De acordo com dados do Ministério da Saúde, milhares de brasileiros sofrem com doenças reumáticas. Ao contrário do que alguns pensam, o reumatismo não corresponde a uma patologia, mas sim a um conjunto que abrange mais de 100 doenças.
Essas condições comprometem principalmente as articulações, cartilagens, ossos, músculos, ligamentos e tendões. Com isso, causando sintomas como dores, rigidez, limitação nos movimentos e vermelhidão (ou calor) na área acometida.
Infelizmente, não há cura para doença reumática, visto que a causa está atrelada a fatores genéticos ou desgaste natural dos tecidos.
Porém, há diversos tratamentos para alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida dos portadores. Dentre esses, está o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, tais como o Tandrilax. Confira e entenda mais sobre esse remédio.
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- O que é Tandrilax?
- Para que é indicado o Tandrilax?
- Qual a diferença entre Tandrilax e Torsilax?
- Posologia: como tomar o Tandrilax?
- Em quanto tempo o Tandrilax faz efeito?
- Faz mal tomar Tandrilax? Tem efeito colateral?
- Preço e onde comprar
- Precisa de receita?
- Qual é o genérico do Tandrilax?
O que é Tandrilax?
O medicamento Tandrilax é classificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como um anti-inflamatório e conta também com ação analgésica e relaxante muscular.
Isso é possibilitado a partir das seguintes substâncias ativas em sua composição: cafeína, carisoprodol, diclofenaco sódico e paracetamol.
Dessa forma, de acordo com a bula, a indicação do medicamento é para tratar doenças reumáticas (tais como artrose e osteoporose). Além disso, também pode ser prescrito como terapia complementar em casos de processos inflamatórios graves (causados por infecção).
Seu uso se restringe à via oral, sendo comercializado apenas na apresentação comprimido.
Embora seja uma medicação bastante conhecida, trata-se de um remédio classificado na tarja vermelha, o que significa que apenas deve ser adquirido mediante prescrição médica, por meio da receita branca comum.
Cabe salientar que o Tandrilax não é indicado para gestantes, lactantes e alérgicos à composição (ou a outros anti-inflamatórios não hormonais).
Composição
De acordo com as informações da bula, o Tandrilax conta com a seguinte composição:
Substância ativa | Quantidade (mg) |
Cafeína | 30mg |
Carisoprodol | 125mg |
Diclofenaco sódico | 50mg |
Paracetamol | 300mg |
Além disso, a bula também informa os excipientes utilizados na composição: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio, crospovidona, corante amarelo FDC nº 6 laca de alumínio, dióxido de silício e fosfato de cálcio dibásico di-hidratado.
Essas substâncias são misturadas com os fármacos (substâncias ativas) para completar a massa ou o volume da medicação.
Para que é indicado o Tandrilax?
O medicamento Tandrilax, de acordo com a bula, pode ser indicado como coadjuvante em processos inflamatórios graves (decorrentes de quadros infecciosos).
Porém, sua indicação principal é para o tratamento de doenças reumáticas: condições crônicas que afetam as articulações, cartilagens, ossos, músculos, ligamentos e tendões.
Sendo assim, o medicamento pode ser prescrito para uso em casos de doenças como:
- Fibromialgia;
- Artrite reumatoide;
- Bursite;
- Gota;
- Tendinite;
- Lúpus;
- Artrose (osteoartrite).
Essas doenças não são ocasionadas por traumas ou lesões, mas surgem em decorrência do desgaste tecidual e ósseo — ou, ainda, podem aparecer como uma condição autoimune, quando as células de defesa passam a atacar tecidos saudáveis sem razão aparente.
Não é raro que o reumatismo esteja relacionado, também, a fatores hereditários/genéticos.
Os sintomas variam desde dores locais até limitação de movimentos, o que ocorre devido à rigidez causada pela inflamação (originada pela doença reumática).
Esse é o motivo pelo qual o Tandrilax pode ser prescrito para o tratamento, pois conta com ação anti-inflamatória. Ele inibe a produção de citocinas (substâncias parte do processo inflamatório) e ajuda a conter a progressão da doença, uma vez que minimiza a inflamação.
Ainda, devido a sua ação analgésica, proporciona alívio das dores locais e generalizadas.
Qual a diferença entre Tandrilax e Torsilax?
Tanto o Torsilax como o Tandrilax possuem a mesma composição. Nesse sentido, a partir da análise das informações presentes na bula, ambos os remédios contam com a mesma indicação, via de administração e ação no organismo.
Isso porque os dois contam com os mesmos princípios ativos: Cafeína, Carisoprodol, Diclofenaco Sódico e Paracetamol — exatamente na mesma concentração.
Com relação à indicação, como mencionado, essa também permanece a mesma. Ou seja, ambos são indicados para o tratamento de condições reumáticas: artrite, lúpus, tendinite etc.
Destaca-se que, apesar desses fatores, não se deve fazer o uso conjunto dos remédios ou substituir um pelo outro sem orientação médica prévia.
Posologia: como tomar o Tandrilax?
A bula do Tandrilax traz a informação de que a dose mínima diária recomendada é de 1 comprimido a cada 12 horas. Quanto ao máximo, há a indicação de não ultrapassar a ingestão de 1 comprimido a cada 8 horas, ou seja, restringe-se a 3 doses diárias.
Porém, quem determinará as doses e tempo de tratamento será o (a) médico (a), levando em consideração o quadro individual de cada paciente, adaptando conforme a necessidade.
Nesse sentido, a prioridade sempre será administrar a menor dose eficaz possível. Além disso, a bula recomenda que a terapia com Tandrilax não perdure por mais de 10 dias, exceto em casos específicos (serão analisados pelo médico). Ainda, vale destacar que o remédio não deve ser partido ou mastigado, devendo ser ingerido junto à refeição e com ajuda de um líquido — preferencialmente água.
Em quanto tempo o Tandrilax faz efeito?
De acordo com as informações de eficácia apresentadas na bula, o medicamento Tandrilax costuma fazer efeito entre 1 e 6 horas após o uso. Essa variação pode ocorrer de acordo com a gravidade da condição que está sendo tratada e a sensibilidade do (a) paciente ao remédio.
Nesse sentido, algumas pessoas podem sentir o alívio dos sintomas mais rápido que outras.
Embora os efeitos sejam notáveis em algumas horas, ainda se faz necessário seguir as orientações médicas referente ao tempo de tratamento. Considerando que o Tandrilax é indicado para tratar reumatismo (condição crônica), é comum que o uso dure alguns dias.
Faz mal tomar Tandrilax? Tem efeito colateral?
Toda medicação pode fazer mal ou ser prejudicial se utilizada de forma inadequada e sem orientação médica. Ou, ainda, provocar efeitos colaterais (comuns ou não ao uso do remédio).
Nesse sentido, a bula do Tandrilax indica que podem ocorrer as seguintes reações adversas:
- Aumento das enzimas do fígado;
- Dor de cabeça (cefaleia);
- Tontura, tremores;
- Insônia;
- Hemorragia gastrintestinal, perfuração gastrintestinal, úlceras gastrintestinais;
- Diarreia, indigestão, constipação, flatulência, dor abdominal;
- Náusea, vômitos, azia (pirose);
- Retenção de fluidos corpóreos, edema (inchaço);
- Erupção cutânea, prurido (coceira);
- Edema facial;
- Anemia;
- Distúrbios da coagulação;
- Broncoespasmo;
- Rinite;
- Zumbido;
- Febre e doença viral.
Dessas, a bula do medicamento aponta apenas o aumento das enzimas do fígado como uma reação muito comum — ocorre em 1 a cada 10 pessoas que utilizam o remédio.
Cabe destacar que o remédio pode fazer mal se utilizado em casos de contraindicação.
De acordo com a bula, o Tandrilax não é recomendado para gestantes, lactantes e alérgicos à composição (ou a outros anti-inflamatórios não hormonais). Além disso, não deve ser associado com bebidas alcoólicas e drogas depressoras do sistema nervoso central (SNC).
Dá sono?
De maneira geral, não. A sonolência é listada, na bula do Tandrilax, como um efeito colateral incomum, de forma que a média de manifestação dessa reação fica entre 1 a cada 100 pessoas e 1 a cada 1000 pessoas.
Em contrapartida, outro distúrbio do sono é listado como comum: a insônia. Sendo assim, há maiores chances de ter dificuldade para dormir do que o contrário. Esse fator pode estar relacionado com a presença da cafeína na fórmula do medicamento, pois ela é um estimulante do sistema nervoso central (SNC) e contribui para o estado de alerta mental.
Mas seu papel na composição do Tandrilax não é exclusivamente combater a sonolência (que pode ser provocada pela substância Carisoprodol, por exemplo). Ela também contribui com sua ação contra a dor e a fadiga da musculatura, comum em casos de reumatismo.
Por fim, cabe destacar que, independentemente da reação adversa ser considerada comum ou incomum, sempre é preciso informar o(a) médico(a) a respeito. Em alguns casos, a medicação pode ser substituída ou as doses alteradas, por exemplo.
Preço e onde comprar
O Tandrilax pode ser adquirido em farmácias (loja física ou on-line) e também por meio de plataformas como o Consulta Remédios. Esse portal possibilita comparar o preço do mesmo produto em diferentes farmácias, a fim de garantir a compra pelo melhor valor.
De forma geral, o preço* do Tandrilax varia entre R$10 e R$15 (caixa com 15 comprimidos).
Vale destacar que o remédio também pode ser disponibilizado em caixas com maior ou menor quantidade de comprimidos, o que pode provocar mudança no valor.
*Preços consultados em agosto de 2021. Os valores podem sofrer alterações.
Precisa de receita?
Sim. O Tandrilax é um medicamento tarja vermelha, isso significa que há riscos em seu uso e que é preciso prescrição e acompanhamento médico durante o tratamento.
Em alguns casos, a receita dos remédios de tarja vermelha pode ficar retida na farmácia, igual ocorre com medicamentos antibióticos e de uso psiquiátrico (como os antidepressivos).
Porém, há vezes em que a receita é apenas conferida pelo(a) farmacêutico(a). A diferença está na descrição da tarja na caixa do remédio e ao final da bula: se estiver escrito “só pode ser vendido com retenção da receita”, trata-se de uma medicação que precisa que a receita fique com a farmácia. Caso contrário, não.
O objetivo é controlar as pessoas que têm acesso a essas medicações, considerando que os riscos envolvidos podem ter relação com efeitos colaterais, contraindicações, dependência ou desenvolvimento de outras complicações por parte do paciente.
Vale destacar, porém, que a automedicação nunca é recomendada — mesmo para o uso de medicamentos que não carecem da apresentação da receita na hora da compra.
Qual é o genérico do Tandrilax?
O remédio Tandrilax não possui uma versão genérica. Porém, é possível adquirir os componentes da fórmula separadamente (cafeína, carisoprodol, diclofenaco sódico e paracetamol).
Em todo caso, siga sempre a orientação do (a) médico (a) especialista que receitou o medicamento.
Sempre procure saber todas as informações antes de utilizar um medicamento e não se esqueça que a automedicação nunca é recomendada, busque orientação profissional. Dessa forma, você não coloca sua saúde em risco e garante um tratamento adequado.
Continue acompanhando o Minuto Saudável para ter acesso a outros conteúdos como esse!
Francielle Mathias
Farmacêutica generalista e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Farmacêutica responsável do Consulta Remédios.