Os analgésicos são medicamentos que tem como função a redução da dor, enquanto a função dos anti-inflamatórios é combater a inflamação. O celecoxibe faz parte dessas duas classes de medicamentos e, devido a isso, é prescrito para o controle da dor. 

Confira a seguir mais informações sobre o medicamento como para que serve, para quais tratamentos é recomendado, efeitos colaterais e contraindicações:

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que é e para que serve Celecoxibe?
  2. Qual o princípio ativo de Celecoxibe?
  3. Para quais tratamentos Celecoxibe é recomendado?
  4. Benefícios e riscos no uso de Celecoxibe
  5. Como tomar Celecoxibe?
  6. Quais os efeitos colaterais do uso de Celecoxibe?
  7. Para quem Celecoxibe é contraindicado?
  8. Preços e onde encontrar

O que é e para que serve Celecoxibe?

O Celecoxibe é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, não proveniente de hormônios, indicado no tratamento da dor aguda pós-cirurgia ou causada por diferentes condições.

A venda do fármaco é feita mediante a retenção de uma das vias da receita e só deve ser administrado mediante orientação e recomendação médica.

Qual o princípio ativo de Celecoxibe?

O princípio ativo do medicamento é o celecoxibe, que age inibindo a síntese de compostos chamados de prostaglandinas e da enzima COX-2, responsáveis por provocar a dor e a inflamação.

Para quais tratamentos Celecoxibe é recomendado?

A utilização do Celecoxibe é recomendada para o tratamento dos sintomas das seguintes condições:

Além disso, também é utilizado para a redução da dor aguda, especialmente após cirurgias ortopédicas ou dentais e em lesões musculoesqueléticas.


Benefícios e riscos no uso de Celecoxibe

O principal benefício do uso do medicamento é sua eficiência contra a dor aguda, que costuma reduzir cerca de 60 minutos após a administração da dose recomendada. Em contrapartida, há o risco de desenvolvimento ou piora de caso de hipertensão arterial. 

Além disso, há o aumento do risco de hemorragias quando há a interação medicamentosa com anticoagulantes, como a varfarina, e outros anticoagulantes cumarínicos.

Leia também: Interação medicamentosa: quais os riscos e como evitar?

Como tomar Celecoxibe?

O Celecoxibe deve ser administrado por via oral com líquido, acompanhado ou não por alimentos. Além disso, a cápsula não deve ser aberta, fragmentada ou mastigada.

A dosagem depende do motivo pelo qual o medicamento está sendo administrado:

Tratamento da dor aguda

Para o tratamento da dor aguda, a dose inicial é de 400mg.

Nos dias seguintes, a dose recomendada é de 200mg 2 vezes ao dia, de acordo com a necessidade. 

Tratamento da dismenorreia primária

A dose para o primeiro dia de tratamento da dismenorreia primária (cólica menstrual) é de 400mg, Após isso, a dose de 200mg após 12 horas é a recomendada.

No decorrer do tratamento, a dose diária é de 200mg duas vezes ao dia, de acordo com a necessidade. 

Tratamento Sintomático da Osteoartrite

No caso do tratamento da osteoartrite, a posologia é de dose única de 200mg ou de duas doses de 100mg.

Tratamento Sintomático da Artrite Reumatoide

Para o tratamento da artrite reumatoide, é recomendada dose de 100mg ou de 200mg 2 vezes ao dia dependendo da necessidade.

Tratamento da Espondilite Anquilosante

Já o tratamento da espondilite anquilosante deve ser feito com dose única de 200mg ou 2 doses de 100mg ao dia.  

Tratamento da Lombalgia

Para tratar a lombalgia, a recomendação é de 200mg ou 400mg diários. 

O medicamento deve ser administrado por via oral, com líquido.

Quais os efeitos colaterais do uso de Celecoxibe?

Assim como outros medicamentos, o Celecoxibe pode trazer efeitos colaterais a algumas pessoas. Entre os mais comuns estão:

Para demais efeitos colaterais, verifique a bula do medicamento.  

Para quem Celecoxibe é contraindicado?

O uso do medicamento é contraindicado para pessoas que tenham histórico de hipersensibilidade ao princípio ativo celecoxibe, a quaisquer dos componentes da fórmula ou a sulfonamidas (classe de antibióticos). 

Também não é indicado a pacientes que apresentaram asma, urticária ou outras reações alérgicas após a utilização de ácido acetilsalicílico ou outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs). 

Além disso, seu uso não é indicado a pacientes com insuficiência renal grave ou doenças hepáticas. Ainda, o Celecoxibe não deve ser administrado no tratamento da dor do período perioperatório (desde que é determinada a operação até o retorno às atividades após a alta) da cirurgia de revascularização do miocárdio.

Preços e onde encontrar

O preço do medicamento varia de acordo com a quantidade de cápsulas. A caixa com 10 cápsulas gelatinosas duras de 200mg, por exemplo, pode ser encontrada a partir de R$25,45. Já a caixa com 30 cápsulas de 200mg é comercializada a partir de R$52,57. 

Na plataforma Consulta Remédios é possível comparar preços e verificar a disponibilidade nas farmácias mais próximas a você.

Como o fármaco é prescrito com duas receitas e precisa da retenção de uma delas, sua venda não é permitida pela internet. 

O medicamento também é comercializado com os nomes:

Leia também: Tipos de receita médica: o que significa cada cor.

____________________

O Celecoxibe só é vendido sob prescrição médica. A automedicação é perigosa para a saúde, portanto, não use esse ou qualquer outro medicamento sem a recomendação do seu (a) médico (a).  

Para mais conteúdos sobre medicamentos continue acessando a categoria remédios do Minuto Saudável! 

Referências


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.