Como consumir ovo na dieta? Aprenda 4 formas de preparo

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O ovo cozido é geralmente a forma mais indicada para quem está de dieta, mas existem diversas formas de preparar uma refeição saborosa, variando o cardápio e usufruindo dos benefícios e nutrientes do ovo.

Receitas à base de ovos, como suspiros e gemada, são formas de ingerir o alimento, no entanto, é possível que características alimentares e nutricionais sejam perdidas ao cozinhar ou assá-lo.

Alguns cuidados também devem ser tomados no preparo do alimento. O consumo de ovos crus, por exemplo, aumenta o risco de contrair infecção por salmonella, bactéria presente no intestino das galinhas e que pode afetar o ovo.

A dica principal é evitar o consumo do alimento cru. Bastam alguns minutos de cozimento para que a salmonella não represente mais riscos à saúde.

Confira como consumir o ovo de diferentes maneiras:

Como preparar ovos cozidos

O ovo deve estar em temperatura ambiente e colocado diretamente na água fervente. A técnica é para que a casca não se quebre durante o cozimento.

O tempo pode variar entre 6 e 10 minutos, dependendo da consistência que se deseja o ovo:

  • 4 minutos:  gema mole e quente mas ainda líquida;
  • 6 minutos: gema macia e parcialmente cozida;
  • 8 minutos: gema dura e no centro meio mole;
  • 10 minutos: gema e clara duras.

Como preparar ovos pochê

Deve-se aferventar uma panela com água e, quando levantar fervura, acrescentar uma colher de vinagre branco. Isso evita que a gema se disperse ou espalhe, fazendo o ovo perder a forma.

Em fogo brando, os ovos devem ser adicionados com cuidado para que não se misturem e mantenham a forma. Um dos modos tradicionais de cozimento indica que, após inseridos os ovos, o fogo deve ser desligado e a panela tampada. Assim, o cozimento ocorre através do calor.

Com uma espumadeira, retira-se delicamente os ovos depois de 4 minutos.

Como preparar ovos mexidos

O ideal é preparar os ovos mexidos com pouca ou nenhuma gordura, para que seu valor calórico não seja alterado.

Deve-se quebrar os ovos em um recipiente, colocar sal e misturá-los bem até a mistura ficar homogênea. Com uma frigideira antiaderente aquecida sem óleo ou com o mínimo possível, os ovos devem ser cuidadosamente despejados e mexidos vagarosamente até estarem no ponto desejado.

Como preparar omelete

O processo é bem próximo dos ovos mexidos, porém após despejar os ovos batidos na frigideira, ela deve ser tampada até que o alimento esteja cozido.

Em geral, o omelete é acrescido de temperos ou outros alimentos. Para deixar a refeição mais enriquecida, pode-se adicionar atum, peito de peru, queijo branco, salsinha, tomate, além de ervas, como orégano e pimenta.

Como conservar os ovos

Nem todo mundo consegue comprar ovos diretamente das granjas, por isso, é sempre necessário estar atento à validade. Para isso, escolher produtos de procedência conhecida é fundamental, logo que a data de validade vem marcada na embalagem.

Em geral, caixas de ovos que possuam alguma unidade rachada ou quebrada devem ser evitadas. Mas se as cascas rachadas só forem percebidas na hora de preparar o alimento, deve-se evitar aquela unidade.

Também é recomendado não deixar outros alimentos ou produtos próximos ao ovo, logo que sua casca é porosa e tende a absorver odores.

Apesar da maioria das geladeiras terem espaços destinados aos ovos na porta, recomenda-se que eles sejam armazenadas nas prateleiras para que a variação de temperatura constante seja evitada.

Além dos cuidados de armazenagem, manter o produto fresco nem sempre é possível. Por isso, recomenda-se testar cada unidade antes de começar o preparo.

Para isso, é possível mergulhar os ovos em um recipiente com água. Quando o alimento está fresco e apto para consumo, ele afunda. Assim, quanto mais velho, mais leve o ovo fica.

Depois de rompida a casca, a gema pode ficar armazenada na geladeira por até 24 horas, desde que esteja em um recipiente tampado. Já a clara tem duração de até 3 dias.


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