Ela começa com o surgimento de uma coceira persiste no couro cabeludo e, quando você percebe, pequenos flocos brancos surgem nos cabelos.

É a temida caspa que dá as caras.

Mas calma, pois esse é um dos problemas mais comuns entre as pessoas.

Apesar de chata, a caspa não traz riscos à saúde. O que ocorre é um processo acelerado em que as células do couro cabeludo descamam.

Mas a condição pode ser favorecida devido a diferentes fatores, incluindo o modo como você lava o seu cabelo e a genética.

Vamos conhecer melhor esse problema e saber como resolvê-lo?

O que é caspa?

Chamada clinicamente de dermatite seborreica no couro cabeludo, a caspa consiste em uma inflamação no couro cabeludo, que gera uma descamação acelerada.


Em condições normais, as células do nosso couro cabeludo se renovam a cada 14 dias, ocorrendo uma descamação e renovação. Mas como é lenta e em pequenas quantidades, não notamos.

Porém, quem sofre com caspa tem esse processo muito acelerado, tornando evidente os sinais da descamação.

Isso faz com que haja, geralmente, um acúmulo de pequenos flocos brancos sobre os ombros, roupas e pescoço.

Em alguns casos os flocos podem também serem amarelados, causar muita coceira e manchas no couro cabeludo, seguido de irritação e feridas.

A caspa surge devido à ocorrência de grande produção de oleosidade, das glândulas sebáceas ou pela presença de algum fungo no couro cabeludo.

Pode ocorrer também devido a questões emocionais, como estresse, ou estar relacionada a algumas doenças, como a psoríase e diabetes.

O recomendado é realizar uma consulta com o médico dermatologista, que poderá investigar melhor o caso.

Tipos

Apesar de a caspa ser a descamação do couro cabeludo, ela pode ser classificada em 2 tipos. São elas:

Caspa seca

A descamação provoca pequenos flocos, parecidos com neve, que caem nos ombros. A caspa nesse caso é pequena, fina de coloração branca.

Caspa oleosa

O tipo de caspa oleosa não se solta completamente do couro cabeludo, podendo ficar presa nos fios ou rente ao couro cabeludo. Muitas vezes, está acompanhada de irritação, coceira e vermelhidão.

Seu tamanho é um pouco maior e a coloração é amarelada

Quais as causas?

A caspa é causada por um fungo, denominado Malassezia, que se prolifera na raiz do cabelo provocando uma inflamação. Isso acelera a descamação do tecido, fazendo os flocos surgirem.

Alguns dos fatores externos que podem propiciar o ocasionamento da caspa são:

  • Umidade no couro cabeludo;
  • Produtos agressivos ao cabelo;
  • Água calcária;
  • Desequilíbrio na alimentação;
  • Água muito quente.

Mas a caspa também pode indicar a presença de alguma doença, como a psoríase, alergias ou diabetes, que podem ter reações semelhantes, fazendo a pele ressecar e descamar de modo mais acelerado.

O que elimina a caspa?

Alguns casos, para eliminar a caspa definitivamente, é preciso orientação do especialista, pois somente com tratamentos focados para cada paciente é possível resolver o problema.

Mas, em geral, há medidas simples que ajudam a controlar e prevenir a caspa do couro cabeludo, como:

Cuide da lavagem e secagem

Começando com a própria lavagem dos fios que, em geral, deve ser feita dia sim dia não para não provocar mais oleosidade. O shampoo deve ser aplicado com as pontas dos dedos massageando de leve.

Evite o calor que pode prejudicar a descamação do couro cabeludo, tanto no chuveiro quanto no secador de cabelo.

Por isso, ao secar o cabelo, opte por deixar o ar no morno ou frio.

Não deixe o cabelo molhado

Evite dormir com os fios molhados, pois o couro cabeludo fica mais propício à proliferação dos fungos, além de abafar o couro cabeludo estimulando a produção de oleosidade no local.

Evite o uso de bonés

Se você possui cabelo oleoso evite usar boné e chapéus, pois eles podem favorecer a proliferação de fungos no couro cabeludo.

Reduza o gel e o shampoo seco

O uso do gel de cabelo precisa ser moderado devido a esse produto fechar os poros do couro cabeludo, podendo causar ou agravar a caspa. Também é preciso maneirar no uso do shampoo seco, que pode ter o mesmo efeito.

Consulte o dermatologista

Consultar o médico dermatologista é a melhor forma de prevenir ou tratar o problema.

Dependendo do tipo de caspa, o médico dermatologista pode analisar o caso e recomendar alguns medicamentos, como shampoo queratolítico e antifúngico, loções antifúngicas, corticoides, entre outros.

Como acabar com a caspa?

Confira dicas de como acabar com a caspa em diferentes situações:

No couro cabeludo

Há casos em que mesmo com os cuidados indicados para acabar com a caspa no couro cabeludo, como evitar bonés e lavar adequadamente os fios, ela não diminui ou se resolve.

Nesses casos, é possível utilizar shampoo anticaspa, que vai auxiliar na manutenção da estrutura do couro cabeludo com menos agressão.

Existem diversas marcas no mercado, entre eles:

Se, mesmo com o uso dos shampoos, a caspa continuar, o melhor a ser feito é realizar uma consulta dermatológica.

O profissional vai analisar o couro cabeludo e saberá determinar a causa do problema.

Lembrando que algumas alterações e patologias podem estar relacionadas à caspa, como psoríase, artrite psoriásica, estresse, diabetes, obesidade, tensão emocional e problemas hormonais.

O médico dermatologista poderá indicar o uso de remédios e shampoos medicamentosos, que contenham corticoide ou cetoconazol (antifúngico) em sua composição.

Leia mais: Óleo de rícino no cabelo: para que serve e como usar

Na barba

Assim como a caspa ocorre no couro cabeludo, ela também pode surgir na barba dos homens.

Isso acontece devido à pele do rosto estar ressecada, ocasionando um processo de descamação.

Para evitar que isso ocorra ou para tratar o caso, o ideal é utilizar um shampoo para barba, esse tipo de cosmético tende a hidratar a região, diminuindo a caspa e evitando a formação dela.

Uma segunda maneira de evitar que a caspa possa surgir é utilizar um balm pós barba ou óleo de tratamento, para hidratar melhor o rosto.

Existem no mercado diversos tipos de shampoos para barba, também há os shampoos 3 em 1, que cuidam da barba, cabelo e pele. Entre as opções há diferentes marcas:

Shampoo para barba

Assim, como existe o shampoo para fazer limpeza nos fios de cabelos e couro cabeludo, existem também os para a barba.

O shampoo para a barba tem a finalidade de limpar o local adequadamente, prevenindo a coceira, vermelhidão e ressecamento. Entre as opções disponíveis há:

Óleo para barba

O óleo para barba pode ser utilizado para o crescimento e saúde dos pelos da barba, também ajuda a que eles fiquem mais fortes e não quebrem com facilidade. Como o produto auxilia a hidratação, age diminuindo a coceira e a descamação de pele:

Balm para barba

O balm é uma espécie de creme fino, que tem o objetivo de refrescar a pele, limpar e tonificar na região da barba. Evitando, assim, a descamação e surgimento da caspa.

No cabelo cacheado

Todos os tipos de cabelos estão suscetíveis aos problemas com caspa por diferentes motivos.

O cabelo cacheado, em geral, possui tendência à caspa devido à produção excessiva de óleo e ao acúmulo de produtos no couro cabeludo.

Uma das maneiras de acabar com a caspa é enxaguando bem o couro cabeludo após passar qualquer tratamento e sempre seguindo corretamente as recomendações de uso e intervalo de aplicação.

Utilizar o shampoo antirresíduos ajuda a controlar melhor a caspa. Prefira ele e evite passar qualquer outro produto capilar na raiz.

Tente tomar banho com a água morna ou gelada para não provocar o ressecamento ou irritação do couro cabeludo. Dessa maneira se evita que a produção de oleosidade possa aumentar.

Entre as opções de shampoos estão:

Após a progressiva

Após a escova progressiva, pode ocorrer do couro cabeludo ficar sensível, gerando o surgimento da caspa que se caracteriza como descamação pós-progressiva.

É importante não arrancar as cascas que se formam no couro cabeludo, pois pode acabar machucando ainda mais o local.

A melhor maneira de se livrar da caspa pós progressiva é fazendo a umectação capilar (utilizar óleos para nutrir o cabelo) ou utilizando um creme de limpeza capilar.

Esses dois processos ajudam a acabar com a caspa sem prejudicar o alisamento, além de acalmar o couro cabeludo.

A umectação pode ser feita com o óleo de coco ou creme de limpeza, é preciso passar sobre o couro cabeludo massageando levemente. Deixe agir por 30 minutos, depois enxaguar o cabeludo.

A umectação ou limpeza substitui o shampoo, então você pode utilizar o condicionador depois com cuidado, sendo depositado  somente nas pontas do cabelo.

Leia mais: O que é Cronograma Capilar, oficial, adaptado, como fazer, produtos

Remédio caseiro para caspa

Existem algumas maneiras de combater a caspa com remédios caseiros, alguns dos mais utilizados são:

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode auxiliar no tratamento para a caspa, pois é usado para reduzir a oleosidade dos fios devido a sua ação adstringente, capaz de fechar as cutículas do cabelo.

Pegue 2 colheres de sopa do vinagre de maçã e dilua em 150 mL de água. Pegue outro óleo vegetal, pode ser de amêndoas ou coco, e adicione 1 colher de sopa. Misture tudo e reserve.

Aplique essa mistura no couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos, enxaguando e lavando com shampoo em seguida. Essa mistura vai ajudar no controle da caspa, combatendo os fungos e bactérias.

Óleo de coco

O óleo de coco é utilizado para diversas finalidades, uma delas é no tratamento da caspa, em que ele hidrata o couro cabeludo, evitando o ressecamento.

Além disso, ele age dando forças aos fios.

Você pode fazer uma máscara capilar. Para isso, é necessário separar um recipiente e misturar 2 colheres de sopa do óleo de coco com 2 colheres do creme hidratante capilar de sua preferência.

Depois de misturar, passe do comprimento a ponta dos fios, para hidratar e dar força ao cabelo.

Também é possível usar o óleo sozinho, passando direto na raiz do cabelo e deixar agir por 20 minutos. Depois lave bem o cabelo com shampoo.

Para quem possui o cabelo oleoso, essa técnica não é recomendada pois pode aumentar a oleosidade, mas quem possui apenas a raiz oleosa pode utilizar, lembrando de enxaguar bem os fios.

Leia mais: Óleo de coco no cabelo: quais os benefícios?

Aloe vera

O aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta com propriedades antiinflamatórias e antifúngicas, que pode ajudar no tratamento da caspa.

Ela pode ser utilizada no formato de óleo comprada em casas de produtos naturais ou o gel direto da planta. Passe o produto no couro cabeludo, massageando leve. Deixe agir por 30 minutos, após esse tempo lave o couro cabeludo para retirar.

O que não utilizar no cabelo para a caspa?

Existem receitas caseiras com diversos ingredientes e componentes que prometem livrar o couro cabeludo da temida caspa, mas cuidado, pois nem todos são confiáveis.

Leia mais: Qual é a melhor máscara para cabelos? 8 opções para você testar

Procure não utilizar:

Limão

O limão é uma fruta usada para vários fins na alimentação e na gastronomia, mas não é recomendado utilizar nos cabelos. Ele contém muita acidez o que provocar ressecamento dos fios. Além de poder manchar o couro cabeludo ou machucar a pele.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é utilizado em diferentes receitas, mas não tente usá-lo no combate a caspa. Ele pode reduzir a oleosidade, mas de uma forma extrema deixando o cabelo ressecado e frágil. Além de fazer com que os fios se tornem mais quebradiços.

Aspirina

A aspirina é um medicamento oral, alguns tutoriais indicam o uso dos comprimidos para a caspa. Além de não haver pesquisas ou indicações de que o medicamento surte efeito com o uso tópico, ele pode acabar enfraquecendo os fios.

Consigo eliminar a caspa definitivamente?

Mais ou menos. Com os tratamentos corretos, é possível resolver o problema da caspa. Porém, ela facilmente pode retornar se não houver a manutenção da saúde do couro cabeludo.

Por isso, após os tratamentos, tem que ser mantido os cuidados constantes.


A caspa provoca muita coceira além de poder causar constrangimento na pessoa que a possui. Ninguém merece sofrer por esse mal não é mesmo?

Compartilhe esse texto com mais pessoas para que elas conheçam maneiras de se livrar da caspa!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *