Problemas nas articulações podem resultar em grave comprometimento funcional, afetando as atividades simples do dia a dia.

Algumas condições classificadas como doenças inflamatórias articulares provocam dores, inchaço e dificuldade de movimentação, podendo ainda afetar outros órgãos e tecidos.

Apesar de muitas pessoas acharem que quadros como artrite estão invariavelmente relacionados com a idade, eles também podem ocorrer em gente mais nova. Em todos os casos, o diagnóstico correto e precoce é a melhor maneira de reduzir os danos à saúde e bem-estar provocados pela alteração articular.

Uma das opções medicamentosas para tratar artrite reumatoide, artrite psoriásica e espondilite anquilosante é a administração de Simponi, da indústria farmacêutica Janssen. Saiba mais sobre o medicamento:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é Simponi Janssen?
  2. O que é Simponi IV e SC?
  3. Para que serve o medicamento Simponi?
  4. Golimumab: como age o princípio ativo do Simponi?
  5. Como aplicar Simponi conforme a bula?
  6. Quais os efeitos colaterais?
  7. Simponi Golimumab engorda?
  8. Preço: onde comprar Simponi mais barato?
  9. Simponi tem genérico?
  10. Tem no SUS?
  11. Como orçar Simponi?

O que é Simponi Janssen?

Simponi é um dos medicamentos à base da substância ativa Golimumabe, produzido pela indústria farmacêutica Janssen-Cilag. 

Ele consiste em uma substância líquida, de uso injetável, que pode ser administrado isoladamente ou em conjunto com metotrexato, indicado para tratar artrite reumatoide (AR), artrite psoriásica (AP), Colite ulcerativa e espondilite anquilosante (EA) desde que pacientes atendam aos critérios determinados pela bula.

De forma geral, sua ação visa reduzir sintomas e melhorar a condição física de pacientes, que é bastante prejudicada nesses casos. Isso ocorre por meio da inibição do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), que está presente em excesso no organismo de pacientes com AR, AP ou EA, e é responsável por desencadear a inflamação.


Porém, como o medicamento age reduzindo a ação imunológica, é possível que as pessoas em tratamento fiquem mais suscetíveis a outras doenças e infecções. Por isso, o tratamento deve ser rigorosamente acompanhado e assistido por especialistas.

O que é Simponi IV e SC?

As siglas IV e SC se referem às formas de administração do medicamento. Respectivamente, elas indicam Intravenoso e Subcutâneo.

De forma geral, o Simponi IV (também chamado de endovenoso) deve ser aplicado somente em ambiente hospitalar, com observação médica e uma equipe preparada para lidar com o manuseio do medicamento.

Já a forma subcutânea pode ser receitada para a autoadministração, pois o medicamento é disposto em uma caneta que facilita a aplicação. No entanto, somente profissionais podem determinar a forma de aplicação.

Para que serve o medicamento Simponi?

De acordo com a bula, Simponi é indicado para o tratamento de artrite reumatoide, colite ulcerativa, artrite psoriásica e espondilite anquilosante. O objetivo é, de forma geral, reduzir os sinais e sintomas das presentes, bem como melhorar as funções físicas. 

Veja mais sobre cada condição tratada e o mecanismo de ação:

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é caracterizada pela inflamação da articulação, que causa dores e inchaços. É uma doença crônica de origem autoimune. 

Aos poucos, os sintomas e sinais vão limitando as atividades da pessoa, fazendo com que movimentos simples se tornem difíceis. 

Além disso, podem ocorrer deformidades das estruturas, devido à alteração das articulações. Apesar de a artrite reumatoide acometer majoritariamente as articulações, ela pode afetar outros órgãos, como coração, pele e vasos sanguíneos.

Conforme a bula, nos casos de AR, o Simponi é indicado em combinação com metotrexato para pessoas adultas com doença ativa moderada a grave, visando:

  • Reduzir os sinais e os sintomas da doença;
  • Inibir danos aos ossos e articulações;
  • Melhorar a função física;
  • Melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde

Artrite psoriásica 

A artrite psoriásica (AP), conhecida como artrite psoriática ou psoríase artropática, consiste em inflamações que afetam a pele e as articulações.

De forma geral, a psoríase gera placas avermelhadas na derme, que coçam e descamam, enquanto a artrite envolve processos de dor e inchaço nas articulações.

As condições nem sempre se desenvolvem juntas e a manifestação dos sintomas de pele e articulares pode ser variável em intensidade e tempo.

O medicamento Simponi é indicado para pessoas adultas com artrite psoriática ativa, podendo ser usado sozinho ou combinado com metotrexato, visando:

  • Reduzir os sinais e os sintomas da artrite;
  • Melhorar a função física;
  • Melhorar a entesite (dor e inchaço ao redor das articulações);
  • Melhorar a psoríase de pele e unhas;
  • Melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde.

Espondilite anquilosante

A Espondilite anquilosante é uma condição autoimune inflamatória crônica, que acomete os tecidos conjuntivos, sobretudo na região da coluna. Assim, as articulações vão, progressivamente, ficando mais rígidas e doloridas. É possível que a doença afete outras regiões também, como os quadris.

Pessoas com diagnóstico ativo de espondilite anquilosante pode receber prescrição médica para o tratamento com Simponi, para os seguintes objetivos:

  • Reduzir os sinais e os sintomas da doença;
  • Melhorar a função física;
  • Melhorar sua qualidade de vida relacionada à saúde.

Colite ulcerativa

A Colite ulcerativa é uma condição inflamatória intestinal crônica. É caracterizada por inflamação e ulcerações nos intestinos grosso e reto. Entre os sintomas mais comuns estão a diarreia, cólica, febre e até hemorragias.

Golimumab: como age o princípio ativo do Simponi?

A substância ativa Golimumab é um anticorpo monoclonal com alta especificidade de ligação ao fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa). 

De modo geral, observa-se que pessoas com artrite reumatoide, artrite psoríaca ou espondilite anquilosante apresentam taxas mais altas dessa substância. Quando o TNF-alfa se liga aos receptores, desencadeia respostas imunológicas que causam inflamação, desencadeando os sintomas específicos de cada doença.

Golimumab se liga aos receptores de TNF-alfa, bloqueando a ação inflamatória.

Como aplicar Simponi conforme a bula?

As aplicações de Simponi SC ocorrem, conforme a bula, mensalmente. Para facilitar o tratamento, permitindo que pacientes possam realizar a autoaplicação, o medicamento conta com uma apresentação em caneta, que é um mecanismo que visa facilitar a utilização e o manuseio pela própria pessoa. 

É importante que, antes de fazer a injeção, pacientes recebam treinamento da equipe médica e esclareçam todas as dúvidas. Os locais de aplicação, dias e dosagens também devem ser orientados por profissionais. 

As instruções gerais da bula para a aplicação subcutânea são: 

  • Remova o medicamento da refrigeração e aguarde 30 minutos, deixando-o em temperatura ambiente;
  • Cheque que a dosagem e validade estão corretas, bem como se o medicamento não aparenta estar turvo ou com partículas;
  • Prepare o local de aplicação (geralmente, a parte da frente da coxa, abaixo do abdome ou abaixo do umbigo).

A bula orienta que, caso outra pessoa faça a aplicação, a parte externa do braço também é um local que o medicamento pode ser administrado.

Após higienizar a pele, deve-se remover a tampa da caneta e descartá-la. Basta posicionar a caneta em um ângulo de 90º sobre a pele e pressiona-a. 

Em seguida, aperte o botão para injetar a medicação, mantendo a caneta firmemente segurada. Um clique vai ocorrer, indicando que a agulha foi inserida na pele. Quando um segundo clique ocorrer dá para remover a caneta do local de aplicação.

É recomendável pressionar um pedaço de algodão no local, sem esfregar.

Quais os efeitos colaterais?

Assim como outros tratamentos medicamentosos, o uso de Simponi pode causar reações adversas. Isso não significa, necessariamente, que elas vão ocorrer, porém a bula relata as que são possivelmente associadas à substância conforme a frequência de ocorrência:

Muito comuns

Os efeitos colaterais mais comuns, observados em estudos clínicos, são os relacionados às infecções e infestações. Em média, estes quadros ocorrem em 1 pessoa a cada 10 que faz uso do medicamento: infecção do trato respiratório superior, como nasofaringite, faringite, laringite e rinite.

Comuns

As reações adversas de frequência comum são aquelas que acontecem entre 1 a cada 10 e 1 a cada 100 pessoas em tratamento, e incluem:

  • Infecções bacterianas (tais como celulite), infecção do trato respiratório inferior (pneumonia), infecções virais (tais como gripe e herpes), bronquite, sinusite, infecções fúngicas superficiais, abscesso;
  • Aumento na alanina aminotransferase, aumento na aspartato aminotransferase;
  • Leucopenia (incluindo neutropenia), anemia;
  • Autoanticorpos positivos, reações alérgicas não-graves;
  • Tontura, parestesia;
  • Hipertensão;
  • Erupção cutânea, alopecia;
  • Pirexia, reação no local da aplicação (eritema no local da aplicação, urticária, endurecimento, dor, hematoma, prurido, irritação, parestesia).

Simponi Golimumab engorda?

De forma direta, não há menção na bula de que a substância ativa Golimumab possa alterar o peso. Porém, vale mencionar que as respostas do organismo devem sempre ser avaliadas pela equipe médica, considerando todas as mudanças e adaptações à terapia.

Preço: onde comprar Simponi mais barato?

Simponi pode ser consultado em redes de farmácias e drogarias especiais, físicas ou online, como o Consulta Remédios.

A apresentação Simponi 50mg, caixa com 1 seringa preenchida acoplada a caneta aplicadora com 0,5mL de solução de uso subcutâneo pode ser encontrada entre os valores aproximados de R$4.900 até R$5.346*. 

Já a apresentação Simponi 50mg, caixa com 1 seringa preenchida com 0,5mL de solução de uso subcutâneo + caneta aplicadora pode ter valores aproximados de R$5.079 até R$5.079*.

*Preços consultados em janeiro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Simponi tem genérico?

Não. O Simponi é um medicamento registrado na categoria de Biológico, da Janssen-Cilag. Atualmente, no Brasil, não há outras marcas ou indústrias farmacêuticas que comercializem remédios à base de Golimumab.

Tem no SUS?

Sim. A substância Golimumab faz parte da listagem de medicamentos distribuídos gratuitamente para pessoas que têm prescrição médica e se enquadram dentro dos critérios estabelecidos.

Apesar de, conforme a decisão do CONITEC, o Golimumab ser liberado gratuitamente pelo SUS, algumas situações podem afetar a correta distribuição do medicamento a pacientes. Nesses casos, havendo negativa ou não distribuição do remédio, é possível que pacientes recorram às vias judiciais para obtê-lo.

Como orçar Simponi?

Pessoas que têm indicação médica para o uso de Simponi, mas que por algum motivo não estão tendo acesso ao medicamento, podem recorrer às vias judiciais para que o Estado forneça, de forma gratuita, o tratamento.

Para isso, é preciso buscar auxílio de profissionais em direito da saúde, que podem ser encontrados em núcleos de assistência jurídica ou de forma particular.

Uma série de documentos deve ser entregue para protocolar o pedido de custeio, entre eles 3 orçamentos de farmácias diferentes.

Para facilitar o processo, pacientes podem contar com a assessoria de cotação de medicamentos de alto custo, do grupo Consulta Remédios. 

Basta acessar o link e preencher os dados. De forma simples e personalizada um orçamento será encaminhado.


Problemas ou alterações nas articulações, como a artrite reumatoide, resultam em um grande comprometimento da rotina e bem-estar. Além da dor, movimentos simples podem sofrer limitações, reduzindo a autonomia de pacientes. 

Além dela, há outras condições também inflamatórias e crônicas, como a artrite psoríaca e a espondilite anquilosante.

Entretanto, esses quadros têm tratamento e, com o correto acompanhamento, podem apresentar melhoras. O uso de medicamentos como Simponi é uma das formas de medicação.

Quer saber mais dicas de saúde e remédios? Acompanhe o Minuto Saudável.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.