O que é Ascaridíase, sintomas, tratamento, prevenção, cura e mais

7

O que é ascaridíase?

Caracterizada como verminose ou parasitose, ela é causada pelo parasita Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como “lombriga” ou “bicha”.

Índice — neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. Qual profissional devo procurar?
  2. Quais são os sintomas?
  3. O que causa?
  4. Ascaridíase tem cura?
  5. Como prevenir?

Qual profissional devo procurar?

O paciente deve procurar por um clínico geral, este trabalhará com o infectologista para diagnosticar a doença. Ele solicitará exame parasitológico de fezes, pois é nelas que os ovos do parasita ficam, e estes serão observados por meio do microscópio. Outros exames podem ser solicitados, como testes imunológicos ou exames de imagem (endoscopia, ultrassonografia e radiografia).

Recomenda-se que todos os indivíduos que moram na mesma residência do paciente infectado façam o teste, já que é comum a contaminação de quem convive junto do infectado. Após 3 meses de tratamento, o ideal é que os testes sejam refeitos.

Quais são os sintomas?

Geralmente, as infecções são assintomáticas. No caso da ascaridíase, os sintomas podem surgir conforme o órgão infectado (as manifestações podem ser pulmonares ou gastrointestinais). Também a presença de vermes pode ser visível nas fezes (eles são de cor clara, tem corpo cilíndrico, suas extremidades são finas e podem medir de 15 a 30 centímetros).

Quando infecta os pulmões (casos de quadro inflamatório é muito comum), a ascaridíase pode causar:

  • Bronquite.
  • Dor torácica (também conhecida como Síndrome de Loeffler).
  • Febre.
  • Tosse seca (contaminação nas vias respiratórias, podendo haver catarro com sangue ou crise de asma).

Quando infecta o intestino, os sintomas podem ser:

  • Diarreia.
  • Dor abdominal.
  • Eliminação de vermes adultos (que são visíveis) pelas fezes.
  • Falta de apetite.
  • Icterícia obstrutiva se a larva obstruir o colédoco.
  • Náuseas.
  • Obstrução intestinal (em casos de superinfecção, quando há grande número de vermes).
  • Perda de peso.
  • Vômitos.

Quando há superinfecção os vermes podem ser eliminados pelo ânus ou até pela boca, neste último caso eventualmente.

O que causa?

A contaminação ocorre quando há ingestão dos ovos (vivos) infectados pelo parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados (geralmente frutas e verduras) por fezes humanas. Vale lembrar que o ser humano é o seu único hospedeiro e pode abrigar até 600 desses parasitas.

O indivíduo é infectado ao entrar em contato com o ambiente contaminado, por esta razão as crianças são as mais propícias a serem infectadas, pois têm mais contato com o solo. Após a ingestão do alimento contaminado, os ovos são introduzidos no tubo digestório humano. No intestino delgado cada ovo se rompe e libera uma larva, esta penetra no revestimento intestinal e vai para a corrente sanguínea, atingindo o fígado, o coração e os pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho. Depois, permanece nos alvéolos pulmonares, podendo causar sintomas semelhantes aos de pneumonia. Quando os parasitas abandonam os alvéolos, eles caminham para os brônquios, a traqueia, a laringe (provocando tosse) e a faringe.

Quando deglutidos estes parasitas, eles atingem o intestino delgado, crescendo até se transformarem em vermes adultos. Quando as infecções são massivas (pesadas; volumosas), os vermes podem se albergar em órgãos incomuns da infecção e provocar hemorragias internas graves.

A fêmea do parasita pode liberar cerca de 15 mil ovos por dia após seu acasalamento, para chegar até esta fase levam dois meses. Com isso, o ser humano elimina estes ovos pelas fezes, que se ficarem em ambiente propício para reprodução, originam uma larva, responsável pela contaminação. Se os ovos encontram um meio, podem contaminar durante vários anos o indivíduo.

Ascaridíase tem cura?

Sim, mas a pessoa que já “pegou” uma vez a doença não se torna imune, ela pode vir a desenvolvê-la várias vezes ao longo da vida. Todos os remédios são administrados por via oral. Alguns deles:

Quando há obstrução intestinal, antes da administração destes remédios, o médico solicita dar ao paciente uma dose de piperazina ou óleo mineral, de modo a reforçar a cura. Se a doença tiver grande infestação do parasita e causar a obstrução intestinal, pode ser necessária intervenção cirúrgica ou remoção dos vermes por endoscopia.

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Como prevenir?

O saneamento básico é a primeira e principal prevenção contra a verminose. Depois da contaminação é necessário o tratamento de todos os infectados. Deve ser dado o destino correto para as fezes, não é recomendado o uso delas como adubo (fato que ocorre mais em países de terceiro mundo), ter cuidado no preparo de alimentos fazendo uma boa lavagem, higiene pessoal adequada, filtragem da água.

O único reservatório desse parasita é o homem, a doença é mais comum em crianças de 2 a 10 anos de idade.

Quando o paciente está subnutrido, os vermes alimentam-se das paredes intestinais, o que causa hemorragias internas e pode levar à morte! A ascaridíase é séria! Compartilhe este artigo para informar mais pessoas sobre a importância de cuidar da higiene pessoal.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 4,78 de 5)
Loading...

7 Comentários

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Boa Tarde,
    Gostaria de informar que esta página me ajudou muito com meu trabalho de Ciências, por tanto tirando boas notas ou nao agradeço muito. Eu procurei em alguns sites mais em todos nao intendi “bulufas nenhuma”, por tanto este me ajudou e tirou minhas duvidas, no total acredito que tirarei boas notas! Obrigado.

  2. Boa Noite,
    Gostaria de informar que darei avaliação dessa pagina assim que receber meu trabalho com uma ótima nota (total , nota brilhante),desde já agradeço…

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.