A uva é um fruto de clima temperado, muito utilizado no preparo de vinhos, sucos e geleias. Seu consumo pode ser feito tanto in natura quanto em receitas doces e salgadas. 

Apesar de ser utilizada de forma mais frequente em datas comemorativas, a introdução da frutinha na dieta diária pode trazer benefícios à saúde. Confira mais sobre!

Quais os tipos e a origem da uva?

De origem asiática, acredita-se que a vinda da fruta para o Brasil ocorreu junto aos portugueses, durante a época colonial, sendo então iniciado o cultivo no país.

Na atualidade, há diferentes tipos de uvas disponíveis nos mercados. Confira os principais:

Uva verde

Rica em nutrientes, a uva verde é muito utilizada na produção de vinhos brancos e espumantes. 

Não há apenas uma espécie de uva verde, mas algumas são mais fáceis de serem encontradas no comércio. São elas:

Uva Itália

A uva itália é a uva verde mais conhecida no Brasil. Com interior carnoso, a sua casca possui coloração verde podendo ser, às vezes, levemente amarelada.  É relativamente grande, pois pesa cerca de 450g por cacho da fruta.

Uva Thompson

Também chamada de Sultana, a uva Thompson é uma variedade que não possui sementes. Indicada para o consumo in natura, é também utilizada na produção de uvas passas. 


Uva roxa

Rica em carboidratos, a uva roxa é a mais utilizada para o preparo de sucos e geleias. Possui uma variedade de espécies, as principais são:

Uva Niágara Rosada

A uva Niágara rosada é uma das mais consumidas no Brasil. Como o próprio nome já diz, tem coloração rosada e polpa mole. Seu sabor é caracteristicamente doce e é utilizada na produção de geleias, sucos e vinhos de valores mais acessíveis. 

Uva Isabel

A uva Isabel é uma das espécies mais produzidas no Brasil e é caracterizada por seu aroma e coloração fortes.

Seu nome é uma homenagem a Isabella Gibbs, americana que iniciou o cultivo da espécie no início do século 19 nos Estados Unidos. Usada geralmente na elaboração de sucos e vinhos. 

Uva passa

Muito utilizada em datas comemorativas, a uva passa é um fruto seco, obtido por meio da desidratação da uva fresca. 

Apesar da mudança na forma de apresentação, ela ainda conserva seus principais nutrientes, agora, de forma mais concentrada.  

Seu consumo, em geral, é feito por meio de receitas doces, salgadas e até mesmo puro. É um ingrediente muito utilizado, por exemplo, em pratos como o chamado arroz à grega — receita que combina arroz cozido com passas e legumes.

Quais os benefícios da Uva? 

O consumo da uva, seja a roxa, branca ou passa, traz diversos benefícios à saúde. Suas propriedades e nutrientes atuam em áreas como prevenção de problemas cardíacos, manutenção do sistema digestivo, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção da anemia e até mesmo do câncer. Veja os principais:

Fortalece o sistema imunológico

A uva é um fruto rico em vitamina C. Essa vitamina auxilia na manutenção do sistema imunológico, prevenindo, entre outras coisas, gripes e resfriados. 

Prevenção de problemas cardíacos

A frutinha pode ser uma boa aliada no combate à hipertensão e até mesmo auxilia quem quer diminuir os riscos do problema. Ela possui uma substância chamada Resveratrol, que pode ajudar a reduzir a produção do hormônio responsável pelo aumento da pressão arterial (angiotensina). 

Boa coagulação do sangue

A uva auxilia na manutenção do fluxo de sangue, pois possui óxido nítrico. Essa substância dissolve e previne a formação de coágulos, responsáveis pela obstrução da passagem do plasma (parte líquida do sangue) nos vasos sanguíneos. 

Ação anti-câncer

Por conta de suas propriedades antioxidantes, a uva auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Isso ocorre pois os antioxidantes atuam no combate aos radicais livres —  moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que podem causar doenças degenerativas.

Manutenção da saúde dos ossos

A vitamina K presente na uva auxilia na melhor fixação do cálcio nos ossos, propiciando ossos saudáveis. O efeito é um aliado contra fraturas e até osteoporose.

Bom funcionamento do sistema digestório

A uva possui fibras em sua composição. Esse elemento, combinado à água também presente na frutinha, auxilia no fluxo do trânsito intestinal e permite que o sistema trabalhe em equilíbrio. Ou seja, casos de prisão de ventre ou constipação são evitados.

Quais os nutrientes que a fruta tem?

A uva, assim como outras frutas, possui diversos nutrientes que auxiliam na manutenção da saúde humana. Eles são:

Vitaminas

As vitaminas são compostos que atuam em diversas áreas do corpo, proporcionando o bom funcionamento do organismo e qualidade da saúde física e mental. As principais vitaminas presentes na uva são:

  • Vitamina B — prevenção do envelhecimento celular;
  • Vitamina C — manutenção do sistema imunológico e prevenção ao envelhecimento precoce;
  • Vitamina K — coagulação sanguínea e fortificação dos ossos.

Minerais

Os minerais são substâncias inorgânicas responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo do corpo. Na uva, os principais minerais são:

MineralQuantidade (100g)
Cálcio7,6mg
Manganês0,1mg
Magnésio5,8mg
Fósforo22,8mg
Ferro0,2mg
Potássio159mg
Sódio8,0mg

Presente em maior quantidade, o potássio auxilia no controle da pressão arterial, prevenindo a pressão alta. Já o cálcio, juntamente com o fósforo, atua na fortificação dos ossos e na coagulação sanguínea. 

O magnésio, combinado ao sódio, atua na contração muscular e o ferro, na prevenção de doenças como a anemia.

Em conjunto, esses minerais ajudam na manutenção da saúde do organismo.

Malefícios: faz mal comer muita uva?

Não. Em princípio, não há contraindicações para o consumo da frutinha. Entretanto, é importante sempre optar pela moderação. A ingestão de nenhum alimento em excesso é saudável. 

Por ser uma fruta com grande nível de açúcar, é indicado o controle no consumo para que não haja aumento glicêmico e de peso.


A uva é muito relacionada ao preparo de vinhos e sucos. Mas você já conhecia os benefícios da frutinha? O Minuto Saudável traz outras informações sobre frutas e alimentação. Confira!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *