A gordura saturada é um tipo de lipídio ou gordura natural encontrado em alguns alimentos de origem animal e seus derivados. Entre eles estão a carne bovina, carne suína, queijo, leite integral, torresmo, linguiça, nata, manteiga, margarina e gema do ovo.

Além desses alimentos de origem animal, as gorduras saturadas também são encontradas em alimentos de origem vegetal, como no óleo do coco e no palmito.

Esse tipo de gordura pode trazer benefícios à saúde, já que precisamos consumir uma certa quantidade dela para o bom funcionamento do organismo.

Porém, se for consumida além do recomendado, ela pode trazer problemas de saúde, inclusive complicações cardíacas graves.

Mas como lidar com esse tipo de gordura bem comum em nossas mesas?

É importante que haja um equilíbrio na ingestão desse tipo de substância. Principalmente para evitar que as doenças cardíacas apareçam ao longo da vida.

A recomendação, é que o percentual de gordura saturada não ultrapasse 10% de todas as calorias ingeridas por dia.

O que são gorduras saturadas e insaturadas?

As gorduras saturadas e insaturadas, apesar do nome um pouco semelhante, possuem diferenças bem significativas. Uma delas é onde cada uma pode ser encontrada.

Por exemplo, as saturadas, como já falamos, estão majoritariamente presentes em alimentos vindos dos animais. Já as insaturadas, em sua maioria, são de origem vegetal.

Alimentos como os óleos de soja, milho, girassol, algodão e arroz podem ser fontes de gorduras insaturadas. No entanto, esse tipo de gordura também pode estar presente nas margarinas e castanhas.

Contudo, a principal diferença entre as duas gorduras está na sua forma química.

A insaturada é mais saudável e pode ser consumida com mais frequência. Além disso, ela também ajuda a melhorar os níveis de colesterol.

Por outro lado, a saturada deve ser consumida em menor quantidade, apesar de também ser importante para o nosso organismo.

Qual a função da gordura saturada?

As gordura saturadas têm um papel fundamental no nosso corpo. Elas atuam na produção de hormônios sexuais, na manutenção das membranas celulares e também nos processos de transporte e armazenamento de vitaminas nas células, como as vitaminas A,D,E e K.

Quando ingeridas de forma equilibrada, e também dentro de uma alimentação balanceada com outros alimentos necessários para o nosso corpo, as gorduras são transformadas em nutrientes e são fonte de energia.

Quais os benefícios da gordura saturada?

O consumo de forma correta e sem excessos dos alimentos gordurosos pode ser importante para proteger alguns órgãos vitais do corpo, como o coração.

Em momentos de estresse, a gordura saturada pode gerar energia necessária para o coração pulsar e bombear sangue. Por isso, é importante para que não haja uma sobrecarga desse órgão.

Outro benefício é que esse tipo de gordura também pode ser capaz de aumentar em pequenas quantidades os níveis de HDL, conhecido como o colesterol bom.

Geralmente, quando falamos de gorduras, automaticamente já pensamos nos malefícios que elas podem trazer para a nossa saúde.

Porém, esquecemos que para um bom funcionamento do organismo e para levar uma vida saudável é necessário manter esses alimentos na nossa dieta, na quantidade correta.

Por que a gordura saturada faz mal à saúde?

A gordura saturada pode sim fazer mal a saúde, mas depende da quantidade consumida. Uma pessoa com uma dieta baseada em alimentos de origem animal, ricos em gordura saturada, tem maiores chances de sofrer uma morte prematura, pois o consumo em exagero pode contribuir para um aumento de LDL (colesterol ruim).

Isso acontece porque a gordura saturada é mais estável e tem maior dificuldade de ser oxidada no organismo, ou seja, demora mais tempo para ser metabolizada.

Por isso,ela pode se acumular mais facilmente nas paredes internas dos vasos sanguíneos, causando as placas de gordura e também o entupimento das veias.

O surgimento desses problemas podem causar doenças graves como aterosclerose, obesidade, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, colesterol e outros problemas cardíacos.

Gordura saturada engorda?

Até o momento, ainda não existem evidências suficientes para afirmar que a gordura saturada cause diretamente a obesidade. Mas por se tratar de um tipo de gordura, o ideal é que as pessoas tenham um equilíbrio na hora de consumir esses produtos.

Pois, assim como quaisquer outros tipos de alimentos, se for consumido em excesso, poderá aumentar as chances de problemas de sobrepeso.

De forma geral, as gorduras saturadas devem fazer parte da nossa dieta, mas deve estar na quantidade adequada e também em conjunto com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios.

Dessa forma, as gorduras saturadas não vão te fazer engordar.


As gorduras saturadas são exemplos de substâncias necessárias para um funcionamento saudável do nosso corpo, mas que devemos tomar cuidado com a quantidade que vamos ingerir.

É essencial manter um equilíbrio, de forma que as gorduras saturadas façam parte da nossa dieta, sem danos à nossa saúde.

Acompanhe as principais informações sobre saúde e bem-estar no Minuto Saudável!!

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *