Os pais costumam sofrer com diversas dúvidas relacionadas à alimentação dos seus filhos. Acrescentar ou não doces, frutas com casca e alimentos mais duros? Solucionar estas, e outras questões é essencial para o desenvolvimento saudável da criança.

Bebês e frutas com casca

A casca concentra grande parte dos nutrientes da fruta, por isso sempre que possível, é importante não retirá-la. Entretanto, é importante lavar os alimentos adequadamente para eliminar os resíduos de agrotóxicos que podem estar acumulados nele.

Doces e quantidades

Em grandes quantidades os doces só tendem a trazer malefícios à saúde. O recomendado é que a criança acima do peso consuma este tipo de alimento apenas duas vezes por semana. Já aquelas que estão com o peso adequado podem ingeri-los no máximo três vezes.

Jantar tarde pode prejudicar o sono das crianças?

A ingestão de alimentos gordurosos pode deixar as noites de sono mais agitadas, o que acontece por causa da demora na digestão. Durante o sono o organismo tende a trabalhar de maneira mais lenta, e presença de comidas pesadas pode prejudicar ainda mais esse ato. Alimentar a criança cerca de três horas antes de dormir é o mais recomendado.

Alimentos duros são ótimos aliados

Comidas mais consistentes, como pedaços de cenoura, tomate, pepino, entre outros, auxiliam no fortalecimento da musculatura da boca e também estimulam a mastigação. Elas podem ser acrescentadas aos poucos na alimentação da criança.

O café deve ser evitado

Apesar de ser uma bebida comum nos lares, ela não é tão indicada para as crianças, isso porque pode provocar agitação nos pequenos.

Crianças menores de 2 anos não devem comer frutos do mar?

Alergias e intoxicação alimentar são grandes riscos para crianças com menos de dois anos, e o consumo de frutos do mar pode aumentar a chance destes acidentes.

A consulta ao pediatra

Tirar as dúvidas com o médico é a opção mais indicada. O especialista pode orientar sobre a alimentação, indicando o momento certo para adicionar cada tipo de alimento à dieta da criança.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *