Muitos são os medicamentos que têm sido descobertos com o avanço das tecnologias.
Sintomas que muitas vezes não possuíam tratamento, atualmente podem ser minimizados.
Entre esses medicamentos está o Dysport, medicação de alto custo que atua na área muscular do corpo humano.
O Dysport é um medicamento aplicado via intramuscular ou subcutânea, que tem como princípio ativo a toxina botulínica A — agente bloqueador neuromuscular — produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Ele age paralisando o funcionamento do músculo em que é aplicado, pois impede a liberação da acetilcolina — substância que atua no funcionamento dos nervos motores. Isso faz com que haja uma redução temporária da atividade muscular.
Essa redução é utilizada, por exemplo, em casos de produção excessiva de suor, já que o medicamento bloqueia as fibras nervosas que controlam as glândulas produtoras da transpiração. É também usado para o controle de contrações involuntárias de músculos do corpo.
O Dysport é indicado para o tratamento de doenças relacionadas à contração involuntária de músculos e à disfunção das glândulas sudoríparas.
É também utilizado no combate a rugas e linhas de expressão.
As doenças tratadas pelo medicamento são:
Em casos pediátricos, o Dysport atua no tratamento do pé equino — condição em que há a limitação dos movimentos de flexão para frente e para trás do pé.
Essa condição geralmente está associada a pacientes que possuem paralisia cerebral.
Em geral, após 7 a 14 dias de uso do remédio, os primeiros resultados já podem ser percebidos. Os efeitos da medicação duram cerca de 3 a 4 meses e a frequência de uso será determinada pelo(a) médico(a) responsável.
Não. Dysport e Botox são dois medicamentos de marcas diferentes. Apesar de utilizarem o mesmo princípio ativo — toxina botulínica A — e apresentarem ações semelhantes no uso estético, combate a rugas e linhas de expressão, eles possuem algumas diferenças em relação às condições tratadas.
Em uma comparação, além do tratamento de contrações involuntárias e excesso de suor, a bula do Botox indica que ele também é utilizado para sintomas de incontinência urinária e estrabismo.
A bula do Dysport menciona que o medicamento pode ser indicado para o tratamento de pé equino em paciente pediátrico portador de paralisia cerebral, já Botox não faz menção à essa indicação.
Além disso, enquanto a ação do Dysport demora entre 7 a 14 dias para exibir resultados significativos, a ação do Botox se inicia de 3 a 5 dias após a aplicação.
O efeito do medicamento depende de cada caso clínico e deve seguir as orientações médicas. No geral, são feitas aplicações únicas, que podem ser repetidas em intervalos de tempo determinados por profissionais, pois a ação vai desaparecendo de forma gradual, permitindo a volta da movimentação natural do músculo.
Os procedimentos de beleza em que o Dysport é utilizado estão geralmente relacionados ao combate de marcas de expressão do rosto.
Essas linhas são, normalmente, formadas pela contração repetitiva dos músculos da face, como, por exemplo, o conhecido pé de galinha, ao sorrir.
Ao relaxar o músculo na aplicação do medicamento, as marcas de expressão são suavizadas e ocorre ainda a prevenção do surgimento de novas.
Assim como outros remédios, o Dysport pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. De acordo com a bula, alguns dos mais comuns são:
Outras reações menos recorrentes são a atrofia muscular, paralisia dos músculos oculares, anafilaxia (alergia intensa) e erupção cutânea.
Apesar dos efeitos listados, é importante lembrar que cada organismo reage de modo diferente ao medicamento.
Dessa forma, não necessariamente todos(as) terão os sintomas. Além disso, a ocorrência das reações adversas depende do quadro clínico tratado.
Vale lembrar que o medicamento não é indicado para mulheres grávidas e crianças menores de 2 anos.
O Dysport pode ser aplicado via intramuscular (no tecido do músculo) ou subcutânea (embaixo da pele).
O medicamento só deve ser administrado por profissionais capacitados(as).
As doses e a frequência de aplicação serão definidas pelo médico(a) responsável de acordo com o quadro clínico do(a) paciente, e os locais de injeção dependem do objetivo de uso da medicação.
Para casos de contrações, a injeção deverá ser realizada no músculo afetado ou em região próxima. Já para o suor excessivo, pode ser realizada diretamente nas axilas.
O Dysport é um medicamento de alto custo e seu valor varia entre R$1200 e R$2000.
Ele pode ser encontrado em farmácias físicas e online destinadas à comercialização de medicamentos especiais, e também é distribuído de forma gratuita pelo Sistema único de Saúde (SUS), sob prescrição médica simples — quando não há retenção de receita, desde que para tratamentos específicos de saúde.
Nos casos de espasticidade, distonias focais e espasmo hemifacial, com a receita médica e outros documentos necessários, as pessoas devem ir ao atendimento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e realizar a solicitação que ser analisada.
Você precisa fazer uso do Dysport? Sabia que o Consulta Remédios conta com um serviço personalizado de orçamentos jurídicos, visando facilitar o processo de acesso aos tratamentos necessários?
Para receber, de forma rápida e simples, uma cotação da medicação de alto custo que você precisa, basta acessar este link e preencher seus dados!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.