Remédios

Erva-de-bicho: como tomar? Quais os benefícios da planta?

Publicado em: 30/06/2021Última atualização: 30/06/2021
Publicado em: 30/06/2021Última atualização: 30/06/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Quem tem hemorroidas, com frequência relata o desconforto que elas causam, já que o conjunto de veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto apresentam sintomas, como dor ao sentar, coceira e sangramento nas fezes. Pensando em quem sofre com esse problema, o Minuto Saudável traz informações sobre uma  planta medicinal que pode auxiliar na diminuição dos sintomas, a erva-de-bicho. 

Por isso, saiba como ela atua no organismo e como consumi-la para ter acesso aos benefícios da planta! 

O que é erva-de-bicho?

Erva-de-bicho
Os produtos feitos a base da erva são amplamente utilizados na medicina natural para tratar quadro de hemorroidas.

A erva-de-bicho é uma planta de sabor forte e apimentado que pertence à família Polygonaceae. Devido às suas propriedades terapêuticas hemostáticas, cicatrizantes, vasoconstritoras e anti-inflamatórias, é utilizada principalmente para o tratamento de inchaço das veias hemorroidárias, ajudando a aliviar a dor e estancar o sangramento.

Apesar de advir do continente asiático, a erva pode ser encontrada com facilidade em outros países que tenham solos férteis e úmidos, propícios para o desenvolvimento da planta.  Além do termo erva-de bicho, ela pode também ser comercializada pelo nome de:

  • Cataia;
  • Persicária;
  • Curage;
  • Persicária picante;
  • Pimentela;
  • Persicária mordaz;
  • Pimenta d’água;
  • Pimenta do brejo;
  • Capiçoca.

Quem deseja comprar o chá de erva-de-bicho pode encontrá-lo em farmácias e lojas de produtos naturais, além de plataformas online. 

Em geral, os componentes presentes no chá da planta são taninos, ácidos (fórmico, acético, valeriánico, gálico, málico), fitosterinas, açúcares, flavonoides (quercetina, canferol, luteolina), antraquinonas livres, saponinas e perlagonidina. Porém, dependendo da formulação do produto, podem conter outras substâncias. 

Vale ressaltar que é importante consultar o médico antes de utilizar a erva-de-bicho, principalmente se já estiver utilizando algum medicamento (seja para hemorroidas ou para qualquer outra doença), pois pode ocorrer redução na eficácia do tratamento medicamentoso. 

Publicidade
Publicidade

Quais os benefícios da erva-de-bicho?

Além de contribuir para a melhora dos sintomas das hemorroidas internas e externas, a erva-de-bicho apresenta outras finalidades, que serve, por exemplo, quando se tem algum incômodo afetando o sistema circulatório (artérias, veias e vasos capilares) ou a estrutura reumática (ossos, músculos, tendões, articulações, cartilagens e ligamentos). Ou também para saúde da pele e redução de desconfortos menstruais e no aparelho urinário. 

Dessa forma, os benefícios da planta que merece destaque são:

  • Ajuda na prevenção da má circulação que provoca varizes e varicosas e, que em casos mais graves, pode levar ao surgimento de doenças cardíacas;
  • Alivia dores musculares, artrite e reumatismo devido a ação anti-inflamatória e analgésica da planta;
  • Contribui para a cicatrização de feridas na pele e auxilia na redução da inflamação de espinhas devido a substâncias adstringentes e tônicas presentes na erva; 
  • Reduz o inchaço e a dor causados pela dismenorreia (cólica menstrual) e colabora a ao fluxo menstrual adequado;
  • Age nos rins, estimulando o fluxo urinário e provocando efeito diurético, o que contribui para evitar a retenção de líquido e infecções urinárias.

É válido apontar que certas pessoas obtiveram benefícios como: a prevenção da queda de cabelo, diminuição de desconfortos gastrointestinais e melhora do fluxo respiratório.

Publicidade
Publicidade

Como consumir a erva-de-bicho?

Mulher tomando cápsula de erva-de-bicho.
A versão em cápsulas da erva-de-bicho é indicado para quem tem hemorroidas.

É possível escolher diferentes formatos para consumir a erva-de-bicho, pois as raízes, sementes e folhas são utilizados na formulação de tinturas, extrato fluido, cápsulas, pomadas e comprimidos. 

Também pode-se comprar a erva para fazer compressas ou adicionar na água para o banho ou lavar o rosto. Dessa forma, a escolha irá depender do objetivo de cada pessoa. 

Para fazer a infusão com erva-de-bicho, basta adicionar 2 colheres de sopa do chá em 1 litro de água filtrada, deixar ferver e logo após, reservar tampado por 10 minutos, por fim é só coar e beber. 

Contraindicações

A erva-de-bicho é contraindicada para mulheres grávidas, pois algumas propriedades presentes na planta atuam como abortivas.  Mulheres que estão em período de amamentação também são aconselhadas a não consumir a erva.  Além disso, crianças (menores de 12 anos) e pessoas que apresentam reação alérgica a compostos da planta não devem utilizá-la.

Para maior segurança, recomendamos buscar orientação médica.


O uso de ervas medicinais de acordo com os benefícios terapêuticos desejados é uma tradição milenar que tem espaço até hoje na casa de muitas pessoas. Não há nenhum problema em optar por esse recurso, desde de que seja com cuidado para não consumir em excesso e que tenha aprovação médica. 

Continue acompanhando o Minuto Saudável para ter acesso a diversas informações sobre saúde e bem-estar!

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade