A Síndrome do Intestino Permeável, Leaky Gut em inglês, não é uma doença, como a maioria das pessoas acredita. Ela é, na verdade, consequência de algumas condições ou doenças prévias e de alguns hábitos de vida e de alimentação nada saudáveis.
Para te ajudar a entender melhor a condição, quais são os sintomas manifestados por ela e tratamentos, continue acompanhando o artigo.
A Síndrome do Intestino Permeável é uma condição desencadeada pela liberação de toxinas e microrganismos nocivos pelo intestino na corrente sanguínea. Ela surge quando as pequenas lacunas da parede intestinal, responsáveis pela filtragem de tudo que passa pelo órgão, se desprendem e liberam tais substâncias, além da água e nutrientes.
Quando esse comprometimento das paredes do intestino ocorre, há a liberação, portanto, de bactérias e outros agentes infecciosos e de toxinas para outras regiões do corpo por meio do sangue, inclusive para o Sistema Nervoso Central.
A condição tem origem em diversos fatores gastrointestinais ou não. As principais ou que possuem evidências científicas são:
Além de levar em consideração os sintomas manifestados pelo (a) paciente, o (a) médico pode requisitar exames específicos para confirmar o diagnóstico. É o caso do teste duplo de açúcar, em que são ingeridos dois tipos de açúcar em jejum a fim de analisar o açúcar dissacarídeo na urina, e a zonulina sérica, que analisa a permeabilidade intestinal por meio das fezes do (a) paciente.
Se algum dos exames apresentar evidências da condição, o (a) médico (a) pode iniciar o tratamento personalizado às necessidades do (a) paciente.
O tratamento varia de acordo com a doença ou condição causadora da complicação intestinal, portanto, é totalmente personalizado e leva em consideração os sintomas apresentados que, como vimos, vão além de sintomas gastrointestinais.
Ele consiste, basicamente, na suspensão ou diminuição do uso de bebida alcoólica e em mudanças de hábitos alimentares. Nesse último caso, deve-se diminuir a ingestão de alimentos ricos em açúcar, como industrializados, com frutose (sucos de caixinha, por exemplo) e aumentar a ingestão de fibras (cereais integrais) e de gorduras poliinsaturadas, encontradas na soja, sementes, castanhas, verduras, legumes, entre outros.
Portanto, além da mudança de alguns hábitos, é essencial tratar a causa da síndrome. No caso do estresse e da depressão, por exemplo, o tratamento medicamentoso, psiquiátrico e psicológico ajudarão, progressivamente, a aliviar os sintomas apresentados pelo (a) paciente.
Leia também: Bactérias no intestino: têm relação com o câncer intestinal?
É possível sim prevenir a condição com alguns hábitos. A seguir, você confere quais são e um pouco mais sobre eles:
Como vimos ao longo do texto, uma alimentação rica em açúcar (carboidrato refinado), especialmente em alimentos industrializados, é uma das principais causas da alteração que causa a Síndrome do Intestino Permeável.
Portanto, além de diminuir o consumo desse tipo de alimento, acrescente em sua rotina frutas, legumes, verduras, sementes, oleaginosas, que são ricos em fibras e estimulam o funcionamento do intestino, e alimentos fermentados, como iogurtes, kefir e kombucha.
Além de ajudarem a restabelecer as paredes intestinais e prevenir a condição, uma alimentação que conta com os alimentos acima alimentam as boas bactérias, que são essenciais para o pleno funcionamento do intestino.
O álcool é um dos vilões não apenas do intestino, mas da saúde em geral. Portanto, a diminuição da frequência do consumo desse tipo de bebida é uma das formas de prevenir o surgimento da Síndrome do Intestino Permeável.
O controle das doenças que podem desencadear a condição é a melhor forma de prevenção. A síndrome é uma das várias complicações que podem ser evitadas com acompanhamento médico.
Quanto mais cedo detectada, maiores são as chances da doença não progredir e do tratamento ser eficaz. Portanto, consultas regulares ao (à) médico (a), especialmente quando sintomas adversos surgem, são essenciais para prevenir essa e outras condições.
Sim, tem cura. Mas isso só é possível com acompanhamento médico e de especialistas na causa da condição. Como vimos ao longo do texto, a cura depende, exclusivamente, do tratamento da doença ou condição causadora da síndrome e de uma alimentação saudável e balanceada, rica em fibras e pobre em açúcar.
____________________
Apesar de ser uma condição ainda pouco explorada e um termo relativamente novo, a Síndrome do Intestino Permeável requer atenção e diagnóstico certo para um tratamento certeiro.
Para mais informações sobre saúde, continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.