A canela é uma especiaria asiática vinda do Sri Lanka. Ela é caracterizada pelo seu sabor marcante e aroma perfumado. É obtida da parte interna da casca do tronco da árvore Cinnamomum.

Ela é muito utilizada no preparo de receitas doces, como sobremesas, bolos e tortas, e também no preparo de receitas salgadas, como em alguns pratos típicos da Turquia e Oriente Médio.

Ao redor do mundo, a canela tem diversas formas de utilização e está presente no cotidiano de muitas pessoas.

É bastante comum, também, a canela ser utilizada no preparo de bebidas, como chás, cafés e licores e é aqui que começa o nosso assunto.

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o chá de canela?
  2. Para que serve o chá de canela?
  3. Benefícios do chá de canela: é bom pra quê?
  4. Como fazer o chá de canela em pau?
  5. Como fazer o chá de canela em pó?
  6. Como fazer o chá de canela terapêutico?
  7. Chá de canela emagrece?
  8. Contraindicações
  9. Chá de canela aborta?
  10. Chá de canela faz a menstruação descer?

O que é o chá de canela?

O chá de canela é bem conhecido por muita gente que aprecia uma bebida quente e de sabor mais intenso. Ele pode ser feito tanto com a infusão de sachês, vendidos em caixinhas, quanto com os paus de canela.

Além do sabor, a bebida é consumida pelos benefícios à saúde, devido às propriedades potencialmente benéficas da canela. 

Os fenóis são apontados como os prováveis responsáveis por essas ações que podem auxiliar no controle da glicemia, reduzir os lipídios, promover a ação antioxidante e controlar processos inflamatórios no corpo. Além disso, acredita-se que pode haver benefícios ao coração. 


De forma geral, a canela aponta propriedades antibacterianas, antioxidantes e hipoglicemiantes estudadas em testes in vitro e in vivo (ou seja, em laboratório e também em animais).

Essas propriedades podem estar presentes no chá de canela, desde que ele seja feito com a infusão do pau da canela, e não da infusão do saquinho ou o consumo de chás industrializados.

A bebida também é bastante relacionada ao emagrecimento e ainda ao risco de aborto. No caso da redução de peso, ela pode ter proporcionar um discreto auxílio, já que é considerada um alimento termogênico. Ou seja, pode elevar um pouco o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias durante a digestão.

Já em relação ao aborto, não há consenso de que ela realmente possa induzi-lo, sendo que o consumo da bebida divide opiniões. Em geral, ele é contraindicado durante a gestação.

Para que serve?

Por ter diversas propriedades nutritivas, o chá de canela pode ter também várias funções, desde as mais cotidianas, como aquecer o corpo e aliviar dores, até para fins mais específicos, como o tratamento de algumas doenças. 

Essa bebida pode ser utilizada no auxílio do controle do açúcar no sangue, pois possui boa quantidade de cromo, um nutriente responsável por melhorar a sensibilidade à insulina e auxiliar no controle glicêmico. 

Por ser um alimento termogênico, a especiaria aumenta o gasto calórico durante o processo de digestão, o que colabora com a perda de peso. Portanto, quem está querendo emagrecer, pode apostar no chá de canela pois ele pode ajudar.

Outra razão para consumir o chá de canela é que ele tem propriedades antioxidantes, ou seja, neutraliza os radicais livres que podem danificar as células do nosso corpo. 

Com isso, a bebida atua na prevenção do envelhecimento precoce, ajuda a prevenir tumores e doenças degenerativas como o Alzheimer. 

Vale ressaltar que a canela (seja em infusão ou utilizada na culinária) é um anticoagulante natural, que diminui os riscos de problemas circulatórios. É muito bom para quem sofre com inchaços no corpo, por exemplo.

Benefícios do chá de canela: é bom pra quê?

O chá de canela pode trazer diversos benefícios para a saúde, pois a especiaria nutricionalmente rica, possui fibras, manganês, cálcio, ferro e  vitamina K. Além disso, ela é livre de açúcar e gordura. Alguns efeitos benéficos à saúde são:

Prevenção e controle do diabetes tipo 2

Estudos apontam que o chá de canela pode contribuir para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura. Ou seja, a bebida auxilia na prevenção do diabetes do tipo 2, assim como de doenças cardiovasculares.

A canela possui entre seus nutrientes o cromo, que é responsável por aumentar a sensibilidade à insulina. Ele também atua melhorando o controle glicêmico, ajudando a evitar picos de glicemia no organismo.

Além disso, a canela também possui na sua composição o polifenol MHCP, que é um óleo com ação antibacteriana, analgésica e antiviral. Ele também regula os níveis de insulina nas células, reduzindo os níveis de glicose no sangue.

Leia mais: Por que a glicemia aumenta após a refeição?

Estudos apontam os efeitos benéficos da canela na prevenção do diabetes, mostrando que ela pode baixar os níveis de açúcar no sangue em jejum entre 10% e 29%.

Controle do colesterol

Segundo estudos realizados com 60 pessoas durante 40 dias, verificou-se que a canela apresenta benefícios que contribuem para a redução dos colesterol total e ruim (também conhecido como LDL). 

Ao ingeri-la diariamente, ela contribuiu para a diminuição do colesterol total entre 12% e 26%. Com relação ao colesterol ruim, a diminuição variou de 7% a 27%. 

Acredita-se que isso ocorre em virtude das ações anti-inflamatórias e antioxidantes da especiaria.

Controle dos triglicerídeos

O mesmo estudo que constatou as propriedades que controla o colesterol, também notou que houve uma diminuição nos níveis de triglicerídeos das pessoas, uma redução que variou de 23% a 30%. 

Os níveis altos de triglicerídeos podem levar ao desenvolvimento da diabetes e de doenças arteriais.

Combate a resfriados

A canela estimula o sistema imunológico e contribui para a melhora da resposta dos organismo contra os vírus, como os causadores de resfriados e gripes. Ela também aumenta a temperatura corporal, ideal quando se está resfriado ou com friagem no corpo.

Se aliada ao chá de gengibre o efeito pode ser potencializado, pois ele tem ação anti-inflamatória. Os dois juntos ajudam no combate às infecções respiratórias e à tosse.

Auxílio no emagrecimento

A especiaria é considerada um alimento termogênico, isto é, ela aumenta o gasto calórico do nosso organismo durante os processos metabólicos (transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos) e de digestão.

Portanto, podemos dizer que de maneira indireta, ela acaba auxiliando no processo de emagrecimento.

Alívio dos sintomas da TPM

Tomar chá de canela pode ajudar a combater as cólicas menstruais. Isso porque ela melhora a circulação sanguínea e reduz os níveis de prostaglandinas (substâncias semelhantes aos hormônios), cujo excesso provoca contrações fortes e cólicas. 

Um estudo feito com adolescentes indicou que a ingestão de cápsulas com 420g de canela 3 vezes ao dia, durante o período menstrual, reduziu significativamente a cólica menstrual, náusea, vômito e sangramento durante as primeiras 72 horas do ciclo.

Como fazer o chá de canela em pau?

Para fazer o chá de canela em pau basta colocar 2 xícaras de água (cerca de 500mL) para ferver junto a um pau de canela. Após levantar fervura, mantenha em fogo baixo por 5 minutos e desligue. Remova o pau de canela e deixe amornar para beber.

Como fazer o chá de canela em pó?

Como já vimos, a canela é muito benéfica para a saúde e uma boa forma de ingeri-la é em infusão, o famoso chazinho.

Ele pode ser feito a partir da canela em pó ou em pau. A especiaria não deve ser fervida com a água, pois isso pode fazer com que ela perca grande parte dos nutrientes. 

Então, prefira acrescentar o ingrediente após tirar a água do fogo e aguarde alguns minutos para que ele libere suas propriedades e aroma. Beba o chá ainda quente.

Como fazer o chá de canela terapêutico?

Adicionar outros ingredientes à bebida pode torná-la ainda mais potente para a saúde. Confira a seguir algumas formas de prepará-lo seja somente com canela ou combinada com outras especiarias.

Chá de canela em pó

É recomendado ingerir o chá de canela em pó logo após o preparo. Se guardado ou levado à geladeira ele pode amargar e perder as propriedades da especiaria (o que não acontece se utilizada a canela em pau).

Confira a seguir uma opção de receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (20g) de canela em pó;
  • 1 xícara (240mL) de água.

Modo de preparo:

  • Coloque 1 colher de sopa (20g) de canela em pó em uma xícara (240mL) e complete com água fervente;
  • Tampe a xícara e deixe em infusão por 10 minutos;
  • Mexa bem com uma colher e beba morno;
  • O chá pode ser adoçado a gosto (açúcar, adoçante, mel, etc).

Chá de canela com gengibre

A canela e o gengibre, combinados, têm ação antibacteriana e aceleram o metabolismo. 

O chá de canela com gengibre ajuda no processo digestivo, tem ação antiviral, trata e previne de gripes e resfriados, alivia a dor, tem ação emagrecedora, entre outros.

Confira a seguir uma opção de receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (20g) de canela em pó ou dois pedaços de canela em pau;
  • 1 colher de sopa (20g) de gengibre cortado;
  • ½ litro (500mL) de água.

Modo de preparo:

  • Ferva a água;
  • Adicione a canela em pó (ou os dois pedaços de canela em pau);
  • Adicione o gengibre cortado;
  • Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 5 minutos;
  • Adoce com mel a gosto.

Chá de canela e cravo

O cravo e a canela são especiarias bastante aromáticas e fazem parte do hábito alimentar de muitas pessoas. 

Os dois ingredientes são muito benéficos para a saúde e quando juntos, atuam na aceleração do metabolismo e controle dos níveis de açúcar no sangue, pois ambos possuem ação antimicrobiana e antioxidante.

Confira a seguir uma opção de receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (20g) de cravo da índia;
  • 3 pedaços de canela em pau;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  • Coloque a canela, o cravo e a água em um recipiente, e leve ao fogo até aquecer bem (pouco antes da fervura);
  • Após aquecer, desligue o fogo;
  • Tampe e deixe descansar por 5 minutos;
  • Coe o chá e consuma quente ou frio.

Chá de canela com limão

A canela e o limão combinados formam um excelente complexo vitamínico que aumenta a imunidade. 

Eles têm propriedades anti-inflamatórias e são muito utilizados para tratar problemas como a artrite, que é uma inflamação das articulações. 

Além disso, ambos ajudam a acelerar o metabolismo e podem ser aliados no processo de emagrecimento.

Confira a seguir uma opção de receita:

Ingredientes:

  • 1 canela em pau;
  • 5 colheres de sopa (50mL) de suco de limão;
  • 1 colher de chá (7,5g) de mel (opcional);
  • 1 xícara de água (250 mL);

Modo de preparo:

  • Aqueça a água até ferver;
  • Acrescente a canela e o mel;
  • Deixe em infusão por 15 minutos;
  • Coe o chá;
  • Em seguida, acrescente as cinco colheres de suco de limão;
  • Beba todos os dias em jejum.

Chá de canela emagrece?

O chá de canela pode auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ele é um alimento termogênico, muito indicado para complementar dietas para redução de peso.

É importante ressaltar que não se consegue resultados de emagrecimento apenas com o consumo do chá de canela. Ele precisa ser aliado a uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

A bebida estimula o aumento dos gastos calóricos do corpo, o que pode ajudar no processo de emagrecimento.

Contraindicações

Ainda que a canela seja benéfica para a saúde, ela pode apresentar algumas contraindicações se consumida em excesso.

É importante ressaltar que isso pode variar de acordo com cada organismo, portanto, é importante consultar um(a) médico(a) para confirmar se é seguro ou não a ingestão da especiaria.

Confira alguns casos em que o chá de canela pode ser contraindicado:

Gestantes e lactantes

O consumo do chá de canela não é indicado para mulheres grávidas, independente do período da gestação. 

A justificativa é que a bebida pode causar um aumento nas contrações no útero, o que é um fator de risco para a gravidez.

Da mesma maneira, não se recomenda o consumo da especiaria para mulheres que estejam no período de amamentação.

Pessoas com hipoglicemia

É indicado que pessoas com quadros de hipoglicemia consumam o chá de forma moderada, pois ele pode aumentar o risco de hipoglicemia (queda da taxa de açúcar no sangue).

Leia mais: Quais são os sintomas e causas de Hipoglicemia?

Pessoas que sofrem com problemas no fígado e rins

Pesquisas apontaram que a canela possui uma substância tóxica chamada cumarina, que em altas concentrações pode prejudicar o fígado e os rins.

Pessoas com hipertensão

Quem sofre com problemas de hipertensão deve consultar o médico responsável pelo tratamento para saber se deve ou não ingerir o chá de canela. 

Isso porque há profissionais da saúde que afirmam que a especiaria pode aumentar a pressão arterial. 

Pessoas que fazem uso de medicamentos específicos

Quem faz uso de medicamentos deve ter cuidado com a canela e consultar um(a) médico(a) antes de consumir chá de canela. Segundo pesquisas, a cumarina presente na especiaria pode interagir com remédios como aspirina, ibuprofeno e anticoagulantes.

Chá de canela aborta?

Não há estudos que comprovem cientificamente que o chá de canela é abortivo, entretanto, seu consumo não é indicado para gestantes. As pesquisas existentes apresentam resultados divergentes quanto ao assunto.

Ainda que não haja comprovações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda que mulheres grávidas o tomem, devido à possível relação com abortos.

Isso porque a especiaria estimula o aumento das contrações no útero, o que pode ser um fator de risco para uma gestação. 

Outro possível risco é que o chá de canela estimula a descida da menstruação, o que pode trazer riscos para uma gravidez ainda no início, principalmente em casos de gestação de risco.

Ainda que não existam comprovações, o ideal é evitar o consumo da bebida em caso de suspeita de gravidez, como recomendado pela ANVISA.

Chá de canela faz a menstruação descer?

Sabemos que a canela é uma especiaria estimulante, que tende a aumentar a circulação e a temperatura do corpo, estimulando a queima de gordura. Além disso, pode causar contrações musculares, inclusive no útero.

Por aumentar as contrações do útero, pode, portanto, estimular a descida da menstruação e também fazer com ela venha em maior intensidade, de forma a diminuir a duração do ciclo.

As contrações estimuladas podem promover a liberação do endométrio, que é a parede do útero que se solta quando não houve a fecundação (ou seja, a menstruação). 

O chá também pode aliviar as cólicas. Isso porque a maior parte das dores menstruais são ocasionadas por retenção de sangue no útero, assim, ao estimular a liberação do endométrio, o fluxo de sangue aumenta e as cólicas tendem a diminuir.

Contudo, é importante não exagerar na ingestão do chá de canela, pois pode causar o efeito reverso.

O consumo em grande quantidade pode estimular além da conta as contrações uterinas, ocasionando dores agudas e pontadas.


O chá de canela pode trazer diversos benefícios para a saúde, mas é preciso ficar atento às contraindicações. Em casos de dúvida quanto ao consumo é importante consultar um(a) médico(a).

Um chazinho aromático ajuda a aquecer o corpo e promover o relaxamento, sendo uma boa pedida nos dias mais frios. E você, gosta de chá de canela? Já tomou? Para que fins costuma consumi-lo? Conta para a gente nos comentários.

Continue acompanhando o Minuto Saudável para saber mais sobre saúde e alimentação!

Fontes consultadas


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.