Com 17 semanas de gestação, o bebê está se desenvolvendo cada dia mais. 

As mamães que já passaram por outras gestações podem começar a sentir seus movimentos, como “bolhas de ar” ou “asas de borboletas” dentro da barriga. 

Já as gestantes de primeira viagem tendem a ter mais dificuldades para sentir os movimentos do pequeno. 

Seja experiente ou não, a grávida deve saber que o descanso (cerca de 8 horas seguidas) e a alimentação (rica em vegetais, grãos e carnes magras) são de extrema importância para o bebê manter esse pique todo. 

Quais são os sintomas?  

Cada fase da gestação tem seus sintomas próprios. Em casos de dúvidas, consulte o médico que te acompanha.

 Mas, em geral, na 17ª semana, os  sinais e sintomas mais comuns são:  

Sangramentos

Agora, com o neném crescendo cada vez mais, o corpo aumenta o fluxo e a pressão do sangue que circula, facilitando que ocorram sangramentos nas gengivas e narinas.

Ao se cortar ou machucar, a gestante também pode ter sangramentos com fluxo maiores que o normal. 


Mas se forem controlados em poucos minutos, eles são comuns e não precisam criar pânico. 

Caso ocorram com muita frequência ou o fluxo não seja contido em alguns minutos, o ideal é conversar com o(a) obstetra sobre isso.   

Coceira 

A coceira pode manifestar-se na barriga ou nas mamas e podem acontecer porque a pele tende a esticar, já que é natural que a mãe engorde com a presença do bebê e com a  produção de leite. 

É importante lembrar que a coceira é um dos primeiros sintomas de futuras estrias. Para evitá-las, pode-se usar cremes e hidratantes para nutrir a pele. 

Calorão 

O corpo produz muitos hormônios durante a gestação. Um deles é a progesterona que pode causar uma sensação intensa de calor no organismo. 

A quantidade hormonal também é aumentada durante a menopausa, por isso, é normal que grávidas e mulheres acima de 45 anos sintam o famoso “calorão”. 

Aumento de peso 

Nessa fase da gravidez, a mulher pode ter um aumento de peso que varia entre 2,5kg e 4,5kg. 

Esse peso aumenta não somente pela presença do neném, mas também porque o corpo está estocando energia (em forma de gordura) para produzir o leite materno depois do parto. 

Sonhos 

Devido à grande quantidade de hormônios presentes no organismo da mulher durante a gestação, é comum que elas tenham sonhos estranhos ou mais vívidos. 

As gestantes também possuem mais chances de ter pesadelos e sonhos intensos com ansiedade e angústia.   

Além disso, também é possível notar que elas têm mais facilidade para lembrar do que sonharam com mais frequência.  

Qual o tamanho do bebê com 17 semanas? 

Estando há 17 semanas dentro da barriga, o neném mede aproximadamente 11cm e pesa, em média 100g. Se nascesse com esse peso e tamanho, o pequeno caberia na palma da mão. 

Nessa fase, ele está começando a ganhar gordura que será importante para manter o calor corporal depois do nascimento. 

A pele é fina e coberta por uma camada de pelos que têm como principal função a proteção do bebê (lanugo). 

Mesmo com a presença do lanugo, as veias e artérias ainda são visíveis nos bracinhos e perninhas, que já estão com o contorno delimitados. 

Alguns órgãos, estruturas e sistemas estão começando a formar-se (como os pulmões e os ossos). O coraçãozinho do pequeno é comandado pelo cérebro e bate incansavelmente bombeando sangue para todas as partes de seu corpo.     

Nessa fase da gestação, o neném está formando suas digitais nas mãos e nos pés. Ele também já boceja e gosta de dormir na maior parte do tempo. 

17 semanas de gestação são quantos meses? 

A 17ª semana de gestação corresponde ao 4º mês de gestação. Considerando uma gravidez de 40 semanas completas, faltam 23 semanas (ou aproximadamente 5 meses) para o bebê nascer. A barriga da mãe já é visível e as roupas de antes podem estar ficando apertadas. 

Converse com o obstetra que acompanha a gestação sobre a possibilidade de fazer exercícios físicos e a intensidade deles.  

Yoga, hidroginástica, pilates, ginástica e caminhada são bons exemplos de atividades para se fazer durante a gravidez.  

Ultrassom 

O sexo do neném já pode ser descoberto pela ultrassom. Caso não deseje saber, informe ao médico antes que estrague a surpresa sem querer.  Mas se desejar saber, depois de descobrir se será menino ou menina, pode-se pensar no nome do neném. 

Nesse exame, o médico também vai querer ouvir o coração do pequeno e verificar como estão os batimentos cardíacos e o crescimento fetal. 


A gravidez é um momento mágico para a mãe e fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê. Com 17 semanas ele ainda é pequenininho, mas pode trazer alegrias, ansiedade, ondas de calor e fazer as mamães terem sonhos mais vívidos. 

O Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre gestação. Confira nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *