Os alimentos reguladores são aqueles ricos em vitaminas, fibras e sais minerais que ajudam a manter o nosso corpo em equilíbrio. Eles são fundamentais para o nosso organismo, pois trabalham para a manutenção das funções orgânicas.

Ou seja, o nosso corpo precisa diariamente de vários nutrientes, e esses alimentos reguladores vão repondo o que falta, pois são um grupo ligado diretamente nas principais ações do organismo.

A escassez desses alimentos em uma dieta pode acarretar problemas como falta de memória, alteração no apetite, no funcionamento do intestino, e enfraquecimento das unhas e cabelos.

Portanto, são alimentos que devem fazer parte diariamente das refeições, para garantir que o corpo funcione da forma correta, e sem nenhuma deficiência nutricional.

Leia mais: Alimentação Saudável: o que é, benefícios, como ter, cardápio, dicas

Função: para que servem os alimentos reguladores?

De uma forma geral, os alimentos reguladores servem para fazer a manutenção do nosso corpo, a fim de manter “tudo em ordem”. Por exemplo, regular os processos intestinais, fornecer minerais para o sangue e ossos, e também evitar que o corpo fique sem os nutrientes essenciais.

Acontece da seguinte forma: o nosso organismo precisa de alguns nutrientes para auxiliar nas funções do corpo, por exemplo no processo de digestão e também no sistema imunológico.


Então, é aí que entram os alimentos reguladores, pois eles servem justamente para ajudar o corpo a desempenhar esses papéis.

Pelo fato de serem ricos em minerais, vitaminas, fibras e água, esse grupo de alimentos consegue trazer vários benefícios para o corpo.

Confira alguns a seguir:

Fortalece a pele, cabelo e unhas

Nos alimentos reguladores, a presença das vitaminas é importante para manter a saúde da pele, cabelos e unhas.

Isso porque elas não são produzidas de maneira suficiente em nosso organismo. Em alguns casos, nosso corpo sequer tem a capacidade de produzi-las. Por isso, a ingestão desses nutrientes é fundamental.

Com uma ingestão correta dos alimentos reguladores, as vitaminas ingeridas podem ajudar as unhas a ficarem mais fortalecidas e com um crescimento saudável.

Para os cabelos e para as unhas, os alimentos reguladores podem ter funções semelhantes, pois ajudam no combate a queda e auxiliam no processo de crescimento e fortalecimento também.

Além disso, devido à quantidade de sais minerais nesses alimentos, a reparação e a construção dos tecidos também pode ser regulada.

Combate doenças cardiovasculares

Um outro benefício que esses alimentos podem proporcionar é em relação à imunidade e à prevenção de doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos (cardiovasculares).

Os legumes possuem polifenóis, que funcionam como antioxidantes no organismo. Essas substâncias estão ligadas diretamente a uma diminuição dos riscos dessas doenças cardiovasculares e também de acidente vascular cerebral.

Melhora a imunidade

O sistema imunológico também é beneficiado. Com a ingestão adequada de todos os nutrientes, é possível que o corpo funcione corretamente e a imunidade seja fortalecida.

Os vegetais de coloração verde, por exemplo,  possuem uma grande concentração do pigmento chamado betacaroteno. A substância se transforma na vitamina A, que ajuda a fortalecer a função imunológica do organismo.

Melhora a função do intestino

As frutas, além de serem boas fontes naturais de vitaminas e minerais, também possuem o que chamamos de fibras dietéticas, que são importantes para melhorar o trato digestivo.

Assim, uma alimentação rica em fibras reduz as chances de prisão de ventre ou desregulação do trânsito intestinal.

Ajuda na saúde dos olhos

Os alimentos reguladores também são capazes de cuidar da saúde dos olhos.

Entre a lista de alimentos reguladores que falaremos mais abaixo, está o tomate, que contém licopeno. Essa substância é responsável pela pigmentação dos alimentos, mas tem também importantes funções antioxidantes no organismo.

Como ajuda a proteger as células, evitando a oxidação delas, o licopeno ajuda a prevenir doenças oculares, como a catarata.

Exemplos: quais alimentos são reguladores?

Os alimentos reguladores se apresentam principalmente como os alimentos de origem vegetal, como as frutas, verduras e legumes, pois são ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras.

Leia mais: Por que devemos preferir uma dieta nutritiva em vez de suplementos?

Então, separamos eles para que você conheça a lista de alimentos reguladores que fazem parte de cada um deles, veja abaixo:

Vitaminas

Os alimentos reguladores contêm altas concentrações de vitaminas, como as vitaminas A, C, E e do complexo B, por exemplo.

Todas são importantes para as funções do organismo, como auxiliar no metabolismo celular e também ajudar na absorção dos nutrientes.

Uma ingestão adequada pode ajudar no sistema imunológico e também na saúde da pele, cabelos e unhas.

Por isso, devem fazer parte da alimentação. É possível encontrar boas fontes de vitaminas em:

  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Melão;
  • Caqui;
  • Ameixa;
  • Laranja;
  • Tomate;
  • Couve;
  • Banana.

Fibras

As fibras são bastante importantes no grupo dos alimentos reguladores. Elas ajudam na regulação e saúde do intestino, interferem na saciedade e participam da liberação do açúcar no sangue (glicemia).

Grãos e cereais integrais, frutas, verduras e legumes fazem parte desta lista, que pode incluir:

  • Aveia;
  • Cenoura;
  • Rúcula;
  • Agrião;
  • Almeirão;
  • Alface;
  • Espinafre;
  • Acelga.

Leia mais: Por que comer legumes e verduras?

Sais minerais

Os alimentos reguladores ainda contêm boas quantidades de sais minerais, como cobalto, fósforo, ferro, potássio, magnésio, manganês, cobre e zinco.

Esses nutrientes são fundamentais para o organismo e participam da formação e manutenção de ossos, transporte e armazenamento de nutrientes e oxigênio, além da produção de células sanguíneas.

Por isso, é importante incluir alimentos como:

  • Abacate;
  • Ameixa;
  • Banana;
  • Morango;
  • Laranja;
  • Alface;
  • Acelga;
  • Abobrinha;
  • Couve.

Em geral, as frutas, as folhosas e os legumes são fontes ricas de sais minerais.


Os alimentos reguladores são importantíssimos para manter uma saúde em dia.

Colocá-los na alimentação pode ser mais simples do que parece, pois basta investir em uma dieta rica em frutas e verduras.

Acompanhe mais matérias no Minuto Saudável!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *