Com a estação mais quente do ano se aproximando, é inevitável que haja a preferência por bebidas geladas e refrescantes.

Dessa forma, muitas pessoas acabam consumindo opções que não são consideradas saudáveis, como sucos de caixinha, cerveja, refrigerantes, chá mate e água de coco industrializadas. 

Mas que tal escolher tomar algo que beneficie a sua saúde, como os sucos naturais?  

O Minuto Saudável separou alternativas de ingredientes e combinações que podem aumentar a sua imunidade, melhorar a aparência da pele, auxiliar no emagrecimento e prevenção de doenças!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Qual o melhor suco natural para aumentar a imunidade? 
  2. Qual suco natural é bom para a pele?
  3. Qual o melhor suco para curar anemia?
  4. Suco natural ajuda a emagrecer?

Qual o melhor suco natural para aumentar a imunidade? 

Os melhores sucos para aumentar o desempenho do sistema imunológico são aqueles que possuem ingredientes ricos em vitaminas.

As vitaminas são um grupo de nutrientes que o nosso organismo não consegue produzir sozinho, por isso, é necessário consumir diariamente alimentos que sejam fontes dessas substâncias.

Em nosso metabolismo, elas agem como um catalisador, acelerando a velocidade das reações que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.


Alguns dos benefícios essenciais promovidos pelas vitaminas é a prevenção de doenças, fortalecimento de cabelos e unhas e o combate de substâncias que podem afetar órgãos e tecidos. 

Na hora de escolher os alimentos que colaborem com o sistema imunológico, dê preferência aos que contêm as seguintes vitaminas: 

  • Vitamina A (retinol): pode ser encontrada em ingredientes como cenoura, manga, mamão, tomate, abóbora;
  • Vitamina C (ácido ascórbico): está presente em frutas como laranja, morango, abacaxi, limão, goiaba, kiwi, gengibre, acerola;
  • Vitamina E (tocoferol): alguns alimentos ricos nesse nutriente são o abacate, a castanha do pará, a ameixa seca, a amêndoa e a uva;
  • Vitamina B1 (tiamina): presente em itens como soja, sementes de girassol, flocos de cereais, gérmen de trigo, etc.

Estas são só algumas opções que podem ser utilizadas para sucos que aumentem a  imunidade, pois há uma variedade enorme de alimentos — o que favorece diversas combinações, sendo possível consumir um suco diferente e saboroso, quase todo dia.

Ainda, ao preparar um suco natural tente evitar a adição de açúcar refinado, pois além de ser prejudicial à saúde, faz com que não se sinta o adocicado que já existe nas frutas.

Outra dica é utilizar grãos e cereais no preparo, pois é neles que estão concentradas a maioria das vitaminas E e B1. Além disso, a adição de temperos como alho e cebola também auxilia a potencializar os efeitos benéficos do suco.  

Confira, na sequência, algumas das combinações que podem ser feitas na hora do preparo:

Laranja com abacaxi

Para preparar esse suco delicioso e prático, basta escolher uma laranja (pera ou lima), 2 fatias de abacaxi, acrescentar água e bater com a ajuda de um liquidificador ou mixer. 

Tanto a laranja quanto o abacaxi  são fontes de vitamina C, por isso, promovem ação antioxidante, combatendo radicais livres que prejudicam a ação de defesa do sistema imunológico.

Gengibre, acerola e manga

Esse smoothie (shake de frutas) pode ser feito misturando de 6 a 10 acerolas, metade de uma manga e um pequeno pedaço de gengibre.

De acordo com sua preferência, é possível também preparar com iogurte natural ou, em vez de água mineral, optar pela água de coco.

O gengibre e a acerola são considerados anti-inflamatórios naturais, sendo recomendados para prevenção de gripes e resfriados.

Beterraba, cenoura e tomate

Para fazer esse suco bem colorido e nutritivo, é necessário cortar 1 tomate e 1 beterraba média. Em seguida, basta acrescentar meia cenoura média picada e um copo de 200mL água, batendo tudo no liquidificador ou com a ajuda de um mixer.

Caso deseje adoçar, pode-se utilizar açúcar de coco ou mascavo, que conservam grande parte dos seus nutrientes, já que não passam pelo processo de refinamento.

O suco de beterraba, cenoura e tomate é fonte de vitamina A, C, sais minerais e fibras que promovem ação antioxidante e reforçam a imunidade.  

Qual suco natural é bom para a pele?

Os sucos naturais feitos com ingredientes com poder antioxidante e anti-inflamatório são considerados os melhores para pele. 

Eles auxiliam no combate aos radicais livres, que provocam a oxidação das células do nosso organismo e também as inflamações que ocorrem devido alimentos pouco saudáveis que consumimos como massas, frituras, refrigerantes e temperos industrializados.

Portanto, beber sucos que contam com essas propriedades pode diminuir as chances de problemas como acne, manchas, envelhecimento precoce e também ajudar na cicatrização de feridas na pele, o que consequentemente a deixa mais bonita.

Nesse sentido, alguns alimentos para usar no preparo são:

  • Frutas vermelhas: cereja, mirtilo, amora, framboesa, melancia, morango, maçã;
  • Folhas verdes: espinafre, couve, rúcula, espinafre, agrião, salsa, hortelã;
  • Oleaginosas: nozes, castanhas, avelã, pistache, amêndoas.

Com essas opções, é possível fazer sucos de diferentes sabores, alguns deles podem ser:

Cereja e morango 

Basta adicionar seis cerejas e quatro morangos no liquidificador, acrescentar 400mL de água e bater. Também pode ser feito com iogurte natural. 

O suco de cereja e morango ajuda no combate aos radicais livres, reduzindo o  envelhecimento precoce das células.

Salsa, laranja e maçã

Para o preparo, utilize uma laranja, meia maçã e meia xícara de salsinha, junte tudo ao liquidificador e acrescente 1 copo (250mL) de água de coco.

A laranja e a maçã são fontes de vitamina C que estimulam a produção de colágeno, substância essencial para a elasticidade e firmeza da pele.

Não é necessário coar nem adoçar o suco, mas caso deseje pode ser utilizado o açúcar de coco ou de milho, pois eles contêm alto valor nutricional e baixo índice glicêmico (em comparação com o açúcar refinado).  

Melancia e hortelã

Para fazer esse suco refrescante é preciso retirar as sementes e cortar 4 fatias grossas de melancia em cubos. Depois, basta bater junto com  3 folhas de hortelã. 

Caso deseje, é possível acrescentar oleaginosas como a avelã e o pistache, pois elas melhoram a aparência da pele e fortalecem unhas e cabelo. 

Qual o melhor suco para curar anemia?

A presença de ferro no organismo é essencial, pois é ele que atua na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e realiza o transporte de oxigênio para todas as outras células do corpo.

Sendo assim, os sucos que têm alto teor de ferro ou, ainda, alimentos que colaboram para que ele seja absorvido pelo sangue podem ajudar quem sofre com a anemia ferropriva (deficiência de ferro no organismo).

No entanto, alertamos que só o consumo de sucos não irá curar a anemia, pois a doença requer tratamento especializado indicado por um(a) hematologista. 

Desse modo, os sucos naturais podem ser um complemento do tratamento principal prescrito pelo(a) médico(a), pois alguns sintomas comuns da anemia, como fraqueza, tontura e palidez podem ser aliviados.

 Dentre as combinações que podem ser feitas, estão:

  • Salsinha e maracujá: considerado um dos melhores sucos para anemia e fácil de preparar. Basta usar 1 maracujá, 1 copo de 200mL de água e meia xícara de salsa;
  • Abacaxi, cenoura e espinafre: no liquidificador, adicione 3 fatias de abacaxi e acrescente meia xícara de espinafre e metade de 1 cenoura. 
  • Laranja, damasco e capim limão: Basta misturar 1 talo de capim limão, 1 laranja, de 4 a 6 damascos (fonte de ferro) e 200mL de água de coco.

Suco natural ajuda a emagrecer?

O suco verde é uma ótima opção para reforçar a imunidade e desintoxicar o corpo

Consumir somente sucos naturais não vai fazer com que você emagreça. Porém, é possível utilizar frutas e vegetais para fazer sucos considerados diuréticos e antioxidantes, o que pode favorecer o processo de emagrecimento.

Ressaltamos que nenhum alimento tem “efeito milagroso”. Desse modo, caso seu objetivo seja perder peso, busque a orientação de profissionais especializados para garantir que todo o processo será feito de maneira saudável.  

Sendo assim, algumas bebidas que podem ser incluídas na dieta são os famosos “sucos detox” (ou suco verde), capazes de auxiliar o metabolismo no processo de digestão e eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo.

Suco detox 

O objetivo do suco detox é “limpar” o organismo de componentes que provocam inflamação no corpo, fortalecer o sistema imunológico e também auxiliar no trânsito intestinal.

Para isso, utiliza-se frutas, vegetais e legumes ricos em vitaminas, fibras e propriedades desintoxicantes. Dessa forma, algumas combinações de sucos naturais detox são:

  • Couve, limão e pepino; 
  • Couve, beterraba e gengibre;
  • Alface, laranja e abacaxi.

A couve é um dos principais ingredientes mais utilizados devido a variedade de nutrientes e benefícios que ela traz além da desintoxicação, como a prevenção de doenças degenerativas.

Suco verde 

O ”suco verde” é bastante semelhante ao suco detox, sendo que a diferença é que são feitos com folhas, legumes, frutas e verduras que possuem pigmentação esverdeada (devido à presença de clorofila).

Os alimentos dessa coloração, além de terem poucas calorias, também são ricos em nutrientes como sais minerais, vitaminas e fibras solúveis que são benéficas para redução do colesterol, pois auxiliam na eliminação da gordura no organismo.

Algumas combinações populares são as seguintes:

  • Hortelã e laranja;
  • Couve, agrião e limão;
  • Rúcula, abacaxi, manjericão; 
  • Kiwi e limão.

Pode-se optar por outros ingredientes como abacate, brócolis, chá verde e também alterná-los para experimentar diversas combinações refrescantes.

Antes do preparo, lembre-se de higienizar bem todos os ingredientes que serão utilizados, dessa forma, evita-se doenças devido a bactérias ou fungos presentes nos alimentos.


Como podemos ver, os sucos naturais trazem vários benefícios à saúde e também são uma excelente forma de se refrescar e complementar a rotina alimentar.

O Minuto Saudável também tem outros artigos que trazem receitas que são fonte de saúde e bem-estar. Que tal conferir?

Fontes consultadas


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.