Luiza (Minuto Saudável)
27/04/2019 08:08

Nono mês de gravidez: o que saber sobre o último mês gestacional

A gravidez é uma fase de preparo, tanto físico como mental, para a chegada do bebê.

Durante todo o período gestacional, as mamães ficam ansiosas e na expectativa de conhecer o filho ou filha que vai chegar.

Porém, leva normalmente 9 meses até que seu bebê se sinta pronto para vir ao mundo e te conhecer!

No último mês de gestação, que vai da 37ª até 40ª semana, seu bebê estará pesando cerca de 2,8kG e com aproximadamente 50 cm.

Nessa fase, a criança já puxa o cordão umbilical e chupa os dedinhos.

A partir do 7º mês, ou início do 3º, trimestre, já possível que a gestante apresente contrações.

Ao senti-las, é preciso marcar o tempo entre uma e outra a fim de saber diferenciar as contrações falsas, chamadas de Braxton, das contrações de parto.

Iremos te explicar melhor a diferença entre elas, para auxiliá-la na identificação correta.

Leia mais: O que é Licença Maternidade, como funciona, quando entrar, nova lei

Sintomas e sinais do parto

Durante a gravidez, o corpo da gestante sofre alterações hormonais e físicas. Na reta final, há algumas mudanças que podem ser um sinal que está na hora do parto.

Geralmente, é a partir do 7º mês de gravidez que a mãe deve dar atenção aos sinais, às vezes sutis, que servem de alerta para a chegada da criança.

Entre eles podemos citar as contrações, a ruptura da bolsa amniótica e, em alguns casos, a liberação do tampão mucoso (secreção parecida com sangue).

Contrações falsas ou de Braxton Hicks

Este tipo de contração não possui um ritmo ou sincronia, porém, ele existe com o intuito de acostumar o corpo para o momento do parto.

O nome é em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, a primeira autoridade a descrever o fenômeno, em 1872.

Nem todas as gestantes sentem esse tipo de contração. Porém, quando acontece, elas duram em torno de 30 a 60 segundos e são caracterizadas por deixar a barriga dura.

Contrações de parto

Já as contrações de parto, no início, são similares a cólicas menstruais ou dor nas costas.

Possuem uma frequência de 20 a 30 minutos, até que fiquem mais fortes e longas, atingindo a média de uma contração a cada 3 minutos.

Quando você perceber essa frequência e uma sincronia entre as contrações, é sinal de que está na hora de preparar-se para chegada de seu bebê!

Leia mais: Como é um Parto normal? Dói muito?

Evolução do bebê no último mês

O 9º mês de gravidez pode ser comparado aos ajustes finais de uma festa. É quando o seu bebê está recebendo os últimos detalhes para poder sair te encontrar.

Desenvolvimento do pulmão

É durante o último mês de gestação que o bebê começa a se preparar para a primeira respiração. Quando a criança tiver o primeiro contato com o meio externo, acontecerá a primeira respiração independente dela.

Ganho de gordura corporal

Ao entrar no nono mês, o bebê já deve estar pesando em torno de 3kG. Porém, ele permanece ali no útero ganhando peso, a fim de acumular gordura para suportar a diferença de temperatura fora da barriga.

Dicas e cuidados para encarar o nono mês

O 9º mês pode ser acompanhado por um cansaço ainda maior e uma ansiedade grande para conhecer a criança.

Para deixar este momento mais especial e menos estressante, prefira deixar as coisas prontas. Por isso, trouxemos algumas dicas que visam te ajudar a encarar os últimos momentos. Confira!

Organize as roupinhas que irá levar para a maternidade

O momento do parto é sempre uma dúvida. Isso porque, caso você vá fazer parto normal, o dia do nascimento fica a critério do bebê. Por isso, o ideal é deixar uma bolsinha pronta com os itens essenciais cerca de 2 semanas antes da data esperada.

Isso facilitará a não esquecer itens essenciais para este momento.

Pense em como seu pet receberá o neném

Esse é um ponto importante e pouco abordado entre as mães. Porém, é de vital importância pensar em como irá ocorrer interação entre o seu bichinho e o seu bebê.

Organizar o ambiente e até conversar com o pet pode ser eficaz para reduzir riscos ou problemas nesta hora.

Planeje as visitas a maternidade e o anúncio do nascimento

Pode ser que neste momento muitas pessoas ofereçam ajuda ou queiram ir visitá-la. Por isso, uma dica é já deixar isso pré estabelecido consigo mesma, para evitar irritações ou incômodos.

Realize o exame de cardiotocografia

A partir da 38ª semana de gestação, o médico obstetra ou ginecologista, pode solicitar o exame cardiotocográfico. Este visa analisar a frequência cardíaca da criança, além de possíveis contrações uterinas do bebê.

O procedimento é realizado por meio de um aparelho de monitoramento, que gera um gráfico com os picos de batimento cardíaco e também das contrações.

Qual o prazo máximo para o bebê nascer?

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data provável do parto, também conhecido com DPP, ocorre na 40ª semana. Caso o bebê nasça antes da 37ª semana, será considerado prematuro, enquanto os que nascem após a 42ª são chamados de pós-termo.

Leia mais: Período pós-parto: o que é puerpério, fases (tardio, imediato) e mais


O mais importante em todo esse processo é aproveitar o momento único que é a gravidez.

É importante reforçar que cada criança tem um tempo de desenvolvimento e evolução, por isso não se desespere e caso sinta necessidade, recorra ao seu médico.

A maternidade é um momento desejado por muitas mulheres.

Se você conhece alguém que está passando por esse período, compartilhe o texto para que ela possa aproveitar ainda mais esse momento!

29/04/2019 10:16

Luiza (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*