Boa parte das mulheres que sofrem com atrasos na menstruação se perguntam o porquê desse acontecimento.

A menstruação atrasada pode acontecer por conta de vários motivos e, para cada um deles, existe um tratamento ou um medicamento apropriado, dependendo da situação ou gravidade do caso.

Por isso, este texto tem como objetivo sanar qualquer dúvida e dar dicas de como lidar nesse tipo de situação! Continue lendo para saber mais:

Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é a menstruação atrasada?
  2. O ciclo menstrual
  3. Menstruação atrasada: o que pode ser?
  4. A menstruação começa em que idade?
  5. Quando procurar um(a) ginecologista?
  6. Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo
  7. Menstruação atrasada há mais de 2 meses
  8. Tomei a pílula do dia seguinte e minha menstruação não desce mais. O que fazer?
  9. Como regular a menstruação atrasada?
  10. O que pode ser cólica menstrual sem menstruação?
  11. Perguntas frequentes

O que é a menstruação atrasada?

A menstruação é o que marca o final e o início de um novo ciclo reprodutivo da mulher. Por isso, ela tem datas previstas para acontecer. Contudo, existem vários fatores que podem influenciar esse ciclo e adiar a data de descida da menstruação.

Caracterizada pela descida de sangue pelo canal vaginal, a menstruação se dá por conta da descamação do endométrio, uma camada de sangue que se forma no útero para a recepção de um óvulo fertilizado.

Caso a mulher engravide, o endométrio não descama e ela não menstrua. Do contrário, se ela não engravidar, a descamação ocorre e a menstruação desce.


Por se tratar de um ciclo, é possível prever a data da próxima menstruação. Mesmo assim, a menstruação pode atrasar sem qualquer motivo aparente.

O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias. No entanto, para diversas mulheres, esse tempo varia de 23 a 35 dias.

Isso quando elas contam com um ciclo regular, visto que existem mulheres cujo período fértil não parece obedecer um ciclo certo e a menstruação, assim, vive “atrasando” ou chegando “adiantada”.

Se, porventura, a menstruação vier a atrasar por 1 ou 2 meses, é recomendável que se procure um médico para auxiliar e tirar qualquer dúvida.

O ciclo menstrual

A menstruação obedece um ciclo que é dividido em três períodos, além da fase menstrual, que são:

Fase pré-ovulatória

Neste momento, existem diversos hormônios trabalhando para amadurecer um óvulo, fazendo com que ele consiga sair do ovário e se dirija às tubas uterinas, onde ocorre a fecundação.

Ovulação

A ovulação é um momento único durante todo o ciclo menstrual. Acontece quando o óvulo é liberado e se dirige até as tubas uterinas, onde fica cerca de 24 horas aguardando por um espermatozoide para fecundá-lo.

Costuma acontecer na segunda metade do ciclo menstrual, entre o 13º e 15º dia.

Fase pós-ovulatória

Caso haja gravidez, o óvulo fecundado viaja até o útero e se fixa no endométrio. Do contrário, o óvulo se desintegra e o endométrio passa a descamar, preparando-se para ser liberado.

Levando em conta que a viagem do óvulo fecundado demora cerca de 7 dias até chegar no útero, todo esse processo pode demorar bastante até que a menstruação seja, de fato, liberada para descer.

Menstruação atrasada: o que pode ser?

São diversos os fatores que podem atrasar a menstruação, assim como isso pode ocorrer sem nenhum motivo específico. Aliás, vale lembrar que o atraso menstrual, quando não causado por uma gravidez, está intimamente ligado a um atraso da ovulação!

Alguns fatores que podem atrasar a ovulação e, consequentemente, a menstruação, são:

Interrupção após uso prolongado da pílula anticoncepcional

O uso prolongado da pílula anticoncepcional pode interferir diretamente no “relógio” do ciclo menstrual. Quando o uso desse medicamento é interrompido após anos, o organismo da mulher precisa se readaptar ao seu processo de produção hormonal e isso pode levar até 6 meses.

Fase de amamentação

Na amamentação, a menstruação também podem sofrer atrasos.

Durante essa fase, o organismo libera hormônios que podem bloquear o processo de ovulação e também, posteriormente, o ciclo menstrual.

A prolactina, hormônio que produz o leite materno, suprime a ovulação, e há casos de mulheres que chegam a não menstruar pelo período de até um ano.

Lembrando que quando não acontece a menstruação, não significa que a mulher não possa mais engravidar. Depois do bebê ter desmamado, o ciclo volta ao normal.

Anovulação crônica

A anovulação crônica é uma condição na qual a mulher não tem a ovulação durante muito tempo. Nessa condição, os óvulos simplesmente não amadurecem e não são liberados nas tubas uterinas.

Uma das suas principais causas é a síndrome do ovário policístico (SOP), mas também pode ser causada por alterações genéticas, hipertireoidismo, estresse, obesidade, aumenta da insulina e falha na hipófise ou hipotálamo.

Desregulação do ciclo menstrual

Algumas vezes, um ciclo desregulado pode ser confundido com atraso menstrual. Isso porque a mulher pode prever a data com base nos últimos meses, mas toda mulher corre o risco de ter seu ciclo desregulado por nenhum motivo aparente — até mesmo aquelas que sempre tiveram o ciclo bem regular.

Mudanças drásticas no peso

As células de gordura contribuem na produção do hormônio feminino (estrogênio). Por isso, quando há alguma alteração no peso, os níveis de estrogênio podem interferir no processo ovulatório.

Sendo assim, sempre que houver ganho ou perda de peso de forma repentina e intensa, uma alteração hormonal pode ocorrer. É preciso que os hormônios se adaptem a essa mudança para que o ciclo volte ao normal.

Estresse

O estresse crônico libera cortisol, uma substância que exerce influência nos hormônios sexuais femininos, causando alterações no ciclo menstrual.

Exercícios físicos em excesso

A fertilidade pode ser afetada por conta de exercícios físicos praticados em excesso.

Essa prática resulta em um desequilíbrio neuroendócrino, provocando uma falha na hipófise (glândula responsável por regular as funções hormonais) e não liberando hormônios que instigam a produção da progesterona e do estrógeno.

Por conta desses fatores, como resultado, acontecem as disfunções hormonais que atrasam a ovulação.

Menopausa

A menopausa é uma fase em que o corpo da mulher encerra a produção dos hormônios progesterona e estrógeno, dando fim aos seus anos férteis.

Nessa fase, gradativamente, o organismo diminui a quantidade e duração da menstruação.

A menopausa normalmente acontece entre os 45 e 55 anos. Após essa idade, a menopausa é classificada como tardia.

Problemas na tireoide

A glândula tireoide é responsável por produzir hormônios para ajudar no controle do metabolismo e na fertilidade feminina.

Problemas neste órgão causam cansaço físico, dores musculares, depressão, fadiga, irritabilidade, febre, frio e sensações de inchaço na região do pescoço.

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo utilizado apenas em última instância, em situação de emergência, como quando a camisinha estoura ou em casos de estupro, entre outros.

O atraso ocorre porque essa pílula retarda a liberação do óvulo nas tubas uterinas, fazendo com que o período fértil demore mais para acontecer e, por isso, a menstruação pode ocorrer mais tarde.

Erro de cálculo

O ciclo menstrual não é o mesmo para todas as mulheres. Ele varia dependendo de cada organismo.

Em suma, a duração média é de 28 dias, mas isso não deve ser visto como regra para o ciclo de todas as mulheres, pois cada uma tem um sistema e ciclo diferente.

Por não haver um tempo específico para o ciclo menstrual, o cálculo de previsão para a próxima menstruação pode ser feito errado, assim, a mulher pode ter uma falsa impressão que sua menstruação sofreu um atraso.

Amenorreia

A amenorreia é uma condição na qual o ciclo menstrual simplesmente não existe.

Ela pode ser primária, quando a primeira menstruação da menina tarda a chegar, ou secundária, quando a mulher já menstrual e de repente passa 3 meses sem menstruar.

Trata-se de um sintoma de outros transtornos e deve-se sempre investigar a causa.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem desregular o ciclo menstrual, como é o caso dos corticoides, antidepressivos e medicamentos quimioterápicos.

A quimioterapia é, inclusive, uma das principais causas da menopausa precoce, ou seja, quando a menopausa se inicia antes dos 45 anos.

Hímen imperfurado

Especialmente para as meninas que nunca menstruaram, uma das causas do atraso na primeira menstruação é o hímen imperfurado.

Nesse caso, o canal vaginal se encontra fechado e o sangue simplesmente não consegue sair, causando a ausência da menstruação.

Alguns sintomas relacionados a essa condição são cólicas e dificuldades na eliminação da urina e fezes.

O tratamento para um hímen imperfurado é cirúrgico. Durante o procedimento, há a retirada total do hímen, um processo simples e com baixos riscos de complicações.

A menstruação começa em que idade?

A menarca (primeira menstruação) surge em meninas de 8 a 13 anos de idade, na fase de desenvolvimento do corpo em que acontece o crescimento dos seios, o surgimento de pelos nas axilas e região íntima, aumento do peso, aparição de espinhas e alterações no humor.

Em alguns casos, a menarca pode demorar mais para chegar. Existem relatos em que a primeira menstruação ocorreu apenas aos 15 anos.

Contudo, atrasos até os 16 anos de idade são normais e não requerem tratamento médico.

Quando procurar um(a) ginecologista?

Caso a sua menstruação esteja atrasada em alguns dias, não há porquê se preocupar. Atrasos de até 5 dias são normais e não necessariamente indicam alguma condição.

Contudo, se o teu atraso é de mais de 15 dias, é indispensável fazer um teste de gravidez para verificar se não há, de fato, uma gestação.

Se o resultado for positivo, é necessário contatar seu ginecologista para poder tomar as medidas necessárias e assegurar a saúde da mãe e do bebê.

Caso o resultado seja negativo, deve-se procurar o ginecologista para verificar se não existe alguma condição patológica que está causando esse atraso.

Vale lembrar que, para as meninas na adolescência, é recomendo ir ao ginecologista logo após as primeiras menstruações para conhecer mais do processo que acontece no corpo e discutir a possibilidade de uso de métodos contraceptivos.

Mulheres que ficam constrangidas com a presença masculina podem optar por uma ginecologista do sexo feminino e assim se sentirem mais à vontade.

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo

Quando a menstruação atrasa, grande parte das mulheres, por medo ou insegurança, realizam o teste de gravidez de farmácia, um exame feito com a urina.

Esse teste pode detectar a gravidez em torno de 14 dias após a ovulação e é classificado em dois tipos: qualitativo ou quantitativo.

O teste qualitativo revela se a mulher está grávida ou não, já o quantitativo mostra a concentração do hCG no sangue.

Se a menstruação estiver sofrendo atrasos e a mulher fez, pelo menos, 2 testes que deram resultados negativos no último mês, é pouco provável que ela esteja grávida.

Sendo assim, é necessário buscar ajuda de um ginecologista, que irá investigar a causa da falta de menstruação.

O que é hCG?

O hCG (gonadotrofina coriónica humana) é um hormônio produzido pelo corpo feminino somente quando há uma gravidez. Esse hormônio é um sinal que o embrião envia para que o organismo da mulher saiba que está grávida e que ela será mãe.

Menstruação atrasada há mais de 2 meses

Pode acontecer da menstruação atrasar por mais de 2 meses, por conta de fatores externos e hormonais, sem que a mulher esteja grávida.

Se isso acontece, pode ser sintoma de diversas patologias do sistema reprodutor feminino, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Além do atraso menstrual, pode acontecer também um descontrole hormonal e uma ovulação tardia por conta de estresse, ansiedade, entre outros.

Tomei a pílula do dia seguinte e minha menstruação não desce mais. O que fazer?

É importante lembrar que, entre os efeitos adversos, a pílula do dia seguinte atrasa a menstruação para algumas mulheres.

Como ela tem uma quantidade grande de hormônios, é bastante comum que ocorra o atraso do ciclo e que demore alguns meses para voltar ao normal.

É preciso que o organismo estabilize novamente as taxas hormonais. Por isso, é importante evitar o uso frequente ou indevido do medicamento.

Caso o ciclo demore muito para estabilizar-se novamente, é importante buscar orientação médica para avaliar as causas e possibilidades.

Pois somente com exames e avaliação presencial é possível determinar a condução correta.

Como regular a menstruação atrasada?

O primeiro passo é consultar um médico. O atraso pode estar acontecendo por conta de defeitos no aparelho reprodutor, que precisam ser examinados por um ginecologista.

Algumas dicas para regular a menstruação consistem em evitar dietas muito restritivas, manter o peso ideal para o seu tipo de corpo, ter uma vida e alimentação regrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente, evitando qualquer excesso.

Receitas para ajudar na descida da menstruação

Existem algumas receitas que podem ajudar a menstruação a descer. Muitas delas são plantas utilizadas para infusão. No entanto, antes de tentar qualquer receita, certifique-se de que não se trata de uma gravidez.

Dentre as plantas frequentemente usadas, estão: artemísia, arruda, avenca, manjericão-grande, salsa, poejo, açafrão, macela, endro e canela.

Todas devem ser preparadas por meio de infusão e chás. Também podem auxiliar no processo o chá de angélica, chá de canela, chá de arruda, chá de agoniada e chá de orégano.

Chá de canela

Facilita o processo da menstruação, dando mais velocidade na eliminação do sangue.

Ingredientes
  • 2 canelas em pau;
  • 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

Inserir a canela em pau na água fervente, vedar e deixar em repouso de 10 à 15 minutos, depois basta retirar os paus do recipiente e ingerir o chá no seu estado morno.

Chá de agoniada

Assim como o chá de canela, também ajuda a acelerar a descida da menstruação.

Ingredientes
  • 5g de flores secas de agoniada;
  • 500mL de água fervente.
Modo de preparo

Coloque as flores da agoniada em água fervente e deixe em repouso de 10 à 15 minutos. Depois é só coar e beber.

É preciso que seja feita a ingestão do chá até 3 vezes ao dia de 5 à 10 dias, pois ele acelera na descida da menstruação, mas não regula o ciclo menstrual.

O que pode ser cólica menstrual sem menstruação?

A cólica menstrual sem menstruação pode ser resultado de problemas ou doenças nos órgãos do aparelho reprodutor feminino, no aparelho gastrointestinal ou problemas ovulatórios.

Cólicas constantes sem menstruação há 1 ou 2 meses

Cólicas constantes podem ser sinais de endometriose, uma doença que atinge cerca de 6 milhões de mulheres brasileiras.

Nessa condição, o sangue menstrual não consegue sair para o canal vaginal e acaba voltando dentro do útero, entrando nas tubas uterinas e se fixando em lugares externos ao aparelho reprodutor, como nas paredes intestinais, o que causa cólicas intensas.

Perguntas frequentes

É normal menstruação atrasar?

Sim! Além de ser normal, o atraso também é natural. Existem fatores comuns que contribuem para que os atrasos aconteçam, como o estresse e distúrbios emocionais que podem interferir no ciclo menstrual.

Contudo, se durar muito tempo, esse atraso pode ser sinal de uma possível gravidez ou problemas mais sérios, como síndrome de ovários policísticos, endometriose, problemas na tireoide, anorexia, obesidade, entre outros.

Atraso menstrual pode ser psicológico?

Sim, inclusive o desejo de engravidar pode levar a uma gravidez psicológica!

A ansiedade, nervosismo e emoções em excesso geram um desequilíbrio hormonal e, por conta disso, os resultados são sintomas de gravidez, inclusive a falta de menstruação.

Atraso menstrual pode ser cisto?

Sim, o atraso pode ser um sinal de cisto no ovário.

Os cistos podem se formar na região interna, externa ou até mesmo sobre o ovário, e são raros os casos de cisto cancerígenos.

O desenvolvimento de um cisto está intimamente vinculado aos hormônios sexuais.

Eles podem impedir a ovulação e o período fértil e, portanto, acabam atrasando a menstruação.

Menstruação não acontece na piscina e no mar. Mito ou verdade?

Mito. A água pode dificultar a saída do sangue, mas não bloqueá-la totalmente. Isso acontece porque a água contrai os vasos, dificultando, assim, a evacuação do sangue.

É possível engravidar no período de menstruação?

É raro, mas sim, é possível engravidar no período menstrual. Parte das mulheres tem ciclos de 28 dias, mas outras de apenas 22.

Há a possibilidade de ovulação logo após poucos dias de ter iniciado a menstruação. O espermatozoide, após entrar no útero, pode se manter vivo até por 5 dias.

Mulheres grávidas menstruam?

Grávidas não menstruam, porém, podem ter sangramentos durante o estado gestacional.

Não há menstruação porque o corpo da mulher libera gonadotropina coriônica humana (hCG), um hormônio produzido pela placenta durante a gestação, que impede a descamação do endométrio, fator determinante para a menstruação.

Os sangramentos podem acontecer com sexo, ultrassom transvaginal ou exame de toque, miomas e pólipos, medicamentos coagulantes, início de trabalho de parto, ruptura uterina, aborto espontâneo, entre outros.

Sinto cólicas mas a menstruação não vem. Posso estar grávida?

Pode! É comum haver cólicas no início da gestação. Junto com o atraso da menstruação, pode ser um sinal de gravidez.

Geralmente, elas são localizadas abaixo do ventre e têm intensidade leve. Mas todo sinal ou sintoma deve ser avaliado por um(a) profissional.

Se houver suspeitas de gravidez, o melhor modo de confirmar ou descartar é fazendo um teste.


O atraso da menstruação pode dar um frio na barriga de muitas mulheres, mas não há motivo para se preocupar. É importante não se desesperar ou não se alegrar com probabilidade de estar grávida.

Caso a sua menstruação esteja atrasada faz muitos dias, converse com seu ginecologista! Ele saberá te orientar sobre o que deve ser feito.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

467 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Minha menstruação tem seis meses que não desce. Sinto dores de cólica menstrual,mas não vem.

  2. A minha menstruação não desse tem um mês e 13 dias sinto sintomas o seios doem cólica mais nada de vim

      1. Olá, Alexia.
        Em geral, mudanças no ciclo ou no fluxo menstrual não indicam nenhuma alteração.
        Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causar os sintomas mencionados.
        Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
        Caso haja sintomas associados, como dores, sangramento intenso ou corrimento (amarelo, marrom, verde), é importante buscar orientação ginecológica.

  3. Faz cinco dias que a minha menstruação não desce sinto cólicas e dores nos seios

  4. Muito bom. Parabéns pelo artigo. Minha mestruação está atrasada por 5 dias, e o artigo ajudou-me muito. Obrigada

  5. A minha menstruação está atrasada 4 meses e meio
    Fiz dois teste de farmácia mas não deu gestação amanhã msm procuro um ginecologista
    Texto maravilhoso explicando parte por parte parabéns ????

  6. Tenho uma bebe de 1 ano e 4 meses.Desde que tive ela meu médico receitou depro verá. …Tomo já a 1 ano.e minha bebe mama ainda no peito.Era pra mim ter tomado dia 13 de julho e acabei esquecendo do dia.e não tomei.Mas tive relação a 5 dias antes do dia de tomar a ingeçao. Minha mestruacao ainda não veio já fiz o texte de farmacia deu negativo.mas minha preocupação é grande.

  7. Minha menstruação não vem faz 10 meses sinto muita dor de cólica ela não vem tô preocupada

    1. sim eu também já vai fazer 10 meses e nada! estou preocupada o que pode ser?

  8. Minha menstruação veio aos 13 anos de idade hoje em dia tenho 16 anos tem 3 anos que minha menstruação não vem no dia certo ela vem um meses e fica de 5 a 6 meses sem vim o que pode ser

    1. Olá Sarah!

      A menstruação irregular pode ser provocada por inúmeros fatores. É importante que você consulte um ginecologista para fazer exames e iniciar tratamento, se necessário.

      1. Queria saber uma coisa me responda por favor maio minha M veio normal como todo mês dia 18 em junho veio dia 14 esse mês não veio dia 14 será q vem dia 19..?

        1. Olá, Thata.
          Vários fatores podem afetar a regularidade do cilo menstrual, não sendo possível saber a data do próximo sangramento somente com base na última menstruação.
          Caso haja dúvidas sobre o seu ciclo, é importante buscar orientação de ginecologistas.

      2. A minha menstruação esta atrasada 2 meses eu estava sentindo cólicas leves como se a menstruação fosse descer mais até agora nada quando ia fazer xixi o papel higiénico sujava com um corrimento marrom claro,mais isso só durou 4 dias fiz 2 testes de gravidez um de farmácia e o beta e os 2 deram negativo o q pode ser??

      3. Ola a minha menstruacao acabou no dia 10 d julho mas no dia 9 tive relacoes desprotegidas e consumi alcool em demasia .. Tenho alguns sintomas e fiz 2 testes de farmacia com espacos de 2 semanas e deram negativo e possivel estar gravida ? Obrigado

        1. Olá, Barbara.
          Em geral, os resultados de exames de gravidez são confiáveis com poucas chances de falsos negativos se forem feitos corretamente. Mesmo assim, se desejar, poderá fazer outro exame de sangue ou urina. Um ginecologista também poderá te orientar em casos de dúvidas.

      4. Boa Tarde,
        Tomo a depo provera já tem uns 2 anos e pouco. Tomei em março, era pra tomar em junho, não tomei,e até antes da relação não tinha menstruado. 15 de agosto tive uma relação desprotegida ele não gozou dentro, tomei a pílula do dia seguinte, depois de uns dias desceu umas borras marrom por uns 3 dias. Já fiz dois testes um com 10 dias outro com 20 dias. E deram negativo. Será que é normal ?

        1. Olá, Erika.
          Se a pílula for tomada em até 48h após a relação desprotegida, a eficácia dela é de cerca de 95%. Assim, a possibilidade de gravidez é baixa.
          Os testes de gravidez costumam ser confiáveis com poucas chances de falsos negativos. Mesmo assim, se desejar, você poderá fazer um teste de sangue ou de urina novamente.
          Em caso de dúvidas, consulte um(a) ginecologista.

    2. Sarah eu menstruei a primeira vez com 9 anos so uma vez mesmo e sumiu. Com 12 anos q ela veio descer normal as vezes so atrasava um dia. Ou seja eu menstruava todo dia primeiro, entao ela sempre descia entre dia 30 a dia 2.
      O medico me falou q era normal.

      1. Olá, bom eu n tomo anticoncepcional, e nem faço uso de presevativo n. A questao e! Eu sofro de SOP ja tenho um filho de 1 ano. Parei de tomar anticoncepcional em fevereiro desse ano. Em março a minhas regras n desceu ai fiz i teste deu negativo em abril desceu, em maio o meu ciclo durou 25 dias e desceu normal, em junho ouve um atraso menstrual de 5 dias apos o ciclo de 28, e esse mes eu tive outro atraso de 7 dias (a questao e q 3 dias antes do atraso comecei a sentir colica fraca, e uma dorzinha nos seios. No dia do 1 atraso eu nao sentia nada , segundo dia nda tbm, no terceiro eu comecei a sentir colica menstrual a eu pensei vai descer, mais nada e essa colica foi ficando ate no dia q ela veio, veio um sangramento muito tipo vermelho vivo, no segundo dia ja estava no vermelho escuro de pouca quantidade e no terceiro dia não sujava mais o absorvente n, fiquei assim 2 dias limpando e so manchava o papel. Nesse tempo sentia colica mais bem fraquinha e quando nao mabchava mais as colicas persistiu. Eu sinto colica desdo dia q minha menstruação foi embora. Fora q agora eu vou urinar (nao sinto ardência, odor, ou xixi com coloraçao diferente n. Eu sinto colica depois q urina, colica bem fraquinha fora q sinto mt fisgada no ventre. Nao fiz nenhum teste de gravidez. Eu queria saber se era normal continuar sentir os sintomas de colicas fracas, enjoo, dor nos seios e fisgada no ventre desdo 3 dias antes da menstruaçao?).

  9. Olá tenho 43 anos todos os meses a minha menstruação e super certa nunca atrasou, agora este mês era para vim 19/08 e ate o momento nada , não tenho bebe ainda será que esta chegando, ou pela minha idades já seria a menopausa

    1. Olá, Adriana.
      Atrasos menstruais podem ocorrer por uma série da fatores. O uso de medicamentos, mudanças da rotina e fatores emocionais podem interferir no seu ciclo. Com a idade, é natural que desregulações também ocorram, sobretudo após os 40 anos, devido à aproximação da menopausa. Porém, apenas um médico poderá avaliar corretamente o seu quadro.

  10. Tenho 18 anos. Tive relações sexuais mês passado, duas vezes, com meu namorado. Como não são frequentes (às vezes demorando intervalos de meses) não uso anticoncepcionais e nenhum método hormonal, apenas camisinha, e SEMPRE usamos. Colocamos antes mesmo de iniciar a relação, e mesmo assim, na hora da ejaculação o coito é interrompido (mesmo com camisinha) e depois sempre checamos para ver se não tinha algum furo e se estava vazando algo da camisinha. Meu ciclo é extremamente regular, vem sempre dia 10, no máximo 11. Mês passado veio dia 11, esse mês era pra vir no dia 10. Fizemos sexo no meu período fértil. Estou dois dias atrasada. Alguém sabe me dizer se posso fazer teste de gravidez? Não posso de maneira alguma engravidar, nem a minha família e nem a dele tem condições financeiras e não temos muitas oportunidades. Estou estudando para o vestibular e meu sonho é sair dessa cidade. Minha mãe é muito religiosa, julga muito meninas que engravidam cedo ou fora do casamento. Diz que “gravidez é acabar com a vida” e já deixou claro que me expulsaria de casa se acontecesse. Eu também não quero ter filhos, desde criança tenho aversão a gravidez, acho muito estranho. Eu e meu namorado estamos desempregados, faz meses que procuro emprego e não acho, mesmo com curso técnico e experiência. Estudo para o vestibular pois não consegui bolsa em nenhuma faculdade assim que saí do terceiro ano e quero sair daqui logo. Acabo acreditando que minha mãe tem um pouco de razão. Se assim está difícil, quem dirá com um filho? Certamente, eu tentaria abortar ou qualquer coisa. Prefiro morrer do que passar por tudo isso, não aguentaria os olhares da minha família e meu fracasso profissional e pessoal.

    1. Olá Ana!

      O atraso na menstruação pode ser provocado por diversos outros fatores, listados neste artigo. Um atraso de dois dias é considerado um intervalo pequeno e possivelmente não tem ligação com uma gravidez, uma vez que a relação sexual foi feita com proteção e vocês seguiram todos os cuidados. Ainda assim, as chances existem, por isso fazer um teste de farmácia é uma boa alternativa. Ele é um método considerado seguro e eficaz, e já pode revelar uma gestação mesmo nos primeiros dias de atraso no ciclo menstrual. Confira dicas e mais informações sobre teste de gravidez aqui.

      Obrigada pelo comentário!

  11. Olá!
    Tomei anticoncepcional irregularmente, nos meus dias férteis eu tive relação, mas tomo o remédio de uma ” forma bagunçada”. Minha menstruação está atrasada, tomei o anticoncepcional três dias aleatoriamente, mas não desceu. Isso pode de dar possibilidade de estar grávida ou meu ciclo pode ter mudado totalmente? Não tenho enjoo, vômito, senti sensibilidade nas mamas mas nenhum sintoma a mais de gravidez .acho que seria por conta do remédio como já ocorreu outras vezes.

    1. Olá, Nati.
      A falta de sintomas como o enjoo não elimina a possibilidade de uma gravidez. Para descartá-la é preciso realizar um exame de sangue ou de urina. Mas também é possível que a ausência menstrual seja resultado a ingestão inadequada da pílula.
      O anticoncepcional pode afetar no seu tempo menstrual, alterando o fluxo sanguíneo, os dias que a menstruação desce e a duração do período. Se você tem muita dificuldade em manter a rotina da pílula, converse com um profissional ginecologista e avalie quais outros métodos podem ser usados, pois a não regularidade da pílula implica em riscos de gravidez e alterações no organismo que podem ser severas.

  12. Achei bacana e esclarecedor o texto, sem contar que tranquiliza bastante também quem está passando pelo atraso!

    1. Eu quero sabe pq a minhaetruaçao só vei um dia outro dia ela vai em bora

  13. Minha menstruação está atrasada ha dois meses, tenho vida sexual ativa, fiz 2 testes e deram negativo. Estou preocupada c:

    1. Olá, Ana.
      Os atrasos menstruais podem ter causas diversas que precisam ser avaliadas por um profissional. Os testes de farmácia são, em geral, bastante confiáveis, mas é possível realizar um exame de sangue para reduzir as possibilidade de um falso-negativo. Agende uma consulta e converse com o profissional, ele irá solicitar exames e investigar o que está causando o atraso da menstruação.

      1. Fiz um exame pra saber se tinha cisto, pois eu passo vários meses sem minha menstruação vim, estou tão preocupada… No exame disse que não tinha nada mas a menstruação insiste em não vim

  14. Olá meu nome e vilmara eu mestruei dia 31 de agosto e o mês de setembro não veio o que pode ser

    1. Olá Vilmara!

      A menstruação atrasada pode ter relação com vários fatores. O tópico “Menstruação atrasada: o que pode ser?” deste artigo cita as principais causas da alteração no ciclo. Se o problema persistir, é importante que você consulte um médico para obter um diagnóstico preciso.

  15. Minha menstruação está com 27 dias de atraso, tive relação no PF, usamos o coito interrompido, estou me sentindo um pouco inchada, um pouco de náuseas, uma vontade compulsiva de comer e muita cólica. Tem possibilidade de ser gravidez?

    1. Olá!

      Sintomas como estes que você relatou podem sim ser sinal de uma gravidez. O coito interrompido, apesar de diminuir as chances da mulher engravidar, não é considerado um método contraceptivo. Para confirmar ou não sua suspeita, o ideal é fazer um teste de farmácia, ou, se preferir, consultar um médico para que ele solicite um exame de sangue. Ambos os métodos são confiáveis. Para conhecer um pouco mais sobre cada um, clique aqui 🙂

  16. Minha mestruaçao ta atrasada a 3 mês fiz os tesntes de gravidez os 3 tesnts deu negativo fins utravaginal nao tinha nada na minha barriga o pode esta acontecedo ? Vou fazer exame de utravaginal de novo .minha barriga ta durra eu sentir dor de cabeça passor mal td manhã quando eu acordo ,sera q eu tou gravida ??

    1. Olá Adriane!

      Os testes de gravidez costumam ser bastante confiáveis, sendo difícil apresentar falhas. Mas se você ainda não fez um exame de sangue para medir os níveis de hCG (hormônio da gravidez), essa é a alternativa mais recomendada para o diagnóstico. Caso o resultado permaneça negativo, é importante consultar um ginecologista para identificar as reais causas do problema. O atraso pode estar relacionado até mesmo ao seu estado emocional. A partir da análise de seu histórico e sintomas, o médico poderá te ajudar a encontrar a razão do problema.

  17. Olá! Tenho 26 anos e minha menstruação sempre foi reguladinha; contudo este mês ela atrasou por 6 dias e depois desceu. Estou em dúvida pelo fato dela nunca atrasar e por sentir alguns sintomas clássicos de gravidez. Será que é normal ou devo procurar um médico?
    Obs: Estou a Cinco anos tentando engravidar. Não tenho nada e nem meu marido. Tudo ocorrendo perfeitamente.

    1. Olá Tatiane!

      No primeiro mês de gestação é possível que haja um pequeno sangramento, que pode ser confundido com a menstruação. Ao mesmo tempo, sintomas de gravidez podem ser bastante genéricos e indicar outras condições.

      Para esclarecer a dúvida, você pode fazer um teste de gravidez de farmácia. Se os sintomas persistirem, consulte um médico para identificar as causas.

  18. Olá
    Minha última menstruação foi dia 16 de agosto,e depois não veio mais,dia 29 de agosto eu estava no período fértil,e tive relação sem preservativo e não tomei nenhuma tipo de remédio…estou preocupada,pois minha menstruação sempre vejo certinho,nunca foi de atrasar assim…fiz testes de farmácia deram negativo,e fiz o exame de sangue também,que veio dar negativo também…
    O que pode ser

    1. Olá, Ana Laura.
      Uma série de fatores podem atrasar ou desregular a menstruação e somente um profissional poderá avaliar. O mais indicado é que você agende uma consulta ginecológica.

      1. Muito obrigada Ana Luiza
        Vou esperar da minha médica então,ela pediu exames de sangue e transvaginal pra mim fazer! Vou fazer essa semana já.

  19. Olá!
    Tomei anticoncepcional por 3 meses, mas parei pelo fato de não está fazendo bem a mim, mesmo assim tenho vida sexual ativa sem proteção nenhuma apenas com coico interrompido. Minha última menstruação foi dia 14 de setembro, (ela é desregular)algumas semanas atrás tive infecção urinária é vaginal(1° que acontece) procurei um médico e passou exames de urina e o hcg. Passados alguns dias comecei sentir dores de cólica, achei que minha mestruação ia descer mas não. Agora com 15 dias de atraso(previsto ao última data da minha mestruação) continuo sentindo dores de cólica, minha barriga as vezes Fica muito inchada, até meu marido comenta, ainda por cima tem ocorrido um corrimento vaginal com bastante frequência. Estou sentindo vários sintomas de gravidez, mas com 10 dias de atraso fiz um teste de farmácia e deu negativo, com isso achei que minha menstruação ia vir mas não pelo contrário. Tem dois dias estou sentido náuseas bem poucas, nada que mim faça correr para o banheiro, canso bem rápido.
    Mas acredito que não estou gravida, mesmo assim fiz um exame de hcg ainda não peguei o resultado.. Mas mesmo assim não sinto que estou grávida.

  20. Minha namorada tem 48 anos tivemos relação sexual sem camisinha eu fiz coito interropido. ..no mesmo dia ela tomou uma pilula do dia seguinte ou seja uma dosagem depois de 2 dias ela sentiu um liquido branco saindo da vagina e paro no mesmo dia a sua mestruação ainda não desceu ..ela tomou a pilula no mesmo dia que tivemos relação dia 7 de outubro e hojê e dia 1 de novembro e ate agora nada da mestruação desce…..ela esta sentido mal estar e não consegue come pois esta muito preocupada com medo de estar gravida ….gostaria de sabe opinião de vocês des de ja agradeço

    1. Olá, Vieira.
      A pílula do dia seguinte possui uma dosagem alta de hormônios, podendo alterar o ciclo menstrual normal. O mais indicado é que sua companheira realize um exame de gravidez (de farmácia ou de laboratório) para descartar a possibilidade de gravidez.

  21. Minha menstruação mês de setembro veio duas vezes e no mês de outubro não desceu, será normal? Obs:eu souu virgem

    1. Olá, Anna.
      Uma série de fatores pode afetar o ciclo menstrual normal. Aspectos emocionais, uso de medicamentos e até ciclos irregulares naturais podem ser a causa. Em geral, pequenos atrasos não implicam em problemas ou riscos ao organismo.
      Mas o ideal é realizar acompanhamento ginecológico e, caso o atraso persista, a origem seja investigada através de exames.

  22. Meninas me ajudem…tive cesária ah cinco meses minha menstruação não está vindo mais no primeiro mês dps de ter minha BB venho pouco no segundo mês tbm dos não venho mais agradeço tem três meses sem desserviço e estou morrendo de medo de fazer teste

  23. usei anticoncepcional por 3 anos parei depois de 4 meses minha menstruação nao veio mais ja vai fazer 4 meses , exames gravidez negativo , pode ser do anti ?

    1. Olá, Caroline.
      É comum que após interromper o uso do anticoncepcional, o ciclo menstrual sofra alterações e falhas.
      Em geral, pode levar algum tempo até que o organismo se restabeleça completamente. Mas é bastante importante que você faça uma consulta ginecológica para avaliar o quadro.
      Possivelmente, serão solicitados exames para descartar qualquer anormalidade no organismo.

  24. Minha menstruação tem 6 meses que não vem , não estou grávida e estou com muito medo de ir ao médico e ouvir uma notícia ruim .
    Menstruação sem vim pode ser que eu não posso ter filho?

    1. Olá, Isaiana.
      O atraso ou ausência da menstruação pode ter muitas causas e nem sempre representa uma condição grave. Porém, para descobrir a causa e resolver o quadro, é preciso buscar atendimento médico. Lembre-se que, se houver qualquer alteração que possa comprometer a sua fertilidade, quanto antes você iniciar o tratamento, menores serão os riscos e maiores as chances de ter uma gravidez saudável.

  25. Minha menstruação ta atrasada a 3 dias , já fiz um teste e deu negativo … Eu tenho problema hormanal que meus seios enche de bolinhas dentro
    O que pode ser ?

    1. Olá, Pietra.
      As causas dos atrasos menstruais são diversos e o mais recomendado é que um ginecologista avalie o seu quadro e solicite exames.

  26. Ola minha menstruacao vm um mes sim e dois nao e normal ou nao e quando vem ela vem com coagolos isso pode I’m pedir uma groavidez ??

    1. Olá, Graça!

      As alterações no ciclo menstrual, quando frequentes, devem ser investigadas. Como as causas são bastante variadas, é importante consultar um ginecologista para identificar a origem do problema. Algumas condições relacionadas ao atraso na menstruação, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), podem afetar o processo de ovulação e exigir um acompanhamento médico caso exista o desejo de engravidar.

      Por isso, não deixe de consultar um especialista! 😉

  27. Olá me chamo juliana desde Junho de 2018 estou sem mestruar e meu maior sonho e ser mãe o que faço

    1. Olá Juliana!

      É importante que você consulte um ginecologista. A ausência de menstruação por um longo período pode ser provocada por inúmeras condições. Para saber as causas, muitas vezes são necessário exames, que devem ser indicados pelo médico. O mesmo conselho vale para a intenção de gravidez, pois um especialista poderá indicar a melhor opção de tratamento (se necessário) de acordo com suas condições de saúde.

  28. Boa tarde…minha menstruação está atrasada há 53 dias. Só que dia 03 fui levar uns resultados de exames pro meu médico ele disse que há possibilidades de eu estar grávida sim, apesar de estar com 45 anos…ai ele fez uma ultrassom lá na hora e disse que tava animado com o que ele viu e me pediu pra fazer uma ultrassom caprichada. Mas desde segunda que estou com cólicas fortes e não desce…então na terça fiz um teste de farmácia que deu negativo…estava com ultrassom agendada pra hoje de manhã e não fui fazer….o que vcs acham?

    1. Olá, Clarice.
      O mais recomendado é realizar os exames solicitados e conversar com o seu médico.
      Apesar do teste de farmácia ser, em geral, bastante seguro, alguns podem ter margens de erro e apresentar falsos-negativo.

  29. mestruei duas vezes no mes de outubro, e em novenbro minha mestruação nao veio e ate agora nao veio sendo que ja estamos no mes de dezenbro

    1. Olá, Luciana.
      O ciclo menstrual pode sofrer alterações por diversos motivos. Como você teve um escape em outubro (ou seja, sua menstruação desceu duas vezes no mês), é normal que haja desregulação dos próximos ciclos.
      Caso esteja com outros sintomas, o atraso permaneça ou precise mais esclarecimentos, o ideal é consultar um ginecologista.

  30. Oi! Sei que muitas meninas sentem dores, cólicas, próximos ao dia da menstruação sei que e normal, mas eu não tenho nenhum desses sintomas, ela so vem e pronto! E normal?

    1. Olá, Flavia.

      Apesar de cólicas e desconfortos serem comuns a muitas mulheres, eles causam desconfortos e prejudicam a rotina e o bem-estar. Por isso, não ter nenhum sintoma é normal e um ótimo sinal.

  31. Olá, a minha menstruação sempre foi desregulada então nunca me importei, mas ja tem uns dois ou três meses que não desce pra mim, o que eu faço?

    1. Olá, Julia.

      Apesar de algumas mulheres terem ciclos irregulares, é sempre necessário consultar um especialista. Somente o profissional pode avaliar o seu quadro.

  32. Ola , minha segunda mestroaçao pos parto esta atrasada é normal??? o que eu faço????

    1. Olá, Mika.

      Em geral, é normal que os primeiros ciclos após o tpermino da gravidez fiquem alterados, por conta da necessidade do organismo regular os hormônios.

      No entanto, é recomendável consultar seu ginecologista ou obstetra e esclarecer a dúvidas com o profissional.

    2. ola a dois meses atraz pareis de tomar anticoncepcional pois fiz um tratamento de antibiotico porq havia tipo d uma alergia na vagina cocava muito sabe ai fui ao medico me deu remedio como o medicamento cortava o efeito d anticoncepcional.ai parei de tomar deixei vim normal.ai como desceu normal depois q desceu tomei anticoncepcional e nada d mestruacao descer.fiz exame de farmacia derao negativo.ai esperei nada tomei de novo ai faz tres dias e veio um sinalzinho fraquinho ai parei de tomar e nao desceu ainda to n sexto dia d intervalo e nada tenho dor d cabeca e tipo uma dores engracadas por baixo e sem contar n nervosismo que estou lembrando que tomo duas cartelas e dai d intervalo a cada duas cartela

      1. Olá, Morgani.
        É importante buscar orientação com um(a) ginecologista. Entre as possibilidade para a desregulação está a inadequação da pílula.
        Muitas vezes, é necessário trocar o medicamento.
        Além disso, caso necessário, outros exames podem ser solicitados para investigar as causas.

  33. Olá, eu menstruei pela ultima vez no dia 19 de outubro e até hoje (16/12) minha menstruação não desceu, já fiz mais de 7 testes de farmácias de diversas marcas diferente e todos deram negativos, tive cólica em diversos dias, mas ela não desceu, e fazem 4 dias seguido que tive febre. Esta semana irei no meu ginecologista, e estou um pouco preocupada, será que é alguma coisa pior?

    1. Olá, Larissa.
      É importante que o médico avalie o seu caso, pois somente com base em um diagnóstico presencial e por exames é possível indicar as possíveis causas dos sintomas.

  34. Estou com os seios doloridos a quatro dias e ando tendo cólicas diárias , o que pode ser ?

    1. Olá Laryssa!

      Esses sintomas não necessariamente indicam algo grave, mas é importante consultar um ginecologista para identificar a origem destas dores e iniciar um tratamento (caso seja necessário) 🙂

  35. 2 meses sem menstruar, ja fiz dois testes de farmácia e deu negativo, e sinto muita colica , posso esta gravida?

    1. Olá, Kayla!

      Apesar de ser um método considerado eficaz, o teste de farmácia pode apresentar um falso negativo. Se a menstruação continua atrasada, é importante que você consulte um médico. Se necessário, ele irá solicitar um exame de sangue que detecte uma possível gravidez.

  36. Olá nunca tive relação cm ninguem e minha menstruação está atrasada a mais de 7 meses…

    1. olá, eu tenho 13 anos e Estou no comecinho da minha menstruação , nos primeiros meses! E eu lembro que pra vir a seguranda menstruação minha demos alguns meses também, dia 27 faz 3 meses que ela ainda não desceu! (Lembrando qe eu não tenho a vida sexual ativa) O que pode ser isso? Alguma coisa grave ?

      1. Olá, Tamara.
        Os primeiros meses após a menstruação tendem a ser irregulares. Seu corpo ainda está organizando os ciclos e as variações hormonais, por isso é comum que ocorram escapes (por exemplo, descer 2 vezes no mesmo mês) e, em seguida, ocorra a ausência menstrual.
        Dentro de alguns meses, em geral, isso se regula. Mas é bastante importante que você considere ir a um ou uma ginecologista, pois o acompanhamento dos períodos e todas as dúvidas são esclarecidas pelos profissionais.

  37. Olá! Eu tenho 17 anos, e nuca menstruei, minha mãe falou pra mim ficar despreocupada, pois a dela veio entre os 17 ou 18 anos, ela falou para esperar mais um pouco se acaso não vim, para procurar um médico, mas eu tenho medo de ter algum problema e também eu não conheço ninguém na minha idade nuca ter menstruado

    1. Olá, Laura!

      A primeira menstruação, chamada de menarca, pode vir em idades variadas para cada mulher e isso não necessariamente é um problema. Ao mesmo tempo, o início tardio pode estar relacionado a alguma condição de saúde. É importante que você consulte um ginecologista para esclarecer esta e outras dúvidas. Confira algumas dicas aqui 🙂

    1. Olá, Maria!

      O ciclo menstrual dura, em média, de 2 a 6 dias. Esse intervalo de tempo varia de acordo com cada organismo, assim como o fluxo da menstruação. Alguns fatores podem interferir nesse processo, como o uso de pílula anticoncepcional.

  38. Olá! parei de usar anticoncepcionais há dois anos. E há um ano fiz um ultrassom e mostrou um cisto de 4,6cm no ovário esquerdo. Desde então minha menstruação vem duas vezes por mês. Mas agora fazem 24 dias que não desce nada. fiz um teste de farmácia e deu NEGATIVO! oque pode ter levado a “atrasar” minha menstruação ?
    grata pela atenção!

    1. Olá, Renata.
      Uma série de condições podem afetar o ciclo menstrual, por exemplo, o próprio cisto ou fatores emocionais. Nesse caso, é bastante importante que seja realizada uma consulta especializada para avaliar o seu quadro. Além disso, é necessário manter o acompanhamento médico para o cisto.

  39. Boa noite…
    Eu tenho apenas 11 anos, e ainda não mestruei esse mês (Janeiro de 2019)…

    Ando muito triste e depressiva, as pessoas achão que é TPM…

    Enfim…
    Estou com cólicas que param e voltam, tomei um remédio que meu pai me deu, no início, pra mim piorou um pouco, e depois voltou a ficar do mesmo jeito…

    Oque poderia ser?

    Será que é porque eu ainda não mestruei em Janeiro?

    1. Olá, Ísis.
      É importante observar quais os dias que sua menstruação costuma descer. Às vezes podem ocorrer atrasos ou, se fizer pouco tempo que você começou a menstruar, poem ocorrer falhas (meses que ela não vem).
      Em geral, isso é normal nos e o ciclo tende a se regularizar com o tempo. Mas é importante que você faça uma consulta com um ou uma ginecologista, inclusive para que ele(a) receite os medicamentos que você pode usar para cólicas.
      As alterações de humor podem ser resultado das taxas hormonais e tendem a amenizar quando sua menstruação descer.

      1. Boa noite a minha menstruação tá com dois meses que não vem eu queria saber porque ela não está atendendo às vezes ela vem dia primeiro ou no final do mês mas nenhum dos dois meses ela veio

        1. Olá, Ana.
          Várias coisas podem afetar o ciclo menstrual. A sua idade, o uso de anticoncepcionais, o uso de outros medicamentos e até mesmo o seu estado emocional.
          Em geral, ciclos irregulares podem apresentar meses em que não ocorre o sangramento. Porém, caso a ausência menstrual persista, você deve buscar orientação ginecológica. Somente com exames e avaliação pessoal é possível indicar quais as causas.

  40. Ola boa tarde , me tire uma duvida , eu tomei meu anticoncepcional errado ai parei de tomar pra no dia seguinte iniciar uma nova cartela , sendo q tinha q espera a menstruação descer pra iniciar a cartela , sendo q ela nao desceu , tive colicas , e pequeno sangramento q nunca tive , meios seios ficou um pouco sensiveis , sinto poucas colicas , e fiz um beta de sangue e deu negativo ,meu ultimo anticoncepcional foi dia 19 /12 , e hk dia 21/01 ainda nao desceu o que pode ser ?

    1. Olá, Neide.
      Em geral, o recomendado é que, caso você esqueça de tomar o anticoncepcional 1 dia, não interrompa a cartela e prossiga tomando normalmente. Ao parar a pílula, seu corpo gera um vazamento menstrual, que foi esse pequeno sangramento.
      Como há uma mudança no ciclo, a menstruação pode atrasar ou vir desregulada por algum tempo. Em geral, ela irá normalizar em poucas semanas. Mas é importante que você faça acompanhamento ginecológico para o uso de anticoncepcional.

  41. Olá , boa tarde
    Tenho 21 anos e Minha menstruação é muito desregulada, demora 3 meses pra vim , as vezes 6 meses e não entendo o porque disso. Ainda não passei no Ginecologista por falta de Vaga , gostaria muito de saber o que pode ser ?

    1. Olá Carolayne!

      As causas da menstruação irregular são inúmeras. Sem uma avaliação médica, não é possível identificar a origem do problema 🙁 Até conseguir marcar a consulta com um ginecologista, você pode ir a uma unidade de saúde e consultar-se com um clínico geral. Este especialista poderá solicitar alguns exames que podem ser úteis na investigação e posterior diagnóstico.

  42. Oii tou com minha menstruação atrasada por 3 meses, e a no segundo mês de atraso (em dezembro de 2017) sentii muito enjôo cansaso e dores de cabeça, tudo que eu comia colocava pra fora, mais agr no 3° mês estou sem enjoos, tou comendo muito e a toda hora, mas minha menstruação ainda não veiio…

    1. Ola minha menstruação e muito regulada e todo mês desse dia 15 e hj ja e 26 tou sem mestruar a 11 dias e fiz relação com usso de preservativos no dia 8 e ontem 25/02 fiz um teste de farmacia e deu negativo o q pode ser tou desesperada

      1. Olá, Isis.
        Várias coisas podem afetar o ciclo regular. Estresse, mudança de rotina, uso de algum outro medicamento são alguns dos fatores.
        Se foi usada a camisinha, as chances do atraso ser decorrente da gravidez são baixas — caso esteja em dúvidas, você pode realizar novamente o teste de gravidez.

  43. Boa tatde mim chamo neia minha mestuacao ta atrazada vai faser 2 meis fis o terete de farmacia nao deu gravideiz e nao estou com sintomas de gravida eu tomei detosis de limao 1 meis sera que foi isso que feis ataza por favo mim responde

    1. Olá Neia!

      As causas de atraso menstrual variam bastante de mulher para mulher. Apenas por meio de consulta médica e exames é que será possível identificar a origem do problema. Procure um ginecologista 😉

  44. tenho 47 anos fiquei 8 meses sem menstrua tive relcao sexual e 4 dias depois deceu minha mestruacao to preocupada nao foi ejaculado na vajina nao fisemos uso de preservativos e nehen tomo anticonsepisonal .posso esta correndo o risco de esta gravida/

    1. Olá!

      A presença de menstruação não indica chances de gravidez. Porém, é importante lembrar que alguns corrimentos vaginais podem ser semelhantes aos do período menstrual. Se você suspeita que esteja grávida, a melhor saída é fazer um teste de farmácia ou exame de sangue, ambos confiáveis.

  45. olá poderia me tirar uma dúvida?
    eu tomava anticoncepcional injetável mensal e a última vez que tomei foi 16/11, depois disso minha menstruação veio no dia 11/12 e novamente no dia 18/12 até 21/12 ambas as datas com pouco fluxo, porém até hoje não veio mais. estou tentando engravidar e fiz um teste de farmácia no dia 16/12..agora vou aguardar mais uma semana e fazer um novo teste pq quero tomar algo para regular… esse anticoncepcional fazia com que minha menstruação viesse no 21º ou 22º dia a partir do dia que tomava ele ai assim que fecha 30 dias corridos eu tomava uma nova dose do remedio…se calculei certo ai minha menstruação está atrasada a 20 dias… está certo esse cálculo??

    1. Olá, Gabrielly.
      É importante avaliar, junto ao seu ginecologista, se a opção injetável é a mais adequada para você. Porém, se você está querendo engravidar, é necessário descontinuar o uso do anticoncepcional.
      Muitas vezes, após interromper o uso, o organismo necessita de alguns dias ou semanas para restabelecer os ciclos, mas caso o atraso persista, é preciso uma avaliação médica.

  46. Olá, boa noite. Sei que este é um site voltado para mulheres, mas eu tenho umas dúvidas e gostaria de saber algo que me ajude. Minha namorada tem a menstruação irregular, chegando a atrasar até 3 meses. A última vez que ela menstruou foi no início/meio do mês de Dezembro de 2018, e tivemos uma relação sexual no dia 14 de Janeiro sem preservativo( tomei muito cuidado com a pré ejaculação e gozei fora).
    Hoje já é dia 29 de Janeiro e a menstruação dela ainda não desceu, sendo que uma semana depois ela sentiu – se inchada, aumento no apetite sexual, cólica e tudo mais como se estivesse prestes a menstruar. Eu queria saber se no dia que nos relacionamos, ela estava em seu período fértil, sendo que dia 14 já fazia mais de um mês depois da menstruação del? E se depois de mais de 35 dias, ela vai ainda estar em período fértil? Mulheres que passam mais de 3 meses sem menstruar têm dificuldade para engravidar?

    1. Olá, Thiago.
      É bastante difícil determinar quando ocorre o período fértil, mesmo quando a menstruação é bem regulada. Por isso é necessário usar métodos anticoncepcionais sempre.
      Em ciclos bem regulados, o período fértil ocorre, aproximadamente, 14 dias depois da menstruação, e dura cerca de 6 dias. Mas, como houve atraso para descer, não há como saber exatamente quando ele ocorreu ou vai ocorrer.
      Quando não há doenças envolvidos, os atrasos menstruais não representam nenhum risco à capacidade gestacional da mulher. Ocorre apenas uma possível maior dificuldade devido às alterações hormonais irregulares.

      Caso não queiram, pelo menos por enquanto, engravidar, é recomendável que utilizem sempre preservativos. Além dele, se sua namorada se sentir confortável e puder fazer o uso, pode ser aliada a pílula anticoncepcional. Ela reduz os riscos de gravidez e auxilia na regulação menstrual.
      Mas é importante que ela passe por uma avaliação médica para que os melhores métodos sejam indicados.
      Além disso, cabe destacar que se a menstruação da sua namorada ainda não desceu, é interessante realizar um exame de gravidez para descartar a possibilidade.

  47. boa tarde entao minha mestruacao atrasou 2 meses quando dia 26 desceu so que bem pouquinho passou tres dias assim mas parou tem possibilidades de gravidez.

    1. Olá, Gaby.
      Somente um exame de gravidez pode afirmar ou descartar a possibilidade.
      Podem ocorrer atrasos, escapes ou irregularidades menstruais devido a estresse, uso de medicamentos, esquecimento da pílula anticoncepcional, alimentação e uma série de outros fatores.
      Você pode realizar o exame de farmácia ou de sangue, que geralmente é mais preciso.

  48. Já tem um mês que a minha menstruação não desce e estou desconfiada que estou grávida Será que é possível de eu ficar porque estou desconfiada o meu namorado também está achando estranho

    1. Olá Fernanda.
      O mais indicado é que você faça um teste de gravidez, que pode ser comprado em farmácias ou feito em laboratório.
      Mesmo fazendo uso de métodos contraceptivos, há uma pequena possibilidade de falhas e, consequentemente, gravidez. Mas vale lembrar que outros fatores, como estresse, podem interferir no ciclo.

  49. Olá, tenho 17 anos e um ciclo bastante regular, porém no dia 23 de janeiro estava para descer a minha menstruação, e não desceu, hoje já faz 10 dias de atraso, eu não tenho vida sexual ativa, quais podem ser as causas desse atraso repentino? À uns anos atrás aconteceu isso também de atrasar, e foram 10 dias , depois desceu normal. Aguardo sua resposta, muito agradecida

    1. Olá, Isaa.
      Atrasos menstruais são, em geral, bastante comuns. Mesmo quem tem ciclos regulares pode sofrer com escapes ou falhas, sem que isso represente um problema do organismo.
      Por exemplo, fatores emocionais, uso de medicamentos ou mudanças alimentares podem ser a causa ou estarem relacionados.
      Caso você esteja com dúvidas, o mais indicado é buscar orientação ginecológica.

      1. Boa tarde minha namorada tá atrasada mais de 2 meses já ela fez o exame de famarcia deu negativo oq você indica ela fazer pra saber se tá grávida ou não

        1. Olá, Kleber!

          O teste de farmácia, apesar de ser considerado eficaz, pode apresentar falsos positivos ou negativos. Para descartar as chances de gravidez, é importante consultar um médico e realizar o exame de sangue. Na consulta também será possível investigar melhor outras possíveis causas do atraso menstrual.

  50. olha eu fiz o teste de gravidez deu negativo e fiz o exame de sangue e também deu negativo ja tem 1 mes que minha menstruação nao vem e eu sinto dor na virilha.. e vou passa pelo médico 22 de fevereiro..
    minha amiga fala que eu estou com infecção urinária sera msm?

    1. Olá, Fernanda.
      Em geral, se feitos no tempo correto, os exames de sangue são bastante seguros. É preciso saber que, em alguns casos, a taxa hormonal pode demorar para alterar e, por isso, resultar em um falso negativo.
      O mais correto é aguardar a avaliação médica, pois qualquer alteração, doença, infecção ou condição que esteja causando o atraso só pode ser avaliada pelo profissional.

  51. Olá,minha menstruação nunca falhou e era para vir hoje e não veio. Eu deixei de tomar a pupílu na última menstruação e quero ser mãe. Tive varias cólicas,dor de cabeça e barriga inchada, ha uma semana fiz um teste e veio negativo. Tou muito ansiosa, será que tou gravida? Minha menstruação nunca falhou.

    1. Olá, Ana!

      Ainda que seja raro, os testes de gravidez podem resultar em falso negativo (confira mais informações aqui). Por isso, caso o atraso menstrual persista e você perceba sintomas suspeitos, você pode repetir o exame. Vale lembrar que o atraso menstrual nem sempre é sinal de gravidez. O mais recomendado, então, é que você consulte um ginecologista ou clínico geral para tirar a dúvida, por meio de um exame de sangue.

        1. Olá, Rogéria!

          Apesar de serem considerados eficientes, exames de farmácia podem apresentar falsos positivos ou falsos negativos. O método mais aceito e utilizado para confirmar ou descartar a gravidez é o exame de sangue. Converse com seu médico e, se necessário, realize o exame mais uma vez.

  52. tive relação com uso de preservativo e desde então estou passando por diversos problemas pessoais e muita pressão no serviço onde me estresso bastante, ja faz 2 meses que minha menstruação não desce e sinto muita cólica, e não tenho nenhum outro sintoma que indique gravidez. fiz teste de farmacia deu negativo, posso estar gravida?

    1. Olá, Cleide.
      Os falsos negativos não são comuns. Se você fez o exame, é bem provável que o resultado esteja correto.
      Com o uso do preservativo, o teste negativo e fatores emocionais envolvidos, a maior possibilidade é que não seja gravidez. No entanto, é recomendável que você realize outro teste ou consulte um ginecologista caso sua menstruação não se regularize nos próximos dias.

  53. Olá, minha menstruação está atrasada, ela desceu dia 30/12/2018 e até hoje 18/02/2019 ela não desceu. Meu namorado introduziu o dedo na minha vagina mais nesse caso não tem penetração, então mesmo assim fiz um teste de gravidez de farmácia e deu negativo. Estou muito preocupada, vocês podem me ajudar?

    1. Olá, Catyele
      As chances de gravidez quando não ocorre penetração (somente masturbação) são baixas. Os testes de farmácia são, em geral, bastante eficazes e seguros, além disso atrasos menstruais são, muitas vezes, comuns (pode ser por fatores emocionais, mudança de rotina ou algum medicamento que você usou).
      Então, caso esteja com dúvidas, você pode realizar um exame de sangue para confirmar o resultado negativo.
      Lembre-se que exitem diversos métodos contraceptivos e você deve encontrar o que mais se adapta ao seu organismo e rotina.

  54. To sem mesntruar a três meses ,e hoje to sentindo cólicas e outros sintomas da menstruação mas não desceu nada ainda desde cedo o que pode ser?

    1. Olá, Carine.
      Os sintomas podem ser devido à menstruação, que vai descer em breve, ou outras condições. Somente um médico pode avaliar o seu quadro e, se necessário, solicitar exames para investigar as causas do atraso menstrual.
      Caso as cólicas persistam, é importante buscar atendimento médico e evitar a automedicação.

  55. Olá!
    Minha namorado não possui uma menstruação regular, ela é fofinha e a mesma tem policisto, sua menstruação nunca atrasou tanto como atualmente, pois já faz quase 3 meses de atraso mestrual, tivemos apenas uma relação sexual sem proteção, mas gozei fora, ela não reclama de dores, muito menos de desconforto, ela fez um teste de gravidez e deu negativo.
    Gostaria de saber se peço para que ela faça outro teste de gravidez?, ou levo ela imediatamente ao médico?

    1. Olá, Bryan.
      Às vezes, é comum que ocorram atrasos na menstruação, desencadeados por fatores emocionais ou uso de medicamentos, por exemplo.
      Caso o atraso persista, é importante buscar um especialista para investigar as causas. Se vocês estiverem com dúvidas, podem realizar outro teste de gravidez – de farmácia ou de sangue (em laboratório).
      É importante que os métodos contraceptivos sejam adotados, reduzindo os riscos de gravidez. Existem diversas opções e, junto com o médico, o mais adequado a vocês deve ser escolhido.

  56. Minha namorada passou por umas semanas bem estressantes no trabalho esse mês, além de sofrer de ansiedade e depressão e tomar fluoxetina. Em dezembro a menstruação dela veio no dia 21 e depois em janeiro no dia 13, adiantada no caso, depois, tivemos uma relação desprotegida no dia 20, mas foi anal apenas, eu vi que nada escorreu depois, porém nada da menstruação descer ainda , ela fez um teste já e deu negativo, será que tem chance de ser um falso negativo??

    1. Olá, Marcio.
      Em geral, os testes de gravidez são bastante precisos, mas é recomendável repetir o exame caso haja dúvidas.
      Atrasos menstruais podem estar bastante envolvidos com o estresse, porém, se persistir, é indicado investigar as causas com um ginecologista.

      1. Muito obrigado pela resposta! Visto que eu e ela somos bem ansiosos, nos ajudou bastante!!
        E por esse teste ter sido feito um mês depois, é baixa a chance dele estar errado mesmo??

        1. Oi, Marcio!
          Em geral, entre 1 e 5 dias após o atraso menstrual, os testes já têm uma eficácia bastante grande. Ainda que exista a possibilidade de falso-negativo, a tendência é que ela seja muito pequena.

    2. Olá!! Me tire uma dúvida.
      Minha menstruação está atrasada,ela veio no começo do mês de fevereiro em um dia,e no outro foi embora,porém até a data de hj ela não veio mais.
      Fiz dois exames de farmacia e deu negativo o que sera que pode ser?

      1. Olá, Michele!

        As causas do atraso podem ser inúmeras, desde fatores emocionais até condições de saúde. É importante que você consulte um médico para avaliação. Ao identificar a causa, é possível que ele indique um tratamento.

        1. Quais a chances da pilula do dia seguinte falha tomei logo após o ato tomei em menos de 24 anos 4 pílulas de 0,75 mg com medo de engravida porém faz 4 meses que não desce estou com medo de ir ao médico ..

          1. Olá, Carol.
            Se a pílula foi usada corretamente, as chances de gravidez são baixas, cerca de 1%. Mas ainda assim, existem.
            Em casos de dúvidas, a única forma de confirmar ou descartar uma gestação é por meio do teste de sangue ou de urina.
            É normal que a pílula do dia seguinte atrase a menstruação por um ou dois ciclos.
            Se a menstruação estiver atrasada por um período maior que esse tempo, é recomendado buscar auxílio ginecológico.

  57. Olá, minha mulher e eu temos relações sem camisinha apenas na menstruação dela, fora isso somente com camisinha e eu nunca houve ejaculação dentro mesmo com camisinha, a menstruação dela é irregular e tem mais ou menos 25 dias de atraso, ela sente cólicas mas nada de descer. houve a 3 semanas um corrimento de sangue, e ate então só um corrimento pastoso branco. qual a possibilidade dela estar gravida ?

    1. Olá, Leandro.
      Os sintomas e comportamentos do organismo podem ser bastante variáveis em cada mulher, por isso, a única maneira de confirmar ou descartar a gravidez é por meio de uma exame ou teste. Ele pode ser feito em laboratório ou comprado em farmácias.

  58. Boa tarde Ana! Eu tive relações desprotegidas nos dois últimos dias de menstruação (nos dias 19 e 20/01/19), e em nenhuma ocorreu a ejaculação dentro, mas tomei a pílula do dia seguinte para prevenir (dia 21/01), porém 5 dias após minha menstruação acabar (dia 25/01) e tudo isso acontecer, ela desceu novamente e ficou por 14 dias (até dia 07/02), e até hoje não desceu mais (26/02). Sei que o método mais eficaz de saber sobre uma gravidez é fazendo testes, mas gostaria de sua opinião, pois confesso estar beeeem receosa de fazê-lo. Obrigada!

    1. Olá, Amanda!

      Sem o contato com o sêmen, não há possibilidade de fecundação. A pílula do dia seguinte pode provocar alterações no ciclo menstrual, por isso é mais provável que a origem do problema seja essa. De qualquer maneira, o teste de gravidez é a única alternativa para confirmar ou descartar uma gravidez. Você pode encontrar mais informações aqui.

  59. Olá minha menstruação sempre foi desregulada até outubro do ano passado vinha de mais as vezes até 15 dias sem parar e do nada parou de vir deis de outubro até hoje sinto cólicas as vezes tbm oq pode ser ?

    1. Olá, Waldyneia.
      Vários fatores podem estar associados à menorreia (ausência de menstruação). A utilização de medicamentos, perda de peso, estresse ou alterações emocionais, por exemplo, podem ser as causas.
      Como faz bastante tempo que ela está ausente e você sente cólicas, é importante realizar uma consulta médica para investigar a causa.

  60. Oi Queria tira uma dúvida ,
    Minha meatruacão desceu 27 de janeiro
    Fevereiro não veio nada
    Já 3 de março.e normal ficar assim
    Ou posso me preculpa ?

    1. Olá, Thais.
      Às vezes, atrasos menstruais podem ocorrer por diversos motivos, como ansiedade ou uso de medicamentos.
      Se você teve relações sexuais neste período, sobretudo sem uso de preservativos, é interessante fazer um teste de gravidez.
      Caso contrário, observe outros sinais do seu corpo, como corrimento, cólicas ou mal-estar. Se o atraso persistir ou houver outros sintomas, é necessário consultar um médico.

  61. Olá, menstruei dia 6 de janeiro,aí no 5° dia iniciei o anticoncepcional,mais resolvi parar no 8° comprimido,só que se passaram uma semana desde a parei o anticoncepcional e mestruei novamente no dia 25 de janeiro,e está foi minha última mestruacao,desde de então não menstruei mais pois estou tentando engravidar,mais nas últimas semanas estou sentindo algumas dores de cólica,mais sempre qndo sinto,basta soltar alguns puns,passa a dor será q estou grávida,sendo q fiz o teste de gravidez de farmácia mais apareceu uma linha forte e outra bem fraquinha me ajude estou com dudúvas

    1. Olá, Eliane!

      No geral, quando o resultado do teste de farmácia indica duas linhas, é sinal de que a mulher está grávida. Porém, a melhor maneira de confirmar a gestação é por meio do exame de sangue, que irá detectar os níveis de hCG (hormônio da gravidez) com mais precisão. Consulte um médico para realizar os exames 😉

  62. Minha menstruação está atrasada o mês o será eu sinto cólicas e estou com muito medo e eu só mama tenho uma bebê de 5 meses

    1. Olá, Thays.
      A menstruação atrasada por ter várias causas, como o estresse ou alterações hormonais após a gestação.
      É importante que você consulte seu médico para realizar exames e ser avaliada. Somente ele poderá apontar as causas do atraso.

  63. Boa tarde, minha última menstruação foi do dia 06/02 ao dia 13 /2
    No dia 23 de fevereiro eu tive relação sem preservativo com meu esposo e ele acabou ejaculando dentro. Tomei a pílula do dia seguinte e não desceu nada para mim. E até agora minha menstruação não veio. Só que eu passei por muitos momentos de estresse nesse mês, Será que pode ser devido ao estresse a minha menstruação estar atrasada. E eu continuo muito estressada.
    Obrigada, aguardo um retorno…

    1. Olá, Vânia!
      O estresse pode afetar o seu ciclo menstrual. Condições muito intensas, mudanças de humor e ansiedade podem fazer com que haja atraso menstrual.
      Porém, como você relatou que fez sexo sem proteção, é bastante importante que o exame de gravidez seja feito, pois somente ele poderá indicar a possibilidade de gestação.
      Lembrando que diversas causas podem afetar o ciclo regular e, por isso, manter consultas regulares ao ginecologista é importante para cuidar da saúde.

  64. Minha menstruação atrasou quase um mês agora desceu bem pouco será q tô grávida ?

    1. Olá, Li.
      Pode ocorrer um pequeno sangramento quando acontece a fecundação, mas somente um exame de gravidez pode confirmar.
      Você pode realizar um de farmácia ou de laboratório.

  65. Olá, me chamo Giovanna, tenho 20 anos. Eu comecei a tomar o anticoncepcional (stezza) pela primeira vez, tem 2 meses e alguns dias que venho tomando todos os dias, acaba uma cartela, no outro dia já compro outra pra não ficar nem um dia sem tomar. Porém minha menstruação está atrasada quase 1 mês, quando foi ontem, pensei que finalmente tinha descido (mas meu fluxo sempre foi intenso), dessa vez veio só um pouquinho ontem, e hoje já não está vindo nada. É normal, pelo fato de ter começado a tomar a pílula a pouco tempo? Estou tomando do jeito certo? Devo ficar preocupada? Me ajudemmm, bjs

    1. Olá, Giovanna.
      A cartela do Stezza é composta por 2 cores de pílulas: brancas (com hormônios) e amarelas (placebo). O correto é que sua menstruação desça durante os 4 dias que você toma as amarelas.
      Como você iniciou há pouco tempo, é possível que as dosagens hormonais estejam interferindo em seu ciclo — o que não é necessariamente um problema.
      Muitas vezes, as pílulas agem reduzindo a intensidade do fluxo e controlando os dias que ele desce.
      Porém, algumas vezes elas podem gerar efeitos colaterais ou não serem bem adequadas a você. É importante que você converse com o médico que te receitou e faça o acompanhamento dos sintomas.
      Lembrando que você deve sempre relatar mudanças no ciclo ou mal-estar, para que, se for necessário, o medicamento seja trocado.

      Você pode consultar a bula (efeitos colaterais, modo de tomar e ação esperada) do Stezza nesse link.

  66. Olá boa tarde!! Minha menstruação está atrasada a 1mes e 28dias e normal?

    1. Olá, Simaly.

      Um atraso de quase 2 meses pode ser indício de que há alguma alteração. O primeiro passo é descartar a possibilidade de gravidez. Em seguida, é importante que você consulte um ginecologista para avaliação do quadro. As causas de atraso menstrual são inúmeras.

  67. Oiii fiz uso do Elani28 por 5 meses, e tinha muitos escapes a cada dois dias aí parei de tomar, tem 32 dias q não tomo e nada de menstruar,com 9 dia de atraso fiz um exame de sangue e deu negativo,com 18 das fiz um teste de farmácia negativo também, agora estou tendo um corrimento branco será que posso estar grávida?? estou dentro relação desprotegida.

    1. Olá, Gislane!

      Mesmo com os dois resultados negativos, o mais adequado é procurar um ginecologista. Esse atraso pode ser decorrente de outras condições ou fatores, inclusive a interrupção hormonal. Somente o médico, por meio de exames, poderá identificar a origem do problema.

  68. Ola, Mayra!
    Boa noite, tive relação sexual uns quatro dias antes da menstruação, hoje faz quinze e minha menstruação nao desceu.
    Mudei de cidade isso pode ter influenciado no atraso?
    Tambem estou tendo muitas cólicas esses dias ate pensei que a menstruação tava descendo mais nao desceu ainda, estou com corrimento branco isso e normal? Posso estar gravida?

    1. Olá, Maria!

      Se houve relação desprotegida e você não faz uso de algum tipo de método contraceptivo, as chances de gravidez existem. Porém, atrasos na menstruação são normais em muitos casos e podem ser influenciados inclusive por questões emocionais. O mais indicado é que você faça um teste de farmácia ou exame de sangue para confirmar ou descartar a gestação.

    2. Mim chamo mary queria tira esta duvidas com vcs parei d toma meu anticoncepcional no sabado e senpre mia menstruação vei com 2 dias pra frente dai esta com 5 dias e ainda nao veio eu corro o risco d esta gravida

      1. Olá Maria das Dores,
        Como citado no texto, o ciclo menstrual pode ser desregulado por fatores como estresse, distúrbios hormonais e o uso de alguns medicamentos (inclusive anticoncepcionais). A gestação pode estar relacionada com esse atraso da menstruação ou não. A melhor forma de diagnosticar uma gravidez é por meio do exame de urina ou de sangue.

  69. Olá bom dia, gostaria muito de tira uma duvida, minha menstruação veio no dia 16/02 e esse mês não veio nada até agora, já fiz 2 testes de farmacia e deu negativo, porém sinto como se ela fosse descer a qualquer momento e nada, minha maior duvida é que minha mãe teve o ciclo interrompido com 30 anos e eu já tenho 32, será que o meu também acabou? Pode ser hereditário?

    1. Olá, Ana Carla.
      Há vários indícios de que o ciclo menstrual de mães e filhas tende a ser parecido. Se a sua mãe teve menopausa precoce, é possível (mas não obrigatório) que a sua última menstruação ocorra mais cedo. Lembrando que não necessariamente será na mesma idade ou precocemente, mas pode ser que o seu período fértil seja menor em comparação com outras mulheres.
      O mais indicado é consultar um(a) ginecologista, que irá avaliar o seu quadro por meio de exames e do histórico familiar.

  70. Olá estou muito preocupada , a minha menstruação a meses q não deisi por vezes fico uns 3 meses sem ver, e quando aparece só sai um pequeno sangramento , às vezes sai um fluso intenso , a minha última menstruação foi n dia 15/02/2019, até agora ainda n apareceu, tenho a certeza de que n estou grávida ,

    1. Olá, Zulfa.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual. Idade, medicamentos, estresse são alguns.
      É importante que, se não houver regularização, você consulte um médico para identificar as causas da alteração. Somente com exames é possível fazer o diagnóstico.

  71. Gostaria de sabe eu não estou grávida e minha menstruação tem um mes que não desce o que pode ser

    1. Olá, Mariane.
      Somente com exames e uma avaliação médica presencial é possível diagnosticar as causas do atraso menstrual. Ele pode ser devido a fatores diversos e nem sempre são decorrentes de doenças ou problemas sérios. Estresse e má alimentação, por exemplo, podem estar envolvidos.
      É importante, no entanto, acompanhar com um profissional.

  72. Olá boa noite minha mestruação desceu 23/02 pronto esse mês era pra desce dia 23/02 só q não desceu quando foi hj desceu uma líquido avermelhado fraco com borrinhas marrom e um leve sozinha do lado esquerdo!gostaria de sabe oq er isso?

    1. Olá, Caroline.
      É preciso que seu histórico seja avaliado para indicar as possíveis causas: se você teve relações sexuais no período que antecedeu o atraso, se faz uso de contraceptivos, se apresenta histórico de menstruação irregular ou possui alguma alteração hormonal. Por isso, é importante realizar uma consulta médica para ser devidamente avaliada.

  73. Estou tomando a primeira cartela do anteconcepcional Selene a 9 dias, alguns dias com atraso de algumas horas . Tive relação sem proteção , preciso tomar PSD ? Se tomar preciso parar o anticoncepcional ?

    1. Olá, Bia.
      Em geral, a proteção do anticoncepcional é bastante alta. Porém, durante os 2 ou 3 primeiros meses de uso, é importante manter o uso da camisinha, pois seu corpo ainda está em adaptação ao medicamento.
      Não é recomendado tomar a pílula do dia seguinte junto, pois ela é apenas uma dose elevada/concentrada de hormônios que você toma todos os dias.

  74. Olá, a data da minha última menstruação foi 31/01 desde então não desceu mais .. Estou com dúvidas do que pode ser, tomei injeção misegyna por quase 4 anos sem interrupção a ultima aplicação foi no dia 30/01 o mesmo mês que desceu .. Li a respeito que perda de peso rápido tmb atrasa a menstruação comecei uma dieta em Janeiro e perdi 8 kilos em 2 meses, no começo de março assim que a menstruação atrasou fiz um teste de farmácia e deu negativo ! O atraso pode ser por conta da suspensão do anticoncepcional e da perda de peso ?

    1. Olá, Danila.
      Pode sim! Tanto a interrupção do anticoncepcional quanto a perda de peso são fatores capazes de afetar o ciclo menstrual temporariamente.
      Após a pauda do hormônio, o organismo tende a demorar algumas semanas ou até meses para reequilibrar-se. Por isso, é comum que haja mudanças no ciclo e no fluxo.
      Em geral, não é necessário tratamento, apenas esperar o próprio organismo reagir às mudanças.
      A perda de peso acentuada ou a manutenção de um baixo peso também podem afetar a menstruação. Nesse caso, é importante buscar auxílio de um endocrinologista junto com o ginecologista para avaliarem o seu quadro.

  75. Olá.
    Deixei de tomar o anticoncepcional em Janeiro, sou sexualmente ativa, em Fevereiro minha menstruação atrasou 3 dias e depois veio sangue apenas na urina. Fiz um teste e deu negativo, hoje estou com 13 dias de atraso e algumas dores no pé da barriga, arrepios, dores de cabeça e enjoos, é possivel estar gravida? Sou um pouco ansiosa e tenho tendencia a me stressar… tomo Alprazolam.
    Obrigada

    1. Olá, Ana.
      Se você parou o anticoncepcional, é importante utilizar outra forma de prevenção, como a camisinha.
      Os testes de gravidez, mesmo os de farmácia,costumam ter taxas bem confiáveis de resultado. Por isso, se você realizou o exame deu negativo, é provável que a causa do atraso menstrual seja outra.
      O próprio estresse e ansiedade podem afetar o seu ciclo. Por isso, é importante observar as respostas do seu organismo. Caso o atraso persista, mesmo com o teste negativo, o indicado é fazer uma consulta para realizar exames.

  76. Bom, no dia 03/02 minha menstruação veio e durou até dia 08/02, no dia 10/02 tive relação, com preocupação tomei pds dia 12/02 mais ou menos uma semana depois “veio” um sangue como menstruação que durou cerca de 4/5. Depois disso tive relação no dia 24/02 sem proteção também (irresponsabilidade eu sei) tomei pilula umas 3 horas depois e dia 04/03 veio novamente esse sangue. Dia 21/03 tive relação e a camisinha rasgou tomei pds mais uma vez 12 horas depois e até agora nada desse sangue, estou com muito medo me ajudem por favor. Será que posso estar grávida?
    12 dias apoa a relação fiz um beta hcg e deu NÃO REAGENTE 0.00mUI será ainda assim gravidez ou atraso por causa da pilula?

    1. Olá!

      A pílula do dia seguinte pode provocar alterações no ciclo menstrual. Como o resultado do teste de gravidez deu negativo, é provável que esta seja a causa do atraso. É importante que você fique atenta ao ciclo e a possíveis sinais ou sintomas. Caso identifique algo suspeito, o recomendado é consultar um ginecologista. Exames algumas vezes podem apresentar falsos negativos.

      É importante ressaltar também que o uso frequente deste tipo de medicamento pode ser prejudicial à sua saúde. Além do uso de preservativo, você ou seu parceiro podem adotar outras medidas contraceptivas.

  77. Boa tarde. No dia 01/03 minha menstruação veio até o dia 04/03 foi embora e tomei o anticoncepcional durante 3 dias após minha menstruação daí não tomei mais. Quando chegou o dia 10/03 tomei um anticoncepcional quando foi no dia 12 tiver relação daí por diante não tomei mais o anticoncepcional e até hoje de manhã minha menstruação não tinha chegado quando foi agora de 12:30 veio aquele negócio rosado e marrom e um pouco vermelho o que será!???

    1. Olá, Eduarda.
      É importante que você tome a pílula corretamente, pois ela vai afetar na regulação do seu ciclo menstrual, além de não proteger contra a gravidez.
      Quando você interrompe o uso (sem ser no intervalo certo), o seu corpo sofre alterações hormonais que resultam em modificação menstrual. Isso significa que seu menstruação pode ocorrer antes do previsto ou atrasar.
      O mais recomendado é que você faça uma consulta ginecológica para que o melhor tratamento seja indicado — ou seja, às vezes a pílula não é o melhor método para você.
      Além disso, às vezes, anticoncepcional tem cuidados e modos de tomar diferentes. Uns são tomados direto, outros existem intervalos de 7 ou menos dias.
      Converse com um profissional para ajustar a sua rotina de proteção.

  78. Olá minha menstruação está atrasada há 1 mês, mas 1 dia após relação desprotegida tomei a pílula do dia seguinte e tive um corrimento de 3 dias, 2 semanas dps de tomar a pílula. Fiz o teste de urina e o resultado foi negativo, mas não sinto nenhum sintoma de menstruação. É possível que eu esteja grávida?

    1. Olá, Sarah.
      Em geral, os exames de gravidez são bem confiáveis desde que feitos no tempo certo e da forma indicada pela embalagem.
      A pílula do dia seguinte contém uma quantidade bastante alta de hormônios, sendo capaz de afetar a regularidade do ciclo menstrual após o seu uso.
      Por isso, é mais provável que o atraso menstrual seja por conta da pílula. No entanto, você pode refazer o exame de gravidez.

  79. A menstruação da minha namorada não vem há mais de 1 mês e ela não sente nada,só está ansiosa e nervosa achando que é uma gravidez indesejada. O que pode ser?

    1. Olá,
      O mais recomendado é que sua namorada realize um exame de gravidez para confirmar ou descartar a possibilidade.
      Caso não se confirme, o atraso menstrual pode ser ocasionado por uma série de fatores — alimentação, estresse, uso de algum medicamento, dieta ou emagrecimento, por exemplo.

  80. com muita dúvida comecei a toma o anticoncepcional a primeira vez setinhor. ai minha mestruacao derceu no primeiro mês q usei. sohq aí depois n tomei mais e não fisso mais relação mais no outro mês era pra minha mestruacao vin e não veio e já entrou no outro mês já fisso dois teste e deu negativo. Mas posso ta grávida ?????

    1. Olá, Brenda.
      Se você não teve relações sexuais, não há possibilidade de gravidez. Além disso, os exames costumam ser bem seguros, por isso, se deram negativo, pode ficar tranquila.
      O que pode ter acontecido é que a dosagem hormonal do anticoncepcional desregulou o seu ciclo. Agora, é preciso que seu corpo se ajuste novamente ao ciclo natural.
      Em geral, leva de 1 a 2 meses para que sua menstruação retorne.

  81. Olá! Meu nome é Naihara, a minha última menstruação veio dia 02/03 e era pra descer mais ou menos nessa data este mês, e eu não estou sentindo nenhum daqueles desconforto de quando está perto de chegar; ela sempre chega antes da data da última menstruação, mas hoje já é 08 e nada. Eu gostaria de saber se quando atrasa, o fluxo vem mais forte?

    1. Olá, Naihara,
      Não necessariamente. Pode ser que o seu fluxo venha normalmente, com a mesma duração e intensidade. Na verdade, quando ocorrem atrasos menstruais, cada organismo pode responder de um modo diferente.
      Mas, no geral, é provável que o fluxo não sofra mudanças na intensidade.

  82. Ola … me ajudem
    Tomei ac minulet por 4 anos seguidos e parei tem quase 6 meses … Uso camisinha com o meu marido , estou com a menstruação atrasada 12 dias nao sinto nenhum sintoma e fiz 2 testes de farmácias e deram negativos será q estou gravida? A camisinha nao estou nem nada

    1. Olá, Fernanda!

      De modo geral, os testes de gravidez são bastantes seguros no resultado, por isso é possível ficar tranquila. Se mesmo assim ainda estiver na dúvida, recomendamos que realize um exame de sangue para confirmar ou descartar a gestação. Obrigada pela leitura!

  83. Olá! Meu nome e Regiane minha última menstruação veio dia 23/02/19 era pra ela vim dia 19 de março e nao veio isso nunca aconteceu comigo tive relação sem camisinha mais depois a gente usou prestativo ficou 19 dias sem descer ai fiz o teste de gravidez deu negativo ai tomei a pílula do dia seguinte pra poder descer veio desceu dia 08/04 pra estou sem saber o que eu faço se espero ela ir embora pra poder fazer outro teste.

    1. Olá, Regiane!

      Para tirar a dúvida sobre uma possível gestação, além do teste de gravidez de farmácia, existe a opção de realizar um exame de sangue, o Beta-HCG. Em relação ao uso da pílula do dia seguinte e a menstruação atrasada, o ideal é conversar com um médico ginecologista sobre o assunto, pois ele saberá esclarecer melhor essas questões. Obrigada pela leitura de nosso artigo!

  84. Oi boa noite, tenho 16 anos e minha menstruação está atrasada a última vez que menstruei foi em fevereiro e até agora nada, será que é normal ?

    1. Olá, Mariana!

      Pode ocorrer da menstruação atrasar por períodos longos, como no seu caso. Além de uma possível gestação (geralmente a primeira hipótese), vários outros fatores podem interferir nesse atraso, como questões hormonais, psicológicas e patológicas. O ideal é procurar um médico ginecologista para investigar a causa. Obrigada pela leitura de nosso artigo!

  85. A minha esposa está preocupada pois a menstruação dela está atrasada até hoje, 11/04/2019. Detalhando:

    Ela toma Adoless.
    Em Janeiro/2019 e Março/2019 ela não tomou. Ela só tomou em Fevereiro/2019.

    A última relação sexual foi em 06/02/2019.

    Desceu prá ela no mesmo dia 06/02/2019 porém bem após a relação ocorrida nesse dia.

    Entre 05/03/2019 e 06/03/2019, desceu novamente para ela. Entre a última relação e os dias 05/03/2019 e 06/03/2019 não houve nenhuma relação sexual.

    Entre 05/03/2019 e 06/03/2019 e o dia de hoje (11/04/2019) ainda não veio nada de menstruação.

    Será que seria uma possível gravidez (no caso, “indesejada” pois no momento não tem nada planejado) mesmo ela já tendo menstruado em Fevereiro e em Março deste ano?
    Ou, se não for gravidez, será que pode ser outra coisa relacionada à saúde. Ela tem 40 anos e, atualmente, está passando por sérios problemas emocionais.

    Obrigado!

    Jr

    1. Olá, Junior.
      O início ou interrupção do anticoncepcional pode afetar a regularidade do ciclo menstrual. Como sua esposa tomou em fevereiro e em março não, isso pode interferir e causar o atraso.
      Porém, é importante lembrar que o anticoncepcional precisa ser tomado por, em média, 3 meses consecutivos até promover uma proteção adequada. É mais ou menos como uma adaptação do organismo, assim como ocorre em outros medicamentos também.
      Por isso, tomar apenas um mês pode deixar sua esposa mais suscetível à gravidez.
      O mais recomendado é que ela realize um exame de gravidez, que pode ser adquirido em farmácia ou feito em laboratório. É o modo mais seguro de confirmar ou descartar a possibilidade.

      1. Ana Luiza, boa tarde!

        Agradeço pela rápida e excelente resposta.

        Acho que entendi mas tenho algumas dúvidas ainda.

        Hoje é dia 12/04/19 e nada de menstruação até agora. Hoje à tarde ela fez o exame de farmácia (Confirme Tira) e deu negativo. Como não estava nada planejado e com as informações que venho lendo a respeito, o resultado desse teste já é o suficiente prá ficar tranquilo sobre não ser gravidez ou vale a pena fazer os outros exames prá ter a certeza? (claro, quanto mais exames, mais certeza teremos).

        Só prá ver se entendo de vez.

        O óvulo e o espermatozoide tem um tempo de vida “útil”, correto? (óvulo é de, aproximadamente, 24 horas e o espermatozoide, aproximadamente, 72 horas).

        Tomando por base a explicação no artigo e, considerando o ciclo menstrual de Fevereiro/19 (28 dias, iniciado no dia 06/02/19), o período fértil dela estaria então entre os dias 18/02/19 e 20/02/19 (13º e 15º dia do ciclo), seria isso?

        Se for isso, como poderia ocorrer uma possível gravidez hoje se, nesses 5 dias, não aconteceu nenhuma relação sexual (nem mesmo antes e nem depois do período fértil no decorrer do ciclo de Fevereiro/19) e, ainda assim, ela menstruou em 5/3/19?

        Inclusive em Janeiro, ela já havia menstruado. Ela só não lembra o dia que veio mas ela lembra que ela menstruou.

        Obs.: a primeira relação de 2019 foi no dia 06/02/2019. Antes disso, não teve nenhuma relação até então e nem teve depois do dia 6/2.

        Mesmo com a interrupção da pílula, ela menstruou normalmente (Janeiro/19, 6/2/19 e 5/3/19) e o fato de menstruar não seria uma espécie de “negativa” a uma possível gravidez caso tivesse havido contato íntimo próximo ou durante o período fértil de cada ciclo. Ou será que ela está menstruando desde 6/2/19 mas já grávida?

        Ou seja, toda aquela preparação que o corpo fez prá que o óvulo fosse fecundado não “vingou” e, aí, vieram as menstruações.

        Obrigado mais uma vez!

        1. Olá, Junior.
          O período fértil é sempre em relação à próxima menstruação. Ou seja, primeiro ocorre a fase ovulatória, depois ocorre a menstruação. Nesse caso, algum fator pode fazer com que o período fértil seja antecedido em alguns dias, e não há muitos sinais perceptíveis (algumas mulheres sentem, mas não é uma regra).
          Assim, pode haver alteração do ciclo e se ocorrer alguma relação sexual desprotegida, as chances de gravidez são maiores.
          Por isso, sempre consideramos que toda relação desprotegida tem riscos, pois o organismo pode ser afetado por diversas condições. O mais eficaz é sempre usar um método contraceptivo, isso evita riscos.

          1. Em 14/04/2019, minha esposa fez alguns exames no laboratório Salomão Zoppi que a ginecologista dela pediu para começar a investigar o que está acontecendo.

            Resumi os resultados abaixo.

            Beta-HCG => Negativo (menor do que 0,10 mUl/mL – valor de referência para o negativo é inferior a 5 mUl/mL)

            FSH => 8,3 Ul/L

            Valores de referência (Ul/L):

            Tanner 4 => 0,4 a 8,8
            Fase Folicular => 3,5 a 12,5
            Fase Ovulatória => 4,7 a 21,5

            LH => 20,0 Ul/L

            Valores de referência (Ul/L):

            Fase Ovulatória => 14,0 a 95,6
            Pós Menopausa => 7,7 a 58,5

            17 Beta Estradiol – E2 => 164,6 pg/Ml

            Valores de referência (pg/mL):

            Fase Folicular => 12,4 a 233,0
            Fase Ovulatória => 41,0 a 398,0
            Fase Lútea => 22,3 a 341,0
            Gestantes (1º trimestre) => 154,0 a 3243,0

            Progesterona => 1,40 ng/mL

            Valores de referência (ng/mL):

            Fase Ovulatória => 0,12 a 12,00

            Prolactina => 17,9 ng/mL

            Valores de referência (ng/mL):

            Mulheres => 4,8 a 23,3

            Hoje é dia 22/04/2019 e ainda ela não menstruou. Ela passou o fim de semana com cólicas parecidas com a da menstruação; ela sente a barriga um pouco inchada mas ainda nenhum sinal de menstruação.

            Considerando o histórico e com os resultados acima, mesmo assim, ela pode então estar grávida mesmo não havendo nenhuma relação sexual desprotegida há 2 meses ou pode ser algum outro problema no organismo dela (exemplo, de hormônio)?

            Grato!

            Jr.

          2. Olá, Junior.
            Como você apontou, se não há relações sexuais, não há possibilidade de gravidez.
            Recomendamos que vocês retornem ao médico que solicitou os exames para que ele interprete os resultados.

      2. Tem 7 meses que parei de tomar o ciclo 21, 6 meses minha menstruação desceu normal, esse não desceu. Posso está gravida?

        1. Olá, Deysiane.
          Depois que se para de tomar anticoncepcional, pode haver alterações na fertilidade e no ciclo menstrual por um período que varia entre 3 meses e 1 ano.
          Toda relação sexual (mesmo protegida) possui chances de gerar um gestação.
          Se houve a proteção (com camisinha, remédios, dispositivos intra uterinos ou cirurgia), as chances são menores, mas ainda sim existem.
          Caso apresente sintomas de gestação, o mais recomendado é fazer um teste de sangue ou de urina.
          Um profissional ginecologista também poderá te orientar, se houver outras dúvidas.

  86. Venho sintindo sintomas da mestruacao
    a hm tempo mais ela nao dece , ela veio dia 01 de marco , foi dia 5 , depois disso nas proximas relacoes , e uma delas sangrou bem poucquinho com uma.coloracao meio rosada desde entao aimda continuo sentindo colicas de seios senssiveis , ao ver no calendario esta atrasada a 12 dias . mais nao tenho certeza pois ela nao e tao regulada assm .

    1. Olá, Bia.
      Há diversas causas para os atrasos menstruais — algumas naturais. Quando o atraso ocorre, em geral, a primeira recomendação é realizar um teste de gravidez, assim você pode descartar a possibilidade de ser uma gestação. Caso o resultado dê negativo e sua menstruação não desça, é importante buscar orientação de um médico ou médica ginecologista.

  87. Olá, minha menstruação encontra-se atrasada a 15 dias porém mês passado houve um atraso equivalente e chegou a descer (fiz uso de pílula do dia seguinte no último mês antes desse primeiro atraso) tem alguma relação ? Já fiz um teste e deu negativo.

    1. Olá, Raissa.
      Pode haver relação, pois a pílula é uma concentração elevada de hormônios que participam de regulação menstrual.
      Nesse caso, é importante observar se, aos poucos, seu organismo restabelece o ciclo. Vale lembrar que há métodos contraceptivos além da pílula anticoncepcional que podem ser usados na prevenção. Converse com sua/seu ginecologista.

  88. Esse texto me deixou só 300% menos ansiosa! Eu tomei anticoncepcional por mais de 2 anos seguidos, parei no meio do mês passado, menstruei e fazem quase 40 dias que não menstruo. E pior, a última vez que tive relação sexual, foi antes de menstruar e com camisinha. Estou somente 24hrs por dia esperando essa menstruação voltar, e não volta. Não sei mais o que fazer além de esperar )):

    1. Olá, Isabela.
      É bastante comum ocorrer um período de ausência menstrual após parar o anticoncepcional.
      Essa é uma fase em que o organismo está se readequando e, por isso, pode levar algum tempo até o seu ciclo voltar ao processo e fluxo normal.
      Mas é importante continuar o uso de métodos contraceptivos, como a camisinha.
      Em geral, os médicos podem indicar aguardar o processo natural do corpo, mas caso é possível também ministrar medicamentos que provocarão o sangramento. Porém, isso deve ser avaliado por um profissional.

  89. Ola boa tarde menstruei no dia 14/03
    Hj é dia 18/04 Eu fiz 2 testes de farmácia a 2 dias atrás e todos os dois deram negativo
    Estou passando por um processo de separação será que isso pode ter afetado meu organismo e atrasar minha menstruação?
    Mais tem o fato tbm de eu estar sentindo minha barriga dolorida e ardência na virilha e um pouco de dor na relação sexual posso estar com algum problema ou seria só estresse e ansiedade mesmo?

    1. Olá, Amanda.
      É possível que o atraso seja decorrente do estresse, pois os fatores emocionais estão bastante atrelados à regularidade do ciclo. No entanto, todo sintoma ou sinal deve ser investigado pelo médico. Portanto, se as dores persistirem ou ou sinais de irregularidade se mantiverem, é necessário buscar orientação médica.

  90. Olá, boa noite, minha ultima menstruação foi dia 22/02/19, era para ela vim dia 26/03/19 e até o momento ela não veio,ultima vez que tomei anticoncepcional foi no mês de fevereiro, venho tendo relação sem preservativo, já fiz 2 teste e deram nagativo, sinto cólicas mas a menstruação não vem. O que pode ser?

    1. Olá, Samara.
      Em geral, os exames de gravidez são bastante efetivos em detectar a gestação logo no início. Portanto, é provável que as causas do atraso sejam outras.
      Muitas vezes, o atraso é normal, mas se as cólicas persistirem ou outros sinais surgirem, como corrimento, é necessário buscar uma avaliação médica.

  91. Bom dia Ana Luiza !! Então minha última menstruação ocorreu no mês de fevereiro eu só não tenho certeza se foi dia 17 ou dia 21 aí desceu como sempre os três dias normal ai eu lembro q meu dia fértil foi dia 1 de março até dia 4 foi o período fértil com alta probabilidade de engravidar e eu tive relação todos os dias depois da minha última menstruação e todas elas desprotegida e desde então não desce mais pra mim é eu não estou tomando pirula tem a probabilidade de eu estar grávida no começo do atraso de uma semana eu fiz o teste de farmácia e deu negativo mais até agora não desceu e hoje já é dia 19/04 a última menstruação foi dia 17/02 ou 21/02 não tenho certeza mais msm assim está muito tempo atrasada eu tenho umas cólicas mais nem sinal que vai descer meus seios estão muito sensível principalmente em volta dos bico e no bico as vezes me da uma dor no pé da barriga q não é cólica !!! Pode ser uma gravidez ???

    1. Olá, Jéssica.
      Os exames de gravidez de farmácia são, em geral, bastante precisos para detectar a gravidez. Porém, caso esteja em dúvidas, o mais recomendável é fazer um exame de sangue, pois a probabilidade de falha (falsos resultados) é ainda menor.
      Caso você já tenha feito o teste de gravidez em laboratório (ou seja, exame de sangue), é importante observar se há outros sinais aliados ao atraso. Em geral, é normal ocorrer mudanças no ciclo menstrual: fatores emocionais, uso de medicamentos, interrupção de anticoncepcional e alterações do próprio corpo podem ser a causa.
      Por isso, caso haja outros sintomas (dores intensas, corrimento ou coceira íntima) ou o atraso persista, é importante que você busque uma orientação médica.

  92. Olá, minha namorada está a três meses sem menstruar. Ela toma anticoncepcional a muito tempo, sempre bem certinho. Mas desta vez, lá por janeiro ela emendou o remédio sem a pausa como ela sempre faz e desde então a menstruação não vem.
    Fizemos um teste de gravidez, aqueles de farmácia, e deu negativo.
    Será q pode ser gravidez?
    Por favor, nos dê um retorno, estamos bem nervosos.

    1. Olá, Henrique.
      Os resultados dos exames de gravidez tendem a ter poucas chances de erro. Uma série de fatores pode afetar o ciclo menstrual, como medicamentos e até o próprio anticoncepcional (por exemplo, se faz pouco tempo que sua namorada iniciou o uso e o organismo ainda está em adaptação).
      Caso o ciclo dela não regularize, é importante buscar uma consulta médica.

  93. Minha menstruação veio dia 17 de março e foi embora dia 22. Ela estava prevista pra vir esse mês dia 14 (pelo o aplicativo Flo).
    Hoje já é 20 e nada dela descer. Não sei dizer se ela está atrasada ou não, Tive relação sexual com meu parceiro algumas vezes antes da menstruação descer esse mês (a maioria sem proteção) e ele gozou dentro.
    Gostaria de saber se isso vai fazer com que eu engravide.
    Perdi peso de um tempo pra cá, e faço exercícios em excesso (não com frequência).
    Não tomo nenhum tipo de pílula.
    E Estou muito ansiosa esses dias, nem tenho dormido direito.
    Sinto umas dores como se fossem de cólicas e nada.
    Por favor tirem minha dúvida

    1. Olá, Annelieses.
      Toda relação desprotegida envolve riscos de gravidez. Por isso, se você não tem planos de ficar grávida, o ideal é adotar algum método de proteção (não precisa ser necessariamente a pílula, há outros como a própria camisinha).
      Às vezes, atrasos menstruais ocorrem sem causa aparente, pois podem ser apenas decorrentes de estresse e ansiedade, uso de medicamentos ou mudanças na sua rotina que afetam o seu emocional.
      Porém, para descartar ou confirmar a possibilidade, é necessário realizar um exame de gravidez.

  94. Oi meu nome é Jaqueline minha menstruação veio nó dia 24/02/2019 e parou dia 28/02/2019 e nó mês de março não desceu minha menstruação e veio nó dia 05/04/2019 e parou dia 07/04/2019 é possível ser gravidez

    1. Olá, Jaqueline.
      O único modo de confirmar ou descartar a possibilidade de uma gravidez é por meio da realização de um exame. Você pode fazer o teste de urina, comprado em farmácia, ou o exame de sangue, em laboratório.

  95. Eu sou iris eu queria saber por que minha mestuacao ela desceu em março e não desceu em abril agora o que pode ser estou com medo por que não quero engravidar

    1. Olá, Iris.
      Uma série de fatores pode causar atrasos na menstruação. A gravidez é um deles, mas o estresse e o uso de medicamentos também são. Por isso, o único modo de confirmar ou descartar uma gestação é por meio de um exame, que pode ser feito em laboratório ou adquirido em farmácias.

  96. Olá boa noite , tive relação desprotegida dia 5/03/2019 de março dai 8 horas depois tomei a pílula dia seguinte 4 dias depois minha menstruação desceu normal na data esperada e ela durou 12 dias com um ciclo bem forte , só que esse mês era pra ter descido ate dia 12/04/2019 e ate agora nada , eu fiz 12 teste de farmácia diferenciados e um beta hcg que deu 2,0 negativo repetir mais um teste ontem e novamente negativo , será que a pílula desregulou meu ciclo ou eu posso estar gravida ? Me ajude!!

    1. Olá, Crislane.
      A pílula do dia seguinte pode afetar a regularidade do seu ciclo, pois há uma quantidade bastante grande de hormônios.
      Os exames de gravidez de farmácia são, em geral, bastante confiáveis. Caso esteja com dúvidas, é recomendável consultar um especialista.

  97. Tive relação mês passado no começo do meu período fértil, minha menstruação está atrasada 7 dias. Meu namorado me tocou ontem e saiu sangue, cheguei até colocar absorvente, mas hj já não saiu mais nada. O que pode ser? Indica que a menstruação está por vir? Sinto muitas cólicas

    1. Olá, Fernanda.
      Em casos de dúvidas em relação ao atraso menstrual, a primeira coisa recomendada é a realização de um exame de gravidez.
      Em relação às cólicas, sangramento e desconfortos, o indicado é que você busque uma avaliação médica, pois somente um profissional poderá determinar as causas.

  98. Olá meu nome é tainara e levo muito tempo pra menstruar ,meses !sempre menstruo de 4,5,6 meses a cada ciclo ja aconteceu demorar 7 meses pra mim menstruar estou esperando minha consulta mais mais pode me adiantar algo do que possa ser isso?porque não ovulo?

    1. Olá, Tainara.
      É importante conversar com um(a) profissional em ginecologia para avaliar o seu quadro. Às vezes, o seu ciclo é apenas irregular, mas pode ser uma outra condição tratável e que, com o tratamento, te traga mais conforto e bem-estar.
      Por isso, o ideal é buscar uma avaliação médica.

    2. Boa noite Dr , tudo bem ? Me chamo “ Geisy “ Bom, estou um pouco desesperada !! Vamos lá , se puder me ajudar vou agradecer muito. Fim do ano passado fui comemorar na praia com meus amigos, fiquei com muito medo de menstruar lá , não queria que acontecesse. Sem estar menstruada e acredito que nem perto de menstruar , minha amiga me deu um comprimido e disse que aquele comprimido nao deixaria descer , tomei o comprimido !! E até agora não desceu pra mim … lembrando que de lá pra cá eu não tive nenhum, nenhuma relação sexual … a minha última relação foi em setembro … não tenho sintomas nenhum de gravides , inclusive já fiz o teste que deu negativo. O que será que deve ser ? Estou com medo de ir ao ginecologista. Fique com Deus é que ele te abençoe

      1. Olá, Geisy.
        Há diversas causas que podem estar envolvidas. Mas é bem possível que o medicamento tenha interferido no seu ciclo.
        Em geral, o organismo tende a processar os medicamentos que afetam a liberação hormonal e, depois de algum tempo, estabilizar-se novamente. Como a sua menstruação está ausente há bastante tempo, é importante buscar orientação médica — e não precisa ter medo ou receio. As consultas são importantes para a orientação sobre saúde.
        O(a) profissional vai solicitar exames para garantir que não nenhuma outra causa associada.
        Pode haver indicação para aguardar o seu corpo voltar ao ciclo normalmente ou também pode ser receitado algum medicamento.

  99. Olá boa noite,minha última menstruação foi em fevereiro deste ano mais preciso dia 09 e no dia 11 de março ficou 3dias saindo uma borinha tipo de café que só dava para notar mesmo no papel higiênico mais nada intenso, ficou 3dias assim mais não ouve menstruação senti e ainda sinto pequenas colicas mais até hoje nada da minha menstruação. O que poderia ser? Já realizei 2 testes de gravidez no mês de fevereiro mais o resultado foi negativo ,fui no posto de saúde e me disseram que não poderiam realizar o de sangue porque não tinha cabimento, por favor estou muito nervosa com relação ao que me está acontecendo por favor me ajude.

    1. Olá, Juliana.
      Em geral, os testes de gravidez de farmácia tendem a ter poucos erros (falsos resultados).
      O SUS, em geral, pode solicitar que, para fazer algum exame, você tenha a solicitação médica. Por isso, pode ser necessário você consultar um(a) profissional antes.
      Há laboratórios privados que realizam o exame sem guia médica também.
      Porém, indicamos que você consulte um especialista para esclarecer suas dúvidas e, caso seja necessário, ele(a) te encaminhe para todos os exames pertinentes.

  100. Boa noite! então!eu comecei a tomar o anticoncepcional pérola, mês passado, porém só tomei uma cartela,e nunca consegui tomar no horário certinho, hoje já são dia 25 e minha menstruação ainda não veio,sendo que eu venho sentindo dores de cólica toda noite e a menstruação não desce

    1. Olá, Renata.
      Pode ser que demore um pouco para o seu ciclo regular. É possível que no próximo a menstruação ocorra dentro do previsto se o anticoncepcional estiver adequado ao seu organismo e sendo tomado corretamente.
      Por isso, é importante que haja acompanhamento médico, sobretudo no início do uso.
      Além disso, é importante que se você tiver relações sexuais com homens nos primeiros meses do anticoncepcional, use também camisinha. Em geral, algumas pílulas podem demorar até 3 meses para estabilizar a ação no organismo e conferir uma proteção adequada.
      Caso as dores persistam e sua menstruação não desça, é importante realizar uma consulta ginecológica.

  101. Ola dra ana Luiza!!
    Eu fiz relaçao desprotegida i tomei a pirula do dia seguinte.ai eu nao lembro si minha mestruaçao veio antes ou depois dessa pirula ,i eu tomei essa pirula dia 06/02/19 ai ja estou 3 meses sem meatruar i nao é gravidez ja FIS os testes tdos. Estou preocupada o que pode ser?

    1. Olá, Lais.
      Os atrasos menstruais podem ocorrer por diversas causas. Algumas são, inclusive, decorrentes de hábitos comuns, como o estresse.
      No seu caso, é importante considerar que a pílula do dia seguinte pode sim afetar o ciclo normal, pois há uma carga hormonal bastante alta que, muitas vezes, afeta a normalidade do ciclo.
      No entanto, caso o seu ciclo não se regularize, é necessário buscar orientação médica. Somente com base em uma avaliação física e exames, se forem necessários, a(o) profissional poderá indicar as causas.

  102. Minha menstruação está atrasada ah 11 dias tem um mês que não tomo remédio anticoncepcional e tivi relação sem proteção algumas dela exagulou dentro e venho sentindo enjôo matinal, falta de ar e sonolência e comendo bastante,em relação ah isso pode ser uma gravidez??

    1. Olá, Janete!

      Se houve relação sexual desprotegida, existem sim chances de gravidez. O indicado é que você faça um teste de farmácia ou exame de sangue para confirmar ou não o diagnóstico.

  103. Olá! Mantive relação no dia 09/02 com preservativo,e pra me previnir tomei a pílula do dia seguinte,no dia 23/02, minha menstruação veio,durou 5 dias certo. Mas o mes de março,e Abril ela nao veio,fiz 2 teste de farmácia e deram negativo,sendo que eu tenho problema na minha tireóide, já fiquei sem menstruar 4 meses por esse problema. Devo me preocupar com uma gravidez ou descarto?

    1. Olá, Juliana.
      É indicado que a pílula do dia seguinte só seja tomada em casos de emergência (por exemplo, se a camisinha estourar). Isso porque ela contém altas doses hormonais que, inclusive, podem afetar o seu ciclo menstrual.
      Os testes de gravidez são, em geral, bastante seguros e os resultados tendem a estarem corretos. Por isso, o mais provável é que a própria pílula do dia seguinte possa ter alterado a regularidade do seu ciclo. Em geral, o organismo tende a restabelecer-se naturalmente em pouco tempo.

  104. Ola, tive relação protegida e a camisinha rasgou na parte de cima (no arco) e foi ate o meio da camisinha, não ocorreu ejaculação, tomei a PDS e com 5/7 dias sangrei por 6 dias (dias normal da minha menstruacao) porem, ate a data atual nao menstruei

    1. Olá, Karol.
      A pílula do dia seguinte tem uma alta concentração hormonal. Muitas mulheres sofrem desregulação menstrual por conta disso.
      Em geral, nos próximos ciclos, é provável que a sua menstrual desça normalmente.

  105. Dra me tire uma duvida estou a 55 dias sem mestruar eu tenho um cisto no ovário esquerdo ai esta minha duvida posso ter engravidado nesse perildo sem mestruar pois tive relações sem proteção todo esse tempo ou quem nao mestrua nao engravida?

    1. Olá, Elizete.
      É possível engravidar mesma com a ausência menstrual. O cisto no ovário não impede a ovulação e ela pode ocorrer (ainda que, no seu caso, tenha havido atraso).
      Por isso, é importante usar preservativo nas relações sexuais, mesmo com a irregularidade do ciclo.
      Caso esteja com dúvidas, é importante buscar orientação médica e fazer o tratamento indicado para o cisto.

  106. Boa tarde minha mestruaçao está atrasada 8 meses já fiz vários exames de sangue e teste de farmácia para ver se era gravides mais tudo negativo não estou grávida oqe pode ser???

    1. Olá, Rachel.
      Uma série de fatores pode estar envolvida no atraso, por isso, é bastante importante buscar auxílio médico. Somente com exames é possível descartar alterações hormonais e outros problemas que possam causar a desregulação.
      Em geral, alguns fatores que podem ocasionar a interrupção da menstruação são a perda de peso rápida — ou a manutenção de um peso muito baixo —, uso de algum mediamento, uso ou interrupção de anticoncepcional, menopausa precoce, transtornos emocionais ou situações de alto estresse, além de alterações hormonais relacionadas ou não a doenças.
      É importante consultar um(a) ginecologista para que sejam realizados exames.

  107. Boa tarde,minha ultima menstruação ocorreu quase no final de março,mas no mês de março acabei menstruando umas 3 vezes por ter escape,comecei tomar o anticoncepcional de maneira certinha(sem esquecer nenhum dia) no dia 26/03,não estava menstruando,comecei em um dia aleatório,e ainda não acabou a cartela,ela é daquelas continuas sabe,mas por medo de achar que ainda não tava fazendo efeito,tomei pílula do dia seguinte duas vezes,praticamente em semanas seguidas,sei que tomei a toa pois meu namorado,não gozou em nenhum momento em mim,até agora não tem sinal de que irá descer,será possível o atraso pelo uso das pílulas seguidas perto uma da outra ? E também por estar tomando o anticoncepcional ? Ps: quando tomei as pílulas já estava tomando o anticoncepcional

    1. Olá, Lala
      É bastante importante que você não faça uso da pílula do dia seguinte junto com a pílula de uso regular. A dosagem hormonal contida na pílula do dia seguinte é bastante alta e, sozinha, já é capaz de causar desregulações menstruais.
      Por isso, opte por associar outros método contraceptivo à pílula regular, como a camisinha.
      Devido às altas dosagens hormonais, é bastante provável que o seu ciclo sofra alterações até que o organismo se regule novamente.
      Lembrando que a pílula do dia seguinte deve ser utilizada como recurso de emergência e seu uso indiscriminado pode trazer riscos à saúde.

  108. Não tive relação por 1 mês no mês passado veio normal e a minha menstruação está atrasada a 14 dias , oq seria isso ?

    1. Olá, Paula.
      Uma série de coisas pode afetar o ciclo menstrual, inclusive condições naturais.
      Mudanças na alimentação, estresse, uso de outros medicamentos e até alterações de peso podem estar relacionados. Para investigar o seu quadro, é importante agendar uma consulta médica.

  109. Meninas me ajudem… Eu menstruei dia 5 de abril e ela acabo dia 11 (obs) fico apenas 7 dias!!! Porém no dia 13 tive relação sem camisinha com meu namorado e como n tomo anticoncepcional, tomei uma pilula do dia seguinte do dia 14 de abril(12 hrs depois)…
    E ate hoje dia 7 de maio nao desceu??! Tenho que espera pra fazer exame ou ainda ta em tempo de descer??! Obs( meio ciclo e de 28)… Estou quase louca:(

    1. Olá, Pâmela.
      Em geral, os exames de gravidez podem ser feitos após o 1º dia do atraso menstrual.
      Nesse período, as chances de falsos resultados são bastante pequenas. Além disso, alguns testes de farmácia ou o exame de sangue podem ser feitos antes do atraso.

    2. Também to nesse caso era pra descer dia 17 de maio não desceu até hoje dia 01 de junho não sei o que fazer tomei chá e canela não desceu fiz teste deu negativo

  110. olá, tomo triquilar há 7 anos +ou- em, fevereiro tive minha ultima M normal do dia 24/28, aí em março/2019 parei de tomar pílula e no dia 22/23/24 tive alguns corrimentos rosa bem fracos, coloquei o.b mas era só uma sujeirinha no papel higiênico mesmo, aí passaram-se os 3 dias eu e venho novamente meu período fértil e eu e meu marido não nós cuidamos pois quero engravidar, aí depois disso a minha M não venho mais passou abril fiz 1
    meu 1° teste de negativo aí blz, continuamos tentando e agora em maio fiz meu segundo teste com 7 dias de atraso menstrual
    aí p minha surpresa negativo novamente, esperei virar o mês e fiz um beta hcg com 10 dias de atraso e negativo novamento, não sei oque está acontecendo, sinto muita sensibilidade nos meus seios mas não sei oque, hj dia 08/05 estou com 17 dias de atraso, não sei mais oque fazer. me ajudemm. fui no g.o e minha consulta ficou para o dia 24

    1. Olá, Letícia.
      É bastante comum que após a interrupção do anticoncepcional ocorram atrasos ou irregularidades menstruais.
      Em geral, levam alguns meses para que o organismo se equilibre novamente. Mas é provável que nos próximos o seu ciclo volte a ser regular.
      Todos os casos, se os sintomas persistam, é importante buscar orientação médica.

  111. Olá minha menstruação veio dia 07/04 e terminou dia 12/04 meu período fértil era do dia 21/04 até dia 27/04
    Estava esperando desse dia 07/05 só que até agora nada posso tá grávida eu tou esperando pelo positivo

    1. Olá, Jaine.
      O atraso menstrual é um dos sinais mais indicativos da gravidez, mas somente com um exame você pode confirmar o quadro.
      Tanto o teste de urina quanto o de sangue têm níveis seguros de sensibilidade. São fáceis de fazer e rapidamente você vai poder confirmar se está grávida ou não.

  112. A menstruação da minha amiga atrasou, então, a minha também atrasou. Aconteceu que a dela atrasou novamente por gravidez, então, a minha até o momento não veio. Existe alguma relação de hormônios que explique esse caso? Porque teve uma fase que mestruávamos na mesma data.

    1. Olá, Amanda.
      Existem hipóteses e até produções acadêmicas que defendem que mulheres que convivem juntas (ou próximas) sofrem uma troca de feromônios e, com isso, os ciclos menstruais se assemelham.
      Esses feromônios são substâncias responsáveis pela comunicação química que podem ser captados ou percebidos pelos outros organismos, sendo exaladas pelo cheiro ou suor.
      Não há um consenso científico sobre isso, mas é bastante comum haver relatos de mulheres que alinharam os ciclos.

  113. Oi, tive relação desprotegida porém sem ejaculação dentro, mas por precaução tomei a pílula do dia seguinte dia 17 de março minha menstruação desceu 6 dias depois dia 23 e ficou até o dia 30 que é o tempo que normalmente fica, mas no mês de abril eu nao menstruei tive relação no mês de abril mas com camisinha e até agora 13 de maio ainda to esperando a minha menstruação descer, 20 dias de atraso!!! ja fiz dois teste de farmácia e os dois deram negativo! Mas continuo preocupada, o que pode está acontecendo?

    1. Olá, Bia.
      Os testes de gravidez são bastante confiáveis e, se forem realizados corretamente, têm baixos riscos de falsos-negativo.
      Como você tomou a pílula do dia seguinte, é possível que ela tenha causado alterações no seu ciclo menstrual, pois há uma alta concentração hormonal.
      Em geral, é comum haver mudanças no ciclo ou atrasos após tomar a pílula do dia seguinte.

  114. Minha menstruação não veio há um mês de atraso fiz exame de sangue e urina não deu nada nos exames nem gravidez constou o que pode ser

    1. Olá, Ana Carla.
      Uma série de condições pode afetar a regularidade do ciclo menstrual. Como você realizou os testes de gravidez e eles deram negativo, é possível que condições comuns sejam a causa.
      Por exemplo, estresse, perda de peso ou dieta, uso de medicamentos, mudança de anticoncepcional ou até alterações hormonais sem causa aparente.
      Caso não haja nenhum outro sintoma, como corrimentos ou dores, é provável que o atraso seja apenas uma alteração comum do ciclo. Mas é sempre importante buscar orientação médica e realizar exames para investigar a ausência menstrual.

  115. Meu nome Luciana usei a cartela do anticoncepcional e quando acabo ,em seguida tomei outra e,nesse intervalo tomei a pílula do dia seguinte,está atrasada mais de 1 mês já fiz 4 teste seu negativo ,fui no médico fiz de sangue e também deu negativo,mais ainda não desceu?o que pode ser sinto muitas cólicas desceu um sangue vivo mais em seguida já paro

    1. Olá, Luciana.
      É importante que você converse com o(a) ginecologista para que o método correto de tomar o anticoncepcional seja explicado.
      A pílula do dia seguinte só deve ser usada em casos emergenciais (por exemplo, se a camisinha estourar e a mulher não fizer uso de nenhum método hormonal).
      Isso porque a pílula do dia seguinte tem altas doses hormonais que, sozinhas, já são capazes de afetar a regularidade menstrual. Como você fez uso de ambas, a quantidade de hormônios possivelmente afetou o seu ciclo.
      Assim, é preciso que seu organismo se normalize novamente.
      Recomendamos que você converse com o(a) médico(a) para encontrar a melhor opção contraceptiva e evite riscos à saúde.

  116. Ola boa noite!! Faço udo de anticoncepicinal,.mestruei pela ultima vez dia 13 de abril, no dia 17 de abril fiz sexo,estava com 3 dias de remedio, mas mesmo assim ele nao gozou dentro d mim,ja estamcontinuei com a minha cartela de remedio comclui os 21 dias,mas ate agora a mestruacao nada,sinto ate uma colicazinhas,mas nenhum sinal da mestruacao, ja sinto ate meus seios doerem!! Fiz 2 teste d farmacia e deu negativo!! Oq pode ser?

    1. Olá, Elisabete.
      Os testes de gravidez costumam ser bastante confiáveis se forem devidamente realizados.
      Como faz pouco tempo que você iniciou a pílula, o atraso pode ser decorrente da má adaptação ao medicamento.
      O mais indicado é que você converse com o(a) profissional que te receitou a pílula para que seja avaliada a necessidade de trocar o método — isso porque nem sempre o medicamento é o mais adequado ao nosso organismo.

      1. Olá boa noite minha nora teve um aborto inspontanio em setembro do ano passado e de lá até aqui não tomou nem um preservativo e no mês de março menstruou ao um dia e não veio mais até hj ela de o teste de gravidez de farmácia e deu negativa os que pode a causa do atraso.

        1. Olá, Luciene.
          O atraso menstrual pode ser decorrente de uma série da fatores — alguns sem riscos à saúde.
          Mas é preciso investigar se pode haver alguma relação entre o aborto e o atraso. Por isso, é importante buscar orientação médica.

      2. Alguém pode me ajudar, minha menstruação é desregulada, nunca vem em um dia certo, as vezes vem dois dias antes ou depois e dura 7 dias. a 4 dias que minha menstruação está atrasada, dai no 5 dia ao fazer xixi eu fui me limpar e veio aquele sangue meio aguado tipo de inicio da menstruação. hoje vi que não desceu nada, pois ao verificar o absorvente notei que parecia fim de menstruação, ta igualzinho, na terça dia 4 terça-feira, eu tava com tanta dor de cólica que senti meu corpo quente e os pés soavam muito, e uma dor de cabeça terrível, senti tontura também. Isso nunca tinha acontecido antes, o que pode ser? alguém pode me orientar…

        1. Olá, Lili.
          Uma série de fatores podem estar relacionados aos sintomas apresentados.
          Mudanças hormonais, queda na imunidade e estresse podem ser fatores que, juntos, provocaram o quadro mencionado.
          Alterações no ciclo menstrual (fluxo e regularidade) às vezes são normais. Mas, caso os outros sintomas persistam, é recomendado buscar orientação ginecológica.

  117. Boa noite.
    Possa me ajudar, o mês de abril a minha menstruação atrasou 15,e durante este dias muitas cólica. Este mês tbm já está com 9 diad de atraso,e muitas cólica,sabe me dizer que possa está acontecendo?. Já vai fazer 3 anos que estou tentando engravidar,o médico me receitou Clomid,se que e por causa do remédio?

    1. Olá, Liocenir.
      É importante conversar com o(a) seu médico(a) sobre os sintomas e o atraso menstrual.
      O uso de qualquer medicamento pode causar efeitos colaterais. Por isso, se você começou a tomar a medicação há pouco tempo, pode ser que esses sintomas sejam decorrentes dela. É importante avaliar a adaptação ao medicamento junto ao seu médico ou médica.
      Há, ainda, uma série de outros fatores que podem causar mudanças no ciclo menstrual, por isso, o acompanhamento e avaliação especializada são bastante importantes.

  118. Olá,minha menstruação está atrasada há 15 dias, mas todas as relações sexuais foram com preservativo,posso estar grávida?

    1. Olá, Beatriz.
      Todo método contraceptivo tem risco de falhas, por menores que sejam.
      Mas, se o preservativo foi corretamente colocado e usado nas relações sexuais, as chances são extremamente baixas.
      O atraso menstrual pode ter diversas causas, mas caso persista, você pode descartar a possibilidade de gravidez por meio de um exame.

  119. Olá, tive relações somente no início do mês de março com preservativo e no dia 04/05 minha menstruação veio normalmente com ciclo de 32/33 dias e veio um pouco mais escura do que o normal, esse mês ela atrasou cerca de 4 dias e veio mais claro e com pouca intensidade, é possível uma gravidez?

    1. Olá, Gabriella.
      Se houve a menstruação, mesmo que com fluxo reduzido ou alterado, indica-se que o endométrio descamou.
      Alguns casos, pode ocorrer um sangramento, chamado nidação, que indica a gravidez, mas ele é bem diferente da menstruação e dura pouco tempo.
      Atrasos e alterações no ciclo são, muitas vezes, comuns. A sua rotina, alimentação ou até estado emocional podem interferir nisso.
      Todo o caso, se houver dúvidas, o exame de gravidez é sempre o meio mais simples e seguro de descartar a possibilidade.

  120. Boa noite! Tomo anticoncepcional oral a uns 3 anos, dia 19/04 tive relação sem camisinha, e é justo neste dia que minha menstruação vem.. hoje já é dia 22/05 e ela não veio até hoje, realizei dois teste de gravidez de farmácia e os dois deram negativos. Estou tendo bastante infecção de urina, e estava tomando antibióticos fortes, isso tem a ver com o atraso?

    1. Olá, Lorenna.
      O uso correto do anticoncepcional torna o risco de gravidez bastante baixo.
      Uma série de fatores pode fazer a menstruação atrasar. Alguns fatores podem incluir o uso de medicamentos ou até o estresse e ansiedade gerados pelo seu estado de saúde.
      Em geral, não é comum que o antibiótico afete o ciclo, mas a própria infecção pode estar envolvida nisso. Por isso, é bastante importante seguir os tratamentos corretamente e conversar com o seu médico ou médica.

  121. Bom dia! Tomei a pílula do dia seguinte dia 2 de abril e minha M veio normal no dia 18 de abril, só que esse mês ela tá atrasa tem 5 dias e eu não sinto nenhum sintoma de grávida e nem da M vindo. Posso estar grávida?

    1. Olá, Amanda!

      A pílula do dia seguinte pode interferir no ciclo menstrual e, por isso, gerar atrasos. Também é possível que ela cause sangramentos vaginais de escape, que não caracterizam a menstruação em si. Se você se sente insegura, o mais indicado é realizar um teste de gravidez para confirmar ou descartar esta hipótese. Mas, no geral, um atraso de até 15 dias pode ser considerado normal nestas situações.

  122. Olá tenho 42 anos,e sempre tive problema co atraso mestrual,há 2anos minha menstruação so vem uma borrinha escura e muito pouco fluxo e fica três dias, isso é normal ou posso considerar que já estou na menopausa?

    1. Olá, Lúcia!

      A menopausa só é confirmada com o fim da menstruação. Portanto, irregularidades no ciclo menstrual não necessariamente garantem este diagnóstico. O que acontece é que antes da menopausa o organismo da mulher passa por transformações que podem incluir as características que você relatou, além de outros sintomas. Esta fase é chamada de climatério, que pode se estender por anos (você pode conferir mais informações aqui).

      Lembre que a confirmação da menopausa será feita pelo médico. Consulte seu ginecologista e mantenha os exames preventivos em dia! 🙂

  123. boa tarde estou com a mestruaçao atrasada a 19 dias fiz um teste de farmácia deu negativo mais sinto dores lombar e abdominal…
    nesse período de atraso veio por 8 dias um corrimento marrom e tonturas o q poderia ser???se não e gravides pode ser algo mais grave ??

    1. Olá, Érica!

      O corrimento marrom pode ser sinal de várias condições (veja aqui). A mais comum é a vaginose, que também costuma apresentar como sintoma um cheiro forte. Para um diagnóstico correto, você deve consultar um ginecologista. E se o atraso menstrual persiste, é interessante fazer um novo teste de gravidez. Apesar de ser um método considerado bastante eficaz, é possível que ocorram falhas.

      Obrigada pelo comentário!

  124. Doutoras,minha última menstruação foi dia 18/03 desde então nada.Não sinto nada sintoma de nada,nem de cólica e muito menos de gravidez,as únicas coisas que ocorreram foi vários corrimentos transparentes e ou brancos,até espessos.
    Além de constipações ,resfriados e dores insistentes de cabeça.
    Estou com a barriga,inchada,eu realmente não sei o que está acontecendo fiz um teste de farmácia,um em laboratório e deram negativo.
    O que será que eu tenho?
    obrigada

    1. Olá, Fabíolla!

      As causas deste atraso podem ser inúmeras. É essencial que você busque um ginecologista para identificar a origem do problema e, se necessário, iniciar tratamento.

  125. Bom dia
    Meu filho nasceu no dia 22/11/2018, minha menstruação veio em março e abril de 2019 e agora a de maio não deu nem sinal, tive relação mais com retirada, fiz o teste de farmácia e deu negativo,
    Estou amamentando mais comecei a introdução alimentar. Será que esse atraso é normal ?

    1. Olá, Camila!

      A amamentação pode interferir no ciclo menstrual e provocar atrasos. Isso é normal. Em alguns casos, a mulher fica sem menstruar por grandes períodos e a situação só se normaliza após o desmame. Em casos de dúvida, converse com seu médico.

  126. Olá..
    Tomo anticoncepcional injetável a 5 anos, e troquei a 2 meses por um outro no primeiro mês a mestruação veio normal, porém no nesse mês está a 4 dias atrasada, mais senti os sintomas como a cólica e ainda não veio, pode ser gravidez?

    1. Olá, Ana!

      Anticoncepcionais podem afetar o ciclo menstrual em muitas ocasiões, adiantando ou atrasando a menstruação. Caso o atraso persista, você pode fazer um teste de gravidez para descartar a hipótese 😉

  127. Mim ajudem minha menstruação era pra vim no dia 20 mas até agora nada já tenho 8 dias de atraso estou com muita colica intensa muita dores no peito parece qui meu ultero vai cair no chão mas nada de menstruação isso é normal??

    1. Olá, Tainara.
      Em geral, é comum que atrasos menstruais ocorram e não signifiquem nenhuma alteração grave no organismo.
      As cólicas intensas podem ser decorrentes do próprio atraso. Preste atenção se houve mudanças na sua rotina, como uso de medicamentos ou muito estresse.
      Se você é sexualmente ativa, é importante considerar a possibilidade de uma gravidez. Caso contrário, ou descartada essa chance, é interessante buscar orientação médica se o atraso menstrual persistir.

  128. Olá, então, minha última menstruação aconteceu no dia 16/04 e parou dia 20/04, eu tive relações só com camisinha e verificamos todas, nossa relação foi extremamente segura, eu estou esperando minha menstruação descer desde o dia 21.
    No dia 25/26 veio um leve corrimento bem claro que dava pra ver só no papel, meu fluxo é intenso e nunca tive esse corrimento, eu tenho muito medo de engravidar e não quero surtar.
    Será que é possível eu estar grávida? Mesmo tendo relação só com camisinha e nenhuma ter estourado?
    Obs: nunca tomei pílula e meu ciclo não é regular

    1. Olá, Jaque.
      As chances de gravidez com o uso da camisinha são extremamente baixos, pois sua eficácia é de cerca de 98%. Geralmente, essas falhas ocorrem pela colocação incorreta ou por não usá-la do começo ao fim da relação.
      Lembre-se que atrasos menstruais podem ser normais e, inclusive, decorrentes do seu estado emocional. Se você estiver ansiosa ou preocupada com a chance de gravidez, esse pode ser o motivo do atraso.
      A camisinha é um método bastante seguro contra a gravidez e as DSTs e ISts. Em geral, não há contraindicações e você não necessariamente precisa usar a pílula caso não se adapte ou não queira! 😉
      O corrimento branco é normal também! Nosso organismo produz uma série de secreções naturais. Mesmo que você nunca tenha notado, elas são normais da vagina. Por isso, fique atenta apenas se há alteração de cor ou odor, caso contrário, não há nada de incomum com o corrimento branco.
      Todas as dúvidas que você tiver, é importante que sejam acompanhadas e esclarecidas por um ou uma ginecologista. Assim, você conhece melhor o seu corpo, reduz os riscos de gestação ou doenças, além de ter uma vida sexual mais satisfatória e sem tantos receios quanto à prevenção 🙂

      1. Olá,minha menstruação tá atrasada 4 meses sinto muita cólica já fiz teste de gravidez deu negstivo o que pode ser?

        1. Olá, Natália.
          Os testes de gravidez, se feitos corretamente, têm uma sensibilidade alta. Ou seja, poucas chances de dar um falso negativo.
          Uma série de fatores podem atrasar a menstruação e alguns são normais.
          Observe se houve mudança na sua rotina, alimentação ou uso de medicamentos. O estresse ou alguma infecção também podem afetar o ciclo.
          Caso o atraso e as cólicas persistam, é preciso buscar orientação médica.

  129. Olá boa noite
    Menstruei dia 29 de abril e estava usando fertisop isso pode desregular o ciclo?! Minha menstruação ciclo estava variando entre 26 e 27 dias e até agora não veio, fiz o teste de gravidez negativo.

    1. Olá, Milena.
      O Fertisop é um suplemento vitamínico de ácido fólico. Seu uso, a princípio, não está relacionado à alteração menstrual. Vários fatores pode afetar o ciclo regular, inclusive algumas causas naturais. Além disso, estresse ou perda de peso podem estar associados também.
      Caso sua menstruação não desça em breve, é indicado consultar um(a) ginecologista para avaliar as causas.

  130. Olá,então eu tive relação dia 18/02 com camisinha e minha menstruação é desregulada e fiquei com isso na cabeça e fiz um teste de gravidez e deu negativo e ela desceu dia 14/03 e depois no início do outro mês dia 02/04 eu fiz outro teste que também deu negativo e dia 16/04 fiz um beta hcg e deu negativo também,e minha menstruação veio dia 17/04 e depois dia 26/04 fiz uma ultrassom pélvica e nós exames deu que meu útero tava limpo e o médico disse que deu negativo. Mas minha menstruação não veio no mês de maio e está atrasada um mês e 2 dias, me ajudem por favor, posso está grávida?

    1. Olá, Ingrid.
      Todos os exames indicaram que não, portanto, há outro fatores atrasando o seu ciclo.
      Em geral, é bastante comum que ocorram atrasos menstruais. Até a ansiedade e o estresse podem ser a causa.
      Por isso, se o seu ciclo sempre foi bem regulado, vale observar se você está usando medicamentos ou teve mudanças na rotina capazes de afetar a menstruação. Além disso, atrasos normais podem ocorrer. Nesse caso, em breve o seu ciclo irá regular-se novamente.

    1. Olá, Williane.
      Sim, é possível a ausência de menstruação sem ser gravidez.
      Uma série da fatores podem causar isso, como estresse, uso de medicamentos, perda de peso, além de outras alterações do organismo.
      É importante consultar um médico ou médica para investigar as causas.

  131. Minha menstruação ano passado veio setembro tnormal ,depois fiquei sem menstruar outubro,novembro,dezembro janeiro. Fevereiro desse ano 2019 ela veio dois dias só pouca ,agora estou sem menstruar dês de março ,abril,maio já estamos em junho

    1. Olá, Vitória.
      Uma série de fatores pode ser a causa da ausência menstrual. Uso de medicamentos, alterações e doenças, baixo peso ou menopausa precoce, por exemplo.
      A única maneira de descobrir as causas da sua irregularidade menstrual é por meio de exames e avaliação médica.
      Por isso, recomenda-se buscar orientação com um(a) ginecologista.

  132. Boa tarde minha menstruação não veio,vai fazer uma semana que está atrasada,fiz o teste de farmácia e deu negativo,sinto coloca leves mais a menstruação não vem,será que eu posso está grávida?

    1. Olá, Pâmela.
      Em geral, os testes de gravidez são bem sensíveis e confiáveis. Recomenda-se fazê-los depois do 1º dia de atraso menstrual e, caso haja dúvidas, repeti-lo depois de 15 dias.
      Por isso, se o resultado foi negativo novamente, a possibilidade de ser gravidez é bastante baixa.
      Outros fatores podem estar associados, como estresse, alimentação e uso de medicamentos.
      O ideal é sempre buscar orientação médica, sobretudo se houver dor ou desconforto.

  133. Boa noite gostaria que mim tirassem uma dúvida faz 3 meses que minha menstruação não vem quando foi Ontem comecei sangrar e hoje o fluxo aumentou fiz um beta deu negativo mais tenho todos os sintomas de gravidez o que pode ser

    1. Olá, Nandamaria.
      Os atrasos menstruais, ou a ausência de sangramentos, podem ser decorrentes de diversos fatores que não a gravidez. A alimentação, o estresse, a menopausa precoce e outras condições, por exemplo.
      É importante buscar orientação médica, sobretudo se você está apresentando sintomas, como cólicas ou desconfortos.
      Os sintomas podem ser um sinal de que, em breve, a menstruação vai descer. Mas é sempre necessária a consulta e a avaliação.

  134. Olá , queria tira uma dúvida!
    É normal a pds atrasar a menstruação quase 2 meses ? Dia 9 agora vai fazer 2 meses que ela não vem , no dia 13 de maio era pra ela vim … Tomei a pílula dia 23 de abril , e minha última menstruação foi dia 16 de abril , até aí não menstruei mais , no dia 12 desceu só um risco de sangue ficou assim uns 3 dias … Daí começou um corrimento amarelo aguado , mais não muito amarelo , nem deu pra vê muito a cor , tava tipo pra laranja e amarelo sla , desde do dia 12 fiquei sentindo cólicas no pé da barriga fiquei uns 10 dias sentindo cólica fraca , nas minhas menstruação não sinto cólica nenhuma , tava muito emotiva então pensei que fosse “TPM ” mais não era , com 7 dias de atraso fiz um teste de fita deu negativo, passou mais dois dias fiz outro teste só que o digital e deu negativo , com 15 dias de atraso fiz outro de fita e deu negativo . Então não fiz mais nenhum teste , me disseram que chá de canela faz descer a menstruação se estiver atrasada então tomei ! E não desceu tomei de dia e noite , fui no posto marquei uma consulta , só que não conseguir atendimento com o médico por conta do tempo e estou aqui hoje com 25 dias de atraso menstrual . Tá prevista pro dia 9 desse mês , mais todo mundo fala que não é normal a pílula atrasar tanto , não tô sentindo dor nem nada , não tá saindo corrimento nem nada , apenas o branco leitoso . Mais sempre tive esse corrimento , uma coisa que me assustou foi que no dia da minha ovulação ele saiu em bem mais doque o normal , mais nem liguei não … Ah tive relação a dois dias depois da minha menstruação acabar dia 22 de abril.

    1. Olá, Ster.
      A pílula do dia seguinte pode afetar a regularidade do ciclo menstrual. Em geral, o atraso é pequeno, mas outros fatores podem fazer com que o seu ciclo fique ausente por algum tempo.
      A baixa produção hormonal, o baixo peso ou outras condições, por exemplo, podem estar envolvidos.
      É importante realizar uma consulta ginecológica para avaliar as possíveis causas e opções de tratamento. Às vezes, pode ser necessário apenas aguardar o seu ciclo voltar ao ritmo normal, mas também pode ser preciso estimular a menstruação a descer. Isso vai depender de exames e diagnóstico.

  135. Olá , tenho uma dúvida ! Minha menstruação é regular última vez que ela desceu foi dia 16 de abril e ficou até 20 normal , dia 22 tive relação e dia 23 tomei a pds não tive nenhum sintomas da pílula. Meus dias férteis veio normal , a ovulação tbm só que achei estranho foi o líquido branco que sempre desce , no dia desceu em uma quantidade bem maior . Mas não liguei muito pensei que tava normal ,minha menstruação era para ter descido dia 13 de maio , dia 12 começou umas cólicas no pé da barriga e tinha uma lista de sangue ,disso ficou uns três dias do mesmo jeito e cólica e nada da menstruação . Quando acabou fiz o teste de gravidez de fita , deu negativo . No outro dia desceu um corrimento aguado e amarelo com uma cor bem fraca , e tava descendo muito tive que colocar protetor , não tinha cheiro , e nem tive coceira nem nada ficou uns dias desse jeito . Ah ! Com 7 dias de atraso fiz outro teste só que digital e deu negativo , com 15 dias fiz outro de fita e deu negativo ….no mesmo dia desceu um líquido Clara de ovo , como dos meus dias férteis .durante a esses 15 dias fiquei sentindo cólica no pé da barriga , depois de 15 dias parou … Só tenho alterações no humor só ! Vai fazer 2 meses que minha menstruação tá atrasada . Lembrando que no dia que tomei a pílula estava com dor de barriga (diarreia ) mais depois que tomei a pílula não tive … Fui no posto , marquei uma consulta mais não conseguir ter a consulta com o médico por conta do tempo que não estou tento .

    1. Olá, Stefany.
      Os atrasos, às vezes, são decorrentes de fatores normais do corpo. Mas, vale lembrar, que o uso da própria pílula do dia seguinte pode afetar o seu ciclo.
      O corrimento também tem a ver com sua taxa hormonal, por isso, a pílula pode ter responsabilidade na alteração da consistência, fluxo ou aparência do corrimento.
      Caso as cólicas persistam, outros sintomas surjam ou sua menstruação fique ausente por mais tempo, recomenda-se buscar orientação médica para o correto diagnóstico.

  136. Tenho uma amiga que nunca atrasou a sua menstruação mais agora está e ela gostaria de sabe pq
    Vem cólicas passa dias com dor mais não vez a mestrucao o que seria e ela é ligada o que seria?

    1. Olá, Roberto.
      Uma série de fatores podem alterar a menstruação: estresse, perda de peso, uso de medicamentos e até mudanças naturais do corpo.
      As cólicas podem ser uma resposta às mudanças hormonais.
      O mais indicado é buscar orientação médica e, se necessário, realizar exames para diagnosticar a causa.

  137. Oi é possível a menstruação atrasar 9 dias mais n estando grávida???

    1. Olá, Noeli.
      Sim, é possível que outro fator seja a causa do atraso. O mais indicado é sempre realizar um exame de gravidez para, de fato, descartar a possibilidade.
      Caso já tenha realizado, é importante saber que atrasos menstruais podem ser inclusive normais ou por causas que não representam gravidade (como estresse ou uso de algum medicamento).
      Caso haja cólicas, dores ou outros sinais (como corrimento), o mais indicado é buscar orientação médica. Porém, mesmo sem nenhum outro sintoma, se sua menstruação não descer em alguns dias, a ida ao(à) ginecologista é bastante importante.

  138. Ola minha ultima menstruação foi 24/04 no dia 4/5 eu tomei a pilula do dia seguinte
    No.dia que era pra vim a menstruação nao veio quando deu 5 dias de atraso eu fiz o teste deu negativo
    Passou mais dias e nada com 10 dias fiz o de sangue deu negativo estou mega preocupada ja faz 20 dias de atraso menstrual e minha menstruação nunca foi de atrasar
    O que pode ser ?

    1. Olá, Dayara!

      Este atraso pode ser consequência do uso da pílula do dia seguinte. Nesses casos, o atraso pode durar semanas e é possível que o ciclo leve meses para normalizar novamente. Se você já descartou a possibilidade de gravidez, o indicado é aguardar e ficar atenta aos sinais e sintomas até que a menstruação volte. Em caso de dúvidas, procure um ginecologista 😉

  139. Olá a minha menstruação veio dia 6 de Maio e até hoje não voltou mais, já não estou a tomar a pílula há cerca de 1ano, tenho sentido um desconforto na zona da bexiga e barriga e o meu peito está sensível sem contar com a parte que às vezes me sinto tonta e com sensação de vomitar. Algo me diz que posso estar grávida mas queria saber se com 10dias de atraso é confiável fazer um teste de gravidez da farmácia?
    Obrigado pela atenção

    1. Olá, Marta.
      Os testes de gravidez de urina podem ser feitos, em geral, a partir do 1º dia do atraso menstrual.
      Sendo que, a partir desse período, a sensibilidade de detecção é bastante elevada.

  140. Boa noite
    Tive relação dia 30 de março antes de 24 horas tomei a pílula do diá seguite no dia 7 de abril veio durou uns 4 dias no dia 5 de maio tbm durou 4 dias mas esse mês ainda ñ veio posso estar gravida.

    1. Olá, Flavia.
      Se você não teve outras relações desprotegidas após a última menstruação, as chances de ser uma gravidez são pequenas. É pouco comum mulheres que engravidam e têm sangramentos mensais durante a gestação.
      No entanto, a única maneira de confirmar ou descartar a possibilidade é por meio de um exame de gravidez, que pode ser de sangue ou de urina.

  141. Olá.
    Menstruei dia 30 de Abril e dia 12 de maio, e hoje 15 de junho está atrasada a 4dias eu posso está grávida, venho sentindo uns sintomas, ânsia para vomitar mais não vômito e um pouco de sono. Isso é normal?

    1. Olá, Rayara.
      Vários fatores podem afetar a regularidade do ciclo e causar escapes e atrasos posteriores.
      A única forma de confirmar ou descartar a gravidez é por meio de um teste de urina ou sangue, pois os sintomas são bastante abrangentes, podendo ser decorrentes de outros fatores também.

  142. Olá,uso um aplicativo que me mostra os dias que estou no período fértil e tal, no dia 02/06 fiz sexo sem proteção, e não teve o coito interrompido, faltava 3 dias pra ovular, minha menstruação era pra ter vindo no dia 14/06 até agora nada, estou com cólica, mas nada de menstruação, posso estar grávida, ou é só coisa da minha cabeça?

    1. Olá, Cacau.
      Os aplicativos fazem apenas uma média aproximada do seu período fértil, pois, ao longo dos meses, podem haver alterações normais no ciclo. Isso antecipa ou atrasa a menstruação e, consequentemente, muda o período fértil.
      Toda relação sexual sem proteção (camisinha, pílula ou outro método seguro) gera riscos de gravidez — vale lembrar que o coito interrompido não é um método seguro contra a gravidez.
      Para confirmar ou descartar a possibilidade de gestação, deve-se fazer um teste de gravidez de urina ou sangue.

  143. A minha mestruacao venho no 5/5,so q tiver um sangramento no 15/5,e parei com pilula,mantive relacao de la praca sem me protege,estou sentido um colica,tortura com se os seio estive encheno,e hj ja e 16/6 e nada de mestruacao

    1. Olá, Dizinha.
      Caso decida não utilizar a pílula anticoncepcional e não tenha pretensão de engravidar, é importante recorrer a outro método de proteção, como a camisinha.
      Como você relatou que manteve relações sexuais sem proteção, há chances de gravidez e, por isso, recomenda-se realizar um teste de urina ou sangue.

  144. Bom dia preciso tirar uma dúvida, esse mês de junho faz um ano que parei de tomar a pílula, estou tentando engravidar, minha menstruação E regular nunca atrasou, só que esse mês de junho atrasou, eu sempre fico uma semana antes sentindo dores fortes de colicas e dores de cabeça, porém ñ Tô sentindo nada e já faz uns 8 dias que ñ desceu, fiz dois teste e deu negativo, oque pode ser?

    1. Olá, Priscilla.
      Uma série de fatores pode afetar a regularidade do ciclo menstrual.
      É importante analisar se houve mudanças na sua rotina, como estresse ou uso de outros medicamentos.
      Às vezes, até mudanças normais da produção hormonal podem afetar o ciclo. Por isso, indica-se que, caso haja dores ou persistência das cólicas e o atraso persista, busque-se orientação ginecológica para avaliar as possibilidades.

      1. Oi minha mestruaçoã tá atrasada a 36 dias , tava sentindo enjoos dor de cabeça, porém passou , hj so sinto umas dores de cólica porém so a noite e as vezes manhã , n tomo anticoncepcional, pq , pq estava esperando vim para começar a tomar… Espero que vcs possam mim ajuda

        1. Olá, Elaine.
          O atraso menstrual pode ser por diversos fatores e alguns são considerados normais, como alterações hormonais.
          É importante fazer o uso de preservativos caso você deseje evitar a gravidez. Não precisa, necessariamente, ser a pílula, pois a camisinha é uma método bastante seguro de proteção.
          O indicado é fazer um teste de gravidez para confirmar ou descartar a gestação.

  145. Olá,nos últimos 2 meses minha menstruação veio regulada e pontualmente no dia 19 abril/maio… porém no início do mês tive uma relação sexual protegida (uso de preservativos) após a relação passei por momentos de grande preocupações e tive excesso de acne durante +/- 1 semana, não me lembro ao certo se entrei no período fértil, pois o meu é caracterizado por excesso do corrimento de clara de ovo… estou a 5 dias tomando antibiótico e anti inflamatório, e infelizmente a minha menstruação não desceu, que em prévia nos últimos meses desceria dia 19. Confesso que estou com medo, ainda é dia 20 e o atraso é de 1 dia, a uns 2/3 dias atrás comecei com sintomas: seios inchados e doloridos, inchaços abdominais, pequenas cólicas, mudança repentina de humor, aumento do apetite… Não possuo enjoos matinais, e apenas notei um corrimento transparente e elástico, e essa madrugada um pouco esbranquiçado, ambos em pequena quantidade.
    Por favor, me ajude… será que seria uma gravidez? Ou uma ovulação tardia? Ou apenas consequência do stress e ansiedade para menstruação.
    Se puder, me diga a diferença entre sintomas de TPM e gestação… beijos

    1. Olá, Amanda.
      Cada organismo corresponde de forma diferente aos períodos de TPM, gestação ou fase fértil, por exemplo.
      Em geral, o atraso menstrual pode ser causado até mesmo pelos antibióticos que você está fazendo uso. Além disso, o estresse também interfere no ciclo.
      Não há como indicar se o atraso menstrual e os sintomas são decorrentes de gravidez sem um exame, que pode ser de sangue ou urina. Por isso, o ideal é fazer o teste para esclarecer a dúvida.
      Em relação aos sintomas da TPM e da gestação, também é bastante variável. Em geral, mulher na TPM sentem cólica, variação de humor, inchaço abdominal, às vezes dores de cabeça e cansaço. A gravidez pode envolver, mais predominantemente, sensibilidade nos seios, enjoos, sonolência, mas há mulheres que não sentem nada.
      Por isso, o melhor é conversar com a médica ou médico que te acompanha e realizar o exame de gravidez 🙂

  146. Olá bom dia!
    Eu e meu esposo estamos tentando engravidar, parei de tomar o remedio dia 15/11/2018 e minha mestruação veio dia 17/11/2018 e depois ela so veio dia 09/03/2019 foi a Ultima vez que veio, ja tem mais de 3 meses atrasada deste a Ultima vez, eu não sin to nada, é como se ela nunca fisesse parte da minha vida, ja fiz varios testes de gravidez e todos dão negativo. Por que sera esse atrasado de mestruação?

    1. Olá, Jaqueline.
      Uma série de fatores podem provocar a interrupção temporária da menstruação. O próprio anticoncepcional, quando descontinuado, pode causar alterações no ciclo. Mas a perda de peso, o estresse ou o uso de algum medicamento também podem estar envolvidos.
      O ideal é consultar um médico ou médica, para que exames sejam solicitados. Em geral, se não houver nenhuma alteração, a tendência é que em 3 ou 4 meses a menstruação volte a descer sozinha.

  147. ola presico tirar um duvida nha mesturçao venho no dia 17 abril até agora nao venho mais ja fiz 2 mes e 3 dia

    1. Olá, Ana.
      Se você mantém ou manteve relações sexuais nas últimas semanas, indica-se realizar um teste de gravidez para descartar a possibilidade de uma gestação.
      Caso dê negativo, é importante lembrar que atrasos menstruais são, muitas vezes, normais. Além das mudanças hormonais, pode ocorrer alteração no ciclo devido ao estresse ou até perda de peso drástica.
      Por isso, se o atraso persistir, recomenda-se buscar orientação médica.

  148. Tive relações com meu namorado ele usou camisinha msm assim fiquei com medo e tomei pílula do dia seguinte no mesmo momento em que a relação acabou, sinto que vai vim mas nunca vem ja está atrasada faz 7 dias tem algum perigo

    1. Olá, Fernanda.
      A camisinha é um método seguro. Os riscos de gravidez são decorrentes dá má colocação do preservativo, da possibilidade de furos (ou quando estoura) ou do prazo de validade vencido.
      O atraso menstrual, possivelmente, é decorrente do uso da própria pílula do dia seguinte. Ela contém altas doses hormonais que são capazes de afetar a regularidade do ciclo.
      No entanto, sempre que houver suspeitas ou insegurança, é possível realizar um teste de gravidez para descartar a possibilidade.

  149. Oiii, vamos la
    vou contar toda a história para que entenda.
    mestruei dia 09/05 ate 13/05 e tive relação desprotegida no dia 14/05 e dia 15/05 tomei a pilula do dia seguinte.
    No dia 16/05 comecei a sentir leves cólicas, persistindo até o dia 20/05 foi quando sangrei novamente e este sangramento foi bastante intenso no primeiro dia, diminuindo a cada dia e durou 5 dias, mesma coisa de minha menstruação. Quando a menstruação findou começe a sentir sensibilidade nos seios, mais bem leves. por paranoia na cabeça no dia 14/06 fiz um teste de farmacia que deu negativo e no dia 19/06 fiz um beta hcg que tambem deu negativo. no dia 09/06 dia da mestruação sentir dor nas costas e na frente do lado direito. chegou dia 20/06 dia que minha menstruação deveria descer mais so teve uma mancha de sangue na calcinha e hoje dia 21/06 estou com dor nas costas e nos lados.
    o que devo fazer?
    o beta pode dar negativo ou so e paranoia minha?
    repitir o exame e indicado?

    1. Olá, Joyce.
      O atraso menstrual pode ser decorrente do uso da pílula do dia seguinte. Vale lembrar que recorrer ao medicamento deve ser apenas em casos de emergência e que o uso constante pode afetar o ciclo regular, além de trazer outros riscos ao organismo.
      Em geral, os exames de gravidez são bastante seguros e têm baixas chances de resultados errados, mas ainda assim é possível. Por isso, indica-se repetir o exame após 10 dias do último.
      Também é importante lembrar que atrasos na menstruação podem ter outras causas, como o próprio estresse ou ansiedade. Mas, caso os sintomas persistam junto ao atraso do ciclo, é indicado buscar orientação médica.

  150. Olá,tive relação sem proteção dia 20/04,tomei a pílula do dia seguinte e sete dias depois menstruei e a menstruação foi normal igual os outros meses,e fiquei menstruada até dia 05/05. Agora era pra ter vindo dia 02/06 mas até agora nada,já fiz o teste e deu negativo. O que pode ser?

    1. Olá, Lauana.
      O atraso menstrual pode ser decorrente da pílula do dia seguinte. Como o medicamento tem uma grande dose hormonal, é bastante comum haver desregulação do ciclo após a ingestão.
      Em geral, leva 1 ou 2 ciclos para que o ciclo se estabilize novamente. No entanto, sempre que houver dúvidas, o recomendado é fazer uma consulta médica.

  151. Minha menstruação veio dia 11/05. No dia 22/05 tive relação desprotegida mas com coito interrompido. 24h depois tomei a pílula do dia seguinte e não tive nenhum efeito colateral. E também não tive nenhum sangramento. Minha menstruação era pra ter vindo no dia 09/06, só que até agora nada. Já estou com 13 dias de atraso. Isso é normal?
    Quantos dias a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação após a data esperada ?

    1. Olá, Jessika.
      Não há uma média de dias de atraso, mas é bastante comum que a pílula do dia seguinte afete o ciclo menstrual.
      Como ela contém grandes dosagens hormonais, é possível que o organismo leve até 2 ciclos para restabelecer-se, dependendo de cada organismo.

  152. Bom dia, eu tive uma relação srxual desprotegida dia 04/04 e logo no dia 9 veio um sangramento que durou mais ou menos 5 dias Fiz o teste (negativo). 2 semanas depois (04/05) minha menstruação desceu e ficou 7 dias,e até agora minha menstruação não desceu de novo e tive uma relação desprotegida dia 16/06, estou muiito nervosa pensando muitas coisas, oque pode ser? Vou fazer o beta HCG tem 9 dias desde a última relação sexual, alguma probabilidade de dar negativo?

    1. Olá, Maria.
      É importante que, se você não deseja uma gravidez, adote métodos contraceptivos, como o uso da camisinha.
      Em geral, os exames de gravidez têm uma boa sensibilidade a partir do 1º dia do atraso menstrual, sendo essa a única forma de detectar ou descartar a gestação.
      Mas também vale lembrar que mudanças e atrasos menstruais são, muitas vezes, normais e nem sempre indicam alterações do organismo ou uma gravidez.

  153. Oi, minha menstruaçao veio pela ultima vez dia 12/05 durante o ciclo tive relaçoes sexuais, como nao havia tomado corretamente meu anti, tomei a pilula do dia seguinte 24 hrs apos a relaçao. Ja estou com 17 dias de atraso e muita sensibilidade nos seis, fiz testes de gravidez e todos deram negativos, sera que posso estar gravida?

    1. Olá, Caroline.
      Os testes de gravidez são, em geral, bastante seguros. Eles podem detectar a gestação logo no início e têm baixas chances de falso negativo se forem corretamente feitos.
      Um dos motivos do atraso menstrual pode ser o uso da pílula do dia seguinte. Como ela contém uma grande quantidade hormonal, e você também estava tomando a pílula normal, isso pode ter afetado o seu ciclo.
      Em geral, levam algumas semanas para que o organismo se restabeleça e o seu ciclo se normalize.

  154. Olá, tenho 12 anos, a última vez que menstruei foi em abril. É normal? O que eu faço?

    1. Olá 🙂
      Nos primeiros anos da menstruação, é bastante comum que o ciclo seja irregular. Pode acontecer de você ficar 1 ou 2 meses sem menstruar e depois ela descer normalmente.
      No começo, o seu corpo ainda está ajustando-se e, para algumas mulheres, os ciclos são irregulares por toda a vida.
      É importante você buscar um médico ou médica de sua confiança, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e todas as informações necessárias sobre saúde da mulher sejam passadas.

  155. Olá! Tenho 36 anos e ainda não tenho filhos. Nos dois últimos meses meu fluxo menstrual foi reduzido em 2 dias (baixou de 7 para 5 dias). E nesse mês já tá na data de descer, sinto os sintomas como pequenas cólicas e inchaço, mas só saem pequenas manchinhas marrons vez ou outra. Tô preocupada. Será que já é o fim da minha fertilidade? É possível que eu esteja entrando no climatério?

    1. Olá, Tamara.
      Entre os 35 e 40 anos, mais ou menos, é possível que alterações menstruais comecem a ocorrer.
      Os sintomas e a alteração do seu ciclo menstrual pode ser devido à idade, mas geralmente esse processo é longo. Algumas mulheres podem apresentar algumas mudanças antes dos 40 anos, mas a menopausa só ocorrer depois dos 45 ou 50 anos.
      É importante lembrar que, ainda assim, outros fatores podem interferir na sua regularidade menstrual. Por isso, avaliações ginecológicas são fundamentais, sobretudo se você ainda deseja engravidar.
      Se for o caso, o ideal é conversar com um(a) profissional, que poderá solicitar exames e te dar orientações para que, se desejar, a gravidez seja possível e saudável.

  156. Olá, eu tenho um filho de 6 meses ele parou de mamar 1 semana antes da minha menstruação vim, veio em maio e no mesmo mês veio de novo mas dessa vez ficou vindo pouco, mal melava o absorvente,durou 4 dias e no mês de junho não veio, e eu tenho relação com meu marido com camisinha

    1. Olá, Pat.
      As alterações menstruais podem ser decorrentes de diversos fatores, como as variações hormonais que podem persistir alguns meses após o parto.
      É sempre importante manter a ida às consultas médicas, para investigar se as alterações do ciclo indicam algo que precisa de tratamento.

  157. eu tive relações sem preservativo dia 22 de Abril e tomei uma pílula do dia seguinte, depois tive outra dia 01 de maio e tomei outra pilula do dia seguinte, faz 2 meses que minha menstruação esta atrasada, pode ser por causa da pilula?

    1. Olá, Isabele.
      A pílula do dia seguinte não deve ser usada com frequência, sendo somente em casos de emergência. A alta dosagem hormonal dela pode, sim, afetar o seu ciclo, além de causar riscos à sua saúde.
      Em geral, o corpo pode levar 1 ou 2 meses para regular novamente o ciclo menstrual. Por isso, é comum que haja sangramento em dias alternados, ausência menstrual e mudanças nos próximos ciclos.

  158. Olá Boa tarde!
    Tem 3 meses que minha menstruação não desce , sou casada tive relações com meu marido sem preservativo e tomei acho q umas 6 pílulas do dia seguinte em cada vacilos que nois deu sei que não podia mais o que eu faço agora ?

    1. Olá, Jeny.
      O uso da pílula do dia seguinte só deve ser feita em casos de emergência e sempre seguindo as orientações da bula.
      Lembre-se que ela contém uma quantia bastante alta de hormônios e, por isso, o uso frequente ou inadequado (usar mais de uma por dia) pode trazer riscos à sua saúde.
      Em geral, leva-se algumas semanas para que o seu organismo se estabilize novamente. Por isso, nesse tempo, a orientação é não fazer uso de pílulas hormonais, preferindo proteger-se com o uso da camisinha, por exemplo.
      Além disso, o mais indicado é aguardar o seu organismo normalizar-se e buscar orientação com um(a) ginecologista.

  159. Estou cm a menstruação atrasada a 23 dias fiz um teste de farmácia deu positivo, fiz o de sangue deu positivo, mas embaixo do exame disse p eu refazer cm 8 dias pois o falso positivo tbm pode aparecer em aborto espontâneo, hj fui ao banheiro e qnd limpei veio bem pouco de sangue…será q foi aborto ?? ou é normal sangrar um pouco…cm um transparente…foi bem pouco.

    1. Olá, Dani.
      Um pequeno sangramento pode ocorrer nos primeiros dias da gestação, que é a nidação. Em alguns casos, podem ocorrer sangramentos que não necessariamente indicam um aborto.
      Por isso, após o resultado positivo, o ideal é agendar uma consulta obstetrícia para iniciar o acompanhamento.

  160. Minha mestruação tá atrasada há um mês e 16 dias , não sei se atrasou porque fiz preventivo , já fiz o teste de gravidez e deu negativo , sinto os sintomas quando a mestruação tá pra vim e ainda não desceu , tive relações sexuais com meu namorado só que usamos camisinha , e sintomas de gravidez não sinto , tô preocupada minha mestruação sempre é desregulada só que nunca atrasou mais de um mês e 16 dias , então mim ajude eu tomei a pílula do dia seguinte pra ajudar a descer e por enquanto nada , mim ajude não sei oq fazer

    1. Olá, Juliana.
      Ciclos irregulares são bastante comuns e, em geral, não são indícios de problemas.
      É importante consultar um(a) ginecologista caso você queira iniciar o uso de algum método contraceptivo frequente, bem como informar-se sobre formas de regular o seu ciclo.
      Lembrando que a pílula do dia seguinte não deve ser usada com a finalidade de fazer a menstruação descer, pois é um método contraceptivo de emergência e pode ter riscos à saúde.
      Caso a sua menstruação permaneça atrasada e outros sintomas se manifestem, o ideal é buscar orientação médica.

      1. Estou com 17 dias de atraso a 2 dias fiz um teste de farmácia deu negativo, Posso estar grávida assim mesmo ?

        1. Olá, Cris.
          Em geral, os testes são bastantes sensíveis e conseguem detectar a gestação logo no início.
          Por isso, a probabilidade de estar errado é baixa.
          Vários fatores podem causar o atraso menstrual, por exemplo, estresse ou o uso de algum medicamento.
          Caso o atraso persista, é indicado buscar orientação médica.

  161. Estou 15 dias com a minha M atrasada ja posso fazer o teste de farmácia ? O medo de dar negativo é imenso

  162. Estou com 16 dias de atraso hj fiz um teste de farmácia deu negativo, Posso estar grávida assim mesmo ?

    1. Olá, Cris.
      Em geral, os testes de farmácia são bem confiáveis, pois têm uma sensibilidade alta.
      Os atrasos menstruais podem decorrer de vários fatores e alguns deles podem ser normais.
      A orientação geral é repetir o teste após 10 ou 15 dias para confirmar o resultado.
      Caso o atraso persista, é importante buscar orientação ginecológica.

  163. Ola tou passando uma fase ruim meu dias passaram fiz texte deu positivo ,decidi interromper mas o chato depois de tomar o seguro itimo vi a mestruacao em mas de 5 dia .na primeira noite saio muito sangue coagulado mas o resto dos dias so saia pouco pouco e quando parou fiz texte que deu negativo fiquei relaxachada.mas la vem a preocupacao no mes seguinte os dias estao passando por 4 dias voltei a fazer o texte deu negativo mas os meus seios doe e sinto fores fortes de cabeca nao tou entendendo nem sei o que fazer.ajudem me por favor

    1. Olá, Safira.
      É muito importante que se você não deseja engravidar, adote algum método contraceptivo.
      Há diversas opções que são seguras, como a pílula anticoncepcional, a camisinha, o DIU. Por isso, busque uma consulta ginecológica para que o(a) profissional indique o método mais adequado para você.
      Lembre-se que a escolha do contraceptivo deve adequar-se a você. Caso não queira ou não possa usar a pílula hormonal, você e seu companheiro podem adotar a camisinha.

  164. Olá
    Estou preocupada minha menstruação tá atrasada a três meses vômito muito e não consigo comer direito,sou virgem.
    Oque poderia ser?

    1. Olá, Lidiane.
      Os atrasos menstruais podem ter causas diversas. Em geral, não são preocupantes, sobretudo se não há riscos de gravidez.
      Mas, considerando que você está apresentando vômitos, é fundamental buscar uma consulta médica.

  165. Olá, tomo injeção noregyna a 7meses (antes eu tomava em pilula), esse mês, o oitavo, tomei o genérico, (enantato de norestisterona e valerato de estradiol da EUROFARMA), a mesma composição, senti muita cólica, minha menstruação ainda não desceu, sera que pode ser gravidez?
    Sempre faço coito interrompido.
    Me respondam pfv!!!

  166. Olá minha m* não vem a dois meses não uso anteconcepcional a cinco meses não sinto nada já fiz três teste uma de farmácia e dois de sangue e deu negativo todos..o que pode ser estou preocupada

    1. Olá, Rissele.
      Atrasos menstruais podem ter diversas causas.
      É preciso buscar uma consulta ginecológica para avaliar e diagnosticar as causas da amenorreia, pois somente com exames é possível determinar os causadores.

  167. Vai fazer um mês que minha menstruação não desce, minha barriga está enviada, sinto dores de cabeça fiz um teste de farmácia há dois dias e deu negativo, sinto cólica com frequência, o que pode ser ??

  168. Émeu filho tem 2 anos, depois que ele nasceu comecei a tomar anticoncepcional e minha menstruação não desce até que em fevereiro era pra eu tomar dia 17 mas não deu daí minha menstruação desceu mas no dia seguinte eu tomei e parou, mas no mês passado antes da data do remédio minha M vinha e ia embora desde então parou e eu não tomei remédio junho e julho, queria saber se é normal, ficar com a barriga enchada sentir cólica com frequência sentir dor de cabeça direto .
    Me responde pfvr pra que eu vá procurar um médico

  169. Gostaria De Saber Mais O Pouco Sobre Engravidar
    É Porque Eu Fiz Relação No Mês De Outubro E Passou Uns Dias Minha Menstruação Veio Vindo E Voltando Isso Quer Dizer Que Estava Grávida ? Nesse Caso Eu Posso Contar Um Mês No Mês De Novembro ? Tô Com Essas Dúvidas

    1. Olá, Leila.
      Quando ocorre a fecundação, ou seja, quando você está grávida, a menstruação é interrompida. Durante os meses de gestação não ocorrem sangramentos menstruais.
      Algumas mulheres podem apresentar alguns sangramentos (que não são menstruação), sobretudo no começo da gravidez. Mas somente fazendo um exame de sangue ou de urina você poderá confirmar o quadro.
      Sempre que houver dúvidas, consulte um médico ou médica.

  170. Tomei a pirula fiz o teste de farmácia deu negativo. Era pra minha mintruaçao ter vindo dia 3 de julho. E nao veio. Daqui a 3 dias faz um mês. De atraso Quando mim abaixo ou faço muito esforço sinto muita dor no pé da barriga. Posso está grávida?ou é efeito da pirula que nunca tinha tomado. Tomei pela primeira vez?

    1. Olá, Rosangela.
      De forma geral, os teste de gravidez possuem boa eficácia com poucas chances de darem falsos negativos. A pílula do dia seguinte pode provocar alterações no ciclo menstrual que poderá levar até 2 meses para voltar ao normal. Esses sintomas (menstruação atrasada e dores no ventre) podem estar relacionados ou não à gravidez. Você poderá fazer novamente um teste de gravidez (de urina ou de sangue)ou ainda buscar o auxílio de um médico ginecologista que te orientará corretamente.

  171. Minha menstruacao ja nao vem á mais de 1 mes , fiz relacoes nos 7 dias de pausa da pilula
    Tenho enjoos e dores nos seios
    É possivel estar grávida ?

    1. Olá, Andreia.
      Se você usa corretamente o anticoncepcional, as chances de engravidar são bastante pequenas.
      No entanto, o uso de medicamentos que afetem a absorção da pílula, o esquecimento de algum comprimido ou até inadequação do anticoncepcional com o seu organismo podem acarretar gravidez. Lembrando que, apesar de baixas as chances, há 1% de risco.
      Se houver dúvidas, o indicado é realizar um teste de gravidez.

  172. eu e meu namorado fizemos relação no começo do mes de Junho,dai não fizemos mais e minha menstruação veio em junho na data certa ,so que em Julho não veio a minha menstruação, ele não gozou dentro e ta vindo um pingo de sangue ,será que posso estar grávida ?

  173. Oi, tenho 18 anos e sou virgem. Minha última menstruação veio normal dia 09 de junho de 2019, hoje já é dia 05 de agosto de 2019 quase dois meses depois da última. Eu tô com medo de ter alguma coisa errada comigo porque tenho um cisto hemorrágico no ovário direito.

  174. Minha menstruação veio dia 30/06/19 era para ter vindo dia 30/07 i até agora nada . Está com 6 a 7 dias de atraso sinto cólicas e seios doidos e normal ?

    1. Olá, Laysa.
      Atrasos menstruais podem ocorrer por uma série da fatores, e se está atrasada em alguns dias, de uma forma geral não há o porque se preocupar. O uso de medicamentos, mudanças da rotina e fatores emocionais podem interferir no seu ciclo. Mas, no caso dos sintomas (cólicas, seios doloridos) o mais indicado é fazer um teste de gravidez.

  175. Faz 3 meses q tive relacao e tenho duvidas se ejaculou dentro de mim, usamos camisinha mas falou q ainda deixou esperma em mim quando tirou a camisinha , ,mas eu estava tomando anteconcepcional , mas duvida cruel. 2 meses minha mestruacao desceu , pois no terceiro n veio. Ja fiz 5 exames de farmacia deu negativo .posso ainda assim esta gravida? N sinto nenhum sintomas mas meus seios estao doloridos.. posso ou n esta gravida?

    1. Olá, Alaide.
      Em geral, os testes de gestação costumam ter resultados corretos com poucas chances de falsos negativos. Os anticoncepcionais também costumam ser eficazes se forem usados corretamente. Outro fator que indica uma possível não-gravidez é a descida da menstruação no mês seguinte a relação sexual. Mesmo assim, o recomendado é fazer outro teste de gestação e em casos de dúvidas, buscar o auxílio de um ginecologista.

  176. Olá boa noite eu tomo remédio pra não engravidar na pausa pra vim a menstruação fiz relação e deceu um pouco de sangramento mais tomei uma piula do dia seguinte e ela não deceu mais tá com 10 dias de atraso fiz 3 testes de farmácia deu negativo sinto cólicas utero inchado o q pode ser?

    1. Olá, Krisley.
      Os atrasos na menstruação podem estar relacionados com vário motivos. Por exemplo alterações hormonais e também o uso de medicamentos como a pílula do dia seguinte. No entanto, é recomendado que você procure por um médico, pois sintomas como cólicas e sensação de inchaço no útero podem ser um indicativo de algum outro problema. E somente o profissional poderá fazer o diagnóstico e, se necessário, o tratamento.

  177. O conteùdo esta bem claro,mas durante a leitura surgiu uma duvida.
    Tenho 4 mês sim descer o periodo mestrual ,ainda não faz teste mas não tenho nenhum sinal,que pode me indentificar como mulher gravida.

    1. Olá, Nilza.
      O ideal é não confiar totalmente nos sintomas para diagnosticar uma gravidez, eles são apenas indicativos e não garantem um diagnóstico. Então, o mais indicado para esses casos é procurar um médico. O profissional poderá fazer o diagnóstico, confirmar ou descartar a possibilidade de uma gravidez, e avaliar as possíveis causas do atraso menstrual.

    2. Olá, Nilza.
      Os sintomas de gravidez podem variar de mulher para mulher. Os mais comuns são:
      * Ausência de menstruação
      * Enjoos
      * Tonturas
      * Nidação
      * Corrimentos vaginais incomuns
      Se suspeitar de gestação, faça um teste de sangue ou de urina. Esses testes medem a quantidade de um hormônio (Beta HCG) na corrente sanguínea. A presença desse hormônio e a quantidade indicam se há gestação ou não.

  178. Minha metruação não desse faz 15 dias o que pode ser ? Fiz relasão com meu namorado dia 28 de julho e até agora não deceu minha metruação o que pode ser?

    1. Olá, Ana Caroline.
      O atraso menstrual pode ser causado por vários fatores como estresse, uso de medicamentos (mesmo que não seja anticoncepcionais), excesso de exercício físico, gravidez, entre outros. Um médico ginecologista é o profissional mais recomendado para diagnosticar corretamente a causa desse atraso menstrual. Se suspeitar de gestação, faça um teste de sangue ou de urina.

  179. Olá, tive relação e percebi que tinha furado, tomei pílula do dia seguinte no dia 4 de julho, minha menstruação veio dia 11 de julho e até hoje ela não veio, estou com 11 dias de atraso, não tenho sintomas nenhum de gravidez, acha que esse atraso foi por causa da pílula? Que deu uma desregulada?

    1. Olá, Milena.
      A pílula do dia seguinte pode provocar atrasos menstruais por até dois ciclos. Se o atraso ou a desregularização da menstruação ultrapassar esse tempo, o mais recomendado é consultar um médico ginecologista para avaliar as causas dessa situação e receber um tratamento, se for necessário.

  180. Tive relação sexual a quase 1 mês, porem foi uma relação protegida por preservativo, além do fato de estar nos últimos dias da menstruação e tomar pilula do dia seguinte por desencargo de conciência. Após tomar a pílula a menstruação acabou sendo cortada e 5 dias depois voltei a menstruar, um fluxo intenso que durou mais ou menos 3 dias.
    Estou esperando a menstruação descer nesse mês, mas houve um atraso, estou começando a ter acne e estou preocupada com uma possível gravidez, Mesmo com todos os cuidados é possível uma gestação? Pois não compreendo o motivo do atraso menstrual.

    1. Olá,
      Vários fatores podem atrasar a menstruação. Mudanças hormonais comuns, dietas e uso de alguns medicamentos, por exemplo, podem ser a causa.
      Em caso de dúvidas, o ideal é fazer um teste de gestação ou consultar um(a) ginecologista.

  181. Olá, tive relações desprotegidas no meu penúltimo dia da menstruação(em julho). Após o atraso de 5 dias da minha menstruação (em agosto) fiz dois testes de farmácia que deram negativos, mas n convencida fiz o de sangue onde obtive o mesmo resultado. Comecei a tomar anti por 15 dias p ver se descia e nd, faz 4 dias q parei com a pílula e ainda n desceu. N sinto nenhum sintoma de gravidez excluindo dor nos seios. Há necessidade de mais um exame de sangue? Estou desesperada

  182. Minha filha tem 13 anos e a 2 anos veio a mestrauacao dela e todo mês vem certinho mas esse mês de agosto não veio e ela não tem relação sexual o que pode ser?

    1. Olá, Karina.
      Vários fatores podem afetar a menstruação regular. Sobretudo no caso de adolescentes, como a sua filha, as irregularidades são bem comuns.
      Em geral, não indicam nada com o que preocupar-se, sobretudo se não houver outros sintomas (cólicas, corrimentos). Em caso de dúvidas, é sempre importante o acompanhamento e orientação de ginecologistas.

  183. Faz 6 meses que não mestruo…já fiz vários testes e não estou grávida….o quê pode ser e tbm tenho muita dor no pé da barriga…e normal

  184. Boa noite, sinto cólica a 5 dias e minha menstru não desce,outro dia sentir como se tivesse com gases presos,hoje amanheci com um dor terrível na costa(na parte inferior,bem no final da espinha)pode ser gravidez?

    1. Olá, Thayane.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados. Além de gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  185. Fazia uso de anticoncepcional a um ano, tendo em vista que parei de usá-lo em janeiro e retornei o uso em março sempre tomando certinho.
    Minha última relação foi no dia 7 de maio, terminei a cartela e menstruei normalmente e decidi parar de tomar e então menstruei no mês de junho no dia 30 e ela só subiu dia 6 de julho, porém não desceu até agora! O que pode ser? To desesperada, creio que não seja gravidez, mas estou com medo!

    1. Olá.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  186. A camisinha estourou, em menos de duas horas tomei a pilula do dia seguinte e no dia seguinte iniciei o uso do anel vaginal nuvaring , tive um pouco de cólica durante os 21 dias, retirei o anel vaginal e na pausa a menstruação não veio, o que pode ter acontecido? Posso estar grávida? Ou isso pode acontecer devido à quantidade de hormônios? Antes disso eu não usava anticoncepcionais e fazia muito tempo que não usava pílula do dia seguinte.

    1. Olá, Gleyce.
      Devido à dosagem hormonal contida na pílula do dia seguinte, é provável que o atraso menstrual seja decorrente de seu uso. Se a pílula for tomada em até 48h após a relação desprotegida, a eficácia dela é de cerca de 95%. Assim, a possibilidade de gravidez ainda é baixa.
      Em geral, o organismo tende a normalizar-se novamente, regulando o ciclo em poucas semanas. Em caso de dúvidas, consulte um(a) ginecologista.

  187. Minha última menstruação foi dia 30 de maio, até agora não veio mais, não tive relações sexuais no mês de julho pois passei o mês todo em outro estado visitando minha mãe, porém o tempo passava e nada de descer pra mim, fiquei cm medo de ter tido uma ovulação tardia ou sei lá oq, ai fiz o teste de farmacia e deu negativo depois de dois meses de atraso quando eu já estava tendo relações sexuais novamente.
    Desde os 15 ou 16 acontece de atrasar bastante pra mim, o máximo de tempo foi quando aconteceu a primeira vez, fiquei uns 4 meses sem menstruar e quando veio foi mais de um mês cm um fluxo muito intenso cm coágulos, na época eu não fiz teste de gravidez, não sei de eu estava grávida pq eu escondi isso da minha mãe, aconteceu por três meses seguidos de eu ficar todo o mês sangrando até q no terceiro mês minha mãe percebeu e me levou no médico, a ginecologista fez os exames e disse q os meus ovários estavam inflamados, me passou remédio e eu melhorei. Uns dois anos depois fiz o exame novamente e a médica me disse q tinha possibilidade de gravidez pois tinha líquido no meu útero, ai fiz o de sangue mas deu negativo, uns meses depois fiz outra ultra vacinal cm um médico diferente, foi no meio do ano passado e ele disse que os meus ovários estavam inflamados novamente sendo q todas as vezes q eu fazia exames era pq eu estava a muito tempo atrasada.
    Agora eu tenho 21 anos sou casada a 4 e quero muito um bb mas não tô conseguindo, vc acha q pelo meu histórico eu possa ter alguma chance de infertilidade, em nenhum dos meus exames deu cisto ou mioma, mas tenho medo de q essas inflamações nos meus ovários possam ter alguma coisa atrapalhando meu sistema reprodutor, acho q por isso eu atraso tanto tempo sempre, sendo q as vezes eu até sinto uma cólicas chatas e tô bem inchada tbm.

  188. Bom dia!
    Minha menstruação veio dia 02/08 e dia 12/08 tive relação sexual desprotegida, dia 13/08 tomei a pilula do dia seguinte.Meu ciclo é de 28 dias e hoje dia 06/09 ainda não veio. E também estou tendo alguns sintomas da menopausa, tenho 50 anos. Sera que tem algo a ver com a menopausa ou posso esta gravida?

    1. Olá, Maria.
      Devido à dosagem hormonal contida na pílula do dia seguinte, é provável que o atraso menstrual seja decorrente de seu uso.
      Se a pílula for tomada em até 48h após a relação desprotegida, a eficácia dela é de cerca de 95%. Assim, a possibilidade de gravidez ainda é baixa.
      Em geral, o organismo tende a normalizar-se novamente, regulando o ciclo em poucas semanas.
      Em caso de dúvidas, consulte um(a) ginecologista.

  189. Comecei A Tomar Anticoncepcional Dia 17/08 e Tive Relação Dia 24 /08 Porem Meu Marido Gozo Dentro Fikei Muito Desesperada E Tomei a Pilula Do Dia Seguinte E Minha Mestruaçao Naum desce ! Posso estar gravida ?

    1. Olá, Tamara.
      Devido à dosagem hormonal contida na pílula do dia seguinte, é provável que o atraso menstrual seja decorrente de seu uso.
      Se a pílula for tomada em até 48h após a relação desprotegida, a eficácia dela é de cerca de 95%.
      Assim, a possibilidade de gravidez ainda é baixa. A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Em geral, o organismo tende a normalizar-se novamente, regulando o ciclo em poucas semanas.
      Em caso de dúvidas, consulte um(a) ginecologista.