Algumas medidas naturais podem ser adotadas para amenizar os sintomas da menopausa, estando aliadas ou não ao tratamento medicamentoso.

Em geral, a ingestão é segura e traz benefícios ao organismo, mas é importante lembrar que mesmo o uso de chás ou suplementos naturais deve ser discutido com especialistas.

Mesmo que naturais, os tratamentos abaixo podem causar efeitos colaterais e doses excessivas podem acarretar em intoxicações. Por isso o uso deve sempre seguir as recomendações do profissional.

Suplementos de vitamina D e E

A vitamina D e E podem reduzir as ondas de calor e controlar o desconforto da menopausa, auxiliando também na manutenção da saúde dos ossos. Além do reforço na alimentação, é possível encontrá-las em suplementos manipulados ou prontos.

Óleo de sálvia

O produto pode auxiliar na regulação hormonal devido às propriedades estrogênicas. É possível usá-lo em massagens, de modo tópico (passando na pele) ou fazendo inalações (misturando o óleo na água e aquecendo-a).

Ginseng

O ginseng é uma planta utilizada para aliviar os sintomas de ansiedade, melhorar a disposição, tratar a insônia e a depressão. Além disso, na menopausa o ginseng pode ser consumido para melhorar a lubrificação íntima, melhorar o desejo sexual e estimular a libido.

Black cohosh ou erva-de-são-cristóvão

O produto pode auxiliar na manutenção do sono, equilibrar o humor e reduzir dores e inflamações. Por isso, na menopausa, a erva pode minimizar os fogachos, manter a qualidade do sono e diminuir as variações emocionais.

Em pacientes que sentem melhorias com o consumo regular, o chá da erva pode ser mais indicado do que as isoflavonas, pois se torna mais seguro para as pacientes que têm histórico de câncer de mama.


Trevo-vermelho

A planta possui diversas isoflavonas e, por isso, atua de modo semelhante aos estrogênios. Além disso, o chá ou suplemento, consumido regularmente, pode auxiliar na saúde dos ossos e equilibrar o colesterol. A recomendação para os sintomas de menopausa é de até 60mg por dia, aliviando sobretudo os fogachos.

Cimicifuga

A planta age principalmente reduzindo os sintomas de fogachos e na mucosa vaginal, amenizando a atrofia. A dose recomendada é de até 80mg por dia.

Hipérico

A erva é usada sobretudo para ações no sistema nervoso e melhora dos quadros emocionais, agindo como calmante e antidepressiva. Para auxiliar no equilíbrio da serotonina (neurotransmissor relacionado ao humor), recomenda-se até 900mg por dia.

Valeriana

A planta é indicada principalmente para tratamentos emocionais e psicológicos, devido ao seu efeito calmante e facilitador do sono. As doses recomendadas são de até 400mg por dia para distúrbios de ansiedade, depressão e insônia.

Melissa

A melissa é usada para melhorar os quadros emocionais relacionados à ansiedade, insônia e agitação, mas também para os sintomas digestivos. A ingestão deve ser de até 240mg por dia.

Óleo de coco

Ajuda a minimizar a secura vaginal e pode ser usado após ou durante o banho. Também auxilia na hidratação da pele e cabelos.

Leia mais: Benefícios do óleo de coco para cabelo, pele e como fazer em casa

Óleo de hortelã

Pode melhorar as dores de cabeça e reduzir a ansiedade, auxiliando no controle emocional. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e deve ser usado de forma tópica (sobre a pele).

Óleo de ylang ylang

A planta é utilizada como terapia relaxante e afrodisíaca, aumentando a libido e os estímulos sexuais. O produto é extraído da planta ylang ylang, resultando em um líquido oleoso, com aroma bem marcante. Em geral, recomenda-se o uso tópico, massageando a pele na região da barriga.

Óleo de patchouli

O extrato de patchouli é encontrado em casas de produtos naturais e pode ser usado para reduzir as alterações de humor, aliviar sintomas de depressão e ansiedade, além de poder agir como estimulante sexual.

Assim como o óleo de ylang ylang, o produto deve ser usado de forma externa, massageando a pele, principalmente na região da barriga.


Saiba mais sobre menopausa:


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *