Saúde

Cuidados com a pele no verão: dicas e 5 itens indispensáveis

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 07/01/2022Última atualização: 07/02/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 07/01/2022Última atualização: 07/02/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Os cuidados com a pele no verão são indispensáveis para a saúde do corpo todo e da mente no geral. Isso porque, uma pele com diversas complicações influencia na imunidade e no estado mental, interferindo diretamente na autoestima.

Pensando nisso, o Minuto Saudável preparou um artigo completo com dicas de alimentação e cuidados essenciais para uma cútis bonita e saudável. Confira! 

Qual a importância de manter uma rotina específica de cuidados com a pele no verão?

Cada estação possui suas especificidades e demanda cuidados especiais. Com o verão não seria diferente. Assim como as doenças respiratórias são mais comuns no inverno, as de pele são mais recorrentes no verão. Portanto, adotar cuidados específicos faz toda a diferença para a sua saúde e previne uma série de complicações.

Como veremos ao longo do texto, os cuidados com a pele no verão vão desde mudança de hábitos, como maior consumo de água e alimentação saudável, até o  uso de produtos, como protetor solar e hidratantes, são super importantes para a saúde da cútis e para prevenir complicações como queimaduras e envelhecimento precoce.

Portanto, criar uma rotina de cuidados não é frescura, e sim uma necessidade extremamente importante para proteger a nossa saúde como um todo. Uma pele maltratada é porta de entrada para diversas complicações e doenças.

Os hábitos de cuidados com a pele no verão precisam ser adotados por todos os tons e tipos de pele.
Publicidade
Publicidade

Rotina de limpeza e de hidratação para cada tipo pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e, boa parte dela, está constantemente exposta aos raios solares, microrganismos e poluição. Além disso, ela reflete muito o estado atual da nossa saúde.

Por isso, uma rotina básica e personalizada de skincare é essencial para garantir que a cútis esteja sempre hidratada, viçosa e saudável. A seguir, você confere quais os rituais e produtos são essenciais para cada tipo de pele:

Seca

Pessoas com esse tipo de pele podem ser reativas, ou seja, ter uma pele mais sensível do que o normal. Além disso, tendem a ter mais predisposição a desenvolver complicações como dermatites e queimadura solar.

Portanto, a rotina de limpeza de uma pessoa com pele seca deve ser com sabonete facial e tônico (livre de álcool) específicos para esse tipo de pele. Já o hidratante e o protetor solar, tanto facial quanto corporal, precisam ser mais espessos, pois a demanda por hidratação é maior. Opte por produtos hipoalergênicos e sem álcool!

Pele normal

A pele normal tem como principais características uma produção equilibrada de sebo, poucos poros aparentes e quase nada de textura. Contudo, para evitar um desequilíbrio, ou efeito rebote, como chamamos, é necessário que esse tipo de pele utilize produtos específicos para ela.

A rotina de cuidados faciais deve consistir no uso de produtos de limpeza, como sabonete e tônico, e de hidratantes e protetor solar, tanto faciais quanto corporais, específicos para pele normal. Os ingredientes presentes na fórmula desses produtinhos irão ajudar a equilibrar o pH (índice de acidez presente naturalmente na pele) e preservar a saúde da cútis.

Mista

A pele mista possui pontos de maior produção de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), poros levemente aparentes e um pouco de textura por conta das espinhas e cravos.

Este tipo de pele deve optar por fórmulas não comedogênicas, oil free, hipoalergênicas e sem álcool para evitar efeito rebote e mais produção de sebo. As etapas de cuidados faciais devem consistir em limpeza, com o uso de sabonete facial e tônico específicos para pele mista, hidratação e proteção. O hidratante e protetor solar ideal para pele mista é o com textura gel-creme, pois não sobrecarrega os poros.

Oleosa e acneica

A pele oleosa e acneica é a que mais demanda cuidados no verão. Isso porque os raios solares estimulam ainda mais a produção de sebo, especialmente no rosto. Esse tipo de pele precisa, portanto, de produtos não comedogênicos, oil free e sem álcool.

A limpeza facial deve ficar por conta do uso de sabonete e tônico específicos para pele oleosa, enquanto a hidratação e proteção solar devem ser feitas com produtos com textura em gel, pois são facilmente absorvidos. 

Leia também: Quais são os tipos de pele? Características e como cuidar

O uso de protetor solar e de hidratantes é essencial para uma pele macia, viçosa e saudável.
Publicidade
Publicidade

Maquiagem no verão

Sabe aquele ditado “menos é mais"? Pois aqui ele também se aplica. Isso porque, o sol estimula a produção de oleosidade, e quando os poros se encontram obstruídos por muita maquiagem, as chances de focos de oleosidade aparecerem são maiores.

Portanto, a recomendação é que bases mais fluidas e de cobertura leve a média sejam usadas tanto de dia quanto de noite. Aplique pó facial apenas nas regiões que tendem a ficar com mais brilho ao longo do dia.

Cuidado com as bases importadas, principalmente aquelas advindas da Europa, pois, esses produtos são desenvolvidos para atender às características da população europeia, que geralmente possui a pele mais seca.

Produtos em creme, como blush e contorno, podem dar um ar de mais naturalidade à pele do que os em pó. Use e abuse deles, mas não se esqueça de remover a maquiagem por completo com a ajuda de lencinhos demaquilantes e sabonete facial. 

E, para garantir maior durabilidade da make, hidrate a pele, utilize primer hidratante antes da preparação de pele e bruma após a finalização.

A seguir, você confere uma listinha com produtinhos leves e ideais para serem usados no verão, confira!

Alimentação e hidratação no verão

Os cuidados com a pele no verão não se restringem ao uso de produtos e acessórios. Nosso corpo exige mais reposição de líquido no calor, pois os raios solares são responsáveis pela desidratação da pele e o clima quente demanda, naturalmente, mais gasto de água pelo organismo para atender as necessidades dos órgãos. 

Portanto, para manter seu corpo hidratado trabalhando da forma adequada, é importante consumir a quantidade de água recomendada para o seu peso todos os dias.

Além disso, uma alimentação mais leve, à base de verduras, legumes, frutas, fibras e oleaginosas é uma ótima forma de se alimentar bem e garantir, ao longo do dia, as vitaminas e minerais essenciais para o pleno funcionamento do nosso corpo e também para a saúde da pele. 

Reduza o consumo de alimentos gordurosos (como frituras) e pesados (como carne vermelha) nessa época do ano, pois, como sabemos, esses alimentos sobrecarregam a cútis. Dessa forma, você também se sentirá mais leve, disposto (a) e sua pele ficará mais saudável.

Leia também: Ingestão de água: importância e dicas para aumentar o consumo

Quando mais colorida a refeição, mais nutritiva e saudável!
Publicidade
Publicidade

Quais produtos evitar no verão?

O uso de produtos com ácidos, como séruns e cremes faciais e corporais, deve ser evitado nessa época do ano, a fim de prevenir o surgimento de manchas e de queimaduras. 

Mesmo que a maioria seja segura quando conciliada com proteção solar diária, nem sempre passamos o protetor solar de forma adequada ou reaplicamos conforme as orientações da embalagem ou do (a) dermatologista. Portanto, deixe de lado seus produtos enriquecidos com ácido no verão.

Além disso, não abuse de produtos muito abrasivos, como esfoliantes enzimáticos e esponjas faciais de limpeza. A pele tende a ficar muito desidratada em dias de calor e o uso desse tipo de item pode causar efeito rebote.

Que doenças de pele são mais comuns no verão e como preveni-las?

O clima seco é um facilitador na proliferação de microrganismos como vírus, fungos e bactérias e, consequentemente, de diversas complicações de pele, como dermatites. Além disso, como vimos acima, a exposição ao sol aumenta a demanda por água e quando não nos hidratamos corretamente, ficamos vulneráveis à infecções.

Além da desidratação (consumo insuficiente de água) que causa distúrbios como diarreia, vômito, mal-estar e ressecamento da pele, as infecções por fungos, como frieira e pano branco tendem a ser comuns nessa época, pois ficamos descalços e com os pés úmidos por muito tempo.

A insolação, por sua vez, desencadeia mal-estar, febre e falta de ar. É um fator que aumenta riscos de câncer de pele, especialmente o melanoma. É muito recorrente nesse período por conta da exposição solar excessiva e sem proteção adequada.

Portanto, a melhor forma de prevenir essas e outras condições é se alimentando bem e se hidratando constantemente para evitar que o sistema imunológico fique vulnerável. Além disso, o uso do protetor solar facial e corporal é essencial para proteger a pele da ação nociva dos raios solares.

5 produtos e acessórios que precisam estar na sua bolsa no verão

Alguns produtinhos e acessórios devem estar sempre com a gente na bolsa, pois são essenciais para os cuidados com a pele no verão. O Minuto Saudável preparou uma listinha com os top 5, veja:

1. Protetor solar facial, corporal e labial

Essencial para proteger a pele dos raios solares e, consequentemente, prevenir queimaduras, câncer e o envelhecimento precoce da cútis, o protetor solar tanto facial quanto corporal e labial precisa ter FPS acima de 30 para fototipos mais escuros e 50 para peles mais claras 50.

Lembre-se de optar sempre por linhas específicas para o seu tipo de pele e de reaplicar o produto conforme recomendação do (a) seu (a) dermatologista.

2. Hidratante facial e corporal

O hidratante é essencial para repor a água perdida ao longo do dia por conta da exposição solar, além de proteger a pele da ação de microrganismos, evitar aspecto esbranquiçado e seco e prevenir o envelhecimento precoce da cútis.

Nesse caso, também é importante optar por produtos específicos para seu tipo de pele para evitar desequilíbrios no pH. E vale reforçar a dica:  jamais utilize hidratantes corporais no rosto.

3. Óculos de sol

O óculos de sol é muito importante para proteger não apenas os olhos da ação dos raios UVA e UVB, mas também a região como um todo. A área dos olhos é extremamente sensível e a ação dos raios solares pode estimular, além de sensibilidade, o aparecimento de linhas finas precocemente e melasma.

O uso de óculos não originais, ou seja, sem os filtros necessários para proteger os olhos, pode causar irritações e, até mesmo, cegueira.

4. Boné ou chapéu

O boné e o chapéu são essenciais para proteger o rosto e o couro cabeludo do sol. Portanto, na cidade ou na praia, tenha um deles na cabeça sempre. Porém, pessoas com cabelos oleosos, queda de cabelo ou calvície devem lavar muito bem a cabeça sempre que utilizarem esse tipo de proteção.

5. Garrafa de água

Por último, mas não menos importante, a garrafa de água é um acessório indispensável. Como sabemos e vimos ao longo do texto, a água é essencial para evitar a desidratação não só da pele, mas do organismo como um todo. Além disso, pessoas com hipotensão (pressão baixa) tendem a ter picos de pressão nos dias mais quentes, e a água pode ajudar na rápida recuperação.

O uso de chapéus e óculos é essencial para proteger a pele do couro cabeludo e rosto.

Gostou do conteúdo? O Minuto Saudável está cheio de artigos com dicas de como aproveitar da melhor maneira possível o verão. Portanto, para mais dicas de como cuidar da pele e da sua saúde, acesse nossas categorias de Beleza e Saúde.

Fontes consultadas:

Imagem do profissional Lucas Fustinoni
Este artigo foi escrito por:

Dr. Lucas Fustinoni

CRM/PR: 30155CompletarLeia mais artigos de Dr. Lucas
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade