A menopausa pode ser considerada precoce quando ocorre antes dos 45 anos para alguns especialistas ou antes dos 40 para outros. Os motivos que podem interromper precocemente a menstruação são diversos, envolvendo fatores naturais ou induzidos.

Entre as causas de menopausa precoce natural estão os aspectos genéticos, como outras mulheres da família com pausa precoce da idade reprodutiva e insuficiência ovariana primária.

Para a menopausa induzida, fatores como tratamentos médicos (como quimioterapia ou radioterapia), cirurgias no ovário, cistos, doenças autoimunes e até alguns medicamentos (como isotretinoína, usado para reduzir as acnes) podem ser a causa.

Mas não é somente o menor tempo de reprodução que a menopausa precoce ocasiona, pois os impactos da redução na produção de estrogênio podem envolver maior predisposição a problemas de saúde tardios, como a osteoporose e as doenças cardíacas.

Os sintomas são, em geral, os mesmo da menopausa natural, envolvendo uma irregularidade menstrual, diminuição do fluxo sanguíneo e, após cessar o sangramento, podem ocorrer os calorões (fogachos), queda de cabelo, redução da lubrificação e alterações de humor, por exemplo.

Mulheres com menopausa induzida, em geral, apresentam sintomas mais intensos e severos do que as que passam pelo processo natural.

Além disso, é preciso destacar o impacto emocional que pode ser gerado na vida da paciente. Mais do que as alterações de humor ocasionadas pelas oscilações hormonais, pode ocorrer uma série de agravantes emocionais devido à perda das possibilidades reprodutivas.

Mulheres jovens que, mesmo desejando viver a maternidade, mas ainda não engravidaram podem sofrer cobranças pessoais, familiares e sociais intensas, sendo que a atenção e assistência profissional e familiar se mostram fundamentais.



Saiba mais sobre menopausa:


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *