As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para a saúde do corpo humano. De uma forma geral, elas auxiliam no metabolismo celular favorecendo reações químicas e também contribuem na absorção dos nutrientes.

Elas podem ser encontradas em pequenas quantidades em alimentos de origem natural ou também em forma manipulada, como em comprimidos polivitamínicos.

Neste texto, falaremos especificamente da vitamina A e quais os benefícios que uma alimentação balanceada pode trazer!

Além disso, abordaremos as principais dúvidas sobre esse nutriente. Confira abaixo.

O que é a vitamina A?

A vitamina A é um micronutriente pertencente ao grupo de vitaminas lipossolúveis, que basicamente são nutrientes que dependem da presença de lipídios para ser dissolvida. 

Ela pode ser encontrada em dois tipos diferentes de fontes, sendo as de origem animal, chamada de retinol, e de origem vegetal, conhecida como provitamina A.

É uma vitamina importante para o corpo humano, pois possui diferentes funções no organismo e também contribui para diferentes regiões do corpo.

Porém, não é produzida pelo nosso próprio organismo, portanto, toda a vitamina A que necessitamos deve vir por meio da alimentação diária. 


Em alguns casos, quando a pessoa possui uma baixa quantidade do nutriente no organismo, a ingestão pode ser feita através de suplementos. 

Mas, é importante ressaltar que antes de utilizar qualquer produto é necessário a indicação ou orientação médica, mesmo quando é natural.

A suplementação só é indicada em situações específicas — por exemplo, se a absorção intestinal está comprometida ou, ainda, pela necessidade de aumento de nutrientes específicos. 

É o caso de mulheres em idade fértil ou grávidas, que muitas vezes precisam suplementar. No entanto, em todas essas situações é preciso a avaliação de um profissional de saúde.

Para homens, a ingestão ideal é de aproximadamente 900mcg, o que equivale a 3000UI (unidade internacional). Para mulheres, a dose fica em 700mcg ou 2333UI, mas para as grávidas pode chegar a 770mcg ou 2567UI.

Função: para que serve a vitamina A?

A vitamina A serve para auxiliar nas principais funções do nosso corpo, de modo que elas aconteçam corretamente. Ela é fundamental para o sistema visual humano, manutenção do sistema imunológico e também possui uma ação antioxidante, importante para renovação celular.

Então, a partir do momento que ingerimos uma quantidade de vitamina A, ela irá ser armazenada no fígado, como se fosse um estoque. E assim que surgir uma necessidade, como a falta dessa vitamina, o nosso corpo começará a utilizar esta reserva.

Por isso, é importante ter uma ingestão adequada desse nutriente, já que ele pode trazer benefícios que falaremos a seguir. 

Quais são os benefícios da vitamina A? 

A vitamina A pode fornecer uma variedade de benefícios, sendo bastante importante para a saúde de modo geral, mantendo os sistemas orgânicos em funcionamento. Além disso, ela é bastante conhecida pelos benefícios à beleza da pele, unhas e cabelos, deixando-os fortes.

Então, separamos cada um deles para falarmos especificamente dos benefícios. Veja abaixo.

Saúde

De uma forma geral, a vitamina A pode trazer uma série de benefícios para a saúde do organismo. Por exemplo, auxiliar na renovação celular, que é o processo de troca, que permite que as células velhas sejam substituídas pelas mais novas.

Além disso, essa vitamina também pode ser capaz de aumentar a imunidade. Isso porque ela possui boas quantidades de antioxidantes, que basicamente são moléculas capazes de evitar a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células.

E com isso, o sistema imunológico fica mais fortalecido contra agentes perigosos causadores de doenças.

Uma outra característica importante desse nutriente é que ele também pode ser importante para o sistema visual humano. A vitamina A auxilia na proteção da córnea, a parte do olho em que transmite e concentra a luz que entra no olho. 

Aliás, uma baixa ingestão dessa vitamina pode causar dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz e também causar até uma cegueira. 

Pele

A vitamina A também é importante para a pele. Pelo fato dela ajudar na renovação celular que falamos no texto acima, ela faz com que as células antigas que estão na epiderme sejam trocadas por células novas, melhorando o aspecto da derme.

Ela também ajuda na produção de colágeno, uma proteína que possui a função de manter a aparência jovial da pele, unhas e cabelos.

Além desses aspectos, a vitamina A  também atua contra a flacidez, linhas finas de expressão, age contra o fotoenvelhecimento e diminui espinhas e marcas de acne.

Cabelo 

No caso do cabelo, a vitamina A é um nutriente indispensável para quem deseja que ele cresça rápido. Isso porque ela possui uma reação efetiva no crescimento capilar, acelerando o processo.

Além disso, é essencial para o desenvolvimento dos fios, já que ela impede a degeneração das células e também diminui a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade que fica na raiz do cabelo.

Quais são os alimentos com vitamina A?

Os principais alimentos fontes de vitamina A em 100g de produto são:

  • Fígado bovino: 7mg;
  • Leite enriquecido: 9mg;
  • Fígado de frango: 3mg;
  • Leite desnatado: 3mg;
  • Atum fresco: 2mg;
  • Queijo prato: 1,2mg;
  • Ovo de galinha: 0,9mg;
  • Cenoura: 0,8mg;
  • Cenoura cozida: 0,67mg;
  • Abóbora: 0,17mg.

A vitamina A é uma vitamina essencial para o nosso organismo. Ela deve fazer parte de uma alimentação balanceada, com a ingestão de outros nutrientes fundamentais para a boa nutrição. Assim, pode-se obter uma vida saudável!

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