Maria (Minuto Saudável)
09/04/2018 08:00

Menstruação atrasada (dias ou meses): o que pode ser, é normal?

Publicidade

Boa parte das mulheres que sofrem com atrasos na menstruação se perguntam o porquê desse acontecimento. A menstruação atrasada pode acontecer por conta de vários motivos e, para cada um deles, existe um tratamento ou um medicamento apropriado, dependendo da situação ou gravidade do caso.

Por isso, este texto tem como objetivo sanar qualquer dúvida e dar dicas de como lidar nesse tipo de situação! Continue lendo para saber mais:

Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é a menstruação atrasada?
  2. O ciclo menstrual
  3. Menstruação atrasada: o que pode ser?
  4. A menstruação começa em que idade?
  5. Quando procurar um(a) ginecologista?
  6. Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo
  7. Menstruação atrasada há mais de 2 meses
  8. Como regular a menstruação atrasada?
  9. Cólica menstrual sem menstruação
  10. Perguntas frequentes

O que é a menstruação atrasada?

A menstruação é o que marca o final e o início de um novo ciclo reprodutivo da mulher. Por isso, ela tem datas previstas para acontecer. Contudo, existem vários fatores que podem influenciar esse ciclo e adiar a data de descida da menstruação.

Caracterizada pela descida de sangue pelo canal vaginal, a menstruação se dá por conta da descamação do endométrio, uma camada de sangue que se forma no útero para a recepção de um óvulo fertilizado.

Caso a mulher engravide, o endométrio não descama e ela não menstrua. Do contrário, se ela não engravidar, a descamação ocorre e a menstruação desce.

Por se tratar de um ciclo, é possível prever a data da próxima menstruação. Mesmo assim, a menstruação pode atrasar sem qualquer motivo aparente.

O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias. No entanto, para diversas mulheres, esse tempo varia de 23 a 35 dias. Isso quando elas contam com um ciclo regular, visto que existem mulheres cujo período fértil não parece obedecer um ciclo certo e a menstruação, assim, vive “atrasando” ou chegando “adiantada”.

Se, porventura, a menstruação vier a atrasar por 1 ou 2 meses, é recomendável que se procure um médico para auxiliar e tirar qualquer dúvida.

O ciclo menstrual

A menstruação obedece um ciclo que é dividido em três períodos, além da fase menstrual, que são:

Fase pré-ovulatória

Neste momento, existem diversos hormônios trabalhando para amadurecer um óvulo, fazendo com que ele consiga sair do ovário e se dirija às tubas uterinas, onde ocorre a fecundação.

Ovulação

A ovulação é um momento único durante todo o ciclo menstrual. Acontece quando o óvulo é liberado e se dirige até as tubas uterinas, onde fica cerca de 24 horas aguardando por um espermatozóide para fecundá-lo.

Costuma acontecer na segunda metade do ciclo menstrual, entre o 13º e 15º dia.

Fase pós-ovulatória

Caso haja gravidez, o óvulo fecundado viaja até o útero e se fixa no endométrio. Do contrário, o óvulo se desintegra e o endométrio passa a descamar, preparando-se para ser liberado.

Levando em conta que a viagem do óvulo fecundado demora cerca de 7 dias até chegar no útero, todo esse processo pode demorar bastante até que a menstruação seja, de fato, liberada para descer.

Menstruação atrasada: o que pode ser?

São diversos os fatores que podem atrasar a menstruação, assim como isso pode ocorrer sem nenhum motivo específico. Aliás, vale lembrar que o atraso menstrual, quando não causado por uma gravidez, está intimamente ligado a um atraso da ovulação!

Alguns fatores que podem atrasar a ovulação e, consequentemente, a menstruação, são:

Interrupção após uso prolongado da pílula anticoncepcional

O uso prolongado da pílula anticoncepcional pode interferir diretamente no “relógio” do ciclo menstrual. Quando o uso desse medicamento é interrompido após anos, o organismo da mulher precisa se readaptar ao seu processo de produção hormonal e isso pode levar até 6 meses.

Fase de amamentação

Na amamentação, a menstruação também podem sofrer atrasos.

Durante essa fase, o organismo libera hormônios que podem bloquear o processo de ovulação e também, posteriormente, o ciclo menstrual.

A prolactina, hormônio que produz o leite materno, suprime a ovulação, e há casos de mulheres que chegam a não menstruar pelo período de até um ano.

Lembrando que quando não acontece a menstruação, não significa que a mulher não possa mais engravidar. Depois do bebê ter desmamado, o ciclo volta ao normal.

Anovulação crônica

A anovulação crônica é uma condição na qual a mulher não tem a ovulação durante muito tempo. Nessa condição, os óvulos simplesmente não amadurecem e não são liberados nas tubas uterinas.

Uma das suas principais causas é a síndrome do ovário policístico (SOP), mas também pode ser causada por alterações genéticas, hipertireoidismo, estresse, obesidade, aumenta da insulina e falha na hipófise ou hipotálamo.

Desregulação do ciclo menstrual

Algumas vezes, um ciclo desregulado pode ser confundido com atraso menstrual. Isso porque a mulher pode prever a data com base nos últimos meses, mas toda mulher corre o risco de ter seu ciclo desregulado por nenhum motivo aparente — até mesmo aquelas que sempre tiveram o ciclo bem regular.

Mudanças drásticas no peso

As células de gordura contribuem na produção do hormônio feminino (estrogênio). Por isso, quando há alguma alteração no peso, os níveis de estrogênio podem interferir no processo ovulatório.

Sendo assim, sempre que houver ganho ou perda de peso de forma repentina e intensa, uma alteração hormonal pode ocorrer. É preciso que os hormônios se adaptem a essa mudança para que o ciclo volte ao normal.

Estresse

O estresse crônico libera cortisol, uma substância que exerce influência nos hormônios sexuais femininos, causando alterações no ciclo menstrual.

Exercícios físicos em excesso

A fertilidade pode ser afetada por conta de exercícios físicos praticados em excesso. Essa prática resulta em um desequilíbrio neuroendócrino, provocando uma falha na hipófise (glândula responsável por regular as funções hormonais) e não liberando hormônios que instigam a produção da progesterona e do estrógeno.

Por conta desses fatores, como resultado, acontecem as disfunções hormonais que atrasam a ovulação.

Menopausa

A menopausa é uma fase em que o corpo da mulher encerra a produção dos hormônios progesterona e estrógeno, dando fim aos seus anos férteis. Nessa fase, gradativamente, o organismo diminui a quantidade e duração da menstruação.

A menopausa normalmente acontece entre os 45 e 55 anos. Após essa idade, a menopausa é classificada como tardia.

Problemas na tireoide

A glândula tireoide é responsável por produzir hormônios para ajudar no controle do metabolismo e na fertilidade feminina. Problemas neste órgão causam cansaço físico, dores musculares, depressão, fadiga, irritabilidade, febre, frio e sensações de inchaço na região do pescoço.

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo utilizado apenas em última instância, em situação de emergência, como quando a camisinha estoura ou em casos de estupro, entre outros.

O atraso ocorre porque essa pílula retarda a liberação do óvulo nas tubas uterinas, fazendo com que o período fértil demore mais para acontecer e, por isso, a menstruação pode ocorrer mais tarde.

Erro de cálculo

O ciclo menstrual não é o mesmo para todas as mulheres. Ele varia dependendo de cada organismo. Em suma, a duração média é de 28 dias, mas isso não deve ser visto como regra para o ciclo de todas as mulheres, pois cada uma tem um sistema e ciclo diferente.

Por não haver um tempo específico para o ciclo menstrual, o cálculo de previsão para a próxima menstruação pode ser feito errado, assim, a mulher pode ter uma falsa impressão que sua menstruação sofreu um atraso.

Amenorreia

A amenorreia é uma condição na qual o ciclo menstrual simplesmente não existe. Ela pode ser primária, quando a primeira menstruação da menina tarda a chegar, ou secundária, quando a mulher já menstrual e de repente passa 3 meses sem menstruar.

Trata-se de um sintoma de outros transtornos e deve-se sempre investigar a causa.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem desregular o ciclo menstrual, como é o caso dos corticóides, antidepressivos e medicamentos quimioterápicos. A quimioterapia é, inclusive, uma das principais causas da menopausa precoce, ou seja, quando a menopausa se inicia antes dos 45 anos.

Hímen imperfurado

Especialmente para as meninas que nunca menstruaram, uma das causas do atraso na primeira menstruação é o hímen imperfurado. Nesse caso, o canal vaginal se encontra fechado e o sangue simplesmente não consegue sair, causando a ausência da menstruação.

Alguns sintomas relacionados a essa condição são cólicas e dificuldades na eliminação da urina e fezes.

O tratamento para um hímen imperfurado é cirúrgico. Durante o procedimento, há a retirada total do hímem, um processo simples e com baixos riscos de complicações.

A menstruação começa em que idade?

A menarca (primeira menstruação) surge em meninas de 8 a 13 anos de idade, na fase de desenvolvimento do corpo em que acontece o crescimento dos seios, o surgimento de pelos nas axilas e região íntima, aumento do peso, aparição de espinhas e alterações no humor.

Em alguns casos, a menarca pode demorar mais para chegar. Existem relatos em que a primeira menstruação ocorreu apenas aos 15 anos. Contudo, atrasos até os 16 anos de idade são normais e não requerem tratamento médico.

Quando procurar um(a) ginecologista?

Caso a sua menstruação esteja atrasada em alguns dias, não há porquê se preocupar. Atrasos de até 5 dias são normais e não necessariamente indicam alguma condição.

Contudo, se o teu atraso é de mais de 15 dias, é indispensável fazer um teste de gravidez para verificar se não há, de fato, uma gestação. Se o resultado for positivo, é necessário contatar seu ginecologista para poder tomar as medidas necessárias e assegurar a saúde da mãe e do bebê.

Caso o resultado seja negativo, deve-se procurar o ginecologista para verificar se não existe alguma condição patológica que está causando esse atraso.

Vale lembrar que, para as meninas na adolescência, é recomendo ir ao ginecologista logo após as primeiras menstruações para conhecer mais do processo que acontece no corpo e discutir a possibilidade de uso de métodos contraceptivos.

Mulheres que ficam constrangidas com a presença masculina podem optar por uma ginecologista do sexo feminino e assim se sentirem mais à vontade.

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo

Quando a menstruação atrasa, grande parte das mulheres, por medo ou insegurança, realizam o teste de gravidez de farmácia, um exame feito com a urina.

Esse teste pode detectar a gravidez em torno de 14 dias após a ovulação e é classificado em dois tipos: qualitativo ou quantitativo.

O teste qualitativo revela se a mulher está grávida ou não, já o quantitativo mostra a concentração do hCG no sangue.

Se a menstruação estiver sofrendo atrasos e a mulher fez, pelo menos, 2 testes que deram resultados negativos no último mês, é pouco provável que ela esteja grávida.

Sendo assim, é necessário buscar ajuda de um ginecologista, que irá investigar a causa da falta de menstruação.

O que é hCG?

O hCG (gonadotrofina coriónica humana) é um hormônio produzido pelo corpo feminino somente quando há uma gravidez. Esse hormônio é um sinal que o embrião envia para que o organismo da mulher saiba que está grávida e que ela será mãe.

Menstruação atrasada há mais de 2 meses

Pode acontecer da menstruação atrasar por mais de 2 meses, por conta de fatores externos e hormonais, sem que a mulher esteja grávida.

Se isso acontece, pode ser sintoma de diversas patologias do sistema reprodutor feminino, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Além do atraso menstrual, pode acontecer também um descontrole hormonal e uma ovulação tardia por conta de estresse, ansiedade, entre outros.

Como regular a menstruação atrasada?

O primeiro passo é consultar um médico. O atraso pode estar acontecendo por conta de defeitos no aparelho reprodutor, que precisam ser examinados por um ginecologista.

Algumas dicas para regular a menstruação consistem em evitar dietas muito restritivas, manter o peso ideal para o seu tipo de corpo, ter uma vida e alimentação regrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente, evitando qualquer excesso.

Receitas para ajudar na descida da menstruação

Existem algumas receitas que podem ajudar a menstruação a descer. Muitas delas são plantas utilizadas para infusão. No entanto, antes de tentar qualquer receita, certifique-se de que não se trata de uma gravidez.

Dentre as plantas frequentemente usadas, estão: artemísia, arruda, avenca, manjericão-grande, salsa, poejo, açafrão, macela, endro e canela.

Todas devem ser preparadas por meio de infusão e chás. Também podem auxiliar no processo o chá de angélica, chá de canela, chá de arruda, chá de agoniada e chá de orégano.

Chá de canela

Facilita o processo da menstruação, dando mais velocidade na eliminação do sangue.

Ingredientes
  • 2 canelas em pau;
  • 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

Inserir a canela em pau na água fervente, vedar e deixar em repouso de 10 à 15 minutos, depois basta retirar os paus do recipiente e ingerir o chá no seu estado morno.

Chá de agoniada

Assim como o chá de canela, também ajuda a acelerar a descida da menstruação.

Ingredientes
  • 5g de flores secas de agoniada;
  • 500mL de água fervente.
Modo de preparo

Coloque as flores da agoniada em água fervente e deixe em repouso de 10 à 15 minutos. Depois é só coar e beber.

É preciso que seja feita a ingestão do chá até 3 vezes ao dia de 5 à 10 dias, pois ele acelera na descida da menstruação, mas não regula o ciclo menstrual.

Cólica menstrual sem menstruação

A cólica menstrual sem menstruação pode ser resultado de problemas ou doenças nos órgãos do aparelho reprodutor feminino, no aparelho gastrointestinal ou problemas ovulatórios.

Cólicas constantes

Cólicas constantes podem ser sinais de endometriose, uma doença que atinge cerca de 6 milhões de mulheres brasileiras.

Nessa condição, o sangue menstrual não consegue sair para o canal vaginal e acaba voltando dentro do útero, entrando nas tubas uterinas e se fixando em lugares externos ao aparelho reprodutor, como nas paredes intestinais, o que causa cólicas intensas.

Perguntas frequentes

Atraso menstrual é normal?

Sim! Além de ser normal, o atraso também é natural. Existem fatores comuns que contribuem para que os atrasos aconteçam, como o estresse e distúrbios emocionais que podem interferir no ciclo menstrual.

Contudo, se durar muito tempo, esse atraso pode ser sinal de uma possível gravidez ou problemas mais sérios, como síndrome de ovários policísticos, endometriose, problemas na tireóide, anorexia, obesidade, entre outros.

Atraso menstrual pode ser psicológico?

Sim, inclusive o desejo de engravidar pode levar a uma gravidez psicológica! A ansiedade, nervosismo e emoções em excesso geram um desequilíbrio hormonal e, por conta disso, os resultados são sintomas de gravidez, inclusive a falta de menstruação.

Atraso menstrual pode ser cisto?

Sim, o atraso pode ser um sinal de cisto no ovário.

Os cistos podem se formar na região interna, externa ou até mesmo sobre o ovário, e são raros os casos de cisto cancerígenos. O desenvolvimento de um cisto está intimamente vinculado aos hormônios sexuais.

Eles podem impedir a ovulação e o período fértil e, portanto, acabam atrasando a menstruação.

Menstruação não acontece na piscina e no mar. Mito ou verdade?

Mito. A água pode dificultar a saída do sangue, mas não bloqueá-la totalmente. Isso acontece porque a água contrai os vasos, dificultando, assim, a evacuação do sangue.

É possível engravidar no período de menstruação?

É raro, mas sim, é possível engravidar no período menstrual. Parte das mulheres tem ciclos de 28 dias, mas outras de apenas 22.

Há a possibilidade de ovulação logo após poucos dias de ter iniciado a menstruação. O espermatozóide, após entrar no útero, pode se manter vivo até por 5 dias.

Mulheres grávidas menstruam?

Grávidas não menstruam, porém, podem ter sangramentos durante o estado gestacional.

Não há menstruação porque o corpo da mulher libera gonadotropina coriônica humana (hCG), um hormônio produzido pela placenta durante a gestação, que impede a descamação do endométrio, fator determinante para a menstruação.

Os sangramentos podem acontecer com sexo, ultrassom transvaginal ou exame de toque, miomas e pólipos, medicamentos coagulantes, início de trabalho de parto, ruptura uterina, aborto espontâneo, entre outros.

O atraso da menstruação pode dar um frio na barriga de muitas mulheres, mas não há motivo para se preocupar. É importante não se desesperar ou não se alegrar com probabilidade de estar grávida.

Caso a sua menstruação esteja atrasada faz muitos dias, converse com seu ginecologista! Ele saberá te orientar sobre o que deve ser feito.

29/11/2018 18:57

Maria (Minuto Saudável)

Psicóloga dramática, fã de gatinhos, metamorfa capilar e esquecida. Meu sonho era cantar, mas a vida me fez escrever.

Ver comentários

  • Olá! Eu tenho 17 anos, e nuca menstruei, minha mãe falou pra mim ficar despreocupada, pois a dela veio entre os 17 ou 18 anos, ela falou para esperar mais um pouco se acaso não vim, para procurar um médico, mas eu tenho medo de ter algum problema e também eu não conheço ninguém na minha idade nuca ter menstruado

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Laura!

      A primeira menstruação, chamada de menarca, pode vir em idades variadas para cada mulher e isso não necessariamente é um problema. Ao mesmo tempo, o início tardio pode estar relacionado a alguma condição de saúde. É importante que você consulte um ginecologista para esclarecer esta e outras dúvidas. Confira algumas dicas aqui :)

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Quantos dias dura a menstruaçao?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Maria!

      O ciclo menstrual dura, em média, de 2 a 6 dias. Esse intervalo de tempo varia de acordo com cada organismo, assim como o fluxo da menstruação. Alguns fatores podem interferir nesse processo, como o uso de pílula anticoncepcional.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá! parei de usar anticoncepcionais há dois anos. E há um ano fiz um ultrassom e mostrou um cisto de 4,6cm no ovário esquerdo. Desde então minha menstruação vem duas vezes por mês. Mas agora fazem 24 dias que não desce nada. fiz um teste de farmácia e deu NEGATIVO! oque pode ter levado a "atrasar" minha menstruação ?
    grata pela atenção!

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Renata.
      Uma série de condições podem afetar o ciclo menstrual, por exemplo, o próprio cisto ou fatores emocionais. Nesse caso, é bastante importante que seja realizada uma consulta especializada para avaliar o seu quadro. Além disso, é necessário manter o acompanhamento médico para o cisto.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa noite...
    Eu tenho apenas 11 anos, e ainda não mestruei esse mês (Janeiro de 2019)...

    Ando muito triste e depressiva, as pessoas achão que é TPM...

    Enfim...
    Estou com cólicas que param e voltam, tomei um remédio que meu pai me deu, no início, pra mim piorou um pouco, e depois voltou a ficar do mesmo jeito...

    Oque poderia ser?

    Será que é porque eu ainda não mestruei em Janeiro?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Ísis.
      É importante observar quais os dias que sua menstruação costuma descer. Às vezes podem ocorrer atrasos ou, se fizer pouco tempo que você começou a menstruar, poem ocorrer falhas (meses que ela não vem).
      Em geral, isso é normal nos e o ciclo tende a se regularizar com o tempo. Mas é importante que você faça uma consulta com um ou uma ginecologista, inclusive para que ele(a) receite os medicamentos que você pode usar para cólicas.
      As alterações de humor podem ser resultado das taxas hormonais e tendem a amenizar quando sua menstruação descer.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola boa tarde , me tire uma duvida , eu tomei meu anticoncepcional errado ai parei de tomar pra no dia seguinte iniciar uma nova cartela , sendo q tinha q espera a menstruação descer pra iniciar a cartela , sendo q ela nao desceu , tive colicas , e pequeno sangramento q nunca tive , meios seios ficou um pouco sensiveis , sinto poucas colicas , e fiz um beta de sangue e deu negativo ,meu ultimo anticoncepcional foi dia 19 /12 , e hk dia 21/01 ainda nao desceu o que pode ser ?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Neide.
      Em geral, o recomendado é que, caso você esqueça de tomar o anticoncepcional 1 dia, não interrompa a cartela e prossiga tomando normalmente. Ao parar a pílula, seu corpo gera um vazamento menstrual, que foi esse pequeno sangramento.
      Como há uma mudança no ciclo, a menstruação pode atrasar ou vir desregulada por algum tempo. Em geral, ela irá normalizar em poucas semanas. Mas é importante que você faça acompanhamento ginecológico para o uso de anticoncepcional.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá , boa tarde
    Tenho 21 anos e Minha menstruação é muito desregulada, demora 3 meses pra vim , as vezes 6 meses e não entendo o porque disso. Ainda não passei no Ginecologista por falta de Vaga , gostaria muito de saber o que pode ser ?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá Carolayne!

      As causas da menstruação irregular são inúmeras. Sem uma avaliação médica, não é possível identificar a origem do problema :( Até conseguir marcar a consulta com um ginecologista, você pode ir a uma unidade de saúde e consultar-se com um clínico geral. Este especialista poderá solicitar alguns exames que podem ser úteis na investigação e posterior diagnóstico.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Oii tou com minha menstruação atrasada por 3 meses, e a no segundo mês de atraso (em dezembro de 2017) sentii muito enjôo cansaso e dores de cabeça, tudo que eu comia colocava pra fora, mais agr no 3° mês estou sem enjoos, tou comendo muito e a toda hora, mas minha menstruação ainda não veiio...

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa tatde mim chamo neia minha mestuacao ta atrazada vai faser 2 meis fis o terete de farmacia nao deu gravideiz e nao estou com sintomas de gravida eu tomei detosis de limao 1 meis sera que foi isso que feis ataza por favo mim responde

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá Neia!

      As causas de atraso menstrual variam bastante de mulher para mulher. Apenas por meio de consulta médica e exames é que será possível identificar a origem do problema. Procure um ginecologista ;)

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • tenho 47 anos fiquei 8 meses sem menstrua tive relcao sexual e 4 dias depois deceu minha mestruacao to preocupada nao foi ejaculado na vajina nao fisemos uso de preservativos e nehen tomo anticonsepisonal .posso esta correndo o risco de esta gravida/

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá!

      A presença de menstruação não indica chances de gravidez. Porém, é importante lembrar que alguns corrimentos vaginais podem ser semelhantes aos do período menstrual. Se você suspeita que esteja grávida, a melhor saída é fazer um teste de farmácia ou exame de sangue, ambos confiáveis.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • olá poderia me tirar uma dúvida?
    eu tomava anticoncepcional injetável mensal e a última vez que tomei foi 16/11, depois disso minha menstruação veio no dia 11/12 e novamente no dia 18/12 até 21/12 ambas as datas com pouco fluxo, porém até hoje não veio mais. estou tentando engravidar e fiz um teste de farmácia no dia 16/12..agora vou aguardar mais uma semana e fazer um novo teste pq quero tomar algo para regular... esse anticoncepcional fazia com que minha menstruação viesse no 21º ou 22º dia a partir do dia que tomava ele ai assim que fecha 30 dias corridos eu tomava uma nova dose do remedio...se calculei certo ai minha menstruação está atrasada a 20 dias... está certo esse cálculo??

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Gabrielly.
      É importante avaliar, junto ao seu ginecologista, se a opção injetável é a mais adequada para você. Porém, se você está querendo engravidar, é necessário descontinuar o uso do anticoncepcional.
      Muitas vezes, após interromper o uso, o organismo necessita de alguns dias ou semanas para restabelecer os ciclos, mas caso o atraso persista, é preciso uma avaliação médica.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá, boa noite. Sei que este é um site voltado para mulheres, mas eu tenho umas dúvidas e gostaria de saber algo que me ajude. Minha namorada tem a menstruação irregular, chegando a atrasar até 3 meses. A última vez que ela menstruou foi no início/meio do mês de Dezembro de 2018, e tivemos uma relação sexual no dia 14 de Janeiro sem preservativo( tomei muito cuidado com a pré ejaculação e gozei fora).
    Hoje já é dia 29 de Janeiro e a menstruação dela ainda não desceu, sendo que uma semana depois ela sentiu - se inchada, aumento no apetite sexual, cólica e tudo mais como se estivesse prestes a menstruar. Eu queria saber se no dia que nos relacionamos, ela estava em seu período fértil, sendo que dia 14 já fazia mais de um mês depois da menstruação del? E se depois de mais de 35 dias, ela vai ainda estar em período fértil? Mulheres que passam mais de 3 meses sem menstruar têm dificuldade para engravidar?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Thiago.
      É bastante difícil determinar quando ocorre o período fértil, mesmo quando a menstruação é bem regulada. Por isso é necessário usar métodos anticoncepcionais sempre.
      Em ciclos bem regulados, o período fértil ocorre, aproximadamente, 14 dias depois da menstruação, e dura cerca de 6 dias. Mas, como houve atraso para descer, não há como saber exatamente quando ele ocorreu ou vai ocorrer.
      Quando não há doenças envolvidos, os atrasos menstruais não representam nenhum risco à capacidade gestacional da mulher. Ocorre apenas uma possível maior dificuldade devido às alterações hormonais irregulares.

      Caso não queiram, pelo menos por enquanto, engravidar, é recomendável que utilizem sempre preservativos. Além dele, se sua namorada se sentir confortável e puder fazer o uso, pode ser aliada a pílula anticoncepcional. Ela reduz os riscos de gravidez e auxilia na regulação menstrual.
      Mas é importante que ela passe por uma avaliação médica para que os melhores métodos sejam indicados.
      Além disso, cabe destacar que se a menstruação da sua namorada ainda não desceu, é interessante realizar um exame de gravidez para descartar a possibilidade.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • boa tarde entao minha mestruacao atrasou 2 meses quando dia 26 desceu so que bem pouquinho passou tres dias assim mas parou tem possibilidades de gravidez.

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Gaby.
      Somente um exame de gravidez pode afirmar ou descartar a possibilidade.
      Podem ocorrer atrasos, escapes ou irregularidades menstruais devido a estresse, uso de medicamentos, esquecimento da pílula anticoncepcional, alimentação e uma série de outros fatores.
      Você pode realizar o exame de farmácia ou de sangue, que geralmente é mais preciso.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Já tem um mês que a minha menstruação não desce e estou desconfiada que estou grávida Será que é possível de eu ficar porque estou desconfiada o meu namorado também está achando estranho

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá Fernanda.
      O mais indicado é que você faça um teste de gravidez, que pode ser comprado em farmácias ou feito em laboratório.
      Mesmo fazendo uso de métodos contraceptivos, há uma pequena possibilidade de falhas e, consequentemente, gravidez. Mas vale lembrar que outros fatores, como estresse, podem interferir no ciclo.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá, tenho 17 anos e um ciclo bastante regular, porém no dia 23 de janeiro estava para descer a minha menstruação, e não desceu, hoje já faz 10 dias de atraso, eu não tenho vida sexual ativa, quais podem ser as causas desse atraso repentino? À uns anos atrás aconteceu isso também de atrasar, e foram 10 dias , depois desceu normal. Aguardo sua resposta, muito agradecida

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Isaa.
      Atrasos menstruais são, em geral, bastante comuns. Mesmo quem tem ciclos regulares pode sofrer com escapes ou falhas, sem que isso represente um problema do organismo.
      Por exemplo, fatores emocionais, uso de medicamentos ou mudanças alimentares podem ser a causa ou estarem relacionados.
      Caso você esteja com dúvidas, o mais indicado é buscar orientação ginecológica.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • olha eu fiz o teste de gravidez deu negativo e fiz o exame de sangue e também deu negativo ja tem 1 mes que minha menstruação nao vem e eu sinto dor na virilha.. e vou passa pelo médico 22 de fevereiro..
    minha amiga fala que eu estou com infecção urinária sera msm?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Fernanda.
      Em geral, se feitos no tempo correto, os exames de sangue são bastante seguros. É preciso saber que, em alguns casos, a taxa hormonal pode demorar para alterar e, por isso, resultar em um falso negativo.
      O mais correto é aguardar a avaliação médica, pois qualquer alteração, doença, infecção ou condição que esteja causando o atraso só pode ser avaliada pelo profissional.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá,minha menstruação nunca falhou e era para vir hoje e não veio. Eu deixei de tomar a pupílu na última menstruação e quero ser mãe. Tive varias cólicas,dor de cabeça e barriga inchada, ha uma semana fiz um teste e veio negativo. Tou muito ansiosa, será que tou gravida? Minha menstruação nunca falhou.

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Ana!

      Ainda que seja raro, os testes de gravidez podem resultar em falso negativo (confira mais informações aqui). Por isso, caso o atraso menstrual persista e você perceba sintomas suspeitos, você pode repetir o exame. Vale lembrar que o atraso menstrual nem sempre é sinal de gravidez. O mais recomendado, então, é que você consulte um ginecologista ou clínico geral para tirar a dúvida, por meio de um exame de sangue.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • tive relação com uso de preservativo e desde então estou passando por diversos problemas pessoais e muita pressão no serviço onde me estresso bastante, ja faz 2 meses que minha menstruação não desce e sinto muita cólica, e não tenho nenhum outro sintoma que indique gravidez. fiz teste de farmacia deu negativo, posso estar gravida?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Cleide.
      Os falsos negativos não são comuns. Se você fez o exame, é bem provável que o resultado esteja correto.
      Com o uso do preservativo, o teste negativo e fatores emocionais envolvidos, a maior possibilidade é que não seja gravidez. No entanto, é recomendável que você realize outro teste ou consulte um ginecologista caso sua menstruação não se regularize nos próximos dias.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá, minha menstruação está atrasada, ela desceu dia 30/12/2018 e até hoje 18/02/2019 ela não desceu. Meu namorado introduziu o dedo na minha vagina mais nesse caso não tem penetração, então mesmo assim fiz um teste de gravidez de farmácia e deu negativo. Estou muito preocupada, vocês podem me ajudar?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Catyele
      As chances de gravidez quando não ocorre penetração (somente masturbação) são baixas. Os testes de farmácia são, em geral, bastante eficazes e seguros, além disso atrasos menstruais são, muitas vezes, comuns (pode ser por fatores emocionais, mudança de rotina ou algum medicamento que você usou).
      Então, caso esteja com dúvidas, você pode realizar um exame de sangue para confirmar o resultado negativo.
      Lembre-se que exitem diversos métodos contraceptivos e você deve encontrar o que mais se adapta ao seu organismo e rotina.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • To sem mesntruar a três meses ,e hoje to sentindo cólicas e outros sintomas da menstruação mas não desceu nada ainda desde cedo o que pode ser?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Carine.
      Os sintomas podem ser devido à menstruação, que vai descer em breve, ou outras condições. Somente um médico pode avaliar o seu quadro e, se necessário, solicitar exames para investigar as causas do atraso menstrual.
      Caso as cólicas persistam, é importante buscar atendimento médico e evitar a automedicação.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá!
    Minha namorado não possui uma menstruação regular, ela é fofinha e a mesma tem policisto, sua menstruação nunca atrasou tanto como atualmente, pois já faz quase 3 meses de atraso mestrual, tivemos apenas uma relação sexual sem proteção, mas gozei fora, ela não reclama de dores, muito menos de desconforto, ela fez um teste de gravidez e deu negativo.
    Gostaria de saber se peço para que ela faça outro teste de gravidez?, ou levo ela imediatamente ao médico?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Bryan.
      Às vezes, é comum que ocorram atrasos na menstruação, desencadeados por fatores emocionais ou uso de medicamentos, por exemplo.
      Caso o atraso persista, é importante buscar um especialista para investigar as causas. Se vocês estiverem com dúvidas, podem realizar outro teste de gravidez - de farmácia ou de sangue (em laboratório).
      É importante que os métodos contraceptivos sejam adotados, reduzindo os riscos de gravidez. Existem diversas opções e, junto com o médico, o mais adequado a vocês deve ser escolhido.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*