A manga é uma fruta bastante conhecida, já que é consumida em sobremesas, sucos e até mesmo pura. Suas propriedades proporcionam diversos benefícios para quem a consome, além de ter um sabor adocicado e sensação refrescante. 

De onde vem a manga?

A manga é uma fruta tropical que tem sua origem no sul da Ásia. A vinda da fruta para o Brasil ocorreu na época da colonização, quando os portugueses chegaram ao Brasil e trouxeram o alimento para o país.  

Por conta de suas características tropicais, ela se adaptou bem ao clima brasileiro e passou a ser cultivada desde então. A árvore que a produz é chamada de mangueira.

Qual a época da manga?

A frutificação da manga ocorre entre os meses de setembro e janeiro, sendo seu período de melhor produção durante os meses de outubro, novembro e dezembro. 

Benefícios: para que a manga faz bem?

A manga proporciona diversos benefícios para quem a consome, atuando em áreas como pele, visão e no combate a infecções. 

Para a pele

Por possuir antioxidantes em sua composição — substâncias que previnem a degeneração celular — o consumo da manga atua na prevenção do envelhecimento precoce, ajudando a manter uma pele saudável.

Para o coração

As fibras presentes na manga auxiliam no controle da pressão alta. Isso ocorre, pois a fruta possui grande quantidade de potássio, que retira do corpo o excesso de sódio, capaz de elevar a pressão.

Para os olhos

A vitamina A encontrada na fruta auxilia na proteção da visão. Ela protege a córnea  — parte do olho responsável por processar a luz que entra no olho.


Atua também na prevenção de doenças como catarata e cegueira noturna  — dificuldade de enxergar em locais com pouca luz.

Para o intestino

Uma dos principais motivos para a prisão de ventre —  também conhecida como intestino preso — é a falta de fibras na alimentação diária.

A manga é rica em fibras e sua ingestão proporciona um bom funcionamento do intestino.

Para prevenir o câncer

Por conta de suas propriedades antioxidantes, que atuam no combate a regeneração das células do corpo, a manga ajuda a prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama e intestino.

Para a imunidade

A manga possui grande quantidade de vitamina C. Essa vitamina atua na manutenção da imunidade, estimulando um melhor funcionamento do sistema imunológico e prevenindo doenças. 

Quais os tipos de manga?

Existe uma grande variedade de mangas no mundo. As mais conhecidas no Brasil são:

Tommy Atkins

A mais encontrada nos mercados, a manga Tommy é conhecida por possuir pouca fibras. Sua coloração, quando madura, é uma mistura de amarelo-alaranjado com vermelho.

Manga Palmer

A manga Palmer possui poucas fibras e caroço pequeno, proporcionando maior quantidade de polpa. Seu sabor é adocicado e, quando madura, possui coloração avermelhada. 

Manga Espada 

Com tamanho mais alongado que as demais, a manga Espada possui bastante fibra. Sua casca tem coloração amarela-esverdeada e é, junto com a Tommy, um dos tipos mais produzidos no Brasil.

Manga Rosa

Muito encontrada na região nordeste do país, a manga Rosa é geralmente utilizada no preparo de sucos. A coloração é uma mistura de amarelo e rosa, e a fruta tem tamanho mediano.

Manga Haden

A manga Haden possui menor teor de fibras e é considerada um fruto grande, pesando entre 400g e 700g a unidade. Sua casca, quando madura, tem coloração que varia entre tons de vermelho, amarelo e verde.

Quais os nutrientes da manga?

Os benefícios que a manga proporciona para a saúde humana provêm dos nutrientes presentes na fruta. Alguns deles são:

Vitaminas

As vitaminas são compostos necessários a manutenção do organismo. São fundamentais para promover a qualidade da saúde física e mental e atuam em todas as áreas do corpo. 

As principais vitaminas da manga são: A, B, C, E e K.

A vitamina A atua na proteção dos olhos, auxiliando na saúde da visão. 

As do complexo B, juntamente com a vitamina C e E, atuam na prevenção do envelhecimento celular e manutenção do sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando em uma melhor defesa do organismo.

A vitamina K auxilia na coagulação sanguínea e na saúde dos ossos.

Minerais

Os minerais são substâncias inorgânicas responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo do corpo. Entre os minerais presentes na fruta, podemos encontrar:

MineralQuantidade (100g)
Cálcio11mg
Ferro0,16mg
Fósforo14mg
Magnésio10mg
Potássio168mg
Sódio1mg
Zinco0,09mg

O potássio, mineral presente em maior quantidade na fruta, auxilia na manutenção da pressão arterial, combatendo a pressão alta. Já o cálcio, combinado com o fósforo, atua na fortificação dos ossos e dentes. O magnésio e o Sódio atuam no processo de contração muscular.

Carboidratos

Os carboidratos são açúcares que fornecem energia para as células do corpo. A manga possui cerca de 12g de carboidratos a cada 100g da fruta. 

Manga engorda?

Depende. Assim como com outras frutas, depende da quantidade. A manga possui um nível calórico relativamente alto, cerca de 60kcal a cada 100g da fruta. Quando combinadas a açúcares de receitas e sucos, podem sim influenciar no ganho de peso.

Apesar disso, quando consumida in natura, a influência sob o peso só ocorrerá se a ingestão for em excesso e de forma frequente. 

Dessa forma, o ideal é sempre consumir com moderação.


Assim como a manga, outras frutas proporcionam benefícios para quem as consome. O minuto saudável traz outras informações sobre alimentação. Confira nossas postagens e conheça outros alimentos benéficos para a saúde!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *