Minuto Saudável
11/04/2019 10:12

Mente ativa é sinônimo de envelhecimento saudável, reforça estudo

Quando pensamos no envelhecimento, as pessoas geralmente se preocupam com os problemas que aparecem nessa fase da vida, como a perda de memória e também as dores pelo corpo.

Apesar de não podermos negar que, com os avanços na idade, ficamos mais vulneráveis a doenças cardiovasculares, mentais e também nas articulações, é possível sim envelhecer de forma saudável.

Para isso, também é importante adicionar, na rotina, atividades não só benéficas para o corpo, mas também para a mente, a fim de exercitar a região do cérebro.

Com base nisso, um novo estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, e publicado na revista periódica Journal of Alzheimer’s Disease, separou algumas maneiras que ajudam a manter a memória ativa.

A pesquisa mostrou que essas medidas, e outras que ajudam a manter a memória em dia, podem diminuir os riscos de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Leia mais: Ter um pet ajuda a envelhecer com mais saúde física e mental

Como manter a memória saudável?

Foram analisadas as rotinas e o estado de saúde de idosos. Pelo estudo, foi possível ver que os participantes considerados mais saudáveis (física e cognitivamente) tinham alguns hábitos em comum.

Entre as atividades, eles realizavam alguma que envolvesse a parte cognitiva do cérebro ou que se promoviam a interação social.

Por exemplo, aprender uma nova língua, usar o computador e manter relações com amigos e familiares em ambientes harmoniosos.

Leia mais: Ser sociável melhora a qualidade de vida de pessoas mais velhas

Já para aqueles considerados com algum tipo de retrocesso na memória, os pesquisadores observaram que essas atividades eram menos comuns e que, junto do declínio cognitivo, havia redução ou limitação das atividades motoras também (por exemplo, andar mais lentamente).

Esses dados reforçam que manter atividades mentais e físicas ao longo da vida acarreta um envelhecimento mais saudável.


Já não estamos mais em um tempo onde a velhice é sinônimo de doenças. Cada vez mais se observa que aliar atividades físicas e mentais contribui para um envelhecimento saudável.

18/04/2019 14:17

Minuto Saudável

Somos um time de especialistas em conteúdo digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*