Beleza

Black Power: o que é e como aderir o penteado revolucionário

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

O cabelo black power significa poder negro, ele reflete toda uma revolução e fortalecimento da identidade desse povo, além disso, muitas conquistas se deram através dele. Assumir o cabelo cacheado é um símbolo de amor, troca e força, o que faz dele um penteado mais lindo do que já é. 

Segundo a Google, no Dossiê BrandLac, o interesse pelo assunto  cresceu 309%, entre os anos de 2015 e 2017. A cada dia que passa, mais mulheres se interessam em aceitar os cabelos naturalmente crespos e cacheados.A estatística prova isso quando mostra que o aumento das mulheres em busca de transição capilar cresceu 55%, no mesmo período (2015-2017).  

A importância da aceitação capilar reflete no empoderamento e também no combate ao racismo. Nós, do Minuto Saudável, preparamos um artigo completo para ajudar você a cuidar ou aderir, além é claro, de entender esse movimento chamado black power, vamos lá!?

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é e como aderir o cabelo black power?
  2. Penteados e cortes
  3. Cuidados com o cabelo black power
  4. Sugestão de produtos

O que é e como aderir o cabelo black power?

Antes de falar como aderir ao black power, é fundamental saber o que, de fato, ele é. 

Trata-se de um movimento negro, que começou a ganhar destaque ainda nos anos 20, quando o precursor do ativismo negro na Jamaica, chamado Marcus Garvey, discursava sobre a necessidade de mudar os padrões de beleza eurocêntricos e ajudar os negros a reencontrarem suas raízes.

O movimento explodiu nos anos 60, quando as mulheres, que desde a escravidão foram instruídas a alisar seus cabelos, passaram a tomar as rédeas das suas decisões e se uniram, saindo nas ruas como forma de protesto e liberdade, com seus cabelos naturais e sem alisamento. 

O movimento black power, protagonizou a luta pelos direitos civis da população negra e, com isso, muitas mulheres passaram a ter força para usar e gostar dos seus cabelos naturais. 

Mas os cabelos cacheados exigem conhecimento de técnicas específicas para deixá-los saudáveis, permitindo fazer penteados diferentes, usando de formas variadas, além de manter bonito e saudável. 

Mas para aderir ao black power, é importante observar alguns aspectos no tipo do seu fio, geralmente, esse penteado fica melhor em fios mais volumosos, com curvaturas entre 3B, 3C, 4A, 4C e 5.

Leia também: Tipos de cachos: dicas para identificar, cuidar e definir

Este último, o tipo 5, é aquele cabelo bem crespo e que não define os cachos, é o tipo mais volumoso mas também que exige maiores cuidados por ser, geralmente, menos oleoso. É raríssimo quem tenha esse cabelo no Brasil, apenas 2% das pessoas, mais especificamente. 

Os demais tipos de curvatura também têm potencial para chegar ao penteado, mas talvez não fique tão volumoso quanto o 5 ou o 4c, por exemplo. 

Penteados e cortes

O corte também é essencial para dar forma ao cabelo. Atualmente, o black power tem um corte mais arredondado e adaptado ao rosto de cada um, mas é recomendado ter, pelo menos, cinco dedos de comprimento para dar mais volume e leveza aos fios. 

Existem várias técnicas para fazer o corte, como o corte fio a fio, feito com o cabelo seco e de cachinho por cachinho; o corte desfiado; ou em camadas. O recomendado é consultar um profissional da área para identificar qual o melhor corte para o seu caso, o que vai depender do tipo de fio e formato do rosto. 

Existem alguns tipos de penteados variados que dá para fazer quando se adere ao black power, como por exemplo:

Afro puff

O afro puff é o mais conhecido. Para fazê-lo, é necessário prender o cabelo bem no alto e um pouco de lado, algumas pessoas usam ele mais alto quase na frente, deixando o cabelo um pouco caído no rosto e dando um charme a mais. Pode ser feito com ajuda de lenços e bandanas. 

Tranças nagô

Essa é a trança africana mais antiga, é rasteira e rente ao couro cabeludo. É ótimo para quem está em transição capilar ou saindo de algum tratamento químico capilar. 

Na época da escravidão as tranças eram usadas para identificar, através de suas formas, os escravos e suas tribos. Então a trança, assim como o black power, é valorizado pela grande representatividade.

Outros

Outras maneiras de fazer penteados legais, é usando turbantes, existem vários tutoriais na internet de jeitos diferentes de amarrá-lo, um mais lindo que o outro. 

Tiaras também são uma boa opção, use com ajuda de geleias ou pomadas para modelar a parte da frente e, em seguida, coloque a tiara, deixando a parte de trás volumosa. Ou utilize grampos, seja deixando as laterais presas e o restante volumoso, ou fazendo um topete, por exemplo. 

Contudo, para que o cabelo fique mais bonito e soltinho, é importante saber cuidar do seu black power e, pensando nisso, separamos algumas dicas no próximo tópico, confira!

black-power-como-aderir-como-cuidar-minuto-saudável

Cuidados com o cabelo black power

Para evitar que os fios fiquem secos e quebradiços, é importante manter na rotina alguns cuidados essenciais, que vamos explicar agora, olha só:

Lavagem

Evite lavar o cabelo todos os dias, lavar cerca de três vezes na semana  já é o suficiente para manter a limpeza e evitar danos aos fios (como o ressecamento), e  ao couro cabeludo. 

É importante, também, não deixar o shampoo no cabelo por muito tempo. O melhor é lavar e já enxaguar, fazendo uma lavagem de no máximo 3 minutos, concentrando-o no couro cabeludo e deixando escorrer para as pontas somente na hora de enxaguar.

Co-Wash

Usar o shampoo em excesso não é bom para o cabelo, tendo em vista que ele pode retirar alguns óleos essenciais dos fios, ao em vez disso, alterne as lavagens usando Co-Wash (produto parecido com condicionador que dispensa o uso de shampoo). 

Água fria ou morna

Evitar lavar o cabelo na água quente, mesmo no inverno, é essencial para manter a saúde dos fios e também do couro cabeludo. O ideal é manter água morna nos dias mais frios e gelada nos mais quentes.

Pentear

É um passo super delicado e que pode prejudicar bastante os fios. Para que isso não aconteça, desembarace seu cabelo sempre que ele estiver molhado e com cremes, pois estará mais maleável e com as cutículas fechadas. 

Outra dica é dividir o cabelo e pentear uma parte de cada vez, isso garante que o cabelo inteiro fique desembaraçado. 

Além disso, é fundamental saber qual a melhor escova ou pente para o seu tipo de cabelo. Para não machucar os fios, recomenda-se pentes com dentes largos e, em alguns casos, dá para ajudar a pentear usando os dedos.

Quando ele estiver seco, pode-se dar mais volume e modelar usando um pente garfo, mas lembre-se de usá-lo somente na raiz, sem pentear.

Secar

Não é recomendado usar a toalha para secar o cabelo, em vez disso, deixe-o secar naturalmente ou use um difusor, mas se for optar por este último, não esqueça de passar um creme ou produto com proteção térmica, para proteger os fios do calor excessivo.

Corte

Não esqueça de manter a manutenção do corte em dia. Isso é bom para evitar as pontinhas secas ou duplas, além de manter o volume e leveza do seu black power.

Umectação

A umectação é um processo que nutre e reconstrói os fios com a ajuda de óleos. É um processo que deve ser feito periodicamente com os produtos certos, para manter a oleosidade, combater o ressecamento e evitar o frizz. Aqui é recomendado usar máscaras de óleo vegetal antes da lavagem ou enquanto dorme.  

Cronograma capilar

Além da umectação, outras técnicas como a hidratação e a reconstrução são fundamentais, e para manter uma rotina de cuidados com maior facilidade, indica-se o cronograma capilar. 

Ele nada mais é do que fazer um planejamento semanal de quais os tratamentos serão feitos e em quais dias. Pelo menos duas vezes na semana é bom fazer algum tratamento. Na terça hidratação e na quinta restauração, por exemplo. 

Não amassar

Na hora de dormir, recomenda-se amarrar frouxamente como um “rabo de cavalo'', mas bem no topo da cabeça (afro puff), para não amassar os cachos e evitar o frizz. No dia seguinte, basta umedecer e modelar, sem a necessidade de pentear.

Sugestão de produtos

Vamos deixar aqui alguns produtos disponíveis para compra no site Consulta Remédios, onde você consegue comparar o menor preço entre diversas farmácias, além de cuidar bem das madeixas, olha só:


Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar! 

Fontes consultadas: 

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade