O mau posicionamento em frente aos computadores já é considerado um problema antigo e que, muitas vezes, passa despercebido. Quando menos notamos, já estamos com a postura torta na cadeira, criando o hábito de sempre sentar daquela maneira.

Com o passar do tempo vão surgindo os problemas, como dores de cabeça, tonturas, fadiga e até desvios na coluna. Mas além disso, uma pesquisa feita nos Estados Unidos explicou como a má postura pode afetar também o pescoço e os ombros.

Feito na Universidade Estadual de São Francisco, o estudo contou com a participação dos próprios alunos para realizar diversos testes.

Em uma primeira análise, os participantes sentaram em frente ao computador com a cabeça reta e na mesma linha do pescoço — postura considerada correta. Então, os professores pediram para que eles inclinassem a cabeça para frente, como se estivessem tentando ler algo minúsculo.

92% dos alunos relataram que tiveram mais facilidade para estender o pescoço sem flexioná-lo para baixo.

No segundo teste foi pedido para que os estudantes projetassem novamente a cabeça para frente, dessa vez com o pescoço flexionado — postura considerada incorreta. No final, a grande maioria (98%) sentiu dor nos olhos, pescoço ou cabeça.

Por meio de eletrodos, os pesquisadores também identificaram uma maior tensão no músculo do trapézio (localizado na região do tronco e pescoço) quando a cabeça está posicionada à frente.

Leia mais: Crianças no celular: uso em excesso gera atraso no desenvolvimento


Efeitos a longo prazo

Quando comprimimos o pescoço para chegar perto da tela do computador, essa flexão somada ao peso da cabeça e força da gravidade aumenta a tensão muscular e pode, a longo prazo, limitar os movimentos para os lados.

Porém, as dores podem não ser causadas somente pelo uso do computador, mas também pelo uso do celular.

Ao forçar sua cabeça para baixo e inclinar o pescoço para frente durante um grande tempo e diariamente, o corpo pode sofrer uma série de problemas como sobrecarga articular, desequilíbrio dos músculos e alterações na coluna.

O problema é tão sério que na maioria das crianças e adolescentes o mau posicionamento pode causar alterar a curvatura da coluna com mais facilidade, tendo em vista que ainda estão em período de crescimento ósseo.

Assim, a maneira correta de se posicionar enquanto está em frente às telas é alinhar sua cabeça com o pescoço, mantendo ela reta.

No caso de computadores, vale também a utilização de apoios para encostar tanto as costas quanto cabeça e braços. Mas, o mais importante, é que isso seja feito de uma maneira que fique confortável para a pessoa que está sentada.

Uso do computador e o cérebro

Além dos malefícios na postura, passar horas e horas em frente ao computador também pode ser perigoso para o cérebro. Quando estamos sentados ou parados perante uma tela, não conseguimos enxergar o movimento que o display está produzindo.

Isso acontece porque nosso olho não é capaz de perceber esses movimentos, dando a sensação de que a tela permanece estática.

Porém, nosso cérebro consegue captar todos os movimentos do computador, e causa aquela sensação de cansaço, especialmente devido a quantidade de tempo de exposição.

E quando não mudamos de posição por longas horas, os sintomas vão para o sistema nervoso, causando estresse, irritabilidade e cansaço.

Então, tome cuidado ao ficar longos períodos em contato com esses dispositivos. O excesso pode causar sobrecarga mental, perda do sono e os outros problemas ligados a estrutura do corpo.


Não podemos negar que o uso de aparelhos eletrônicos facilita a vida cotidiana. Porém, quando em excesso, ele pode ser prejudicial à saúde e qualidade de vida.

Fonte: San Francisco State University


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. A um mês estou com dor nas costa .acima abaixo das costela e sempre de manhã ao acorda a dor é mãos intensa no lado esquerdo. Pra me virar doi muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *