Além da aparência, existem diferenças entre os vários tipos de ovos. Entenda:

Ovo de codorna

É o menor de todos, com cerca de 12 gramas. Devido ao tamanho, o ovo de codorna possui 19 calorias por unidade, no entanto, sua composição nutricional é mais concentrada se comparada ao ovo branco. Cerca de 5 unidades correspondem a 1 ovo branco.

Ovo branco e marrom

A diferença da coloração é essencialmente pela raça da galinha, que pode ter mais penas brancas ou mais marrons. O que realmente determina a composição nutricional e as características do ovo é a forma de criação da galinha.

Ovos caipiras

Criadas em locais abertos, as galinhas têm uma alimentação mais diversa e natural, sem a utilização de hormônios ou remédios para estimular a produção de ovos.

Alguns estudos apontam que pode haver uma diferença significativa de vitamina A entre os ovos caipiras e de granja, chegando a ser 4 vezes maior.

Ovos orgânicos

Os ovos orgânicos são bem próximos dos ovos caipiras, com galinhas criadas livremente e sem a utilização de hormônios para estimular a produção. A diferença consiste na alimentação dos animais, que é feita apenas com alimentos orgânicos.

Ovo da granja

Apresenta sabor e coloração da gema menos acentuados devido à forma de criação das galinhas.

Visando aumentar a produção, os animais são mantidos em gaiolas, com controle de alimentação, temperatura e luz. Muitas vezes são aplicados medicamentos para estimular o rendimento das galinhas.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *