Os hormônios são substâncias produzidas pelo sistema endócrino. Existem diferentes tipos, com várias funções, mas todos com uma grande importância para o funcionamento do organismo.

Por isso, é importante ficar atento(a), visto que existem doenças sérias relacionadas à interferência hormonal — alguns tipos de câncer ou distúrbios como a endometriose, por exemplo.

Nesses casos, são necessários medicamentos para regular o funcionamento e a liberação de alguns hormônios. Ou seja, é necessário aumentar ou inibir determinada produção hormonal.

O medicamento Lupron atua nesse âmbito. Confira, a seguir, mais informações:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é Lupron?
  2. O que é Lupron FIV?
  3. Para que serve o medicamento Lupron?
  4. Lupron pode ser usado para puberdade precoce?
  5. Qual o mecanismo de ação do princípio ativo Leuprorrelina?
  6. Como aplicar a injeção de Lupron Depot?
  7. Quais os efeitos colaterais do acetato de Leuprorrelina?
  8. Lupron Depot é aprovado pela ANVISA?
  9. Qual o preço de Lupron? Onde comprar mais barato?
  10. Lupron Depot tem genérico ou similar?
  11. Tem no SUS?
  12. Como orçar?

O que é Lupron?

Lupron é o nome comercial de dois medicamentos cujo princípio ativo (fármaco) é o Acetato de Leuprorrelina, são eles: Lupron Depot (referência) e Lupron (novo).

Considerando que ambos têm a mesma substância ativa, atuam de forma bastante similar no organismo. O Acetato de Leuprorrelina é um hormônio sintético — ou seja, é produzido quimicamente para imitar o que é feito pelo organismo.

Ele age diminuindo a produção do hormônio gonadotrofina (hormônio sexual) pelo corpo, de forma que bloqueia a produção hormonal dos ovários e dos testículos. 


Entretanto, apesar de similares, não são idênticos. Entenda melhor a diferença:

Qual a diferença entre Lupron Depot e Lupron?

O medicamento referência (ou seja, criado e aprovado primeiro) é o Lupron Depot, de forma que todos os remédios feitos depois (genéricos ou similares) são baseados em sua fórmula original.

Já o medicamento Lupron é, ainda, classificado como novo. Ou seja, teve sua aprovação e início de comercialização recentemente. 

A maior diferença entre eles é a indicação da bula. Considerando que o primeiro é aprovado e indicado para o tratamento de 4 problemas diferentes (todos envolvendo distúrbios hormonais) e o segundo é indicado apenas para o tratamento de câncer de próstata em estágio avançado.

Além disso, a aplicação também é diferente: Lupron Depot é uma injeção intramuscular (direto no músculo) e Lupron é de uso subcutâneo (abaixo da pele).

O que é Lupron FIV?

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, Lupron FIV não é um tipo ou variação do medicamento Lupron.

Na verdade, a sigla FIV significa fertilização in vitro, uma técnica de reprodução artificial. É comum que mulheres que realizam esse tipo de procedimento recebam indicação médica para utilizar medicamentos de controle hormonal.

Entretanto, apesar do medicamento Lupron ter ação reguladora hormonal, sua bula não indica o uso para casos de reprodução artificial. Mesmo assim, a substância pode ser utilizada nesses casos.

Para que serve o medicamento Lupron Depot?

De acordo com a bula, o Lupron Depot pode ser utilizado para tratar câncer de próstata, endometriose, mioma no útero e câncer de mama. Isso pois seu princípio ativo atua regulando os hormônios sexuais, principais responsáveis por esses distúrbios.

Vale destacar que o medicamento Lupron (novo) difere na indicação, visto que a bula o indica para tratar apenas câncer de próstata. 

A seguir, entenda melhor as patologias e como funciona a medicação em cada um dos casos:

Câncer de próstata

O Lupron Depot, assim como o Lupron (novo), pode ser indicado para o tratamento de pacientes com câncer de próstata (neoplasia maligna) em estágio avançado.

Além disso, a bula traz a indicação de que o medicamento deve ser utilizado pelo período de tempo estipulado pelo médico ou médica responsável.

Ou seja, não há um limite pré-estabelecido para o uso da medicação, fica a critério da equipe médica responsável. A única indicação é que a injeção deve ser aplicada uma vez a cada 3 meses, através de dose única intramuscular.

Endometriose

A endometriose é uma patologia mais comum do que algumas pessoas imaginam — milhares de mulheres são diagnosticadas todos os anos. Trata-se de um distúrbio em que o tecido de revestimento do útero cresce fora dele. 

Apesar de existirem tratamentos, a doença pode ter duração de anos ou até mesmo a vida toda.

O medicamento Lupron Depot pode ser indicado para o controle hormonal e, consequentemente, da doença em si. Nesse caso, a bula informa que o tratamento deve ter duração máxima de 6 meses (o que corresponde a 2 aplicações do medicamento).

Mioma no útero

O mioma no útero (ou fibroma uterino) é um tipo de tumor não canceroso no útero. Ou seja, trata-se de um tumor benigno. A recorrência do distúrbio é muito comum, considerando que atinge aproximadamente 2 milhões de brasileiras anualmente.

É comum que a patologia seja diagnosticada em mulheres em idade fértil e vale destacar que  dificilmente se transforma em um câncer no útero. Os sintomas incluem sangramento menstrual intenso, períodos menstruais prolongados e dor pélvica — mas a doença também pode ser assintomática.

O medicamento Lupron Depot pode ser indicado para o tratamento e, de acordo com a bula, deve ser realizado por no máximo 6 meses (equivalente a 2 aplicações).

Câncer de mama

O Lupron Depot pode ser indicado para o tratamento de pacientes com câncer de mama (neoplasia maligna) em estágio avançado.

A bula traz algumas especificações com relação às condições necessárias para receber o tratamento com Lupron Depot. Por exemplo, ele é recomendado apenas para mulheres na pré e perimenopausa — quando a hormonioterapia é indicada.

Há, apenas, a indicação de que o medicamento deve ser utilizado pelo período de tempo estipulado pelo médico — de forma que não há um limite pré-estabelecido para o uso da medicação, que fica a critério da equipe médica.

Vale destacar que nesse caso, assim como nos outros, é necessário aguardar um intervalo de 3 meses entre cada aplicação do medicamento.

Lupron pode ser usado para puberdade precoce?

Sim. Apesar de não estar entre as indicações da bula, há muitos médicos que recomendam o tratamento com Lupron para casos de puberdade precoce.

Isso é possível considerando que o medicamento atua regulando a produção de hormônios sexuais (ativos que desencadeiam a puberdade). Sendo assim, a medicação pode se mostrar eficaz nesses casos.

Qual o mecanismo de ação do princípio ativo Leuprorrelina?

O acetato de Leuprorrelina (princípio ativo do medicamento Lupron e Lupron Depot) é um hormônio sintético — ou seja, feito em laboratório. Ele atua diminuindo a produção de gonadotrofina (hormônios sexuais) pelo corpo. 

Com isso, a substância bloqueia a produção hormonal dos ovários e dos testículos. Dessa forma, o acetato de Leuprorrelina pode impedir o desenvolvimento de alguns tumores dependentes de hormônios — tais como alguns tipos de tumores de próstata e mama.

Além disso, conforme mencionado, pode tratar outras doenças relacionadas à desregulação hormonal (como mioma uterino e endometriose). 

Vale destacar que, de acordo com as informações da bula, a substância começa a fazer efeito no organismo com aproximadamente 1 mês de uso.

Como aplicar a injeção de Lupron Depot?

De acordo com a bula, o medicamento Lupron Depot deve ser aplicado via intramuscular (no interior do músculo). Antes e após realizar a aplicação, é necessário passar sobre o local um algodão com álcool para higienização. Vale destacar que a medicação precisa ser preparada, ou seja, não vem pronta.

Para saber como realizar o preparo, você pode seguir o passo a passo presente na bula ou contar com auxílio médico. Também é importante saber que é necessário mudar o local de aplicação a cada dose.

Além disso, é preciso atentar-se que essa indicação é apenas para o medicamento Lupron Depot. Pois, conforme mencionado em tópico anterior, o remédio Lupron (novo) tem a indicação de aplicação subcutânea (abaixo da pele).

Quais os efeitos colaterais do acetato de Leuprorrelina?

Assim como toda substância medicamentosa, o acetato de Leuprorrelina também pode causar efeitos colaterais às pessoas que realizam seu uso. Podem ocorrer reações como dores de cabeça até as mais graves como piora nos sintomas.

Geralmente, as bulas dividem os efeitos colaterais entre muito comuns, comuns, raros e muito raros. Em especial, no caso do acetato de Leuprorrelina, a divisão é feita de acordo com a doença em tratamento. Confira:

Pacientes com câncer de próstata

As reações adversas mais comuns, apresentadas por pacientes em tratamento de câncer de próstata, são:

  • Piora dos sintomas da doença durante a primeira semana de tratamento;
  • Pessoas nas quais o tumor atingiu os ossos da coluna (vértebras) ou que não conseguem urinar devido à obstrução pelo tumor podem sentir fraqueza, perder a sensibilidade dos membros inferiores ou sentir a piora dos sintomas urinários;
  • Aumento de peso ou anorexia;
  • Ondas de calor, diminuição do desejo sexual, aumento da transpiração;
  • Alterações urinárias, impotência, alterações nos testículos, infecções urinárias;
  • Reações no local da injeção, coceira;
  • Dor óssea;
  • Cansaço e/ou fraqueza muscular.

Pacientes com endometriose e mioma no útero

As reações adversas mais comuns, apresentadas por pacientes em tratamento de endometriose ou mioma no útero, são:

  • Dor generalizada, dor de cabeça;
  • Ondas de calor, sudorese;
  • Náuseas, vômitos, alterações gastrintestinais (estômago ou intestino);
  • Edema (acúmulo anormal de líquidos no organismo);
  • Ganho ou perda de peso;
  • Acne;
  • Problemas nas articulações;
  • Diminuição do desejo sexual, depressão, nervosismo, alterações neuromusculares;
  • Tontura, dormência;
  • Reações na pele;
  • Dor e sensibilidade nas mamas, vaginite.

Pacientes com câncer de mama

As reações adversas mais comuns, apresentadas por pacientes em tratamento de câncer de mama, são:

  • Fogacho (sensação de calor repentina), aumento da transpiração;
  • Dor de cabeça (cefaléia);
  • Sintomas de resfriado;
  • Endurecimento e dor no local de aplicação;
  • Febre;
  • Vômito, náusea, vertigens, diarréia, constipação;
  • Dermatite;
  • Aumento ou perda de peso, aumento ou diminuição do apetite;
  • Dor cervical, dor nas costas, dor nas articulações, artralgia;
  • Fraqueza generalizada, diminuição da capacidade física;
  • Queda de cabelo;
  • Oscilação do humor, nervosismo, insônia, depressão;
  • Leucopenia (diminuição da taxa de leucócitos no sangue);
  • Eritema (vermelhidão na pele);
  • Vaginite (inflamação infecciosa, ou não, da mucosa vaginal).

Lupron Depot é aprovado pela ANVISA?

Sim. O remédio Lupron Depot possui o Registro nº 198600007 na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é categorizado como um medicamento hormonal.

Sendo assim, é aprovado para uso e comercialização como um fármaco que possui sua segurança e eficácia comprovada.

Qual o preço de Lupron? Onde comprar mais barato?

O preço* do Lupron pode variar conforme a localidade e disponibilidade do medicamento. Além disso, a versão (Lupron Depot ou Lupron) e miligramagem também interferem. Mas para saber onde comprar o remédio mais barato em sua região, você pode utilizar o site Consulta Remédios.

Veja a média de preço dos medicamentos:

  • Lupron Depot (3,75mg) caixa com 1 ampola com pó para solução de uso intramuscular + diluente + 1 seringa + 2 agulhas — o preço varia entre R$579 até R$800;
  • Lupron Depot (11,25mg) caixa com 1 ampola com pó para solução de uso intramuscular + diluente + 1 seringa + 2 agulhas — o preço varia entre R$1.690 até quase R$2.600;
  • Lupron (3,75mg) caixa com 1 ampola com pó liofilizado para solução de uso subcutâneo + 1 frasco diluente com 2mL — o preço varia entre R$660 até R$760;
  • Lupron (5mg/mL) caixa com 1 ampola contendo 2,8mL de solução de uso subcutâneo + 14 seringas — o preço varia entre R$640 até R$955;
  • Lupron (11,25mg) caixa com 1 frasco com pó para solução de uso subcutâneo + 1 frasco diluente + 1 seringa + 2 agulhas — o preço fica próximo de R$2.100.

*Preços consultados em fevereiro de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

Lupron Depot tem genérico ou similar?

O medicamento Lupron Depot é um medicamento de referência do laboratório AbbVie. Ele ainda não tem nenhuma versão genérica.

Entretanto, há versões similares. As indicações da bula desses medicamentos seguem a mesma base do Lupron Depot, ou seja, podem ser utilizados nos mesmos casos.

Vale destacar que nunca se deve fazer a troca, ou o uso simultâneo, do medicamento prescrito por outra versão (referência, genérico ou similar) sem a aprovação do(a) médico(a) responsável pelo tratamento.

Confira quais são as versões similares e sua faixa de preço*:

  • Lorelin Depot (3,75mg) — possui preço máximo (PMC) de R$720;
  • Lectrum (3,75mg) — o preço gira em torno de R$178, mas pode chegar até R$760;
  • Lectrum (7,5mg) — o preço geralmente fica na casa dos R$200, mas pode chegar até R$1.970 de acordo com o PMC (preço máximo ao consumidor).

*Preços consultados em fevereiro de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

Acetato de Leuprorrelina tem no SUS?

Sim. O acetato de Leuprorrelina (princípio ativo do Lupron) está presente na Relação de Medicamentos Essenciais (RENAME) de 2020. 

Sendo assim, deve ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em todos os casos, vale destacar que só é possível ter acesso ao medicamento com indicação médica.

Como orçar?

Em casos de não disponibilidade do medicamento via Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes com laudo médico podem fazer um requerimento judicial para receber o tratamento custeado pelo Governo Federal ou até mesmo pelo Plano de Saúde — se for o caso.

Assim, é necessário abrir um processo de acordo com as requisições estipuladas. Entre elas está a apresentação de documentos como: laudo médico, exames, requerimento padrão e orçamento de 3 farmácias.

Para facilitar o procedimento, é possível contar com o auxílio da Assessoria de cotação de medicamentos de alto custo, que fornece um orçamento personalizado. 

Ao acessar o link, realize seu cadastro — é necessário informar alguns dados pessoais e também qual é o medicamento em questão. Ao final, basta clicar em “solicitar cotações” e aguardar o retorno.


Sabemos que muitas pessoas são portadoras de patologias e distúrbios com causa ou interferência hormonal. É devido a esse fato que medicamentos como o Lupron Depot e seus similares são importantes para um tratamento seguro e efetivo.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, medicamentos, bem-estar e muito mais!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.