Maria (Minuto Saudável)
09/04/2018 08:00

Menstruação atrasada (dias ou meses): o que pode ser, é normal?

Boa parte das mulheres que sofrem com atrasos na menstruação se perguntam o porquê desse acontecimento.

A menstruação atrasada pode acontecer por conta de vários motivos e, para cada um deles, existe um tratamento ou um medicamento apropriado, dependendo da situação ou gravidade do caso.

Por isso, este texto tem como objetivo sanar qualquer dúvida e dar dicas de como lidar nesse tipo de situação! Continue lendo para saber mais:

Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é a menstruação atrasada?
  2. O ciclo menstrual
  3. Menstruação atrasada: o que pode ser?
  4. A menstruação começa em que idade?
  5. Quando procurar um(a) ginecologista?
  6. Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo
  7. Menstruação atrasada há mais de 2 meses
  8. Tomei a pílula do dia seguinte e minha menstruação não desce mais. O que fazer?
  9. Como regular a menstruação atrasada?
  10. O que pode ser cólica menstrual sem menstruação?
  11. Perguntas frequentes

O que é a menstruação atrasada?

A menstruação é o que marca o final e o início de um novo ciclo reprodutivo da mulher. Por isso, ela tem datas previstas para acontecer. Contudo, existem vários fatores que podem influenciar esse ciclo e adiar a data de descida da menstruação.

Caracterizada pela descida de sangue pelo canal vaginal, a menstruação se dá por conta da descamação do endométrio, uma camada de sangue que se forma no útero para a recepção de um óvulo fertilizado.

Caso a mulher engravide, o endométrio não descama e ela não menstrua. Do contrário, se ela não engravidar, a descamação ocorre e a menstruação desce.

Por se tratar de um ciclo, é possível prever a data da próxima menstruação. Mesmo assim, a menstruação pode atrasar sem qualquer motivo aparente.

O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias. No entanto, para diversas mulheres, esse tempo varia de 23 a 35 dias.

Isso quando elas contam com um ciclo regular, visto que existem mulheres cujo período fértil não parece obedecer um ciclo certo e a menstruação, assim, vive “atrasando” ou chegando “adiantada”.

Se, porventura, a menstruação vier a atrasar por 1 ou 2 meses, é recomendável que se procure um médico para auxiliar e tirar qualquer dúvida.

O ciclo menstrual

A menstruação obedece um ciclo que é dividido em três períodos, além da fase menstrual, que são:

Fase pré-ovulatória

Neste momento, existem diversos hormônios trabalhando para amadurecer um óvulo, fazendo com que ele consiga sair do ovário e se dirija às tubas uterinas, onde ocorre a fecundação.

Ovulação

A ovulação é um momento único durante todo o ciclo menstrual. Acontece quando o óvulo é liberado e se dirige até as tubas uterinas, onde fica cerca de 24 horas aguardando por um espermatozoide para fecundá-lo.

Costuma acontecer na segunda metade do ciclo menstrual, entre o 13º e 15º dia.

Fase pós-ovulatória

Caso haja gravidez, o óvulo fecundado viaja até o útero e se fixa no endométrio. Do contrário, o óvulo se desintegra e o endométrio passa a descamar, preparando-se para ser liberado.

Levando em conta que a viagem do óvulo fecundado demora cerca de 7 dias até chegar no útero, todo esse processo pode demorar bastante até que a menstruação seja, de fato, liberada para descer.

Menstruação atrasada: o que pode ser?

São diversos os fatores que podem atrasar a menstruação, assim como isso pode ocorrer sem nenhum motivo específico. Aliás, vale lembrar que o atraso menstrual, quando não causado por uma gravidez, está intimamente ligado a um atraso da ovulação!

Alguns fatores que podem atrasar a ovulação e, consequentemente, a menstruação, são:

Interrupção após uso prolongado da pílula anticoncepcional

O uso prolongado da pílula anticoncepcional pode interferir diretamente no “relógio” do ciclo menstrual. Quando o uso desse medicamento é interrompido após anos, o organismo da mulher precisa se readaptar ao seu processo de produção hormonal e isso pode levar até 6 meses.

Fase de amamentação

Na amamentação, a menstruação também podem sofrer atrasos.

Durante essa fase, o organismo libera hormônios que podem bloquear o processo de ovulação e também, posteriormente, o ciclo menstrual.

A prolactina, hormônio que produz o leite materno, suprime a ovulação, e há casos de mulheres que chegam a não menstruar pelo período de até um ano.

Lembrando que quando não acontece a menstruação, não significa que a mulher não possa mais engravidar. Depois do bebê ter desmamado, o ciclo volta ao normal.

Anovulação crônica

A anovulação crônica é uma condição na qual a mulher não tem a ovulação durante muito tempo. Nessa condição, os óvulos simplesmente não amadurecem e não são liberados nas tubas uterinas.

Uma das suas principais causas é a síndrome do ovário policístico (SOP), mas também pode ser causada por alterações genéticas, hipertireoidismo, estresse, obesidade, aumenta da insulina e falha na hipófise ou hipotálamo.

Desregulação do ciclo menstrual

Algumas vezes, um ciclo desregulado pode ser confundido com atraso menstrual. Isso porque a mulher pode prever a data com base nos últimos meses, mas toda mulher corre o risco de ter seu ciclo desregulado por nenhum motivo aparente — até mesmo aquelas que sempre tiveram o ciclo bem regular.

Mudanças drásticas no peso

As células de gordura contribuem na produção do hormônio feminino (estrogênio). Por isso, quando há alguma alteração no peso, os níveis de estrogênio podem interferir no processo ovulatório.

Sendo assim, sempre que houver ganho ou perda de peso de forma repentina e intensa, uma alteração hormonal pode ocorrer. É preciso que os hormônios se adaptem a essa mudança para que o ciclo volte ao normal.

Estresse

O estresse crônico libera cortisol, uma substância que exerce influência nos hormônios sexuais femininos, causando alterações no ciclo menstrual.

Exercícios físicos em excesso

A fertilidade pode ser afetada por conta de exercícios físicos praticados em excesso.

Essa prática resulta em um desequilíbrio neuroendócrino, provocando uma falha na hipófise (glândula responsável por regular as funções hormonais) e não liberando hormônios que instigam a produção da progesterona e do estrógeno.

Por conta desses fatores, como resultado, acontecem as disfunções hormonais que atrasam a ovulação.

Menopausa

A menopausa é uma fase em que o corpo da mulher encerra a produção dos hormônios progesterona e estrógeno, dando fim aos seus anos férteis.

Nessa fase, gradativamente, o organismo diminui a quantidade e duração da menstruação.

A menopausa normalmente acontece entre os 45 e 55 anos. Após essa idade, a menopausa é classificada como tardia.

Problemas na tireoide

A glândula tireoide é responsável por produzir hormônios para ajudar no controle do metabolismo e na fertilidade feminina.

Problemas neste órgão causam cansaço físico, dores musculares, depressão, fadiga, irritabilidade, febre, frio e sensações de inchaço na região do pescoço.

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo utilizado apenas em última instância, em situação de emergência, como quando a camisinha estoura ou em casos de estupro, entre outros.

O atraso ocorre porque essa pílula retarda a liberação do óvulo nas tubas uterinas, fazendo com que o período fértil demore mais para acontecer e, por isso, a menstruação pode ocorrer mais tarde.

Erro de cálculo

O ciclo menstrual não é o mesmo para todas as mulheres. Ele varia dependendo de cada organismo.

Em suma, a duração média é de 28 dias, mas isso não deve ser visto como regra para o ciclo de todas as mulheres, pois cada uma tem um sistema e ciclo diferente.

Por não haver um tempo específico para o ciclo menstrual, o cálculo de previsão para a próxima menstruação pode ser feito errado, assim, a mulher pode ter uma falsa impressão que sua menstruação sofreu um atraso.

Amenorreia

A amenorreia é uma condição na qual o ciclo menstrual simplesmente não existe.

Ela pode ser primária, quando a primeira menstruação da menina tarda a chegar, ou secundária, quando a mulher já menstrual e de repente passa 3 meses sem menstruar.

Trata-se de um sintoma de outros transtornos e deve-se sempre investigar a causa.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem desregular o ciclo menstrual, como é o caso dos corticoides, antidepressivos e medicamentos quimioterápicos.

A quimioterapia é, inclusive, uma das principais causas da menopausa precoce, ou seja, quando a menopausa se inicia antes dos 45 anos.

Hímen imperfurado

Especialmente para as meninas que nunca menstruaram, uma das causas do atraso na primeira menstruação é o hímen imperfurado.

Nesse caso, o canal vaginal se encontra fechado e o sangue simplesmente não consegue sair, causando a ausência da menstruação.

Alguns sintomas relacionados a essa condição são cólicas e dificuldades na eliminação da urina e fezes.

O tratamento para um hímen imperfurado é cirúrgico. Durante o procedimento, há a retirada total do hímen, um processo simples e com baixos riscos de complicações.

A menstruação começa em que idade?

A menarca (primeira menstruação) surge em meninas de 8 a 13 anos de idade, na fase de desenvolvimento do corpo em que acontece o crescimento dos seios, o surgimento de pelos nas axilas e região íntima, aumento do peso, aparição de espinhas e alterações no humor.

Em alguns casos, a menarca pode demorar mais para chegar. Existem relatos em que a primeira menstruação ocorreu apenas aos 15 anos.

Contudo, atrasos até os 16 anos de idade são normais e não requerem tratamento médico.

Quando procurar um(a) ginecologista?

Caso a sua menstruação esteja atrasada em alguns dias, não há porquê se preocupar. Atrasos de até 5 dias são normais e não necessariamente indicam alguma condição.

Contudo, se o teu atraso é de mais de 15 dias, é indispensável fazer um teste de gravidez para verificar se não há, de fato, uma gestação.

Se o resultado for positivo, é necessário contatar seu ginecologista para poder tomar as medidas necessárias e assegurar a saúde da mãe e do bebê.

Caso o resultado seja negativo, deve-se procurar o ginecologista para verificar se não existe alguma condição patológica que está causando esse atraso.

Vale lembrar que, para as meninas na adolescência, é recomendo ir ao ginecologista logo após as primeiras menstruações para conhecer mais do processo que acontece no corpo e discutir a possibilidade de uso de métodos contraceptivos.

Mulheres que ficam constrangidas com a presença masculina podem optar por uma ginecologista do sexo feminino e assim se sentirem mais à vontade.

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo

Quando a menstruação atrasa, grande parte das mulheres, por medo ou insegurança, realizam o teste de gravidez de farmácia, um exame feito com a urina.

Esse teste pode detectar a gravidez em torno de 14 dias após a ovulação e é classificado em dois tipos: qualitativo ou quantitativo.

O teste qualitativo revela se a mulher está grávida ou não, já o quantitativo mostra a concentração do hCG no sangue.

Se a menstruação estiver sofrendo atrasos e a mulher fez, pelo menos, 2 testes que deram resultados negativos no último mês, é pouco provável que ela esteja grávida.

Sendo assim, é necessário buscar ajuda de um ginecologista, que irá investigar a causa da falta de menstruação.

O que é hCG?

O hCG (gonadotrofina coriónica humana) é um hormônio produzido pelo corpo feminino somente quando há uma gravidez. Esse hormônio é um sinal que o embrião envia para que o organismo da mulher saiba que está grávida e que ela será mãe.

Menstruação atrasada há mais de 2 meses

Pode acontecer da menstruação atrasar por mais de 2 meses, por conta de fatores externos e hormonais, sem que a mulher esteja grávida.

Se isso acontece, pode ser sintoma de diversas patologias do sistema reprodutor feminino, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Além do atraso menstrual, pode acontecer também um descontrole hormonal e uma ovulação tardia por conta de estresse, ansiedade, entre outros.

Tomei a pílula do dia seguinte e minha menstruação não desce mais. O que fazer?

É importante lembrar que, entre os efeitos adversos, a pílula do dia seguinte atrasa a menstruação para algumas mulheres.

Como ela tem uma quantidade grande de hormônios, é bastante comum que ocorra o atraso do ciclo e que demore alguns meses para voltar ao normal.

É preciso que o organismo estabilize novamente as taxas hormonais. Por isso, é importante evitar o uso frequente ou indevido do medicamento.

Caso o ciclo demore muito para estabilizar-se novamente, é importante buscar orientação médica para avaliar as causas e possibilidades.

Pois somente com exames e avaliação presencial é possível determinar a condução correta.

Como regular a menstruação atrasada?

O primeiro passo é consultar um médico. O atraso pode estar acontecendo por conta de defeitos no aparelho reprodutor, que precisam ser examinados por um ginecologista.

Algumas dicas para regular a menstruação consistem em evitar dietas muito restritivas, manter o peso ideal para o seu tipo de corpo, ter uma vida e alimentação regrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente, evitando qualquer excesso.

Receitas para ajudar na descida da menstruação

Existem algumas receitas que podem ajudar a menstruação a descer. Muitas delas são plantas utilizadas para infusão. No entanto, antes de tentar qualquer receita, certifique-se de que não se trata de uma gravidez.

Dentre as plantas frequentemente usadas, estão: artemísia, arruda, avenca, manjericão-grande, salsa, poejo, açafrão, macela, endro e canela.

Todas devem ser preparadas por meio de infusão e chás. Também podem auxiliar no processo o chá de angélica, chá de canela, chá de arruda, chá de agoniada e chá de orégano.

Chá de canela

Facilita o processo da menstruação, dando mais velocidade na eliminação do sangue.

Ingredientes
  • 2 canelas em pau;
  • 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

Inserir a canela em pau na água fervente, vedar e deixar em repouso de 10 à 15 minutos, depois basta retirar os paus do recipiente e ingerir o chá no seu estado morno.

Chá de agoniada

Assim como o chá de canela, também ajuda a acelerar a descida da menstruação.

Ingredientes
  • 5g de flores secas de agoniada;
  • 500mL de água fervente.
Modo de preparo

Coloque as flores da agoniada em água fervente e deixe em repouso de 10 à 15 minutos. Depois é só coar e beber.

É preciso que seja feita a ingestão do chá até 3 vezes ao dia de 5 à 10 dias, pois ele acelera na descida da menstruação, mas não regula o ciclo menstrual.

O que pode ser cólica menstrual sem menstruação?

A cólica menstrual sem menstruação pode ser resultado de problemas ou doenças nos órgãos do aparelho reprodutor feminino, no aparelho gastrointestinal ou problemas ovulatórios.

Cólicas constantes sem menstruação há 1 ou 2 meses

Cólicas constantes podem ser sinais de endometriose, uma doença que atinge cerca de 6 milhões de mulheres brasileiras.

Nessa condição, o sangue menstrual não consegue sair para o canal vaginal e acaba voltando dentro do útero, entrando nas tubas uterinas e se fixando em lugares externos ao aparelho reprodutor, como nas paredes intestinais, o que causa cólicas intensas.

Perguntas frequentes

É normal menstruação atrasar?

Sim! Além de ser normal, o atraso também é natural. Existem fatores comuns que contribuem para que os atrasos aconteçam, como o estresse e distúrbios emocionais que podem interferir no ciclo menstrual.

Contudo, se durar muito tempo, esse atraso pode ser sinal de uma possível gravidez ou problemas mais sérios, como síndrome de ovários policísticos, endometriose, problemas na tireoide, anorexia, obesidade, entre outros.

Atraso menstrual pode ser psicológico?

Sim, inclusive o desejo de engravidar pode levar a uma gravidez psicológica!

A ansiedade, nervosismo e emoções em excesso geram um desequilíbrio hormonal e, por conta disso, os resultados são sintomas de gravidez, inclusive a falta de menstruação.

Atraso menstrual pode ser cisto?

Sim, o atraso pode ser um sinal de cisto no ovário.

Os cistos podem se formar na região interna, externa ou até mesmo sobre o ovário, e são raros os casos de cisto cancerígenos.

O desenvolvimento de um cisto está intimamente vinculado aos hormônios sexuais.

Eles podem impedir a ovulação e o período fértil e, portanto, acabam atrasando a menstruação.

Menstruação não acontece na piscina e no mar. Mito ou verdade?

Mito. A água pode dificultar a saída do sangue, mas não bloqueá-la totalmente. Isso acontece porque a água contrai os vasos, dificultando, assim, a evacuação do sangue.

É possível engravidar no período de menstruação?

É raro, mas sim, é possível engravidar no período menstrual. Parte das mulheres tem ciclos de 28 dias, mas outras de apenas 22.

Há a possibilidade de ovulação logo após poucos dias de ter iniciado a menstruação. O espermatozoide, após entrar no útero, pode se manter vivo até por 5 dias.

Mulheres grávidas menstruam?

Grávidas não menstruam, porém, podem ter sangramentos durante o estado gestacional.

Não há menstruação porque o corpo da mulher libera gonadotropina coriônica humana (hCG), um hormônio produzido pela placenta durante a gestação, que impede a descamação do endométrio, fator determinante para a menstruação.

Os sangramentos podem acontecer com sexo, ultrassom transvaginal ou exame de toque, miomas e pólipos, medicamentos coagulantes, início de trabalho de parto, ruptura uterina, aborto espontâneo, entre outros.

Sinto cólicas mas a menstruação não vem. Posso estar grávida?

Pode! É comum haver cólicas no início da gestação. Junto com o atraso da menstruação, pode ser um sinal de gravidez.

Geralmente, elas são localizadas abaixo do ventre e têm intensidade leve. Mas todo sinal ou sintoma deve ser avaliado por um(a) profissional.

Se houver suspeitas de gravidez, o melhor modo de confirmar ou descartar é fazendo um teste.


O atraso da menstruação pode dar um frio na barriga de muitas mulheres, mas não há motivo para se preocupar. É importante não se desesperar ou não se alegrar com probabilidade de estar grávida.

Caso a sua menstruação esteja atrasada faz muitos dias, converse com seu ginecologista! Ele saberá te orientar sobre o que deve ser feito.

27/05/2019 13:12

Maria (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Ver comentários

  • Boa tarde minha menstruação não veio,vai fazer uma semana que está atrasada,fiz o teste de farmácia e deu negativo,sinto coloca leves mais a menstruação não vem,será que eu posso está grávida?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Pâmela.
      Em geral, os testes de gravidez são bem sensíveis e confiáveis. Recomenda-se fazê-los depois do 1º dia de atraso menstrual e, caso haja dúvidas, repeti-lo depois de 15 dias.
      Por isso, se o resultado foi negativo novamente, a possibilidade de ser gravidez é bastante baixa.
      Outros fatores podem estar associados, como estresse, alimentação e uso de medicamentos.
      O ideal é sempre buscar orientação médica, sobretudo se houver dor ou desconforto.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa noite gostaria que mim tirassem uma dúvida faz 3 meses que minha menstruação não vem quando foi Ontem comecei sangrar e hoje o fluxo aumentou fiz um beta deu negativo mais tenho todos os sintomas de gravidez o que pode ser

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Nandamaria.
      Os atrasos menstruais, ou a ausência de sangramentos, podem ser decorrentes de diversos fatores que não a gravidez. A alimentação, o estresse, a menopausa precoce e outras condições, por exemplo.
      É importante buscar orientação médica, sobretudo se você está apresentando sintomas, como cólicas ou desconfortos.
      Os sintomas podem ser um sinal de que, em breve, a menstruação vai descer. Mas é sempre necessária a consulta e a avaliação.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá , queria tira uma dúvida!
    É normal a pds atrasar a menstruação quase 2 meses ? Dia 9 agora vai fazer 2 meses que ela não vem , no dia 13 de maio era pra ela vim ... Tomei a pílula dia 23 de abril , e minha última menstruação foi dia 16 de abril , até aí não menstruei mais , no dia 12 desceu só um risco de sangue ficou assim uns 3 dias ... Daí começou um corrimento amarelo aguado , mais não muito amarelo , nem deu pra vê muito a cor , tava tipo pra laranja e amarelo sla , desde do dia 12 fiquei sentindo cólicas no pé da barriga fiquei uns 10 dias sentindo cólica fraca , nas minhas menstruação não sinto cólica nenhuma , tava muito emotiva então pensei que fosse "TPM " mais não era , com 7 dias de atraso fiz um teste de fita deu negativo, passou mais dois dias fiz outro teste só que o digital e deu negativo , com 15 dias de atraso fiz outro de fita e deu negativo . Então não fiz mais nenhum teste , me disseram que chá de canela faz descer a menstruação se estiver atrasada então tomei ! E não desceu tomei de dia e noite , fui no posto marquei uma consulta , só que não conseguir atendimento com o médico por conta do tempo e estou aqui hoje com 25 dias de atraso menstrual . Tá prevista pro dia 9 desse mês , mais todo mundo fala que não é normal a pílula atrasar tanto , não tô sentindo dor nem nada , não tá saindo corrimento nem nada , apenas o branco leitoso . Mais sempre tive esse corrimento , uma coisa que me assustou foi que no dia da minha ovulação ele saiu em bem mais doque o normal , mais nem liguei não ... Ah tive relação a dois dias depois da minha menstruação acabar dia 22 de abril.

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Ster.
      A pílula do dia seguinte pode afetar a regularidade do ciclo menstrual. Em geral, o atraso é pequeno, mas outros fatores podem fazer com que o seu ciclo fique ausente por algum tempo.
      A baixa produção hormonal, o baixo peso ou outras condições, por exemplo, podem estar envolvidos.
      É importante realizar uma consulta ginecológica para avaliar as possíveis causas e opções de tratamento. Às vezes, pode ser necessário apenas aguardar o seu ciclo voltar ao ritmo normal, mas também pode ser preciso estimular a menstruação a descer. Isso vai depender de exames e diagnóstico.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá , tenho uma dúvida ! Minha menstruação é regular última vez que ela desceu foi dia 16 de abril e ficou até 20 normal , dia 22 tive relação e dia 23 tomei a pds não tive nenhum sintomas da pílula. Meus dias férteis veio normal , a ovulação tbm só que achei estranho foi o líquido branco que sempre desce , no dia desceu em uma quantidade bem maior . Mas não liguei muito pensei que tava normal ,minha menstruação era para ter descido dia 13 de maio , dia 12 começou umas cólicas no pé da barriga e tinha uma lista de sangue ,disso ficou uns três dias do mesmo jeito e cólica e nada da menstruação . Quando acabou fiz o teste de gravidez de fita , deu negativo . No outro dia desceu um corrimento aguado e amarelo com uma cor bem fraca , e tava descendo muito tive que colocar protetor , não tinha cheiro , e nem tive coceira nem nada ficou uns dias desse jeito . Ah ! Com 7 dias de atraso fiz outro teste só que digital e deu negativo , com 15 dias fiz outro de fita e deu negativo ....no mesmo dia desceu um líquido Clara de ovo , como dos meus dias férteis .durante a esses 15 dias fiquei sentindo cólica no pé da barriga , depois de 15 dias parou ... Só tenho alterações no humor só ! Vai fazer 2 meses que minha menstruação tá atrasada . Lembrando que no dia que tomei a pílula estava com dor de barriga (diarreia ) mais depois que tomei a pílula não tive ... Fui no posto , marquei uma consulta mais não conseguir ter a consulta com o médico por conta do tempo que não estou tento .

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Stefany.
      Os atrasos, às vezes, são decorrentes de fatores normais do corpo. Mas, vale lembrar, que o uso da própria pílula do dia seguinte pode afetar o seu ciclo.
      O corrimento também tem a ver com sua taxa hormonal, por isso, a pílula pode ter responsabilidade na alteração da consistência, fluxo ou aparência do corrimento.
      Caso as cólicas persistam, outros sintomas surjam ou sua menstruação fique ausente por mais tempo, recomenda-se buscar orientação médica para o correto diagnóstico.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tenho uma amiga que nunca atrasou a sua menstruação mais agora está e ela gostaria de sabe pq
    Vem cólicas passa dias com dor mais não vez a mestrucao o que seria e ela é ligada o que seria?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Roberto.
      Uma série de fatores podem alterar a menstruação: estresse, perda de peso, uso de medicamentos e até mudanças naturais do corpo.
      As cólicas podem ser uma resposta às mudanças hormonais.
      O mais indicado é buscar orientação médica e, se necessário, realizar exames para diagnosticar a causa.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Oi é possível a menstruação atrasar 9 dias mais n estando grávida???

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Noeli.
      Sim, é possível que outro fator seja a causa do atraso. O mais indicado é sempre realizar um exame de gravidez para, de fato, descartar a possibilidade.
      Caso já tenha realizado, é importante saber que atrasos menstruais podem ser inclusive normais ou por causas que não representam gravidade (como estresse ou uso de algum medicamento).
      Caso haja cólicas, dores ou outros sinais (como corrimento), o mais indicado é buscar orientação médica. Porém, mesmo sem nenhum outro sintoma, se sua menstruação não descer em alguns dias, a ida ao(à) ginecologista é bastante importante.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola minha ultima menstruação foi 24/04 no dia 4/5 eu tomei a pilula do dia seguinte
    No.dia que era pra vim a menstruação nao veio quando deu 5 dias de atraso eu fiz o teste deu negativo
    Passou mais dias e nada com 10 dias fiz o de sangue deu negativo estou mega preocupada ja faz 20 dias de atraso menstrual e minha menstruação nunca foi de atrasar
    O que pode ser ?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Dayara!

      Este atraso pode ser consequência do uso da pílula do dia seguinte. Nesses casos, o atraso pode durar semanas e é possível que o ciclo leve meses para normalizar novamente. Se você já descartou a possibilidade de gravidez, o indicado é aguardar e ficar atenta aos sinais e sintomas até que a menstruação volte. Em caso de dúvidas, procure um ginecologista ;)

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá a minha menstruação veio dia 6 de Maio e até hoje não voltou mais, já não estou a tomar a pílula há cerca de 1ano, tenho sentido um desconforto na zona da bexiga e barriga e o meu peito está sensível sem contar com a parte que às vezes me sinto tonta e com sensação de vomitar. Algo me diz que posso estar grávida mas queria saber se com 10dias de atraso é confiável fazer um teste de gravidez da farmácia?
    Obrigado pela atenção

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Marta.
      Os testes de gravidez de urina podem ser feitos, em geral, a partir do 1º dia do atraso menstrual.
      Sendo que, a partir desse período, a sensibilidade de detecção é bastante elevada.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa noite
    Tive relação dia 30 de março antes de 24 horas tomei a pílula do diá seguite no dia 7 de abril veio durou uns 4 dias no dia 5 de maio tbm durou 4 dias mas esse mês ainda ñ veio posso estar gravida.

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Flavia.
      Se você não teve outras relações desprotegidas após a última menstruação, as chances de ser uma gravidez são pequenas. É pouco comum mulheres que engravidam e têm sangramentos mensais durante a gestação.
      No entanto, a única maneira de confirmar ou descartar a possibilidade é por meio de um exame de gravidez, que pode ser de sangue ou de urina.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá.
    Menstruei dia 30 de Abril e dia 12 de maio, e hoje 15 de junho está atrasada a 4dias eu posso está grávida, venho sentindo uns sintomas, ânsia para vomitar mais não vômito e um pouco de sono. Isso é normal?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Rayara.
      Vários fatores podem afetar a regularidade do ciclo e causar escapes e atrasos posteriores.
      A única forma de confirmar ou descartar a gravidez é por meio de um teste de urina ou sangue, pois os sintomas são bastante abrangentes, podendo ser decorrentes de outros fatores também.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá,uso um aplicativo que me mostra os dias que estou no período fértil e tal, no dia 02/06 fiz sexo sem proteção, e não teve o coito interrompido, faltava 3 dias pra ovular, minha menstruação era pra ter vindo no dia 14/06 até agora nada, estou com cólica, mas nada de menstruação, posso estar grávida, ou é só coisa da minha cabeça?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Cacau.
      Os aplicativos fazem apenas uma média aproximada do seu período fértil, pois, ao longo dos meses, podem haver alterações normais no ciclo. Isso antecipa ou atrasa a menstruação e, consequentemente, muda o período fértil.
      Toda relação sexual sem proteção (camisinha, pílula ou outro método seguro) gera riscos de gravidez — vale lembrar que o coito interrompido não é um método seguro contra a gravidez.
      Para confirmar ou descartar a possibilidade de gestação, deve-se fazer um teste de gravidez de urina ou sangue.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • A minha mestruacao venho no 5/5,so q tiver um sangramento no 15/5,e parei com pilula,mantive relacao de la praca sem me protege,estou sentido um colica,tortura com se os seio estive encheno,e hj ja e 16/6 e nada de mestruacao

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Dizinha.
      Caso decida não utilizar a pílula anticoncepcional e não tenha pretensão de engravidar, é importante recorrer a outro método de proteção, como a camisinha.
      Como você relatou que manteve relações sexuais sem proteção, há chances de gravidez e, por isso, recomenda-se realizar um teste de urina ou sangue.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bom dia preciso tirar uma dúvida, esse mês de junho faz um ano que parei de tomar a pílula, estou tentando engravidar, minha menstruação E regular nunca atrasou, só que esse mês de junho atrasou, eu sempre fico uma semana antes sentindo dores fortes de colicas e dores de cabeça, porém ñ Tô sentindo nada e já faz uns 8 dias que ñ desceu, fiz dois teste e deu negativo, oque pode ser?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Priscilla.
      Uma série de fatores pode afetar a regularidade do ciclo menstrual.
      É importante analisar se houve mudanças na sua rotina, como estresse ou uso de outros medicamentos.
      Às vezes, até mudanças normais da produção hormonal podem afetar o ciclo. Por isso, indica-se que, caso haja dores ou persistência das cólicas e o atraso persista, busque-se orientação ginecológica para avaliar as possibilidades.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Oi minha mestruaçoã tá atrasada a 36 dias , tava sentindo enjoos dor de cabeça, porém passou , hj so sinto umas dores de cólica porém so a noite e as vezes manhã , n tomo anticoncepcional, pq , pq estava esperando vim para começar a tomar... Espero que vcs possam mim ajuda

        Cancelar resposta

        Deixe uma resposta

        Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

        • Olá, Elaine.
          O atraso menstrual pode ser por diversos fatores e alguns são considerados normais, como alterações hormonais.
          É importante fazer o uso de preservativos caso você deseje evitar a gravidez. Não precisa, necessariamente, ser a pílula, pois a camisinha é uma método bastante seguro de proteção.
          O indicado é fazer um teste de gravidez para confirmar ou descartar a gestação.

          Cancelar resposta

          Deixe uma resposta

          Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá,nos últimos 2 meses minha menstruação veio regulada e pontualmente no dia 19 abril/maio... porém no início do mês tive uma relação sexual protegida (uso de preservativos) após a relação passei por momentos de grande preocupações e tive excesso de acne durante +/- 1 semana, não me lembro ao certo se entrei no período fértil, pois o meu é caracterizado por excesso do corrimento de clara de ovo... estou a 5 dias tomando antibiótico e anti inflamatório, e infelizmente a minha menstruação não desceu, que em prévia nos últimos meses desceria dia 19. Confesso que estou com medo, ainda é dia 20 e o atraso é de 1 dia, a uns 2/3 dias atrás comecei com sintomas: seios inchados e doloridos, inchaços abdominais, pequenas cólicas, mudança repentina de humor, aumento do apetite... Não possuo enjoos matinais, e apenas notei um corrimento transparente e elástico, e essa madrugada um pouco esbranquiçado, ambos em pequena quantidade.
    Por favor, me ajude... será que seria uma gravidez? Ou uma ovulação tardia? Ou apenas consequência do stress e ansiedade para menstruação.
    Se puder, me diga a diferença entre sintomas de TPM e gestação... beijos

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Amanda.
      Cada organismo corresponde de forma diferente aos períodos de TPM, gestação ou fase fértil, por exemplo.
      Em geral, o atraso menstrual pode ser causado até mesmo pelos antibióticos que você está fazendo uso. Além disso, o estresse também interfere no ciclo.
      Não há como indicar se o atraso menstrual e os sintomas são decorrentes de gravidez sem um exame, que pode ser de sangue ou urina. Por isso, o ideal é fazer o teste para esclarecer a dúvida.
      Em relação aos sintomas da TPM e da gestação, também é bastante variável. Em geral, mulher na TPM sentem cólica, variação de humor, inchaço abdominal, às vezes dores de cabeça e cansaço. A gravidez pode envolver, mais predominantemente, sensibilidade nos seios, enjoos, sonolência, mas há mulheres que não sentem nada.
      Por isso, o melhor é conversar com a médica ou médico que te acompanha e realizar o exame de gravidez :)

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá bom dia!
    Eu e meu esposo estamos tentando engravidar, parei de tomar o remedio dia 15/11/2018 e minha mestruação veio dia 17/11/2018 e depois ela so veio dia 09/03/2019 foi a Ultima vez que veio, ja tem mais de 3 meses atrasada deste a Ultima vez, eu não sin to nada, é como se ela nunca fisesse parte da minha vida, ja fiz varios testes de gravidez e todos dão negativo. Por que sera esse atrasado de mestruação?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Jaqueline.
      Uma série de fatores podem provocar a interrupção temporária da menstruação. O próprio anticoncepcional, quando descontinuado, pode causar alterações no ciclo. Mas a perda de peso, o estresse ou o uso de algum medicamento também podem estar envolvidos.
      O ideal é consultar um médico ou médica, para que exames sejam solicitados. Em geral, se não houver nenhuma alteração, a tendência é que em 3 ou 4 meses a menstruação volte a descer sozinha.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • ola presico tirar um duvida nha mesturçao venho no dia 17 abril até agora nao venho mais ja fiz 2 mes e 3 dia

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Ana.
      Se você mantém ou manteve relações sexuais nas últimas semanas, indica-se realizar um teste de gravidez para descartar a possibilidade de uma gestação.
      Caso dê negativo, é importante lembrar que atrasos menstruais são, muitas vezes, normais. Além das mudanças hormonais, pode ocorrer alteração no ciclo devido ao estresse ou até perda de peso drástica.
      Por isso, se o atraso persistir, recomenda-se buscar orientação médica.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tive relações com meu namorado ele usou camisinha msm assim fiquei com medo e tomei pílula do dia seguinte no mesmo momento em que a relação acabou, sinto que vai vim mas nunca vem ja está atrasada faz 7 dias tem algum perigo

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Fernanda.
      A camisinha é um método seguro. Os riscos de gravidez são decorrentes dá má colocação do preservativo, da possibilidade de furos (ou quando estoura) ou do prazo de validade vencido.
      O atraso menstrual, possivelmente, é decorrente do uso da própria pílula do dia seguinte. Ela contém altas doses hormonais que são capazes de afetar a regularidade do ciclo.
      No entanto, sempre que houver suspeitas ou insegurança, é possível realizar um teste de gravidez para descartar a possibilidade.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Oiii, vamos la
    vou contar toda a história para que entenda.
    mestruei dia 09/05 ate 13/05 e tive relação desprotegida no dia 14/05 e dia 15/05 tomei a pilula do dia seguinte.
    No dia 16/05 comecei a sentir leves cólicas, persistindo até o dia 20/05 foi quando sangrei novamente e este sangramento foi bastante intenso no primeiro dia, diminuindo a cada dia e durou 5 dias, mesma coisa de minha menstruação. Quando a menstruação findou começe a sentir sensibilidade nos seios, mais bem leves. por paranoia na cabeça no dia 14/06 fiz um teste de farmacia que deu negativo e no dia 19/06 fiz um beta hcg que tambem deu negativo. no dia 09/06 dia da mestruação sentir dor nas costas e na frente do lado direito. chegou dia 20/06 dia que minha menstruação deveria descer mais so teve uma mancha de sangue na calcinha e hoje dia 21/06 estou com dor nas costas e nos lados.
    o que devo fazer?
    o beta pode dar negativo ou so e paranoia minha?
    repitir o exame e indicado?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Joyce.
      O atraso menstrual pode ser decorrente do uso da pílula do dia seguinte. Vale lembrar que recorrer ao medicamento deve ser apenas em casos de emergência e que o uso constante pode afetar o ciclo regular, além de trazer outros riscos ao organismo.
      Em geral, os exames de gravidez são bastante seguros e têm baixas chances de resultados errados, mas ainda assim é possível. Por isso, indica-se repetir o exame após 10 dias do último.
      Também é importante lembrar que atrasos na menstruação podem ter outras causas, como o próprio estresse ou ansiedade. Mas, caso os sintomas persistam junto ao atraso do ciclo, é indicado buscar orientação médica.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá,tive relação sem proteção dia 20/04,tomei a pílula do dia seguinte e sete dias depois menstruei e a menstruação foi normal igual os outros meses,e fiquei menstruada até dia 05/05. Agora era pra ter vindo dia 02/06 mas até agora nada,já fiz o teste e deu negativo. O que pode ser?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Lauana.
      O atraso menstrual pode ser decorrente da pílula do dia seguinte. Como o medicamento tem uma grande dose hormonal, é bastante comum haver desregulação do ciclo após a ingestão.
      Em geral, leva 1 ou 2 ciclos para que o ciclo se estabilize novamente. No entanto, sempre que houver dúvidas, o recomendado é fazer uma consulta médica.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Minha menstruação veio dia 11/05. No dia 22/05 tive relação desprotegida mas com coito interrompido. 24h depois tomei a pílula do dia seguinte e não tive nenhum efeito colateral. E também não tive nenhum sangramento. Minha menstruação era pra ter vindo no dia 09/06, só que até agora nada. Já estou com 13 dias de atraso. Isso é normal?
    Quantos dias a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação após a data esperada ?

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Jessika.
      Não há uma média de dias de atraso, mas é bastante comum que a pílula do dia seguinte afete o ciclo menstrual.
      Como ela contém grandes dosagens hormonais, é possível que o organismo leve até 2 ciclos para restabelecer-se, dependendo de cada organismo.

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*