No dia 26 de abril, o Brasil se mobiliza para conscientizar as pessoas sobre os riscos e a importância de combater a hipertensão arterial. A data é lembrada pelos profissionais da área com grande preocupação, pois cerca de 1/4 da população brasileira sofre com esse mal.
Entenda melhor o que é a doença na matéria abaixo.
A hipertensão arterial, também conhecida popularmente como pressão alta, é considerada como uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. A doença se dá quando a pressão arterial do paciente, maior de 18 anos, é superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) – ou 14 por 9.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS), estima-se que 25% da população brasileira sofra de hipertensão, sendo que em pessoas com mais de 60 anos de idade a porcentagem sobe para mais de 50%.
Além disso, a doença também é a causadora de:
A hipertensão possui uma classificação que varia de acordo com a sua gravidade, conforme a tabela abaixo:
Normotensos | Pressões menores ou iguais a 12 por 8 |
Pré-hipertensos | Pressões entre 12 por 8 – 13 por 9 |
Hipertensos Grau I | Pressões entre 14 por 9 – 15 por 9 |
Hipertensos Grau II | Pressões maiores ou iguais a 16 por 10 |
Fique atento em sua pressão para que possa procurar auxílio médico o quanto antes, caso haja indícios de hipertensão.
Entende-se por hipertensão do avental branco a elevação da pressão arterial em pacientes que apresentam ansiedade em consultas médicas, fazendo com que sua pressão suba na mesma hora. Por mais que ela não seja um tipo de hipertensão de fato, ocorre em pessoas que possuem predisposição a desenvolver a doença.
A pressão arterial se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos em que o sangue passa se contraem. Além disso, diversos fatores podem influenciar no desenvolvimento da hipertensão, tais como:
Além do check-up que deve ser feito constantemente, é importante prestar atenção aos sintomas da hipertensão:
Se não tratada no momento certo e da forma correta, a hipertensão pode acarretar em diversas consequências:
As pessoas que sofrem de pressão alta devem ir ao cardiologista uma vez a cada seis meses; já as que possuem a pressão normal, uma vez ao ano. As crianças também devem ter o devido acompanhamento de sua pressão com seus pediatras.
Como já mencionado, muitas vezes os sintomas da hipertensão não são detectados, porém existem exames laboratoriais que os detectam de forma precoce, como os seguintes:
Se você já é hipertenso, ou tem tendência a ser, os itens abaixo servem tanto como prevenção contra a doença quanto como tratamento para estabilizar a pressão arterial:
Atenção!
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.
Lembre-se: A prevenção é importante para qualquer tipo de doença, mas antes de tomar algum desses medicamentos, consulte o seu médico primeiro. Ele saberá indicar o medicamento que melhor se enquadra em seu quadro clínico.
30/01/2019 14:42
Ver comentários
Vá ao médico, pagina serve para entender a doença.
Explicações objetivas e bem elaboradas. Excelente.
Parabéns.
No caso de um hipertenso, a pressão 15x10 é o caso de socorrer-lo ao hospital?
Olá!
Qualquer valor fora do padrão deve ser investigado por um médico. Em caso de pessoas hipertensas, o cuidado deve ser redobrado e o profissional de saúde deve ser consultado imediatamente.
foi tudo muito bem explicado... fácil de entender... gostei muito. parabéns.
estou fazendo meu trabalho com esse tema e gostei bastante.
Gostei muito da descricao dos sintomas e como prevenir.
eu sofro de dores na nuca e isso e constante
Meu esposo toma Losartana de 25mg só que eu acho que não está fazendo efeito, pq não tá conseguindo regular a pressão dele.. o que faço?
Olá, Janaina
Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Recomendamos que o seu esposo busque ajuda médica para se ter a melhor orientação. Obrigada!
As explicações que procurava encontrei aqui.Parabéns!
Ótimoo...exemplificou de forma simples...obg!
Muito obgda pelas informações.
Meu esposo deixou de ser hipertenso já fazem 3 anos,o cardiologista falou que ele iria tomar remédio pra sempre,sendo que quando mudamos os nossos hábitos alimentares,e decidimos ter uma alimentação saudável e saímos do sedentarismo ,isso tudo mudou!
Hoje ele corre 10 km em 50 minutos e tem energia pra dá vender.
Muito boa as dicas
Você que vai determinar "o seu pra sempre"
A equipe promotora do site está de parabéns. Descobri-me como no grupo de risco, entendendo a importância e relevância do tratamento. Espero que possam continuar melhorando, continuamente, o site, além de ampliar o conhecimento de muito acerca do mesmo. Parabéns!
Quero agradecer por todas as informações. Muito obrigado vocês são 10 e acabam ajudando a salvarem vidas. Foi de grande valor suas orientações.
As informações foram muito importantes para a minha pesquisa. Muito obrigada
Gostei Obrigada pelos conteúdos!
muito obrigada pelo conteúdo, de forma objetiva e bem direcionada. Me ajudou a esclarecer aos sintomas que estou passado . Assim procurarei o tratamento certo.Parabens!
otimo comentario, atendeu minhas necessidades , muito esclarecedor.
obrigada.
Ótimo
Realmente artigo completo, valeu muito achar esse site! obrigado