O miojo é uma comida prática e barata e por isso acaba sendo a opção de muitas pessoas. De modo geral, o consumo frequente do macarrão instantâneo prejudica a saúde por ser rico em sódio, em gordura e não conter valor nutritivo.

Por outro lado, se esse tipo de alimento for consumido raramente e com moderação, não causa nenhuma doença ou complicação.

Mesmo assim, o recomendado é evitar esse alimento, substituindo-o por opções de massas mais naturais, frescas e com pouco quantidade de sal.

Como a massa é frita por alguns segundos antes de ser embrulhada, cerca de 20% do miojo é gordura.

Essa etapa da fritura garante a consistência e o formato do macarrão.

Uma porção de 80g de miojo, por exemplo, tem cerca de 60% da porção diária de sódio que é recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 5g ao dia.

Quais são os ingredientes do miojo?

O miojo é feito com farinha de trigo, ovos em pó, óleo, sal e outro ingredientes utilizados para se fazer uma massa normal.


Por ser um processo industrializado, o macarrão instantâneo é feito em grande escala, sendo assado e frito antes de ser embalado.

O miojo contém grandes quantidades de sódio e gordura.

Leia mais: Conheça os perigos do sódio em excesso na dieta

Conservantes e aditivos para manter o sabor também são utilizados em seu preparo para conservar o alimento, permitindo um prazo de validade maior.

Em seu processo de produção, todas as proteínas destes produtos são perdidas e somente as calorias mantidas.

O tempero do miojo contém aromatizantes, corantes e realçadores de sabor. Possui também uma grande quantidade de sal.

Quando consumidos com frequência, todos estes ingredientes são prejudiciais à saúde.

Informações nutricionais

Um pacote de 80g de macarrão instantâneo contém cerca de 360 calorias, sendo que a maioria das dietas alimentares permite a ingestão de 2000 calorias por dia.

Essa mesma quantidade de miojo apresenta 54g de carboidratos, 8,5g de proteína e 13g de gordura.

Esses valores aumentam se o tempero em pó for colocado sobre a massa, variado conforme o sabor do condimento.

Leia mais: O que é gordura saturada?

O tempero do miojo faz mal para a saúde?

Sim. O tempero do miojo faz mal porque leva em sua composição o Glutamato monossódico (MSG, sigla em inglês), que é um aditivo responsável por dar gosto ao tempero e ao miojo, que pode fazer mal para a saúde.

O MSG pode causar várias reações passageiras como dor de cabeça, enjoo e indisposição.

A longo prazo, essa substância pode ajudar no desenvolvimento de doenças como pressão alta e obesidade.

Posso comer miojo cru?

A massa do miojo é pré-assada e depois frita ainda na fábrica. Por isso, o macarrão instantâneo que compramos no mercado não vem totalmente cru.

Mesmo assim, o recomendado é que essa massa seja preparada (cozida ou assada) antes de se comer.

Isso porque o processo realizado na fábrica não é feito para preparar o alimento e sim para garantir a consistência e o formato do macarrão.

Na verdade, se for consumido com uma grande frequência, o miojo em si pode ser prejudicial à saúde independentemente da forma como é preparado ou consumido.

Quais os efeitos do consumo do miojo?

Uma pesquisa feita com 11 mil pessoas na Universidade de Harvard descobriu que as que comem macarrão instantâneo com frequência tinham mais chances de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares, além de aumento na pressão arterial.

Além dessas complicações, o miojo também aumenta os índices do colesterol ruim, pode causar problemas renais e interferir no ganho de peso.

Por causa das altas taxas de sódio, a osteoporose e a anemia também estão relacionadas ao consumo exagerado e frequente do macarrão instantâneo.

A gordura hidrogenada, usada para a fabricação deste tipo de massa, favorece o entupimento das veias, o que pode levar a ataques cardíacos e acidentes cardiovasculares (AVC).

O macarrão instantâneo ainda pode atuar especificamente sobre certos órgãos como estômago e intestino:

No estômago

O miojo acaba submetendo o estômago a um trabalho intenso e demorado de digestão. O sistema digestivo é forçado a trabalhar por horas para quebrar esse macarrão.

Uma pesquisa feita o Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que o estômago leva 2 horas a mais para digerir o macarrão instantâneo, em comparação com qualquer outro tipo de massa.

Neste tempo a mais, o corpo precisa produzir mais ácido e insulina para conseguir quebrar esse alimento, que no fim, não terá nenhum acréscimo nutricional.

No intestino

Pessoas com problemas no intestino também devem evitar esse produto.

O miojo, por ter muitos conservantes e corantes alimentares, pode irritar o cólon do intestino. Como resultado, pode surgir diarreia ou agravamento de doenças inflamatórias neste órgão.

Quem tem gastrite pode comer?

Os condimentos do miojo agravam ainda mais a inflamação, porque irritam a mucosa do estômago. A gordura e o corante presente neste tipo de macarrão também favorecem a irritação.

Por isso, quem é portador de gastrite deve evitar esse tipo de alimento.

Mesmo que a gastrite seja aguda (passageira) e não se agrave com a ingestão de macarrão instantâneo, o consumo de miojo pode trazer outros prejuízos à saúde.

É preciso ter cuidado pois a gastrite é uma inflamação no estômago, que se não for tratada corretamente pode causar feridas dentro deste órgão.

Miojo pode causar câncer?

O miojo não pode causar câncer diretamente. Mas o consumo frequente desse alimento pode desencadear outros problemas de saúde como obesidade, aumento do colesterol ruim (LDL), diabetes e anemia — que são fatores de risco para alguns tipos de câncer.

Embora não exista uma dieta comprovada que possa evitar o câncer, sabe-se que essa doença se inicia e desenvolve com ajuda de fatores ligados ao estilo de vida, entre eles a má alimentação abundante em gorduras e açúcares.

Assim, mesmo não havendo uma relação direta entre o macarrão instantâneo e o câncer, esse alimento deve ser evitado para se prevenir tais doenças e se ter uma vida mais saudável.

Grávidas podem comer?

As gestantes devem evitar consumir esse tipo de massa instantânea porque é um alimento que contém muito sódio, gordura, corantes e conservantes.

Durante a gravidez, o bebê precisa de nutrientes para se desenvolver saudavelmente.

Esses nutrientes são fornecidos pela mãe, que por vez, os ingere por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.

Por isso, mulheres que estão grávidas devem tomar cuidado com o que comem, dando preferência para uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, incluindo frutas, verduras e legumes ao dia a dia.

Miojo faz mal para bebês?

Bebês com menos de 1 ano não devem comer miojo. Também deve-se evitar dar esse tipo de macarrão para crianças mais velhas.

Essa recomendação é feita porque o macarrão instantâneo contém muitos conservantes e aditivos químicos colocados para conservação.

As crianças e principalmente os bebês são sensíveis aos efeitos tóxicos destes componentes.

Quanto antes se começa a ingerir essas substâncias, maiores são as chances de se desenvolver uma alergia à tais elementos.

A recomendação é que até o seis primeiros meses de vida, o bebê se alimente exclusivamente do leite materno, provido pela mãe.

A partir dos 6 meses de vida, o bebê pode começar a ser alimentado com papinhas de frutas e legumes batidos no liquidificador, que são mais saudáveis e oferecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê .

Leia mais: Vitaminas (lipossolúveis, hidrossolúveis): o que são, tipos e alimentos

Como deixar o miojo mais saudável?

Para que seja uma opção mais saudável, é recomendado que o macarrão instantâneo seja consumido com moderação e sem o tempero industrializado.

Acrescentar verduras, legumes e carnes magras também ajuda a refeição a ficar mais completa e com maiores valores nutricionais.

Os temperos e molhos, ao serem misturados com o macarrão instantâneo, devem ser  o mais natural possível.


O miojo pode ser muito prejudicial para a saúde, se for consumido frequentemente. O ideal é evitar esse alimento e substituí-lo por opções mais naturais.

Para quem é fã do macarrão rápido, recomenda-se reduzir a quantidade e preparar as refeições com outros alimentos frescos como carnes, legumes e verduras.

O Minuto Saudável traz tudo sobre o mundo fitness, desde alimentação até exercícios físicos, e dicas de receitas saudáveis.

Acompanhe nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Ás vezes dou quase obrigado a traçar um miojo.Ponho até um litro de água, deixo ebolir por 5 a 6 minutos, despejo toda a água e levo-o para outra panela onde cozinhei cebola e outros legumes, acrescento um ovo em cima, faço um mexido e como-o. Este proceder tira alguma toxina do danado e é aceitável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *