Nem sempre quem faz dieta quer perder peso de maneira geral. Muitos estão satisfeitos com o biotipo mas gostariam de eliminar apenas a gordura localizada.
A que mais costuma incomodar é a famosa barriguinha. Será que é mesmo possível perder essa gordura localizada com uma dieta?
Mesmo quem pratica atividades físicas regularmente afirma ser muito difícil reduzir medidas nesta região. Se os exercícios são insuficientes em alguns casos, isso pode ser um indício de que a alimentação não está ajudando.
Em alguns casos, o tamanho da barriga pode estar associada a problemas como colesterol alto, hipertensão, diabetes e outros. O ideal é consultar um médico para identificar se a gordura localizada pode ou não estar associada a algum problema de saúde.
É importante colocar a saúde em primeiro lugar e aí sim, com o acompanhamento de um(a) especialista, embarcar em uma dieta com foco em perder medidas abdominais.
Vamos descobrir a seguir se é possível adotar uma dieta que ajude a queimar essas gordurinhas que incomodam tanta gente.
Não existe uma dieta milagrosa para perder a barriga. Mas é possível adotar uma alimentação que, aliada a outras práticas, pode auxiliar na perda de gordura localizada
Além de uma rotina alimentar saudável, é importante praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de álcool e alimentos industrializados.
Uma dieta para perder barriga nada mais é do que uma alimentação com foco na perda de peso, que pode acarretar queima de gordura da barriga por consequência.
Por isso, ressaltamos a importância de combiná-la com atividades físicas aeróbicas (caminhada, corrida, natação) e localizadas (com foco na musculatura específica que se deseja trabalhar).
Confira a seguir algumas dicas de alimentação que podem auxiliar a perder a barriga:
É importante ingerir alimentos naturais e nutritivos, como os ricos em fibras (grãos, cereais, farelos integrais, frutas e vegetais), para que o intestino funcione corretamente e ajude na dieta.
Assim, o processo de emagrecimento é favorecido, pois a alimentação costuma ter relação direta com a gordura localizada.
Em geral, o acúmulo de gordura resulta da ingestão de carboidratos simples, que são absorvidos e digeridos mais rapidamente, aumentando a taxa de glicose no sangue. Isso causa a sensação de fome logo após a refeição.
Os carboidratos simples são encontrados em pães, massas, arroz branco, açúcares, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Uma boa dica é adicionar na dieta alimentos que sejam termogênicos, que consomem bastante energia para serem digeridos. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e gastar as gorduras acumuladas no corpo.
Alguns exemplos são: gengibre, hibisco, nozes, pimenta, canela, chá verde e café sem açúcar.
É importante ingerir ao menos 2,5 litros de água por dia. Isso acelera o metabolismo e combate a retenção de líquidos, o que ajuda a desinchar o corpo. Vale dizer que a água gelada pode ajudar mais ainda nesse processo.
Quando ingerimos algo gelado, o organismo precisa equilibrar a temperatura dela. Esse processo aumenta o consumo de energia e acaba promovendo a queima calórica.
Não existe uma dieta específica para perder a barriga. Porém, é possível adotar hábitos alimentares mais saudáveis, que vão reduzir o peso e ajudar a queimar a gordura localizada mais rapidamente.
Uma dica válida, é ingerir menos calorias do que o corpo consome. Isso para que o balanço calórico seja negativo, resultando em redução do peso.
É importante deixar claro, que não se deve aderir a nenhuma dieta sem acompanhamento médico, pois só especialistas podem indicar o que é melhor para o seu organismo.
Reduzir o consumo de alguns alimentos (como os carboidratos simples) e priorizar a ingestão de outros mais nutritivos é um bom começo para adotar uma alimentação mais saudável.
Confira a seguir alguns alimentos ricos em nutrientes que podem ser incluídos em uma dieta balanceada:
Muitas vezes uma dieta para perder gordura localizada pode sair pela culatra. Isso porque após queimar a gordura corporal, o organismo começa a queimar também a massa muscular.
Para evitar que isso aconteça, é preciso praticar atividade física diariamente, de preferência os que estimulem a fibra muscular como musculação e crossfit.
Leia mais: Para que serve o Crossfit?
Também é interessante fazer ao menos 30 minutos de atividades aeróbicas, como caminhada, esteira ou bicicleta, pois isso ajuda a estimular a queima de gordura.
É importante para uma dieta equilibrada incluir alguns alimentos ricos em nutrientes que irão auxiliar no ganho de massa muscular, tais como:
É possível diminuir o inchaço da barriga em 2 semanas, mas tratando-se de emagrecimento é importante ressaltar que isso não acontece de uma hora para outra.
Com alguns hábitos, podemos ajudar o nosso organismo a desinchar e queimar a gordura localizada.
Confira algumas dicas que podem ajudar:
Leia mais: Kiwi: o que é, como usar e propriedades naturais
A barriguinha saliente não é somente uma questão estética. Como pudemos ver, ela pode ser um alerta para problemas de saúde.
Por isso, antes de embarcar em uma dieta por conta própria é importante buscar acompanhamento médico e a ajuda de um profissional de educação física para orientar quanto às atividades mais indicadas.
Uma alimentação mais saudável aliada à prática de atividades físicas é importante para uma melhor qualidade de vida.
Leia mais: Desinchá: para que serve e como tomar
Você tem alguma experiência com dietas que deram super certo? Conta pra gente nos comentários.
Continue acompanhando o Minuto Saudável para saber mais sobre saúde e alimentação!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.