Suco detox: emagrecedor, para perder barriga, como fazer, receita

0

O suco detox é um sucesso no universo fitness, mas ele não é querido só por quem está em busca de novas receitas para se manter em forma. Por vários benefícios que pode proporcionar, a bebida se torna uma opção cada vez mais frequente para quem deseja levar uma vida saudável e preventiva.

Em uma mistura de frutas, verduras, legumes e raízes, o suco permite a maior ingestão de nutrientes, o que é uma alternativa interessante para os mais resistentes ao consumo desses ingredientes em outras refeições.

Além disso, existem várias versões diferentes de sucos detox, que podem ser adaptadas ao paladar de cada um.

O texto a seguir reúne os principais benefícios presentes na bebida. Continue a leitura e descubra o que significa esse poder detox!

Índice — neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é o suco detox?
  2. Para que serve?
  3. O que é desintoxicação do organismo?
  4. Benefícios do suco detox
  5. Como é feito?
  6. Quando tomar?
  7. Suco detox emagrece?
  8. Contraindicações
  9. Receitas de suco detox
  10. Dieta detox
  11. Suco detox: industrializado ou feito em casa?
  12. Perguntas frequentes

O que é o suco detox?

O suco detox é uma bebida que estimula a desintoxicação do organismo, sendo o termo “detox” uma referência a essa ação. Segundo a nutricionista Silvia Spinelli, é um suco que possui ingredientes diuréticos, ou seja, que estimula a atividade renal e intestinal.

Dessa forma, auxilia na eliminação de líquidos e ajuda a expulsar as impurezas (toxinas) consumidas na alimentação do dia a dia.

Preferencialmente, é uma bebida que deve ser preparada e ingerida na hora, para que os nutrientes (e benefícios) sejam preservados. Também é recomendado que seja tomada sem coar e bem geladinha, para manter as fibras e para que o sabor se torne mais agradável e refrescante.

PUBLICIDADE

Para que serve?

O suco detox serve para ajudar a desintoxicar o organismo, eliminando toxinas que fazem mal à saúde, como o excesso de sódio, por exemplo. Ele ajuda a amenizar ou expulsar essas substâncias ao estimular outras funções do corpo, como o funcionamento do intestino e dos rins.

É também bastante procurado pelos benefícios que proporciona à pele, pois suas propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, ajudam a retardar o envelhecimento precoce e reduzem as chances de acne.

Entre outras vantagens, destacam-se sua ação no fortalecimento do sistema imunológico, aumento de disposição física e mental e, por ser diurético, é um atrativo para quem quer reduzir o inchaço e emagrecer.

O que é desintoxicação do organismo?

O processo de desintoxicação (ou detoxificação), estimulado pelo consumo do suco detox, ocorre devido à diurese, que proporciona um melhor funcionamento do aparelho excretor.

Segunda a nutricionista Silvia Spinelli, esse estímulo é importante principalmente porque, muitas vezes, nos alimentamos fora de casa e não sabemos a quantidade de produtos industrializados (como temperos prontos) ou os hábitos de higienização dos alimentos.

“Os conservantes, agroquímicos e corantes se acumulam no corpo, por isso, é indispensável investir nesse processo de eliminação. Afinal, na vida contemporânea, quem não acaba comendo diversas vezes fora de casa?”, comenta.

Muitas vezes, as refeições podem apresentar contaminação por  herbicidas (utilizados na agricultura para o fim de ervas daninhas), antibióticos, hormônios e medicamentos usados em animais e plantios, além de adoçantes e corantes alimentícios. Também há toxinas produzidas naturalmente pelo organismo, como no processo de construção e manutenção das células feito pelas proteínas, por exemplo, onde o organismo produz uma substância tóxica chamada amônia.

O estresse também é um fator que pode contribuir para o aumento de toxinas, pois eleva a produção de hormônios como o cortisol, noradrenalina e adrenalina. A longo prazo, a ação hormonal pode evoluir para um quadro de arritmia e hipertensão, por exemplo.

Dessa forma, o consumo do suco detox pode ser feito como forma de prevenção aos efeitos provocados por um cotidiano estressante e uma alimentação inadequada.

Outros hábitos que ajudam a manter o organismo “limpo” incluem a prática de exercícios físicos regularmente, evitar situações de estresse, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Pacientes com diabetes, obesidade, que fazem uso de medicamentos com hormônios (anticoncepcionais), por exemplo, podem encontrar na dieta detox uma forma de eliminar o excesso de toxinas, o que proporciona uma melhora no metabolismo, melhora o funcionamento do intestino e reduz a retenção de líquidos.

Processo natural do organismo

Quando falamos de desintoxicação do organismo, antes mesmo de pensar no suco detox, devemos lembrar (e reforçar) que este é um processo natural do corpo humano.

Diariamente, acontece uma eliminação natural de toxinas pelo organismo, sendo essa “limpeza” uma tarefa dos rins e do fígado. Nesse sentido, uma dieta detox seria um complemento do processo orgânico.

Uma alimentação saudável, com alimentos ricos em fibras, antioxidantes e outros nutrientes essenciais ajudam e trazem muitos benefícios para a saúde, mas o organismo não é dependente deles para que a limpeza aconteça. Por isso, se deve evitar consumir o suco detox em uma quantidade excedente ao necessário.

Leia mais: Como emagrecer com saúde: dieta, exercícios, remédios, cardápio

Benefícios do suco detox

Por ser preparado com alimentos ricos em nutrientes, são vários os benefícios associados ao consumo da bebida detox. Como avaliado pela nutricionista Silvia Spinelli, os principais incluem o aumento da diurese (produção de urina), maior absorção de micronutrientes, redução de inchaço, melhora na aparência da pele e melhoria da alimentação devido aos maior consumo de fibras e alimentos in natura.

Além disso, há também seu principal benefício: proporcionar uma desintoxicação do organismo. Entenda melhor esses e outros benefícios da bebida:

Estimula a limpeza hepática

O fígado é um órgão pelo qual passam os nutrientes antes de serem metabolizados e absorvidos pelo resto do organismo. Nesse processo, fundamental para a digestão, muitas toxinas se alojam no órgão e ele fica responsável por expulsá-las através do suor, fezes e urina.

Esse é um sistema natural do organismo, mas devido à quantidade de toxinas ingerida, a eliminação, muitas vezes, não consegue ser completa.

Consumir o suco detox, portanto, pode ajudar no processo de limpeza ao impedir que o fígado fique sobrecarregado, auxiliando na saúde intestinal e redução de retenção de líquidos e inchaço.

Reduz o inchaço

Por ser diurético, o suco detox ajuda a reduzir o inchaço, muitas vezes provocado por uma retenção de líquido do organismo.

Os ingredientes diuréticos ajudam a eliminar o inchaço pois aumentam a quantidade de urina produzida. Quanto mais intensa essa produção urinária, menor será a retenção de líquido pelo corpo.

Leia mais: Chá Verde: para que serve, benefícios, como fazer, emagrece?

Diminui a inflamação da celulite

A celulite é uma insatisfação comum entre as pessoas e há muitos tratamentos estéticos que visam amenizar a condição. No entanto, também é possível contribuir para a redução dessa inflamação cutânea através da dieta.

O inchaço provocado pela retenção de líquidos, o excesso de toxinas e o acúmulo de gordura corporal são fatores que colaboram para o surgimento das celulites, por isso o suco detox pode ajudar a combatê-la.

Por conter ingredientes ricos em nutrientes, com benefícios diuréticos e anti-inflamatórios, a bebida pode melhorar a aparência da pele, desde que aliado à dieta balanceada e aos exercícios físicos.

Reduz o apetite

Esse benefício se dá pela quantidade de fibras da bebida, que proporcionam maior sensação de saciedade, sobretudo quando a bebida não é coada

Ação termogênica

Os alimentos termogênicos promovem um aumento da temperatura corporal e aceleram o metabolismo, o que estimula a queima de calorias e o emagrecimento.

Além desse aumento na temperatura, estimulado por alimentos como o gengibre, existem também alguns ingredientes que estimulam o organismo a gastar mais energia para digestão, como a aveia.

Aliados ao suco, contribuem para um organismo mais saudável e um emagrecimento adequado.

Reduz o cansaço e fortalece o sistema imunológico

O suco detox é uma bebida fonte de energia, sendo que o seu consumo é frequentemente associado à maior sensação de bem-estar e disposição.

Pelo consumo dos ingredientes ainda crus e Por ser uma mistura de frutas e verduras (fontes de vitaminas), a absorção de nutrientes importantes para o fortalecimento do sistema imunológico é maior e mais variada (sendo recomendável escolher alimentos que se complementam nutricionalmente).

Além disso, como o suco é feito com produtos crus, a absorção de nutrientes é otimizada, logo que cozinhar ou aquecer os alimentos ocasiona a perda de algumas vitaminas.

Melhora o funcionamento do intestino

Por ser uma bebida feita a partir da mistura de folhas e frutos crus, a quantidade de fibras ingerida é muito maior.

Elas são fundamentais para um bom funcionamento do intestino, refletindo na saúde de todo o corpo, e promovem mais saciedade

As fibras são divididas em dois tipos, classificados como insolúveis e solúveis. As insolúveis ajudam no aumento do bolo fecal e previnem problemas como prisão de ventre, enquanto as solúveis ajudam na retenção de água e na formação de uma gel gástrico, que promove maior absorção de glicose e gorduras.

Esses diferentes tipos dão maior sensação de saciedade, ajudando no controle do apetite.

Leia mais: Descubra o que causa a prisão de ventre e acabe com ela de uma vez por todas!

É bom para a pele

As receitas de suco detox envolvem ingredientes altamente nutritivos, tornando a bebida fonte de vitaminas e outros nutrientes, tais como vitamina C, E,  K, D e fibras, por exemplo.

Essas são propriedades que podem fornecer muitos benefícios para a saúde da pele, mantendo-a mais hidratadas e flexível. Além disso, as propriedades antioxidantes, combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Como fazer suco detox?

O suco detox é preparado a partir de uma receita base, podendo partir da seguinte combinação:

  • Base: água de coco, água, leite de vegetais, etc;
  • Folha escura: espinafre, couve, salsinha, etc;
  • Vegetal: cenoura, beterraba, pepino, beringela, etc;
  • Fruta: abacaxi, maçã, limão, etc.

Normalmente, é feito com uma opção de cada um dos itens citados, podendo ter ainda complementos como linhaça, aveia, gengibre e outros ingredientes que enriqueçam o valor nutritivo da bebida.

Escolher uma fruta e complemento, nesses casos, é importante para ajudar a suavizar o gosto dos outros ingredientes, como a couve, que pode ser desagradável para alguns paladares.

Para o preparo, é importante optar por alimentos frescos, além de beber o suco imediatamente após o preparo. O modo de fazer é simples, basta bater os ingredientes em um liquidificador e beber. Coar é opcional, mas para manter as fibras, o mais indicado é beber o suco natural.

É interessante também, sempre que possível, manter as cascas das frutas e legumes na receita, pois nelas há uma boa concentração de nutrientes. O importante é dar atenção à higienização dos alimentos antes do consumo.

Outras dicas para aproveitar melhor os benefícios do suco detox incluem:

  • Não utilizar nenhum adoçante, pois as frutas já possuem açúcar natural (frutose);
  • Usar água de coco que, por ser isotônica e pouco calórica, pode proporcionar mais benefícios à saúde;
  • Consumir o suco logo após o preparo, para não perder os antioxidantes e nutrientes;
  • Adicionar fibras, como linhaça, aveia, chia, etc.

Leia mais: Hibisco (flor, chá): o que é, benefícios, para que serve, propriedades

Quando tomar?

O suco detox é indicado para todas as pessoas, de modo geral, mas é especialmente recomendado para quem exagerou do consumo de álcool ou abusou de comidas gordurosas (fast foods), por exemplo.

Mas o corpo pode dar alguns sinais de que é preciso uma desintoxicação. Alguns deles incluem:

  • Dificuldade em perder peso;
  • Prejuízo na concentração;
  • Apetite em excesso;
  • Falta de energia;
  • Intestino preguiçoso;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Inchaços;
  • Celulite;
  • Queda de cabelo;
  • Envelhecimento precoce.

O detox pode ser consumido diariamente, uma vez ao dia, mas não deve substituir uma refeição, pois é um complemento. Pode ser adicionado ao café da manhã, pois é uma boa fonte de energia para começar o dia com maior disposição.

Também é uma opção para consumo após a prática de atividades físicas ou para compor o lanche da tarde ou da manhã, por ser uma fonte vasta de nutrientes.

Suco detox para emagrecer

Talvez esse seja o benefício mais buscado no consumo desse tipo de bebida, mas nem sempre o emagrecimento esperado acontece. Isso porque o suco detox, apesar de ser uma ótima opção complementar para a perda de peso, não é milagroso. Acreditar incessantemente nessa ideia pode ser frustrante, nesse sentido.

Para o emagrecimento ocorrer, o consumo de sucos detox é importante, mas sozinhos não são suficientes. É preciso aliar esse hábito à dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

O consumo do suco pode ser um adicional no sentido de introduzir alimentos ricos em nutrientes, que proporcionam maior saciedade. Além disso, alguns ingredientes termogênicos e diuréticos, como gengibre e pimenta, podem ajudar na perda de peso.

Mas, como explica a nutricionista Silvia Spinelli, é importante entender que os alimentos termogênicos não são responsáveis pela queima de gordura, pois apenas favorecem esse processo.

“Ser termogênico não quer dizer que ajuda a queimar gordura, mas que promove uma aceleração cardíaca leve. Esse aumento na frequência cardíaca é que possibilita a perda de peso ligeiramente acima do normal. O corpo está funcionando mais acelerado. Com certeza quem assume uma atitude de vida mais saudável terá sucesso no processo de emagrecimento”.

Contraindicações

Com exceção de alguns grupos específicos, que devem ter um cuidado maior com a alimentação, não existem contraindicações no consumo do suco detox. Pacientes com diabetes, com problemas renais, gestantes e lactantes, por exemplo, devem sempre  buscar a opinião de algum nutricionista ou médico para começar uma nova dieta. Isso vale para o suco detox.

Pacientes que fazem tratamento com remédios controlados, por exemplo, também devem ter cuidado com o consumo, pois alterações alimentares podem interferir na absorção do medicamento pelo organismo.

Vale reforçar que o consumo do suco detox não deve ser feito para substituir alguma refeição, assim como não é saudável levar uma dieta à base de suco.

Receitas de suco detox

Para quem deseja adicionar o suco detox rotina, saiba que é possível obter uma variação de sabores sem perder os benefícios e nem enjoar da bebida. Conheça as principais receitas:

Suco detox diurético de couve, morango e abacaxi

A couve é um ingrediente coringa entre as diversas receitas de suco detox. Pelos diversos benefícios que proporciona, é sempre bem-vindo na bebida, por ser fonte de ferro, fibras, vitaminas A e C, por exemplo. Além disso, pode ser preparado com alimentos pobres em carboidratos e calorias.

Para essa receita de suco detox é necessário:

  • 1 folha de couve;
  • 2 morangos;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • Folhinhas de hortelã;
  • 1 copo de água (200ml).

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Não é necessário coar e nem adoçar.

Suco detox emagrecedor de clorofila

É feito a partir de folhas e frutos verdes, que possuem clorofila, pigmento importante para detoxificação do organismo. Para o preparo é necessário:

  • 1 xícara de folhas de espinafre;
  • 1 folha de couve sem o talo;
  • ½ xícara de broto de alfafa;
  • ½ maçã verde;
  • 5 folhas de hortelã;
  • ½ xícara de salsinha;
  • 1 xícara de almeirão picado;
  • 2 copos de água.

Esses ingredientes devem ser preparados no liquidificador ou em um mixer. O suco deve ser consumido, preferencialmente,  em seguida. podendo ser coado ou consumido naturalmente.

Suco detox termogênico de tomate

Esse é um suco detox considerado termogênico, devido principalmente à presença da pimenta tabasco. É uma opção diferente de suco detox, por ser um pouco apimentado e não ser tão doce. Os ingredientes são:

  • 1 copo de suco de tomate;
  • 25 ml de suco de limão;
  • Pimenta tabasco a gosto;
  • 1 copo de água.

Após bater todos os ingredientes no liquidificador, está pronto para o consumo, sendo mais agradável bem gelado.

Suco detox para perder barriga

Deve ser preparado com os seguintes ingredientes:

  • 1 folha de couve;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 pedaço de pepino, já descascado e sem semente;
  • 1 maçã;
  • 150 ml de água ou água de coco.

Após separar e higienizar bem todos os ingredientes em água corrente, bata no liquidificador. Preferencialmente, deve ser consumido na hora e sem açúcar.

Suco detox de gengibre e beterraba

Para esse suco detox, separe os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
  • Pedacinhos de gengibre;
  • 1 beterraba pequena com casca;
  • 1 maçã com casca;
  • Suco de 1 limão;
  • 200 ml de água.

Com exceção da farinha de linhaça, bata todos os outros ingredientes em um liquidificador. Quando estiver um suco homogêneo, separe e coe. Sirva com cubos de gelo e adicione a farinha de linhaça.

Dieta detox

Uma dieta detox é uma “limpeza” interna natural, feita para ajudar o organismo a se livrar de substâncias como mercúrio, metais pesados e chumbo, que podem ser consumidos dentro de uma alimentação pouco saudável. Ela ajuda também a se livrar de excesso de gordura no fígado e água extra no organismo, ajudando a eliminar o inchaço.

Deve ser uma dieta feita por períodos bem curtos (2 a 3 dias, com intervalos de 3 meses), visando a desintoxicação e não o emagrecimento. Ao tornar a alimentação detox prolongada, há um risco de perda e força muscular, o que não é saudável.

Isso acontece pois, ao levar uma dieta extremamente limitada por muito tempo, o corpo começa a buscar novas fontes de energia. Nesse momento é quando ocorre perda de líquidos e massa muscular.

É ruim porque o organismo pode entender que é necessário conservar a gordura corporal, já que não está recebendo a quantidade de energia necessária. Além disso, o metabolismo pode se tornar mais lento, o que dificulta o controle do peso e provoca um efeito inverso ao pretendido nas dietas.

Para quem quer emagrecer, é preciso ter em mente que a dieta detox deve  ser feita como uma introdução aos novos hábitos alimentares saudáveis, que devem ser somados a prática regular de exercícios físicos e acompanhamento nutricional especializado.

Suco detox: industrializado ou feito em casa?

O suco detox é realmente uma bebida de grande valor nutricional, mas o seu preparo, principalmente se for para consumo diário, nem sempre é possível. Pelo tempo necessário para fazê-lo ou pela necessidade de ir à feira com frequência em busca dos alimentos frescos, fica inviável para a rotina corrida da maioria das pessoas.

Pela praticidade, é comum que as pessoas optem pelos sucos detox industrializados. No entanto, é preciso destacar que o consumo do suco fresco e feito em casa é sempre uma opção mais benéfica.

Dessa forma, para continuar consumindo essa bebida saudável, as pessoas devem se atentar ao tipo de suco industrializado que estão consumindo. É fundamental prestar atenção ao rótulo, para ter conhecimento de todos os ingredientes que está ingerindo, assim como  devem se atentar à quantidade de açúcares ou conservantes.

Por exemplo, alimentos fabricados para consumo instantâneo, geralmente possuem um carboidrato chamado maltodextrina, conhecido também por polímero da glicose.

Por ser de alto valor glicêmico, a maltodextrina apresenta uma função semelhante ao açúcar, interferindo nos níveis de insulina. Dentro de uma dieta muito restrita, o consumo de produtos como estes se tornam prejudiciais à saúde, mesmo sendo um produto diet, light ou detox.

Devido à adição de conservantes e adoçantes, o consumo de sucos detox industrializados pode realizar um efeito contrário ao desejado.

Além disso, de acordo com a Anvisa, os sucos detox comercializados são considerados produtos irregulares, por serem vendidos como alimentos, mas prometerem efeito medicamentoso sem comprovar, de fato, a ação desintoxicante.

Perguntas frequentes

Posso guardar o suco detox na geladeira?

O ideal é consumir o suco na hora, pois é a melhor maneira de absorver os nutrientes. Contudo, pensando na facilidade de deixar o suco pronto para outros dias, essa parece ser uma boa opção.

Nesses casos, em vez de armazenar o suco na geladeira, é melhor optar por congelar as porções de fruta devidamente separadas. Assim, na hora de consumir, o preparo fica mais fácil.

Qual o melhor horário para tomar?

Para que os nutrientes possam ser melhor absorvidos pelo organismo, o suco detox é uma boa opção no café da manhã, ainda em jejum. Mas não é uma regra.

Com exceção dos sucos que levam ingredientes termogênicos (gengibre e pimenta, por exemplo), que podem afetar o sono e devem ser evitados à noite, o suco detox é uma bebida bem-vinda em qualquer momento do dia.

Leia mais: Dormir: por que dormimos, distúrbios, remédios, como dormir melhor?

Qual o melhor suco detox para emagrecer?

O suco detox, sozinho, não é capaz de ajudar no emagrecimento. Por ser saudável e uma boa fonte de vitaminas, fibras, ferro e outros nutrientes, pode ajudar nesse processo, mas não é milagroso.

Sabendo disso, podemos dizer que existem opções de sucos detox mais favoráveis para ajudar no emagrecimento. Nesse sentido, os melhores são os preparados com folhas verdes (pobres em calorias) e aqueles que possuem ingredientes termogênicos, pois elevam a temperatura corporal.

Posso tomar suco detox todos os dias?

Sim. No entanto, ele não deve ser usado para substituir uma refeição. É um ótimo complemento, podendo agregar maior valor nutritivo em um lanche ou entre as refeições.

Recomenda-se em geral um copo de 200mL ou 250mL por dia. O mais importante é dar atenção aos alimentos selecionados, observando os nutrientes e o valor calórico da bebida.

Posso adoçar o suco detox?

O suco detox pode ser adoçado, mas deve, preferencialmente, ser consumido naturalmente. No caso de pessoas que não têm o hábito de consumir sem adoçar, deve-se preferir adoçantes naturais, como mel, açúcar orgânico e mascavo, que são opções mais saudáveis.

O açúcar refinado e até mesmo o adoçante artificial devem ser evitados, principalmente por aqueles que buscam nessa bebida um reforço para o emagrecimento.


Introduzir alimentos e bebidas saudáveis ao dia a dia é sempre bem-vindo e deve ser uma prática incentivada. O suco detox é uma dessas receitas que entraram na moda, graças às inúmeras vantagens e nutrientes que possui.

São vários os benefícios promovidos, como a redução de inchaço, diminuição da retenção de líquido e a prevenção do envelhecimento precoce.

Contudo, quando se trata de emagrecimento, não há milagres. É preciso enxergar a bebida como um complemento.

Compartilhe esse texto com seus amigos e familiares, para que eles saibam como preparar e consumir esse tipo de bebida, que pode ser uma forma de levar uma vida mais saudável.  Obrigada pela leitura!

Fonte consultada

  • Silvia Moro Conque Spinelli (CRN/8-3030), Nutricionista e Professora
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.