ingredientes para essa receita, indicada também para as crianças, são os seguintes:

  • 2 xícaras (chá) de morangos picados;
  • ½ pacote de biscoito de aveia e mel triturado;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida;
  • 1 pitada de canela;
  • 4 colheres (sopa) de Sustagen Kids sabor morango.

Em um refratário, distribua os morangos e leve ao forno por 10 minutos. Enquanto isso, em outra tigela, coloque o biscoito com a manteiga e a pitada de canela. Misture até que se forme uma farofa úmida e em sequência leve ao forno, também por 10 minutos.

Após retirar a farofa do forno, acrescente as colheres do suplemento e misture bem. Em seguida, coloque a farofa sobre os morangos e sirva ainda quente.

Iogurte com Sustagen

Essa receita é a junção desses dois ingredientes, sendo necessário apenas misturar muito bem os dois:

  • 1 iogurte natural desnatado;
  • 2 colheres (sopa) de Sustagen sabor baunilha.

O rendimento é de 2 porções de 200mL cada.

Preços e onde comprar

É possível encontrar esse suplemento alimentar em farmácias e supermercados. No site Consulta Remédios, nosso comparador de preços, você pode conferir onde encontrar o produto pelo valor mais acessível, tanto do Sustagen quanto do Sustagen Kids.

Os preços são diferentes, dependendo do tipo do produto e a quantidade:

Sustagen

Está disponível em embalagens de 400g e em quatro sabores: morango, chocolate, banana e baunilha. A faixa de preço se encontra entre:

Sustagen Kids

O Sustagen Kids é vendido em embalagens de 190g, 380g e 700g, nos sabores de chocolate, morango, baunilha e vitamina de frutas:

Outras marcas

Além do Sustagen, outras marcas oferecem produtos com fórmula de suplemento ou complemento alimentar. Abaixo listamos algumas marcas e a faixa de preço:

*A pesquisa de preços foi realizada através do CR no dia 24/07/2018. Os valores podem sofrer alterações.

Perguntas frequentes

O uso desse tipo de complemento pode despertar diversas dúvidas. Veja as mais comuns:

Qual o melhor horário para consumir?

O Sustagen pode ser consumido em diferentes horários, de acordo com a rotina de cada pessoa. No entanto, quando consumido junto às outras refeições, pode ser melhor absorvido, como logo após o café da manhã ou do lanche da tarde, por exemplo.

Como conservar?

O ideal é manter a embalagem sempre bem fechada e em lugar fresco e seco, pois o contato com a umidade pode acabar solidificando o produto, formando algumas bolinhas. Após abrir, o Sustagen deve ser consumido, preferencialmente, em até 30 dias.

O Sustagen aumenta o apetite?

Não, o Sustagen não apresenta em sua composição nenhum estimulador de apetite. Quando alguém consome esse tipo de complemento alimentar, o ganho de peso acontece pelo uso contínuo e por se tratar de um alimento hipercalórico.

Ele não tem a função de estimular o apetite, portanto a pessoa não deve, na teoria, sentir mais fome do que sente normalmente. O Sustagen age apenas como um alimento a mais.

Como consumir o Sustagen para ganho de massa muscular?

As pessoas que apresentam dificuldade para ganhar peso e que fazem treino de hipertrofia podem fazer uso de Sustagen para ajudar no crescimento muscular. No entanto, é necessário prestar atenção na forma como deve ser consumido e ter bastante disciplina para seguir essas orientações no dia a dia.

Além de seguir corretamente os treinos, as pessoas que querem ganhar massa muscular devem também se preocupar em manter uma dieta hipercalórica e balanceada. Assim como para as outras pessoas, o uso de Sustagen não deve substituir uma refeição.

O Sustagen ajuda no ganho de massa muscular por ser um alimento rico em calorias e por ser energético, o que contribui para o desempenho durante os exercícios.

Pode ser consumido no pré-treino, durante o treino (caso seja de alta intensidade), no pós-treino e nos períodos de longo jejum, como antes de dormir ou acordar.

Assim, é possível garantir que o organismo não sofra o processo de catabolismo, situação em que o metabolismo utiliza as próprias reservas para repor energia e recuperar tecidos desgastados. Dessa forma, o organismo acaba diminuindo a massa muscular ao usá-la como fonte energética.

Sustagen pode ajudar no crescimento?

Sim, principalmente no caso de crianças que apresentam uma alimentação pobre em nutrientes e pouco variada.

Assim, esse complemento alimentar consegue suprir as carências nutricionais e contribui para o tratamento da criança, que pode sofrer um retardo no desenvolvimento físico e mental devido a alimentação insuficiente. No entanto, a recomendação do complemento deve ser feita por um médico pediatra.


O Sustagen pode ser um bom aliado para pessoas que estão em busca de aumento de peso. Ele possui uma composição rica em vitaminas e minerais importantes para  a saúde, o que pode trazer muitos benefícios para quem consome.

No entanto, mesmo com todos os prós de um complemento alimentar, vale lembrar que ele não exclui a necessidade de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e uma boa qualidade de vida.

Se você faz uso do Sustagen ou de outro suplemento alimentar, conte-nos em nosso espaço de comentários os benefícios que ele te trouxe. Obrigada pela leitura!

15/01/2019 18:13

Estela (Minuto Saudável)

Redatora, é jornalista pela Universidade Positivo. Autora de websérie sobre intersexualidade e identidade de gênero. Produz matérias sobre alimentação e saúde da mulher.

Ver comentários

  • Muito bom seu artigo parabens pelas dicas

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Muito bom o texto, super explicativo, me tirou várias dúvidas! Obrigado :)

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bem completo o artigo, parabéns!

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • A partir d quanto tempo se nota q engorda?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá Edna!

      O ganho de peso acontece quando o produto é usado de maneira complementar à alimentação, em que a ingestão calórica ultrapassa o gasto energético. Ou seja, você engorda a partir do momento em que come mais do que gasta energia. Por isso, o tempo e os resultados variam de pessoa para pessoa. Para um acompanhamento individualizado, você deve consultar um nutricionista ou nutrólogo. Estes profissionais poderão indicar uma dieta de acordo com suas necessidades, sem que haja prejuízos à sua saúde ;)

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Parabéns pelo artigo! Vou iniciar o consumo hoje, após o resultado volto aqui rs.

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Oi, Rodrigo!
      Depois volte para compartilhar conosco sua opinião! :D

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*