Saúde

Preservativo (camisinha): masculino, feminino e como usar

Publicado em: 17/11/2017Última atualização: 27/01/2022
Publicado em: 17/11/2017Última atualização: 27/01/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Quando usado de forma adequada, o preservativo (feminino e masculino) se torna a melhor proteção não apenas contra a gravidez indesejada, mas também contra infecções (ISTs) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Portanto, seu uso é extremamente importante para evitar a propagação de diversas condições que debilitam o sistema imunológico e outros órgãos, levando assim a um comprometimento da saúde do (a) paciente.

Para entender um pouco mais sobre a importância do uso do preservativo, seja ele masculino ou feminino, seus benefícios e como usar da forma adequada, continue acompanhando o artigo.

O que é e para que serve o preservativo?

O preservativo é um método contraceptivo seguro, eficaz e barato que pode ser usado tanto por homens quanto mulheres. Enquanto o modelo masculino é composto por látex, o modelo feminino é formulado com poliuretano, sendo o último um material mais resistente e menos alergênico que o látex.

Sua função é, além de proteger a mulher de uma gravidez indesejada, proteger o casal, durante a relação sexual, da transmissão de doenças (DSTs) e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) .

Entre as principais infecções sexualmente transmissíveis que acometem tanto o homem quanto a mulher, e que são prevenidas com o uso adequado do preservativo, estão:

  • Sífilis: pequenas feridas pelo corpo que evoluem para erupção cutânea e acometimento de diversos órgãos;
  • Clamídia: silenciosa, a clamídia desencadeia dor na região íntima, secreção do órgão genital femino e masculino e infertilidade;
  • HIV: o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o causador da AIDS. Ataca o sistema imunológico do (a) infectada e debilita a saúde, deixando a pessoa suscetível a diversas doenças;
  • Tricomoníase: provocada por um parasita, a doença causa odor desagradável e forte coceira na região íntima feminina. Em homens tende a não manifestar sintomas. Além disso, pode induzir um parto precoce nas grávidas infectadas;
  • Gonorreia: infecção bacteriana que, se não tratada, causa infertilidade. Pode ser transmitida pela mãe ao bebê no parto e causar sintomas como dor ao urinar, secreção anormal na região íntima feminina e masculina;
  • Herpes genital: causado pelo vírus herpes simples, a herpes genital causa bolhas e úlceras na região íntima, além de forte dor e coceira. Pode ficar anos sem manifestar sintomas, mas permanece ativa no organismo do (a) infectado (a);
  • Hepatites B e C: silenciosa, a infecção pelo vírus causador das hepatites do tipo B e C pode comprometer o funcionamento do fígado e, inclusive, causar cirrose e câncer no órgão;
  • HPV: o Papilomavírus Humano causa verrugas na mucosa e pele da região íntima feminina e masculina e pode, inclusive, desencadear câncer dependendo do vírus que infecta a pessoa. Além do preservativo, pode ser prevenida com vacina.
O preservativo é o único método contraceptivo que protege contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis.
Publicidade
Publicidade

Tipos e tamanhos de preservativo: qual escolher?

Antes de adquirir ou comprar seu preservativo masculino, é necessário levar em consideração o diâmetro. Para saber suas medidas exatas, utilize uma fita métrica e meça a circunferência (espessura) e o comprimento (tamanho).

A partir daí, com as medidas em mãos, é possível encontrar o preservativo ideal para você. Se a circunferência for menor que 5 cm, o tamanho recomendado é o “pequeno” ou “teen”. Agora, se a circunferência ficar entre 5,1 e 5,2, deve-se optar pelo tamanho “padrão”. Para circunferências superiores a 5,2, o tamanho indicado é o “XXL” ou “extra grande”.

Vale lembrar que é extremamente importante usar o tamanho recomendado para seu tipo de circunferência e comprimento. Preservativos justos ou menores do que o correto podem estourar e perder completamente sua eficácia e proteção, expondo assim você e sua (seu) parceira (o) a doenças e à gravidez indesejada. Da mesma forma, preservativos maiores podem perder a efetividade durante o uso.

No caso do preservativo feminino, o tamanho é padrão (15 cm de comprimento X 8cm de diâmetro). Portanto, não é preciso se preocupar com isso, apenas com a colocação adequada na região íntima feminina.

Leia mais: Dezembro vermelho: mais conscientização sobre o HIV e Aids

Publicidade
Publicidade

Preservativo masculino X feminino

Apesar de ser pouco conhecido ou usado, o preservativo feminino é ainda mais seguro que o masculino e proporciona à mulher mais independência. Ele possui a mesma função da versão desenvolvida para homens: proteger contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis e prevenir uma gravidez indesejada.

Como uma parte dela fica para fora da região exterior do órgão sexual feminino, o casal fica menos suscetível ainda às doenças e infecções sexualmente transmissíveis, pois as secreções ou feridas causadas por elas, por exemplo, não entram em contato com a pele do (a) parceiro (a). Portanto, a vulva da mulher fica protegida.

A eficácia do preservativo masculino é de, aproximadamente, 95%, enquanto que a feminina possui entre 90 e 99% de eficácia, quando são usados da forma adequada ao longo da relação sexual.

Contudo, diferente do preservativo masculino, o feminino pode ser usado por até 8 horas após sua colocação, o que proporciona mais liberdade à mulher. Seu material também é mais resistente, o que diminui as chances do produto estourar durante a relação. 

Como colocar preservativo

As instruções de uso tanto do preservativo feminino, quanto do masculino estão disponibilizadas na embalagem. Mas, se mesmo assim você ficou com alguma dúvida sobre como colocá-los, confira as dicas a seguir:

Preservativo feminino

Com as mãos higienizadas com água e sabão, siga os seguintes passos:

  1. Com as mãos, abra a embalagem com cuidado. Evite usar os dentes para não danificar o preservativo;
  2. Segure a argola menor, que fica na extremidade, com os dedos polegar e indicador;
  3. Pressione a mesma argola com os mesmos dedos, insira o máximo possível dentro da genitália e empurre o preservativo com a ajuda do indicador, até que a argola maior fique próxima à pele;
  4. Após a relação sexual, retire o preservativo com cuidado para que não haja vazamento do sêmem. Para isso, pressione a argola maior com os dedos e torça o preservativo.

Preservativo masculino

Após higienizar as mãos com água e sabão, siga os seguintes passos:

  1. Assim como no preservativo feminino, abra a embalagem com cuidado, utilizando as mãos (evite usar os dentes para não danificar o preservativo);
  2. Com o órgão sexual ereto e sem a ajuda de lubrificantes ou cremes, torça a ponta do preservativo (para evitar que fique ar dentro), coloque e desenrole com cuidado, com as pontas dos dedos;
  3. Ao final da relação, retire com cuidado o preservativo e descarte no lixo.

Vale lembrar que no caso do preservativo masculino, ele só deve ser retirado da embalagem pouco antes de ser usado. No caso do feminino, ele pode ser utilizado por até 8 horas.

Importante: os preservativos não devem ser reutilizados! Sempre que uma nova relação acontecer, independente do tipo de relação, utilize um preservativo novo. Além disso, apenas um tipo de preservativo pode ser utilizado em cada relação: ou o feminino ou o masculino.

Para serem eficazes, os preservativos precisam ser usado durante toda a relação e de forma adequada.
Publicidade
Publicidade

Onde encontrar preservativos

Os preservativos masculinos e femininos podem ser adquiridos de forma gratuita em postos de saúde de todo o país. Além disso, é possível encontrá-los à venda em farmácias e supermercados.

Na plataforma Consulta Remédios, você encontra diversas opções, marcas e modelos.

Os valores variam de acordo com o modelo, já que algumas podem ser encontradas com tecnologias diferentes. O preservativo feminino tende a ser um pouco mais caro que o masculino por conta de seu material, mas mesmo assim vale a pena investir.

____________________

O uso de preservativo, seja ele masculino ou feminino, é essencial para prevenir não apenas uma gravidez indesejada, mas doenças que debilitam e que acometem fortemente o sistema imunológico das pessoas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, consulte seu (a) médico (a), ele (a) saberá, melhor do que ninguém, te orientar.

Para mais informações sobre saúde, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade