Menstruação atrasada (dias ou meses): o que pode ser, é normal?

63

Boa parte das mulheres que sofrem com atrasos na menstruação se perguntam o porquê desse acontecimento. A menstruação atrasada pode acontecer por conta de vários motivos e, para cada um deles, existe um tratamento ou um medicamento apropriado, dependendo da situação ou gravidade do caso.

Por isso, este texto tem como objetivo sanar qualquer dúvida e dar dicas de como lidar nesse tipo de situação! Continue lendo para saber mais:

Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é a menstruação atrasada?
  2. O ciclo menstrual
  3. Menstruação atrasada: o que pode ser?
  4. A menstruação começa em que idade?
  5. Quando procurar um(a) ginecologista?
  6. Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo
  7. Menstruação atrasada há mais de 2 meses
  8. Como regular a menstruação atrasada?
  9. Cólica menstrual sem menstruação
  10. Perguntas frequentes

O que é a menstruação atrasada?

A menstruação é o que marca o final e o início de um novo ciclo reprodutivo da mulher. Por isso, ela tem datas previstas para acontecer. Contudo, existem vários fatores que podem influenciar esse ciclo e adiar a data de descida da menstruação.

Caracterizada pela descida de sangue pelo canal vaginal, a menstruação se dá por conta da descamação do endométrio, uma camada de sangue que se forma no útero para a recepção de um óvulo fertilizado.

Caso a mulher engravide, o endométrio não descama e ela não menstrua. Do contrário, se ela não engravidar, a descamação ocorre e a menstruação desce.

Por se tratar de um ciclo, é possível prever a data da próxima menstruação. Mesmo assim, a menstruação pode atrasar sem qualquer motivo aparente.

O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias. No entanto, para diversas mulheres, esse tempo varia de 23 a 35 dias. Isso quando elas contam com um ciclo regular, visto que existem mulheres cujo período fértil não parece obedecer um ciclo certo e a menstruação, assim, vive “atrasando” ou chegando “adiantada”.

Se, porventura, a menstruação vier a atrasar por 1 ou 2 meses, é recomendável que se procure um médico para auxiliar e tirar qualquer dúvida.

O ciclo menstrual

A menstruação obedece um ciclo que é dividido em três períodos, além da fase menstrual, que são:

Fase pré-ovulatória

Neste momento, existem diversos hormônios trabalhando para amadurecer um óvulo, fazendo com que ele consiga sair do ovário e se dirija às tubas uterinas, onde ocorre a fecundação.

Ovulação

A ovulação é um momento único durante todo o ciclo menstrual. Acontece quando o óvulo é liberado e se dirige até as tubas uterinas, onde fica cerca de 24 horas aguardando por um espermatozóide para fecundá-lo.

Costuma acontecer na segunda metade do ciclo menstrual, entre o 13º e 15º dia.

Fase pós-ovulatória

Caso haja gravidez, o óvulo fecundado viaja até o útero e se fixa no endométrio. Do contrário, o óvulo se desintegra e o endométrio passa a descamar, preparando-se para ser liberado.

Levando em conta que a viagem do óvulo fecundado demora cerca de 7 dias até chegar no útero, todo esse processo pode demorar bastante até que a menstruação seja, de fato, liberada para descer.

Menstruação atrasada: o que pode ser?

São diversos os fatores que podem atrasar a menstruação, assim como isso pode ocorrer sem nenhum motivo específico. Aliás, vale lembrar que o atraso menstrual, quando não causado por uma gravidez, está intimamente ligado a um atraso da ovulação!

Alguns fatores que podem atrasar a ovulação e, consequentemente, a menstruação, são:

Interrupção após uso prolongado da pílula anticoncepcional

O uso prolongado da pílula anticoncepcional pode interferir diretamente no “relógio” do ciclo menstrual. Quando o uso desse medicamento é interrompido após anos, o organismo da mulher precisa se readaptar ao seu processo de produção hormonal e isso pode levar até 6 meses.

Fase de amamentação

Na amamentação, a menstruação também podem sofrer atrasos.

Durante essa fase, o organismo libera hormônios que podem bloquear o processo de ovulação e também, posteriormente, o ciclo menstrual.

A prolactina, hormônio que produz o leite materno, suprime a ovulação, e há casos de mulheres que chegam a não menstruar pelo período de até um ano.

Lembrando que quando não acontece a menstruação, não significa que a mulher não possa mais engravidar. Depois do bebê ter desmamado, o ciclo volta ao normal.

Anovulação crônica

A anovulação crônica é uma condição na qual a mulher não tem a ovulação durante muito tempo. Nessa condição, os óvulos simplesmente não amadurecem e não são liberados nas tubas uterinas.

Uma das suas principais causas é a síndrome do ovário policístico (SOP), mas também pode ser causada por alterações genéticas, hipertireoidismo, estresse, obesidade, aumenta da insulina e falha na hipófise ou hipotálamo.

Desregulação do ciclo menstrual

Algumas vezes, um ciclo desregulado pode ser confundido com atraso menstrual. Isso porque a mulher pode prever a data com base nos últimos meses, mas toda mulher corre o risco de ter seu ciclo desregulado por nenhum motivo aparente — até mesmo aquelas que sempre tiveram o ciclo bem regular.

Mudanças drásticas no peso

As células de gordura contribuem na produção do hormônio feminino (estrogênio). Por isso, quando há alguma alteração no peso, os níveis de estrogênio podem interferir no processo ovulatório.

Sendo assim, sempre que houver ganho ou perda de peso de forma repentina e intensa, uma alteração hormonal pode ocorrer. É preciso que os hormônios se adaptem a essa mudança para que o ciclo volte ao normal.

Estresse

O estresse crônico libera cortisol, uma substância que exerce influência nos hormônios sexuais femininos, causando alterações no ciclo menstrual.

Exercícios físicos em excesso

A fertilidade pode ser afetada por conta de exercícios físicos praticados em excesso. Essa prática resulta em um desequilíbrio neuroendócrino, provocando uma falha na hipófise (glândula responsável por regular as funções hormonais) e não liberando hormônios que instigam a produção da progesterona e do estrógeno.

Por conta desses fatores, como resultado, acontecem as disfunções hormonais que atrasam a ovulação.

Menopausa

A menopausa é uma fase em que o corpo da mulher encerra a produção dos hormônios progesterona e estrógeno, dando fim aos seus anos férteis. Nessa fase, gradativamente, o organismo diminui a quantidade e duração da menstruação.

A menopausa normalmente acontece entre os 45 e 55 anos. Após essa idade, a menopausa é classificada como tardia.

Problemas na tireoide

A glândula tireoide é responsável por produzir hormônios para ajudar no controle do metabolismo e na fertilidade feminina. Problemas neste órgão causam cansaço físico, dores musculares, depressão, fadiga, irritabilidade, febre, frio e sensações de inchaço na região do pescoço.

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo utilizado apenas em última instância, em situação de emergência, como quando a camisinha estoura ou em casos de estupro, entre outros.

O atraso ocorre porque essa pílula retarda a liberação do óvulo nas tubas uterinas, fazendo com que o período fértil demore mais para acontecer e, por isso, a menstruação pode ocorrer mais tarde.

Erro de cálculo

O ciclo menstrual não é o mesmo para todas as mulheres. Ele varia dependendo de cada organismo. Em suma, a duração média é de 28 dias, mas isso não deve ser visto como regra para o ciclo de todas as mulheres, pois cada uma tem um sistema e ciclo diferente.

Por não haver um tempo específico para o ciclo menstrual, o cálculo de previsão para a próxima menstruação pode ser feito errado, assim, a mulher pode ter uma falsa impressão que sua menstruação sofreu um atraso.

Amenorreia

A amenorreia é uma condição na qual o ciclo menstrual simplesmente não existe. Ela pode ser primária, quando a primeira menstruação da menina tarda a chegar, ou secundária, quando a mulher já menstrual e de repente passa 3 meses sem menstruar.

Trata-se de um sintoma de outros transtornos e deve-se sempre investigar a causa.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem desregular o ciclo menstrual, como é o caso dos corticóides, antidepressivos e medicamentos quimioterápicos. A quimioterapia é, inclusive, uma das principais causas da menopausa precoce, ou seja, quando a menopausa se inicia antes dos 45 anos.

Hímen imperfurado

Especialmente para as meninas que nunca menstruaram, uma das causas do atraso na primeira menstruação é o hímen imperfurado. Nesse caso, o canal vaginal se encontra fechado e o sangue simplesmente não consegue sair, causando a ausência da menstruação.

Alguns sintomas relacionados a essa condição são cólicas e dificuldades na eliminação da urina e fezes.

O tratamento para um hímen imperfurado é cirúrgico. Durante o procedimento, há a retirada total do hímem, um processo simples e com baixos riscos de complicações.

A menstruação começa em que idade?

A menarca (primeira menstruação) surge em meninas de 8 a 13 anos de idade, na fase de desenvolvimento do corpo em que acontece o crescimento dos seios, o surgimento de pelos nas axilas e região íntima, aumento do peso, aparição de espinhas e alterações no humor.

Em alguns casos, a menarca pode demorar mais para chegar. Existem relatos em que a primeira menstruação ocorreu apenas aos 15 anos. Contudo, atrasos até os 16 anos de idade são normais e não requerem tratamento médico.

Quando procurar um(a) ginecologista?

Caso a sua menstruação esteja atrasada em alguns dias, não há porquê se preocupar. Atrasos de até 5 dias são normais e não necessariamente indicam alguma condição.

Contudo, se o teu atraso é de mais de 15 dias, é indispensável fazer um teste de gravidez para verificar se não há, de fato, uma gestação. Se o resultado for positivo, é necessário contatar seu ginecologista para poder tomar as medidas necessárias e assegurar a saúde da mãe e do bebê.

Caso o resultado seja negativo, deve-se procurar o ginecologista para verificar se não existe alguma condição patológica que está causando esse atraso.

Vale lembrar que, para as meninas na adolescência, é recomendo ir ao ginecologista logo após as primeiras menstruações para conhecer mais do processo que acontece no corpo e discutir a possibilidade de uso de métodos contraceptivos.

Mulheres que ficam constrangidas com a presença masculina podem optar por uma ginecologista do sexo feminino e assim se sentirem mais à vontade.

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo

Quando a menstruação atrasa, grande parte das mulheres, por medo ou insegurança, realizam o teste de gravidez de farmácia, um exame feito com a urina.

Esse teste pode detectar a gravidez em torno de 14 dias após a ovulação e é classificado em dois tipos: qualitativo ou quantitativo.

O teste qualitativo revela se a mulher está grávida ou não, já o quantitativo mostra a concentração do hCG no sangue.

Se a menstruação estiver sofrendo atrasos e a mulher fez, pelo menos, 2 testes que deram resultados negativos no último mês, é pouco provável que ela esteja grávida.

Sendo assim, é necessário buscar ajuda de um ginecologista, que irá investigar a causa da falta de menstruação.

O que é hCG?

O hCG (gonadotrofina coriónica humana) é um hormônio produzido pelo corpo feminino somente quando há uma gravidez. Esse hormônio é um sinal que o embrião envia para que o organismo da mulher saiba que está grávida e que ela será mãe.

Menstruação atrasada há mais de 2 meses

Pode acontecer da menstruação atrasar por mais de 2 meses, por conta de fatores externos e hormonais, sem que a mulher esteja grávida.

Se isso acontece, pode ser sintoma de diversas patologias do sistema reprodutor feminino, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Além do atraso menstrual, pode acontecer também um descontrole hormonal e uma ovulação tardia por conta de estresse, ansiedade, entre outros.

Como regular a menstruação atrasada?

O primeiro passo é consultar um médico. O atraso pode estar acontecendo por conta de defeitos no aparelho reprodutor, que precisam ser examinados por um ginecologista.

Algumas dicas para regular a menstruação consistem em evitar dietas muito restritivas, manter o peso ideal para o seu tipo de corpo, ter uma vida e alimentação regrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente, evitando qualquer excesso.

Receitas para ajudar na descida da menstruação

Existem algumas receitas que podem ajudar a menstruação a descer. Muitas delas são plantas utilizadas para infusão. No entanto, antes de tentar qualquer receita, certifique-se de que não se trata de uma gravidez.

Dentre as plantas frequentemente usadas, estão: artemísia, arruda, avenca, manjericão-grande, salsa, poejo, açafrão, macela, endro e canela.

Todas devem ser preparadas por meio de infusão e chás. Também podem auxiliar no processo o chá de angélica, chá de canela, chá de arruda, chá de agoniada e chá de orégano.

Chá de canela

Facilita o processo da menstruação, dando mais velocidade na eliminação do sangue.

Ingredientes
  • 2 canelas em pau;
  • 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

Inserir a canela em pau na água fervente, vedar e deixar em repouso de 10 à 15 minutos, depois basta retirar os paus do recipiente e ingerir o chá no seu estado morno.

Chá de agoniada

Assim como o chá de canela, também ajuda a acelerar a descida da menstruação.

Ingredientes
  • 5g de flores secas de agoniada;
  • 500mL de água fervente.
Modo de preparo

Coloque as flores da agoniada em água fervente e deixe em repouso de 10 à 15 minutos. Depois é só coar e beber.

É preciso que seja feita a ingestão do chá até 3 vezes ao dia de 5 à 10 dias, pois ele acelera na descida da menstruação, mas não regula o ciclo menstrual.

Cólica menstrual sem menstruação

A cólica menstrual sem menstruação pode ser resultado de problemas ou doenças nos órgãos do aparelho reprodutor feminino, no aparelho gastrointestinal ou problemas ovulatórios.

Cólicas constantes

Cólicas constantes podem ser sinais de endometriose, uma doença que atinge cerca de 6 milhões de mulheres brasileiras.

Nessa condição, o sangue menstrual não consegue sair para o canal vaginal e acaba voltando dentro do útero, entrando nas tubas uterinas e se fixando em lugares externos ao aparelho reprodutor, como nas paredes intestinais, o que causa cólicas intensas.

Perguntas frequentes

Atraso menstrual é normal?

Sim! Além de ser normal, o atraso também é natural. Existem fatores comuns que contribuem para que os atrasos aconteçam, como o estresse e distúrbios emocionais que podem interferir no ciclo menstrual.

Contudo, se durar muito tempo, esse atraso pode ser sinal de uma possível gravidez ou problemas mais sérios, como síndrome de ovários policísticos, endometriose, problemas na tireóide, anorexia, obesidade, entre outros.

Atraso menstrual pode ser psicológico?

Sim, inclusive o desejo de engravidar pode levar a uma gravidez psicológica! A ansiedade, nervosismo e emoções em excesso geram um desequilíbrio hormonal e, por conta disso, os resultados são sintomas de gravidez, inclusive a falta de menstruação.

Atraso menstrual pode ser cisto?

Sim, o atraso pode ser um sinal de cisto no ovário.

Os cistos podem se formar na região interna, externa ou até mesmo sobre o ovário, e são raros os casos de cisto cancerígenos. O desenvolvimento de um cisto está intimamente vinculado aos hormônios sexuais.

Eles podem impedir a ovulação e o período fértil e, portanto, acabam atrasando a menstruação.

Menstruação não acontece na piscina e no mar. Mito ou verdade?

Mito. A água pode dificultar a saída do sangue, mas não bloqueá-la totalmente. Isso acontece porque a água contrai os vasos, dificultando, assim, a evacuação do sangue.

É possível engravidar no período de menstruação?

É raro, mas sim, é possível engravidar no período menstrual. Parte das mulheres tem ciclos de 28 dias, mas outras de apenas 22.

Há a possibilidade de ovulação logo após poucos dias de ter iniciado a menstruação. O espermatozóide, após entrar no útero, pode se manter vivo até por 5 dias.

Mulheres grávidas menstruam?

Grávidas não menstruam, porém, podem ter sangramentos durante o estado gestacional.

Não há menstruação porque o corpo da mulher libera gonadotropina coriônica humana (hCG), um hormônio produzido pela placenta durante a gestação, que impede a descamação do endométrio, fator determinante para a menstruação.

Os sangramentos podem acontecer com sexo, ultrassom transvaginal ou exame de toque, miomas e pólipos, medicamentos coagulantes, início de trabalho de parto, ruptura uterina, aborto espontâneo, entre outros.

O atraso da menstruação pode dar um frio na barriga de muitas mulheres, mas não há motivo para se preocupar. É importante não se desesperar ou não se alegrar com probabilidade de estar grávida.

Caso a sua menstruação esteja atrasada faz muitos dias, converse com seu ginecologista! Ele saberá te orientar sobre o que deve ser feito.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,71 de 5)
Loading...

63 Comentários

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Olá, eu menstruei pela ultima vez no dia 19 de outubro e até hoje (16/12) minha menstruação não desceu, já fiz mais de 7 testes de farmácias de diversas marcas diferente e todos deram negativos, tive cólica em diversos dias, mas ela não desceu, e fazem 4 dias seguido que tive febre. Esta semana irei no meu ginecologista, e estou um pouco preocupada, será que é alguma coisa pior?

    • Olá, Mika.

      Em geral, é normal que os primeiros ciclos após o tpermino da gravidez fiquem alterados, por conta da necessidade do organismo regular os hormônios.

      No entanto, é recomendável consultar seu ginecologista ou obstetra e esclarecer a dúvidas com o profissional.

  2. Olá, a minha menstruação sempre foi desregulada então nunca me importei, mas ja tem uns dois ou três meses que não desce pra mim, o que eu faço?

  3. Oi! Sei que muitas meninas sentem dores, cólicas, próximos ao dia da menstruação sei que e normal, mas eu não tenho nenhum desses sintomas, ela so vem e pronto! E normal?

    • Olá, Luciana.
      O ciclo menstrual pode sofrer alterações por diversos motivos. Como você teve um escape em outubro (ou seja, sua menstruação desceu duas vezes no mês), é normal que haja desregulação dos próximos ciclos.
      Caso esteja com outros sintomas, o atraso permaneça ou precise mais esclarecimentos, o ideal é consultar um ginecologista.

  4. Boa tarde…minha menstruação está atrasada há 53 dias. Só que dia 03 fui levar uns resultados de exames pro meu médico ele disse que há possibilidades de eu estar grávida sim, apesar de estar com 45 anos…ai ele fez uma ultrassom lá na hora e disse que tava animado com o que ele viu e me pediu pra fazer uma ultrassom caprichada. Mas desde segunda que estou com cólicas fortes e não desce…então na terça fiz um teste de farmácia que deu negativo…estava com ultrassom agendada pra hoje de manhã e não fui fazer….o que vcs acham?

    • Olá Juliana!

      É importante que você consulte um ginecologista. A ausência de menstruação por um longo período pode ser provocada por inúmeras condições. Para saber as causas, muitas vezes são necessário exames, que devem ser indicados pelo médico. O mesmo conselho vale para a intenção de gravidez, pois um especialista poderá indicar a melhor opção de tratamento (se necessário) de acordo com suas condições de saúde.

  5. Ola minha menstruacao vm um mes sim e dois nao e normal ou nao e quando vem ela vem com coagolos isso pode I’m pedir uma groavidez ??

    • Olá, Graça!

      As alterações no ciclo menstrual, quando frequentes, devem ser investigadas. Como as causas são bastante variadas, é importante consultar um ginecologista para identificar a origem do problema. Algumas condições relacionadas ao atraso na menstruação, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), podem afetar o processo de ovulação e exigir um acompanhamento médico caso exista o desejo de engravidar.

      Por isso, não deixe de consultar um especialista! 😉

  6. Minha menstruação ta atrasada a 3 dias , já fiz um teste e deu negativo … Eu tenho problema hormanal que meus seios enche de bolinhas dentro
    O que pode ser ?

  7. Minha menstruação tem 6 meses que não vem , não estou grávida e estou com muito medo de ir ao médico e ouvir uma notícia ruim .
    Menstruação sem vim pode ser que eu não posso ter filho?

    • Olá, Isaiana.
      O atraso ou ausência da menstruação pode ter muitas causas e nem sempre representa uma condição grave. Porém, para descobrir a causa e resolver o quadro, é preciso buscar atendimento médico. Lembre-se que, se houver qualquer alteração que possa comprometer a sua fertilidade, quanto antes você iniciar o tratamento, menores serão os riscos e maiores as chances de ter uma gravidez saudável.

  8. usei anticoncepcional por 3 anos parei depois de 4 meses minha menstruação nao veio mais ja vai fazer 4 meses , exames gravidez negativo , pode ser do anti ?

    • Olá, Caroline.
      É comum que após interromper o uso do anticoncepcional, o ciclo menstrual sofra alterações e falhas.
      Em geral, pode levar algum tempo até que o organismo se restabeleça completamente. Mas é bastante importante que você faça uma consulta ginecológica para avaliar o quadro.
      Possivelmente, serão solicitados exames para descartar qualquer anormalidade no organismo.

  9. Meninas me ajudem…tive cesária ah cinco meses minha menstruação não está vindo mais no primeiro mês dps de ter minha BB venho pouco no segundo mês tbm dos não venho mais agradeço tem três meses sem desserviço e estou morrendo de medo de fazer teste

  10. Minha menstruação mês de setembro veio duas vezes e no mês de outubro não desceu, será normal? Obs:eu souu virgem

    • Olá, Anna.
      Uma série de fatores pode afetar o ciclo menstrual normal. Aspectos emocionais, uso de medicamentos e até ciclos irregulares naturais podem ser a causa. Em geral, pequenos atrasos não implicam em problemas ou riscos ao organismo.
      Mas o ideal é realizar acompanhamento ginecológico e, caso o atraso persista, a origem seja investigada através de exames.

  11. Minha namorada tem 48 anos tivemos relação sexual sem camisinha eu fiz coito interropido. ..no mesmo dia ela tomou uma pilula do dia seguinte ou seja uma dosagem depois de 2 dias ela sentiu um liquido branco saindo da vagina e paro no mesmo dia a sua mestruação ainda não desceu ..ela tomou a pilula no mesmo dia que tivemos relação dia 7 de outubro e hojê e dia 1 de novembro e ate agora nada da mestruação desce…..ela esta sentido mal estar e não consegue come pois esta muito preocupada com medo de estar gravida ….gostaria de sabe opinião de vocês des de ja agradeço

    • Olá, Vieira.
      A pílula do dia seguinte possui uma dosagem alta de hormônios, podendo alterar o ciclo menstrual normal. O mais indicado é que sua companheira realize um exame de gravidez (de farmácia ou de laboratório) para descartar a possibilidade de gravidez.

  12. Olá!
    Tomei anticoncepcional por 3 meses, mas parei pelo fato de não está fazendo bem a mim, mesmo assim tenho vida sexual ativa sem proteção nenhuma apenas com coico interrompido. Minha última menstruação foi dia 14 de setembro, (ela é desregular)algumas semanas atrás tive infecção urinária é vaginal(1° que acontece) procurei um médico e passou exames de urina e o hcg. Passados alguns dias comecei sentir dores de cólica, achei que minha mestruação ia descer mas não. Agora com 15 dias de atraso(previsto ao última data da minha mestruação) continuo sentindo dores de cólica, minha barriga as vezes Fica muito inchada, até meu marido comenta, ainda por cima tem ocorrido um corrimento vaginal com bastante frequência. Estou sentindo vários sintomas de gravidez, mas com 10 dias de atraso fiz um teste de farmácia e deu negativo, com isso achei que minha menstruação ia vir mas não pelo contrário. Tem dois dias estou sentido náuseas bem poucas, nada que mim faça correr para o banheiro, canso bem rápido.
    Mas acredito que não estou gravida, mesmo assim fiz um exame de hcg ainda não peguei o resultado.. Mas mesmo assim não sinto que estou grávida.

  13. Olá
    Minha última menstruação foi dia 16 de agosto,e depois não veio mais,dia 29 de agosto eu estava no período fértil,e tive relação sem preservativo e não tomei nenhuma tipo de remédio…estou preocupada,pois minha menstruação sempre vejo certinho,nunca foi de atrasar assim…fiz testes de farmácia deram negativo,e fiz o exame de sangue também,que veio dar negativo também…
    O que pode ser

      • Muito obrigada Ana Luiza ❤️
        Vou esperar da minha médica então,ela pediu exames de sangue e transvaginal pra mim fazer! Vou fazer essa semana já.

  14. Olá! Tenho 26 anos e minha menstruação sempre foi reguladinha; contudo este mês ela atrasou por 6 dias e depois desceu. Estou em dúvida pelo fato dela nunca atrasar e por sentir alguns sintomas clássicos de gravidez. Será que é normal ou devo procurar um médico?
    Obs: Estou a Cinco anos tentando engravidar. Não tenho nada e nem meu marido. Tudo ocorrendo perfeitamente.

    • Olá Tatiane!

      No primeiro mês de gestação é possível que haja um pequeno sangramento, que pode ser confundido com a menstruação. Ao mesmo tempo, sintomas de gravidez podem ser bastante genéricos e indicar outras condições.

      Para esclarecer a dúvida, você pode fazer um teste de gravidez de farmácia. Se os sintomas persistirem, consulte um médico para identificar as causas.

  15. Minha mestruaçao ta atrasada a 3 mês fiz os tesntes de gravidez os 3 tesnts deu negativo fins utravaginal nao tinha nada na minha barriga o pode esta acontecedo ? Vou fazer exame de utravaginal de novo .minha barriga ta durra eu sentir dor de cabeça passor mal td manhã quando eu acordo ,sera q eu tou gravida ??

    • Olá Adriane!

      Os testes de gravidez costumam ser bastante confiáveis, sendo difícil apresentar falhas. Mas se você ainda não fez um exame de sangue para medir os níveis de hCG (hormônio da gravidez), essa é a alternativa mais recomendada para o diagnóstico. Caso o resultado permaneça negativo, é importante consultar um ginecologista para identificar as reais causas do problema. O atraso pode estar relacionado até mesmo ao seu estado emocional. A partir da análise de seu histórico e sintomas, o médico poderá te ajudar a encontrar a razão do problema.

  16. Minha menstruação está com 27 dias de atraso, tive relação no PF, usamos o coito interrompido, estou me sentindo um pouco inchada, um pouco de náuseas, uma vontade compulsiva de comer e muita cólica. Tem possibilidade de ser gravidez?

    • Olá!

      Sintomas como estes que você relatou podem sim ser sinal de uma gravidez. O coito interrompido, apesar de diminuir as chances da mulher engravidar, não é considerado um método contraceptivo. Para confirmar ou não sua suspeita, o ideal é fazer um teste de farmácia, ou, se preferir, consultar um médico para que ele solicite um exame de sangue. Ambos os métodos são confiáveis. Para conhecer um pouco mais sobre cada um, clique aqui 🙂

    • Olá Vilmara!

      A menstruação atrasada pode ter relação com vários fatores. O tópico “Menstruação atrasada: o que pode ser?” deste artigo cita as principais causas da alteração no ciclo. Se o problema persistir, é importante que você consulte um médico para obter um diagnóstico preciso.

  17. Minha menstruação está atrasada ha dois meses, tenho vida sexual ativa, fiz 2 testes e deram negativo. Estou preocupada c:

    • Olá, Ana.
      Os atrasos menstruais podem ter causas diversas que precisam ser avaliadas por um profissional. Os testes de farmácia são, em geral, bastante confiáveis, mas é possível realizar um exame de sangue para reduzir as possibilidade de um falso-negativo. Agende uma consulta e converse com o profissional, ele irá solicitar exames e investigar o que está causando o atraso da menstruação.

  18. Achei bacana e esclarecedor o texto, sem contar que tranquiliza bastante também quem está passando pelo atraso!

  19. Olá!
    Tomei anticoncepcional irregularmente, nos meus dias férteis eu tive relação, mas tomo o remédio de uma ” forma bagunçada”. Minha menstruação está atrasada, tomei o anticoncepcional três dias aleatoriamente, mas não desceu. Isso pode de dar possibilidade de estar grávida ou meu ciclo pode ter mudado totalmente? Não tenho enjoo, vômito, senti sensibilidade nas mamas mas nenhum sintoma a mais de gravidez .acho que seria por conta do remédio como já ocorreu outras vezes.

    • Olá, Nati.
      A falta de sintomas como o enjoo não elimina a possibilidade de uma gravidez. Para descartá-la é preciso realizar um exame de sangue ou de urina. Mas também é possível que a ausência menstrual seja resultado a ingestão inadequada da pílula.
      O anticoncepcional pode afetar no seu tempo menstrual, alterando o fluxo sanguíneo, os dias que a menstruação desce e a duração do período. Se você tem muita dificuldade em manter a rotina da pílula, converse com um profissional ginecologista e avalie quais outros métodos podem ser usados, pois a não regularidade da pílula implica em riscos de gravidez e alterações no organismo que podem ser severas.

  20. Tenho 18 anos. Tive relações sexuais mês passado, duas vezes, com meu namorado. Como não são frequentes (às vezes demorando intervalos de meses) não uso anticoncepcionais e nenhum método hormonal, apenas camisinha, e SEMPRE usamos. Colocamos antes mesmo de iniciar a relação, e mesmo assim, na hora da ejaculação o coito é interrompido (mesmo com camisinha) e depois sempre checamos para ver se não tinha algum furo e se estava vazando algo da camisinha. Meu ciclo é extremamente regular, vem sempre dia 10, no máximo 11. Mês passado veio dia 11, esse mês era pra vir no dia 10. Fizemos sexo no meu período fértil. Estou dois dias atrasada. Alguém sabe me dizer se posso fazer teste de gravidez? Não posso de maneira alguma engravidar, nem a minha família e nem a dele tem condições financeiras e não temos muitas oportunidades. Estou estudando para o vestibular e meu sonho é sair dessa cidade. Minha mãe é muito religiosa, julga muito meninas que engravidam cedo ou fora do casamento. Diz que “gravidez é acabar com a vida” e já deixou claro que me expulsaria de casa se acontecesse. Eu também não quero ter filhos, desde criança tenho aversão a gravidez, acho muito estranho. Eu e meu namorado estamos desempregados, faz meses que procuro emprego e não acho, mesmo com curso técnico e experiência. Estudo para o vestibular pois não consegui bolsa em nenhuma faculdade assim que saí do terceiro ano e quero sair daqui logo. Acabo acreditando que minha mãe tem um pouco de razão. Se assim está difícil, quem dirá com um filho? Certamente, eu tentaria abortar ou qualquer coisa. Prefiro morrer do que passar por tudo isso, não aguentaria os olhares da minha família e meu fracasso profissional e pessoal.

    • Olá Ana!

      O atraso na menstruação pode ser provocado por diversos outros fatores, listados neste artigo. Um atraso de dois dias é considerado um intervalo pequeno e possivelmente não tem ligação com uma gravidez, uma vez que a relação sexual foi feita com proteção e vocês seguiram todos os cuidados. Ainda assim, as chances existem, por isso fazer um teste de farmácia é uma boa alternativa. Ele é um método considerado seguro e eficaz, e já pode revelar uma gestação mesmo nos primeiros dias de atraso no ciclo menstrual. Confira dicas e mais informações sobre teste de gravidez aqui.

      Obrigada pelo comentário!

  21. Olá tenho 43 anos todos os meses a minha menstruação e super certa nunca atrasou, agora este mês era para vim 19/08 e ate o momento nada , não tenho bebe ainda será que esta chegando, ou pela minha idades já seria a menopausa

    • Olá, Adriana.
      Atrasos menstruais podem ocorrer por uma série da fatores. O uso de medicamentos, mudanças da rotina e fatores emocionais podem interferir no seu ciclo. Com a idade, é natural que desregulações também ocorram, sobretudo após os 40 anos, devido à aproximação da menopausa. Porém, apenas um médico poderá avaliar corretamente o seu quadro.

  22. Minha menstruação veio aos 13 anos de idade hoje em dia tenho 16 anos tem 3 anos que minha menstruação não vem no dia certo ela vem um meses e fica de 5 a 6 meses sem vim o que pode ser

  23. Tenho uma bebe de 1 ano e 4 meses.Desde que tive ela meu médico receitou depro verá. …Tomo já a 1 ano.e minha bebe mama ainda no peito.Era pra mim ter tomado dia 13 de julho e acabei esquecendo do dia.e não tomei.Mas tive relação a 5 dias antes do dia de tomar a ingeçao. Minha mestruacao ainda não veio já fiz o texte de farmacia deu negativo.mas minha preocupação é grande.

  24. A minha menstruação está atrasada 4 meses e meio
    Fiz dois teste de farmácia mas não deu gestação amanhã msm procuro um ginecologista
    Texto maravilhoso explicando parte por parte parabéns 👏

  25. Muito bom. Parabéns pelo artigo. Minha mestruação está atrasada por 5 dias, e o artigo ajudou-me muito. Obrigada

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.