O fígado é um órgão com mais de 500 funções que se localiza na parte superior direita do abdômen e possui capacidade de regeneração, podendo ser parcialmente doado mesmo em vida. Além disso, é a maior glândula do corpo humano, tendo aproximadamente 20cm e 1,3 a 1,5kg.
Sendo assim, é um órgão fundamental que merece cuidado para prevenção e diagnóstico precoce de problemas, que podem se agravar se não tratados adequadamente.
Antes de mais nada, é importante saber onde fica o fígado no corpo. Assim como na imagem abaixo, o fígado se localiza na parte superior direita do abdômen entre o diafragma (músculo que dá suporte para a respiração), o estômago e o intestino.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, o fígado apresenta mais de 500 funções fundamentais no organismo.
Depois de passar pelo estômago e intestino, as substâncias parcialmente digeridas chegam ao fígado, por meio da circulação sanguínea, e começa o processo hepático de processar, quebrar, converter, secretar, distribuir e armazenar nutrientes.
Portanto, podemos listar que o órgão:
São muitas as funções do fígado, que além de ser um dos principais e maiores órgãos do corpo, também é a maior glândula. Por isso, é extremamente importante estar atento
Geralmente, as doenças ou problemas do fígado são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas em suas fases iniciais. Além disso, em estágio mais avançado, pode apresentar sintomas similares a problemas em outras partes do corpo.
Por isso, é fundamental manter uma rotina de exames periodicamente e um acompanhamento de um (a) médico (a) que conheça seu histórico familiar, como na medicina de família ou na clínica geral.
Isso vai ajudar a identificar mais cedo possíveis problemas e tratá-los antes que o quadro evolua para algo mais sério.
Esse (a) profissional pode indicar qual a frequência ideal para que você realize exames de sangue e quando é necessário que faça exames complementares, como os de imagem, bem como conduzir você corretamente para um (a) especialista.
O médico hepatologista é o profissional especializado no cuidado da saúde do fígado, atuando no tratamento das doenças e no cuidado preventivo.
Entretanto, por cuidar do sistema digestivo como um todo, o gastroenterologista também pode atuar em questões relacionadas ao fígado, bem como encaminhar o paciente para um hepatologista sempre que necessário.
Assim como são muitas as funções hepáticas, o fígado também pode apresentar diversos problemas. Por isso, é tão importante manter a rotina médica e os exames em dia.
Entre as principais doenças, podemos listar:
Uma das doenças mais comuns nesse órgão é a esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado. Pode ser que você tenha e nem saiba, pois costuma não apresentar sintomas.
Ainda assim, tem cura e o tratamento, bem como a prevenção, consiste em alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, consumo controlado de álcool e, caso fumante, reduzir o consumo até deixar de fumar.
Apesar de ser comum e não causar dor, pode ter um agravamento e levar a doenças mais graves, como a cirrose.
Leia mais em: Gordura no fígado: graus, sintomas, causas, tratamento e mais
Quando o fígado tem inflamações e lesões seguidas, causadas por uso excessivo de álcool, acúmulo de gordura ou casos de hepatite, sem tratamento adequado, se desenvolve a cirrose hepática.
Isso acontece porque apesar da regeneração do fígado, nesse processo o órgão pode ter algumas funções danificadas.
Não tem cura, mas seus sintomas podem ser tratados. Sendo que em casos graves, a única opção é o transplante de fígado.
Leia mais em: Cirrose (hepática, biliar, alcoólica): o que é? Tem cura?
As inflamações do fígado são chamadas de hepatite. Entre os mais de 10 tipos, a mais conhecida é a Hepatite C.
As hepatites podem ser causadas por bactérias, vírus, uso de medicamentos, abuso excessivo de álcool, entre outros. Como não apresenta muitos sintomas no início, pode evoluir para quadros graves antes do diagnóstico, o que faz com que o tratamento se torne longo, muitas vezes.
Leia mais em: Julho Amarelo: como combater e prevenir as hepatites virais
De maneira geral, a doação de órgãos pode ser dividida em dois blocos: a doação pós-morte e a doação ainda em vida, que acontece com o rim e o fígado.
Isso porque o fígado tem a capacidade de regeneração, podendo ser retirada até metade do órgão sem prejudicar o funcionamento do organismo.
Como muitas doenças que acometem o fígado só são percebidas e diagnosticadas em estágios avançados ou já agressivos (como o câncer no fígado), podem levar a pessoa à insuficiência hepática.
Ou seja, o fígado deixa de cumprir funções essenciais no organismo. Sendo assim, o transplante é a esperança de poder viver com qualidade e por muitos anos.
Apesar de ser importante tratar sintomas e diagnosticar precocemente possíveis problemas, a melhor forma de cuidar da saúde é com hábitos preventivos.
Sendo assim, alimentação equilibrada, ingestão de líquidos adequada ao peso, prática regular de exercício físico, entre outras, são fundamentais para o bom funcionamento do corpo como um todo.
Especialmente, alguns alimentos e chás possuem propriedades muito benéficas para o fígado. Podemos listar:
Além disso, o cigarro e o uso excessivo de álcool prejudicam a saúde do fígado. Procure um programa médico e grupos de apoio para parar de fumar ou deixar o alcoolismo. Não é um processo fácil, mas reconhecer a necessidade de ajuda é o primeiro e mais importante passo.
Cuidando da sua saúde física e mental, você pode viver melhor e estar com quem ama.
Dessa forma, é importante manter a rotina médica em dia e cuidar do seu fígado. Siga acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde e ganhe qualidade de vida e bem-estar.
Esp. Luana Luz
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.