Fitness

Manjericão: o chá emagrece? Veja os benefícios para a saúde

Publicado em: 17/03/2020Última atualização: 26/11/2020
Publicado em: 17/03/2020Última atualização: 26/11/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O manjericão (ou Alfavaca, Basilicão e Erva-rea) é uma planta que pode ser utilizada com propriedades medicinais, aromáticas ou simplesmente como um ingrediente na cozinha. 

Pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, feiras e até mesmo em mercados comuns. 

Quanto ao cultivo, o manjericão é um pequeno arbusto que pode ter de 60cm até 1 metro de altura, com folhas largas e cheiro marcante — também pode ter pequenas flores lilás, brancas ou vermelhas.

Apesar disso, também existem pessoas que realizam um cultivo em casa, plantando-o em vasos e utilizando para consumo individual.

Vamos conhecer mais sobre os benefícios e usos dessa planta:

Qual é o benefício do manjericão? 

Assim como muitas plantas, o manjericão também pode trazer inúmeros benefícios à saúde, quando incorporado à alimentação balanceada ou usado de forma medicinal. Confira alguns exemplos:

  • Alivia tosse (é um ingrediente de muitos xaropes);
  • Cuida da saúde bucal — devido às suas propriedades que atuam como um combatente às bactérias, prevenindo o mau hálito e doenças periodontais;
  • Melhora a pele — ajuda na purificação e limpeza da derme, além de auxiliar contra a acne;
  • Alivia o estresse (alguns especialistas recomendam mastigar 10 folhas de manjericão por dia para alívio do estresse a partir do sabor e aroma);
  • Previne problemas cardiovasculares — suas propriedades antioxidantes reduzem o colesterol e, assim, cuida da saúde do coração;
  • Trata sintomas da gripe — mastigar folhas de manjericão pode auxiliar o organismo no combate às bactérias e melhorar o sistema imunológico.

Essa planta conta com propriedades desintoxicantes, antissépticas e auxilia no controle de infecções no organismo. Além disso, também pode ser utilizado como anti-inflamatório e com funções anti-bacterianas.

É devido às suas propriedades naturais que o manjericão consegue proporcionar não só esses, como muitos outros benefícios à saúde.

Vale destacar que essa erva, comparada a outras, é também uma grande fonte de minerais — como Cálcio, Magnésio, Fósforo e Potássio. Tem também uma quantidade considerável de vitamina C e ômega 3. Todos esses são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Publicidade
Publicidade

Em que posso usar o manjericão?

É possível explorar de forma ampla os usos do manjericão. Ele pode ser utilizado por meio de suas folhas ou, ainda, como óleo essencial. 

Dessa forma, é possível que seja um ingrediente culinário ou que esteja presente em terapias voltadas à saúde e bem-estar. Confira:

Culinária

Sem dúvidas, a forma mais tradicional de uso da planta é como condimento (tempero) fresco, seco ou até em pó.

É um dos ingredientes de receitas de pizzas, molhos, sopas, saladas e muitas outras. Ainda, devido ao seu aroma característico, muitas vezes, é acrescentado como forma de proporcionar um cheiro agradável aos pratos.

Sendo assim, ao utilizar o manjericão na culinária, além do sabor, dá para incrementar o valor nutricional dos preparos.

Terapias

O aroma não é bom apenas em alimentos, é também a principal forma de ação do óleo essencial, muito utilizado como aromaterapia. O óleo de manjericão é utilizado a muitos anos para promover o equilíbrio mental, redução do estresse e aumento da energia.

É comum que seja utilizado a partir de difusores, mas também pode ser misturado com cremes para ser espalhado no corpo durante sessões de massagem ou para uso pessoal, aplicando em áreas de tensão.

https://minutosaudavel.com.br/massagem-terapeutica/

Ainda, pode ser usado para fazer inalação, permitindo que suas propriedades atuem contra sintomas da gripe ou infecções. Assim, atua proporcionando alívio e sensação de bem-estar.

Vale destacar que o uso de chás ou ervas não substitui o tratamento médico e também pode trazer riscos à saúde. Por isso, o ideal é sempre buscar auxílio profissional.

Publicidade
Publicidade

Para que serve o chá de manjericão?

O chá de manjericão, assim como de muitas outras plantas, é comumente utilizado como um “remédio caseiro”. 

Como vimos, o manjericão realmente possui propriedades benéficas à saúde (anti-inflamatório, desintoxicante, etc.). 

De forma genérica, muitos chás podem auxiliar contra a gripe, dor de cabeça ou garganta, infecções, má digestão, etc. O mesmo serve para o chá de manjericão.

Vale destacar que nunca é aconselhado substituir a medicina tradicional por uso de chás ou outros remédios caseiros. Em caso de doença é imprescindível buscar um(a) médico(a), a fim de receber um diagnóstico correto e tratamento adequado.

Caso você queira fazer o chá de manjericão, basta pegar aproximadamente 10 folhas de suas folhas e colocar em uma xícara de água quente — mexa e deixe descansar por alguns minutos antes de beber, para que a planta solte suas propriedades.

Algumas receitas também misturam outros ingredientes para agraciar o sabor, como limão, hortelã ou gengibre.

O chá de manjericão emagrece?

Há uma ideia popular de que chás emagrecem, o que não é necessariamente verdade. Muitos chás realmente ajudam a acelerar o metabolismo ou até reduzir a fome, podendo favorecer o processo de emagrecimento.

No caso do chá de manjericão, assim como muitos outros, ele pode ter ação diurética. Mas isso não quer dizer que ele faça com que a pessoa realmente emagreça, apenas ajuda contra a retenção de líquidos e, com isso, diminui a sensação de inchaço.

Entretanto, aliado com atividades físicas e uma alimentação saudável, ele pode dar uma ajudinha para quem quer emagrecer.

https://minutosaudavel.com.br/emagrecer/
Publicidade
Publicidade

Tem contraindicações ou efeito colateral?

O manjericão não é uma planta que pode ser considerada tóxica. Entretanto, algumas pessoas podem sim apresentar reações alérgicas, de forma que o uso não deve ser feito.

Além disso, o chá de manjericão pode não ser recomendado para mulheres grávidas, pois é capaz de interferir nas contrações uterinas. Também pode ser contraindicado para lactantes e crianças menores de 12 anos.

Em casos de dúvidas, o ideal é substituir o manjericão por outro ingrediente ou consultar um(a) especialista, a fim de realizar um consumo seguro dessa planta.


Incluir ervas e plantas na rotina pode ser muito benéfico à saúde. O manjericão e muitas outras são ricos em nutrientes e propriedades que permitem um uso amplo. 

Além disso, optar por temperos naturais e óleos essenciais pode proporcionar uma boa saúde física e mental, trazendo maior qualidade de vida. 

Entretanto, em casos de doenças ou outras dúvidas, é essencial procurar um(a) médico(a) para receber informações confiáveis e não realizar algum tratamento de forma independente.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre alimentação, saúde, bem-estar e muito mais!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade