Você já ouviu falar em Ora-pro-nóbis (cujo nome científico é Pereskia aculeata)? Essa planta também é popularmente conhecida como trepadeira-limão, groselha de barbados, bife de pobre e orabrobó.
Ela se originou no continente americano e pode ser encontrada em uma grande faixa territorial, que se estende entre os Estados Unidos e o Brasil.
O nome vem do latim e significa “rogai por nós”, expressão muito utilizada em orações e invocações católicas. Acredita-se que o surgimento desse nome também está ligado a essa religião.
Durante o período colonial do Brasil, era comum encontrar a planta nos jardins das igrejas. Como os padres não permitiam que ninguém a pegasse, as pessoas roubavam algumas folhas durante a missa (que era rezada em latim e de costas para os fiéis).
Assim, quando o sacerdote falasse a frase “ora-pro-nóbis”, significava que ele estava concentrado nas orações e podia-se colher a planta discreta e tranquilamente.
A forma de uso mais popular da planta ora-pro-nóbis é na culinária, principalmente como tempero de alguns alimentos (carnes, por exemplo) ou complementos de outros pratos (preparada como salada).
Também é possível usar as folhas para fazer chás, sucos e até sorvetes.
Algumas pessoas trituram a ora-pro-nóbis e misturam com farinhas e massas. Omeletes, sopas, bolos, pães e molhos também podem levar essa planta.
Tal planta dá flores com sabores adocicados e que podem ser consumidas em saladas e usada para decorar pratos.
Animais também podem ingerir ora-pro-nóbis triturada e misturada com a ração ou pasto.
Essa trepadeira ainda pode ser cultivada em jardins pela beleza e perfume da sua florada que pode ser rosa, roxa, branca ou amarela.
Na verdade, a flor da ora-pro-nóbis é muito valorizada por causa da sua raridade. Ela nasce e perdura por apenas um dia durante o ano.
Ou seja, a flor desabrocha pela manhã e cai do galho a noite e depois só nascerá novamente no ano seguinte. O período de flora é de janeiro a abril.
A planta, sem flores, ainda é cultivada por hobbie ou então forma de decoração, já que pode crescer em volta de deques e coretos.
A ora-pro-nóbis é uma planta que tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Além disso, essa trepadeira ajuda no combate à prisão de ventre, já que estimula o movimento intestinal e eliminação do bolo fecal.
Outros benefícios da ora-pro-nóbis são:
Essa planta pode ajudar a reduzir os níveis de gorduras e açúcares presentes no sangue. Assim, ela é indicada para o controle de doenças como diabetes e colesterol.
A ora-pro-nóbis garante hidratação e elasticidade para a pele. Além disso, a trepadeira ainda previne o envelhecimento das células.
Ou seja, a pele fica mais firme, jovem e menos ressecada.
Essa trepadeira ajuda no fortalecimento dos fios capilares, evitando a queda excessiva e a quebra das madeixas.
A ora-pro-nóbis contém algumas substâncias (como o retinol) que ajudam na manutenção da saúde ocular.
Ela ajuda a prevenir o aparecimento de doenças como xeroftalmia (doença em que não há produção natural de lubrificação nos olhos, o que dificulta a visão).
Durante a gravidez, o consumo dessa planta também é benéfica: ela contém ácido fólico, substância que ajuda a evitar malformações no neném.
Cerca de 10g de ora-pro-nóbis tem 2,1g de proteínas. A mesma quantidade da planta também tem aproximadamente 16kcal, 1,7g de carboidratos, 0,5g de gorduras totais, 0g de gordura trans e 5mg de sódio.
Com tantas propriedades, essa planta pode até ser uma boa substituta da carne, já que 100g de ora-pro-nóbis contém aproximadamente 21g de proteína (a mesma quantidade que um bife de 100g de carne vermelha).
Mesmo com essa vantagem, não é recomendado que as folhas dessa trepadeira sejam a única fonte de proteínas na dieta. Castanhas, legumes e leguminosas também devem fazer parte da alimentação de quem não consome proteína animal.
A ora-pro-nóbis é uma planta que pode ser consumida de várias formas. As apresentações in natura, em pó e em óleo são muito comuns de serem utilizadas na culinária, misturando em alimentos e sucos. Além disso, tem a versão em cápsulas.
Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas apresentações:
Essa é a forma mais comum de encontrar a planta. Tanto as folhas como as flores podem ser consumidas.
Elas podem ser cortadas ou picadas para adicionar em tortas, bolos e omeletes.
A planta in natura também é usada como forma de tempero. Basta colocar uma ou duas folhas no frango ou na carne vermelha enquanto prepara o prato e depois retirá-las na hora de servir.
O pó da ora-pro-nóbis é muito utilizado para ser misturado com farinha de trigo em massas e pães. Essa forma de apresentação também é ideal para se misturar com a ração de animais.
A apresentação de ora-pro-nóbis em óleo é usado na indústria da beleza como cosmético. O óleo da planta é misturado em protetores, hidratantes, cremes e sabonetes por causa das propriedades benéficas para a pele.
O consumo das cápsulas de ora-pro-nóbis pode ser indicado para reposição de proteínas e algumas vitaminas (como a A).
Geralmente a dose ideal recomendada é de 2g por dia, o que equivale a 1 cápsula diária.
Sim, ora-pro-nóbis pode ser consumida crua. Se essa for a sua opção de consumo, vale lembrar da importância de higienizar corretamente a trepadeira antes de comê-la. Por exemplo, lavar as folhas e flores em água corrente pode eliminar microorganismos que possam estar presentes.
Para fazer o suco de ora-pro-nóbis, basta colocar as folhas da planta no liquidificador e bater com um pouco de água. Pode-se colocar outros ingredientes como abacaxi, mel, maçã, manga e laranja.
É normal que o suco gere um pouco de bagaço, por isso, se julgar necessário, use uma peneira para coar o líquido. Se preferir, coloque uns cubinhos de gelo.
A ora-pro-nóbis pode ajudar na perda de peso porque contém alto teor de fibras. Cerca de 10g da planta têm aproximadamente 3,9g de fibras.
Mas como isso pode ajudar? Bem, as fibras proporcionam uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e ingira uma quantidade menor de alimentos na próxima refeição.
Elas também auxiliam no trânsito intestinal e na eliminação das fezes, reduzindo a sensação de inchaço.
Vale lembrar que ingerir a ora-pro-nóbis apenas uma vez não dará resultados. Para ter todos os benefícios dessa planta, o consumo deve ser frequente e aliado a uma dieta saudável e uma rotina de atividades físicas.
Por enquanto, não há estudos que indiquem quais são as contraindicações da ora-pro-nóbis.
Mesmo assim, a ora-pro-nóbis, como qualquer outra planta, pode provocar alergias ou sintomas adversos em pessoas com sensibilidade.
Antes de mais nada, vale lembrar que tudo que for usado em excesso pode ser prejudicial. E a ora-pro-nóbis também faz parte dessa regra.
Ou seja, se for consumida moderadamente, é possível que a planta proporcione todos os benefícios já comentados acima.
Mas, se o consumo for exagerado, a ora-pro-nóbis pode provocar desconfortos intestinais (como diarreia e excesso de gases).
O plantio de cultivo de ora-pro-nóbis é muito fácil. Isso porque essa trepadeira se adapta a vários tipos de solo e de clima.
Como assim? Isso mesmo, essa trepadeira pode ser plantada em qualquer tipo de solo (sendo fértil ou não) e não necessita de adubo.
Além disso, a ora-pro-nóbis é capaz de adaptar-se a temperaturas que variam entre 0°C e 30°C (características comuns de climas subtropical e tropical).
Ela também está pronta para a colheita em pouco tempo. Em aproximadamente 90 dias após o plantio, já é possível retirar as primeiras folhas (é importante usar luvas para evitar ferimentos com os espinhos da planta).
Durante o plantio dessa trepadeira, 2 detalhes são fundamentais: água e espaço.
Preferencialmente, a ora-pro-nóbis deve ser regada com frequência, principalmente durante a fase de muda.
Se estiver sujeita à seca, ela também poderá sobreviver, embora não dê folhas e flores tão vistosas e bonitas.
Já a questão do espaço é simples: por ser uma trepadeira, a planta vai crescer rapidamente.
Se essa for a intenção, o ideal é colocar apoios (como pedaços de madeira), para que ela suba, ou até mesmo plantá-la perto da parede.
Caso você não queira uma trepadeira, deve-se podar a ora-pro-nóbis com frequência.
Ela também pode ser usada como uma proteção para o solo. Por crescer rapidamente, a ora-pro-nóbis pode ser plantada para espalhar-se por um determinado pedaço de terra, evitando que o solo queime com o sol ou com a geada, por exemplo.
A ora-pro-nóbis é uma planta com vários benefícios para a saúde. A sua versatilidade, principalmente na culinária, é mais um ponto positivo para essa trepadeira. Saiba mais sobre alimentação em outros artigos do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.