Saúde

Dorsalgia: conheça a dor que atinge a região dorsal das costas

Publicado em: 28/02/2019Última atualização: 18/07/2023
Publicado em: 28/02/2019Última atualização: 18/07/2023
Imagem representando dois corpos humanos com dor nas costas. A dor nas costas é uma condição que pode ter várias causas e afetar a qualidade de vida do portador.
Publicidade
Publicidade

A dor nas costas pode ter diversas causas e, consequentemente, diferentes manifestações, podendo ser classificada conforme a região atingida. Popularmente chamada de dor no meio das costas, a dorsalgia é o nome técnico utilizado para definir o sintoma que atinge a região dorsal da coluna vertebral.

Apesar de estar associada a diversas condições, dores nas costas, tais como as dorsalgias, têm se tornado mais comuns com o uso constante de computadores, celulares e outros dispositivos que contribuem para a aquisição de uma postura inadequada por um longo período.

Uma pesquisa realizada pela parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que 41% dos participantes sentiam algum tipo de dor na região da coluna.

Uma porcentagem significativamente superior aos 18,5% registrados pela Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE em 2013. Além disso, a pesquisa aponta que o tempo ao computador, principalmente durante a pandemia, pode ter contribuído bastante para os altos índices de queixas.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre as possíveis causas desse tipo de dor na coluna, além de conhecer os principais tratamentos e como evitá-la.

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. O que é dorsalgia?
  2. Onde e como é a dor?
  3. Causas e tipos de dorsalgia
  4. Tratamento
  5. Quando procurar ajuda médica?

O que é dorsalgia?

Embora seja usada como sinônimo de dor nas costas, a dorsalgia é a dor que se manifesta especificamente na região do dorso, no meio das costas.

Anatomicamente, as vértebras dorsais da coluna (chamadas também de vértebras torácicas) são aquelas localizadas na região do dorso, com 12 estruturas ósseas que vão de T1 a T12, como podemos ver na imagem abaixo:

Imagem representando as vertebras que compõem a coluna vertebral.
A dorsalgia pode ter intensidades e duração variáveis, dependendo da causa e das particularidades de cada paciente.

Causada por uma variedade de condições, que podem incluir lesões musculares, problemas na coluna vertebral, tensão muscular, má postura ou inflamações, a dorsalgia é uma dor que pode ter diversos tipos de descrição e que exige uma investigação antes que o(a) médico(a) possa determinar o melhor tratamento.

Leia também: Problemas de saúde causados pela má postura 

Publicidade
Publicidade

Onde e como é a dor?

A dorsalgia é caracterizada como uma dor no meio das costas, como visto no desenho anatômico acima. A dor pode ser localizada ou irradiar, podendo envolver um ou ambos os lados das costas, características que auxiliarão o profissional de saúde a definir um diagnóstico mais preciso.

As dores podem ser:

  • Aguda: intensa e com uma sensação mais localizada, a dor aguda costuma ser descrita como uma pontada ou uma espécie de facada repentina;
  • Latejante: dor latejante, com uma sensação de pulsação e que pode ser constante ou intermitente;
  • Constante: dor contínua e persistente, que parece manter a mesma intensidade com o passar do tempo, sendo comumente descrita como uma dor maçante, pesada ou desconfortável;
  • Lancinante: mais intensa que a dor aguda, esta ocorre em ondas penetrantes e repentinas;
  • Irradiada: é chamada assim a dor com início na região dorsal e que se espalha para outras áreas do corpo, podendo atingir ombros, pescoço, braços ou pernas.

Além dos diferentes tipos de dor, a dorsalgia também pode causar rigidez e limitação dos movimentos, levando à restrição dos movimentos normais da coluna vertebral.

Cervicalgia, dorsalgia ou lombalgia?

Embora os três termos possam ser utilizados como sinônimo de “dor nas costas”, contextos mais técnicos aplicam as definições para especificar a parte da coluna que está sendo associada ao sintoma: região cervical (pescoço), torácica ou dorsal (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas).

Leia também: Lombalgia (Dor Lombar): o que é, sintomas, tratamento e mais 

Publicidade
Publicidade

Causas e tipos de dorsalgia

Os motivos que levam uma pessoa a ter dor na região dorsal podem gerar diferentes tipos de dorsalgia:

  • Muscular: causadas por lesões ou tensão na estrutura muscular da região dorsal, geralmente causada por má postura, movimentos repetitivos, levantamento de peso inadequado;
  • Mecânica: dor que tem origem em problemas estruturais da coluna, como hérnia de disco, osteoartrite, espondilose ou escoliose. Nesses casos, os pacientes costumam apontar que a dor piora com atividades físicas e melhora com o repouso;
  • Neuropática: causada por danos ou disfunções nos nervos, como nos casos de neuralgia pós-herpética, neuropatia diabética ou compressão de nervos;
  • Inflamatória: dor que surge em consequência de condições inflamatórias crônicas, tais como espondilite anquilosanteartrite reumatoide, doença inflamatória intestinal ou mesmo psoríase;
  • Traumática: resulta de lesões e traumas na região central das costas, como quedas, acidentes de carro ou ferimentos esportivos. Pode envolver fraturas, contusões ou lesões nos tecidos moles.

Tratamento

Quando de leve a moderada, a dor é comumente tratada com a prescrição médica de analgésicos comuns como paracetamol ou dipirona, além da indicação para realização de repouso.

No entanto, se os sintomas persistirem ou forem muito intensos, será necessário realizar uma consulta médica especializada para saber quais são as causas da dor e, a partir do diagnóstico, definir o tratamento mais adequado. 

Qual o melhor remédio para dorsalgia?

Além dos analgésicos tradicionais, os médicos poderão indicar anti-inflamatóriosrelaxantes musculares e outros tipos de tratamento. Pela diversidade de causas e tipos de dorsalgia, não é recomendado se automedicar, pois nem sempre a causa da dor é clara. A automedicação traz sérios riscos a saúde, podendo contribuir para uma piora do quadro do(a) paciente.

Publicidade
Publicidade

Quando procurar ajuda médica?

Qualquer incômodo pode ser o suficiente para procurar ajuda profissional e entender melhor o que está acontecendo com o corpo, mas nem sempre a dor parece preocupante.

É comum que alguns tipos de dor desapareçam em poucos dias, mas especialistas alertam que provavelmente não é normal uma dor nas costas que dure mais do que quatro semanas, quando passa a ser considerado um sintoma persistente.

No entanto, se a dor for intensa ou incapacitante, o ideal é procurar auxílio o mais rápido possível, ainda que seja apenas para diminuir o sintoma enquanto os exames são realizados.

A dorsalgia, assim como outros tipos de dores nas costas, pode ser tratada por profissionais como fisioterapeutas, fisiatras, ortopedistas, reumatologistas, neurologistas, entre outras especialidades que podem auxiliar no processo de diagnóstico.


A dorsalgia é, genericamente, um tipo de dor nas costas. Embora possa ser leve e passageira, alguns casos podem demandar tratamento médico mais intenso, com tratamento de doenças concomitantes.

Para saber mais sobre saúde, doenças e seus tratamentos, continue acompanhando os artigos do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.


Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade