Conheça os perigos do sódio em excesso na dieta

0

O sódio é essencial para nosso corpo. Sua principal função, junto do potássio e do cloro, é a de equilibrar a quantidade de água dentro das células e controlar a acidez sanguínea, além de ter um papel indispensável para a contração muscular.

Todo mundo precisa de sódio diariamente. A quantidade recomendada é de 2400mg de sódio por dia. De acordo com a nutricionista Silvia Spinelli, isso é o equivalente a apenas 5 gramas de cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha. É uma quantidade que caberia na tampa de uma caneta BIC”, conta ela.

A nutricionista ainda diz que o excesso de sódio na alimentação pode trazer consequências para a saúde:

“Excesso de sódio requer muita água para sua diluição, gerando grande pressão dentro das artérias. Essa pressão exige um esforço maior do coração para bombear o sangue para todo o corpo. Isso é a hipertensão arterial sistêmica”.

Doenças relacionadas ao excesso de sódio na dieta

Apesar de super importante para o funcionamento adequado de nosso corpo, o sódio em excesso pode causar sérios problemas de saúde. Algumas delas são:

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial faz com que o coração tenha que realizar muito esforço para bombear o sangue. Com o tempo, isso faz com que ele se desgaste, além de isso aumentar a possibilidade de rompimentos de aneurismas e veias.

Cálculos renais

Os cálculos renais, também chamados de pedras nos rins, podem surgir quando existe muito sódio no sangue, já que durante a filtragem, este sódio pode se acumular nos órgãos, formando as pedras.

Elas causam grande dor quando ficam presas nos canais que levam a urina dos rins para a bexiga ou na uretra, além de poderem causar danos nos rins.

Hipernatremia

O excesso de sódio, condição chamada de hipernatremia, costuma aparecer quando o paciente está gravemente desidratado como em casos de diarreia intensa ou suor excessivo. Mas pode haver intoxicação de sódio.

O que acontece no corpo quando se ingere muito sódio?

Se alguém ingere uma quantidade muito exagerada de sódio, a concentração do mineral em seu sangue fica muito alta e as células podem ter seu líquido retirado de si para reduzir essa concentração.

Essa perda de água pode danificá-las, especialmente em órgãos muito dependentes de líquido, como o cérebro. A consciência pode ficar alterada e lesões cerebrais, além de em outros órgãos, podem aparecer devido a essa perda de água celular para o sangue.

Se não houver tratamento e a pessoa não receber líquidos para compensar essa concentração de sódio, o resultado pode ser a morte. É por isso que é possível morrer de sede no mar.

A quantidade de água no mar não é o bastante para compensar o sal presente, o que faz com que as células fiquem desidratadas mesmo que se beba o líquido.

A mulher que bebeu um litro de Shoyu

Uma mulher dos Estados Unidos bebeu um litro de molho de soja, o Shoyu, em duas horas ao seguir conselhos de detoxificação da internet. Supostamente o sal presente no molho de soja — cuja composição é de 20% de sal — iria limpar o corpo dela de toxinas.

O resultado foi uma parada cardíaca — causada pela desidratação das células do coração —, da qual ela foi ressuscitada na ambulância que o marido chamou ao encontrá-la desmaiada.

Em seguida, houve dano cerebral causado pela desidratação e subsequente reidratação das células do cérebro.

A mulher sobreviveu. Acordou três dias depois, mas os danos no cérebro eram permanentes. Ela perdeu a capacidade de articulação da fala, além de ter ficado tetraplégica pois o sódio em seu corpo foi reequilibrado tarde demais.

Normalmente o corpo humano não é capaz de ingerir tanto sódio sem vomitar, mas quantidades abusivamente altas são possíveis.

Spinelli afirma que se você simplesmente ingerir sal demais, é provável que sinta sede e beber água pode diluir o sódio, mas em casos mais graves, a intervenção médica é necessária. “O atendimento deve ser imediato, com lavagem gástrica e soro de reidratação”, finaliza ela.


O excesso de sódio pode ser muito perigoso para a saúde, seja na alimentação no decorrer do tempo, seja ingerido todo de uma vez. Compartilhe este texto com seus amigos para que eles saibam mais sobre os perigos do excesso de sódio!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.