O que é Exame de Progesterona, preparo, resultados, detecta gravidez?

0

O que é exame de progesterona?

O exame de progesterona é realizado para investigar os níveis de progesterona no sangue e se estão adequados para que haja uma gravidez. Embora seja mais solicitado para mulheres, esse exame serve para diagnosticar certas doenças em homens, como a Ginecomastia.

Não existem contraindicações para o exame e ele pode ser realizado antes ou durante a gestação. Além de ser indicado para as mulheres grávidas, também pode ser indicado para mulheres que queiram engravidar, mulheres que já passaram por abortos espontâneos ou que acabaram gerando um natimorto.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

O exame pode ser realizado na rede pública de saúde (SUS) ou em consultórios particulares com a média de valor em torno de R$ 27,00 a R$80,00.

É importante ressaltar que o exame de progesterona não detecta a gravidez, para isso, somente os exames de farmácia ou de sangue podem ajudar. Entretanto, o exame de progesterona ajuda a diagnosticar uma possível gravidez ectópica ou até mesmo a monitorar uma gravidez de risco.

O que é Progesterona?

A progesterona é um hormônio que o corpo produz. Homens e mulheres são capazes de produzir a progesterona, entretanto esse hormônio é produzido principalmente nos ovários, o que significa que as mulheres tendem a apresentá-lo em maior quantidade no sangue.

Nos homens, a progesterona está envolvida na criação de esperma ou espermatogênese. Nas mulheres, ela ajuda a preparar o útero para um ovo fertilizado e, caso venha a ficar grávida, também ajuda a manter a gravidez, pois auxilia no revestimento uterino. Quando não ocorre a fertilização do óvulo da mulher, o nível de progesterona cai e ocorre a menstruação.

Durante a gestação, a partir do final do terceiro mês de gravidez, a mulher passa a produzir uma grande quantidade de progesterona, que perdura até o parto. Entretanto, quando ela entra em trabalho de parto, a progesterona cai e ajuda a acionar a produção de leite para a amamentação do bebê.

Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é exame de Progesterona?
  2. O que é Progesterona?
  3. Para que serve?
  4. Preparação
  5. Como é feito o exame de progesterona?
  6. Riscos do teste
  7. Resultado do exame
  8. O que pode afetar o resultado do exame?
  9. Periodicidade do exame
  10. Benefícios no corpo da mulher

Para que serve o exame de progesterona?

O exame é feito para investigar os níveis de progesterona na mulher e verificar se estão adequados para que seja possível ocorrer uma gravidez.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

É indicado, principalmente, para as mulheres que queiram engravidar, para as que já passaram por abortos espontâneos, sangramentos ou deram à luz um natimorto. O exame pode ser realizado antes ou durante a gestação e não existem contraindicações.

Além disso, o exame também pode ser indicado para:

  • Monitoramento de uma gestação arriscada;
  • Sangramento anormal em mulheres que não estejam grávidas;
  • Diagnóstico de aborto espontâneo ou gravidez ectópica;
  • Verificar se a ovulação está normal;
  • Ajudar a diagnosticar problemas com glândulas supra-renais e alguns tipos de câncer.

Como é a preparação do exame de progesterona?

É necessário fazer um jejum de três horas antes da realização do exame. Por isso, escolha um horário em que você possa fazê-lo sem maiores transtornos.

É importante ressaltar que o uso de certos medicamentos que contêm estrógeno ou progesterona (pílulas anticoncepcionais, por exemplo) pode interferir no resultado do teste. Diante disso, anote todos os medicamentos que você toma, para que, na hora da consulta, seu médico consiga fazer os ajustes necessários. Pode ser necessário dar uma pausa com o medicamento por até quatro semanas.

Informe ao seu médico, também, se você realizou algum exame de raio x nos últimos sete dias, pois isso pode interferir nos resultados do exame.

O exame costuma ser realizado entre o 20° e o 24° dia do ciclo menstrual. Por isso, informe ao seu médico o primeiro dia do seu último período menstrual.

Como é realizado o exame de progesterona?

Se você já fez algum tipo de exame de sangue, no qual foi necessário retirar um pouco de sangue com o auxílio da agulha, não há motivos para se preocupar, pois o exame é feito da mesma maneira por um enfermeiro, e leva apenas alguns minutos para ser realizado.

O ideal é que, depois do teste, você faça uma alimentação leve, para evitar algum mal-estar por conta do jejum.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Depois de pegar o resultado, você deve leva-lo ao médico que solicitou.

Riscos do teste

Toda vez que você realiza um exame de sangue, é possível que você esteja correndo algum risco moderado. Você provavelmente sentirá uma pequena dor com a picada da agulha na veia, além de poder ocorrer sangramento por alguns minutos após a agulha ser removida. Um hematoma também pode se desenvolver na área em torno do local da punção.

Embora as complicações mais graves sejam raras, podem ocorrer desmaios, inflamação da veia e inflamação no local da punção.  Caso você esteja tomando medicamentos com varfarina sódica ou até mesmo Aspirina, é provável que o sangramento demore mais para parar, pois esses medicamentos afinam o sangue e podem causar complicações maiores como hemorragia e coagulação.

Caso essas complicações ocorram, procure um médico imediatamente.

Resultados do exame

Os resultados do exame geralmente ficam disponíveis dentro de 24 horas. Em geral, os resultados normais do teste sérico de progesterona são os seguintes:

  • Durante a menopausa: até 90 ng/dL;
  • Durante a fase lútea (última fase do ciclo menstrual): 400 a 2000 ng/dL;
  • Durante a fase folicular (fase inicial do ciclo menstrual): até 105 ng/dL;
  • Mulheres grávidas no primeiro trimestre: 11,2 a 90 ng/mL;
  • Mulheres grávidas no segundo trimestre: 25,6 a 89,4 ng/mL;
  • Mulheres grávidas no terceiro trimestre: 48,4 a 42,5 ng/mL.

No sexo masculino, o nível de progesterona considerado normal é de 20 a 90 ng/dL. Já em crianças que ainda não estão na fase da puberdade, os valores considerados normais são de até 40ng/dL.

Resultados anormais

Seus níveis de progesterona podem variar muito, mesmo no decorrer de um único dia. Em outros casos, os níveis anormais de progesterona podem ser um sinal de um problema de saúde oculto.

Valores altos

Além da gravidez, a progesterona elevada pode ter outras causas, que podem ser:

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)
  • Câncer do ovário;
  • Câncer adrenal;
  • Superprodução de hormônios causada pelas glândulas supra-renais;
  • Cistos no ovário.

Valores baixos

A causa dos valores baixos da progesterona podem estar ligados a:

  • Infertilidade;
  • Ciclo menstrual irregular;
  • Depressão;
  • Gravidez ectópica;
  • Redução da função ovariana;
  • Interrupção da menstruação (menopausa);
  • Aborto espontâneo;
  • Sistema imunológico baixo.

É importante ressaltar que todo exame feito deve ser avaliado por um médico especialista no assunto. Nesse caso, o seu médico ginecologista pode te ajudar.

O que pode afetar o teste

Existem algumas razões pelas quais você pode ser impedida de fazer o teste ou o resultado pode não ser útil. Estas situações são:

  • O uso de hormônios que contêm estrógeno ou progesterona;
  • Uso de medicamentos que contêm ampicilina ou clomifeno;
  • A hora do dia que você for realizar o teste também pode impactar, pois, durante o dia, você sofre alterações no nível de progesterona;
  • Caso você tenha realizado um exame que necessite de substância radioativa (como raio-x) na última semana;
  • Fase do seu período menstrual;
  • Estresse devido à vida agitada.

Periodicidade do exame

Embora não seja necessário fazer o exame de progesterona com frequência, a sua periodicidade dependerá das orientações do seu médico. Ele irá solicitar a realização do exame cada vez que quiser conferir a presença ou ausência de possíveis problemas que podem ser diagnosticados ou até mesmo acompanhados pelo exame.

Entretanto, é recomendado que as mulheres, ainda que não tenham sintomas de infertilidade ou menopausa prematura, realizem o exame uma vez ao ano, para que seja possível diagnosticar qualquer problema precocemente.

Benefícios da progesterona no corpo da mulher

Por ser um hormônio responsável por grande parte da fisiologia feminina, é importante entender quais são os seus benefícios no corpo da mulher.

Osteoporose

A progesterona estimula a ação dos osteoblastos, que são as células responsáveis pela formação dos ossos. Dessa forma, com a estimulação das células, a progesterona ajuda a prevenir a osteoporose.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Tensão pré-menstrual

Devido a grande mudança dos níveis de hormônio próximo à época da menstruação da mulher, a administração de progesterona equilibra a predominância do hormônio estrogênio e ajuda a prevenir os sintomas mais comuns da TPM.

Depressão pós-parto

Várias mulheres sofrem de depressão pós-parto, onde ocorre uma extinção momentânea da produção de progesterona, hormônio responsável pela manutenção da gravidez. Isso acaba por provocar alterações no comportamento que são semelhantes à TPM.

Nesses casos, uma terapia à base de progesterona pode ajudar.

Câncer

A progesterona ativa a expressão do gene P-53, que é o responsável pela morte das células programadas, fazendo com que não haja uma proliferação celular descontrolada e em excesso. Isso acaba ajudando a progesterona a ser efetiva contra o câncer.

Demais benefícios

Outros benefícios da progesterona são:

  • Ajuda a reduzir os efeitos ruins da menopausa;
  • Ajuda na eliminação das dores de cabeça e irritação;
  • Diminui a insônia;
  • Aumenta a libido e a concentração mental;
  • Ajuda a amenizar as cólicas menstruais;
  • Melhora a aparência da pele e do cabelo.

Esse artigo tem a intenção de ajudar você a entender o exame de progesterona e os benefícios desse hormônio em seu corpo! Compartilhe com as suas amigas para que elas também entendam!

Referências

http://saude-info.info/deficiencia-de-progesterona-os-sintomas-de-progesterona-baixa.html
http://www.coladaweb.com/biologia/fisiologia/progesterona
http://www.guiatestosterona.com.br/progesterona/
http://www.treinomestre.com.br/progesterona-veja-a-importancia-do-exame-e-porque-esse-hormonio-nao-pode-estar-em-baixa-nas-mulheres/
http://www.webmd.com/women/progesterone-15286#1
http://www.healthline.com/health/serum-progesterone#Resultadodostestes5

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui