O 5-htp, também conhecido como 5-hidroxitriptofano, é um aminoácido e suplemento, que atua no sistema nervoso central sendo um dos precursores direto de serotonina (5-HT). Ele induz a saciedade e o aumento de calor, o que estimula a perda de peso, por exemplo. 

É derivado de uma planta do Oeste da África, chamada Griffonia simplicifolia, usada tradicionalmente na medicina africana para combater problemas, como: diarreia, vômito, constipação, mas também atua como afrodisíaco. 

Para entender melhor sobre o 5-htp, preparamos um artigo completo sobre o assunto, confira!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Benefícios do 5-htp
  2. Melhor horário para tomar 
  3. Efeitos adversos do 5-htp
  4. Contraindicações

Benefícios do 5htp

Atualmente, existem evidências científicas que constatam a eficiência no tratamento e equilíbrio da obesidade com o uso do 5htp. Além disso, ele tem também o potencial para tratar doenças e condições em todo o corpo, como por exemplo:

A deficiência dessa substância no organismo pode gerar depressão, apetite descontrolado, desordens obsessivo-compulsivas, fobia social e síndrome pré-menstrual. Também está envolvido no autismo, na ansiedade, bulimia, pânico, enxaqueca, esquizofrenia e na violência extrema.

Melhor horário para tomar 

Geralmente, a recomendação é a ingestão do medicamento por até três vezes ao dia, nos casos mais agravados. Em casos mais leves, deve ser ingerido apenas uma cápsula ao dia, antes de dormir, pois o medicamento estimula o sono.

Vale lembrar que é possível encontrar o 5-htp para comprar em farmácias ou lojas de produtos naturais.


Efeitos adversos do 5-htp

Estudos revelam que, em alguns casos, há efeitos adversos moderados que desaparecem quando se encontra a dose correta para o paciente. 

Entre os sintomas adversos podemos citar:

Vale lembrar que sempre é fundamental observar se o medicamento está dentro do prazo de validade, além disso, ele deve ser mantido longe das crianças e não deve ser utilizado sem orientação médica.

Contraindicações

Este medicamento é contraindicado para pessoas que façam uso de alguns fármacos que não podem ser associados ao 5-htp, incluindo alguns antidepressivos e ansiolíticos. Entre eles podemos citar: fluoxetina, sertralina, citalopram, duloxetina, venlafaxina, escitalopram, paroxetina, tramadol, trazodona, amitriptilina, buspirona, ciclobenzaprina, fentanila, entre outros.

Também não é recomendado o uso do 5-htp por pessoas que tenham as seguintes condições:

  • Hipersensibilidade às substâncias do 5-htp;
  • Doença isquêmica do coração (infarto, angina de peito, isquemia); 
  • Espasmo da artéria coronária;
  • Hipertensão;
  • Gravidez (apenas com orientação médica);
  • Lactantes;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Doenças cardiovasculares significativas.

Vale lembrar que os resultados podem variar dependendo do organismo de cada pessoa, tendo em vista fatores como: alimentação, prática de exercícios físicos e presença de outras patologias.


Antes de iniciar o tratamento com 5-htp, é importante consultar um médico de sua confiança.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar! 

Fontes consultadas: 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.