Saúde

Má postura em frente às telas causa dano ao pescoço e ombros

Publicado em: 31/01/2019Última atualização: 16/11/2020
Publicado em: 31/01/2019Última atualização: 16/11/2020
Foto de capa do artigo
O mau posicionamento em frente aos computadores já é considerado um problema antigo e que, muitas vezes, passa despercebido. Quando menos notamos, já estamos com a postura torta na cadeira, criando o hábito de sempre sentar daquela maneira.Com o passar do tempo vão surgindo os problemas, como dores de cabeça, tonturas, fadiga e até desvios na coluna. Mas além disso, uma pesquisa feita nos Estados Unidos explicou como a má postura pode afetar também o pescoço e os ombros.Feito na Universidade Estadual de São Francisco, o estudo contou com a participação dos próprios alunos para realizar diversos testes.Em uma primeira análise, os participantes sentaram em frente ao computador com a cabeça reta e na mesma linha do pescoço — postura considerada correta. Então, os professores pediram para que eles inclinassem a cabeça para frente, como se estivessem tentando ler algo minúsculo.92% dos alunos relataram que tiveram mais facilidade para estender o pescoço sem flexioná-lo para baixo.No segundo teste foi pedido para que os estudantes projetassem novamente a cabeça para frente, dessa vez com o pescoço flexionado — postura considerada incorreta. No final, a grande maioria (98%) sentiu dor nos olhos, pescoço ou cabeça.Por meio de eletrodos, os pesquisadores também identificaram uma maior tensão no músculo do trapézio (localizado na região do tronco e pescoço) quando a cabeça está posicionada à frente.Leia mais: Crianças no celular: uso em excesso gera atraso no desenvolvimento
Publicidade
Publicidade

Efeitos a longo prazo

Quando comprimimos o pescoço para chegar perto da tela do computador, essa flexão somada ao peso da cabeça e força da gravidade aumenta a tensão muscular e pode, a longo prazo, limitar os movimentos para os lados.Porém, as dores podem não ser causadas somente pelo uso do computador, mas também pelo uso do celular.Ao forçar sua cabeça para baixo e inclinar o pescoço para frente durante um grande tempo e diariamente, o corpo pode sofrer uma série de problemas como sobrecarga articular, desequilíbrio dos músculos e alterações na coluna.O problema é tão sério que na maioria das crianças e adolescentes o mau posicionamento pode causar alterar a curvatura da coluna com mais facilidade, tendo em vista que ainda estão em período de crescimento ósseo.Assim, a maneira correta de se posicionar enquanto está em frente às telas é alinhar sua cabeça com o pescoço, mantendo ela reta.No caso de computadores, vale também a utilização de apoios para encostar tanto as costas quanto cabeça e braços. Mas, o mais importante, é que isso seja feito de uma maneira que fique confortável para a pessoa que está sentada.
Publicidade
Publicidade

Uso do computador e o cérebro

Além dos malefícios na postura, passar horas e horas em frente ao computador também pode ser perigoso para o cérebro. Quando estamos sentados ou parados perante uma tela, não conseguimos enxergar o movimento que o display está produzindo.Isso acontece porque nosso olho não é capaz de perceber esses movimentos, dando a sensação de que a tela permanece estática.Porém, nosso cérebro consegue captar todos os movimentos do computador, e causa aquela sensação de cansaço, especialmente devido a quantidade de tempo de exposição.E quando não mudamos de posição por longas horas, os sintomas vão para o sistema nervoso, causando estresse, irritabilidade e cansaço.Então, tome cuidado ao ficar longos períodos em contato com esses dispositivos. O excesso pode causar sobrecarga mental, perda do sono e os outros problemas ligados a estrutura do corpo.
Não podemos negar que o uso de aparelhos eletrônicos facilita a vida cotidiana. Porém, quando em excesso, ele pode ser prejudicial à saúde e qualidade de vida.Fonte: San Francisco State University
Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade