Saúde

Reumatismo: confira causas, tipos, tratamentos e se tem cura

Publicado em: 16/03/2020Última atualização: 09/03/2021
Publicado em: 16/03/2020Última atualização: 09/03/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros têm alguma doença reumática, também chamadas de reumatismo. As mais comuns são: artrose, lúpus, artrite reumatoide, fibromialgia, bursite, tendinite e osteoporose.

Elas podem afetar qualquer pessoa, independente de gênero ou idade. É certo que se esforçar para manter uma boa saúde pode ajudar, mas fatores genéticos ou circunstanciais podem interferir.

Pensando na grande abrangência do reumatismo, vamos entender melhor o que é, seus sintomas, causas, tratamentos e mais:

O que é reumatismo?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o reumatismo não é uma doença única. Trata-se, na verdade, de um termo geral para caracterizar um conjunto de mais de 100 doenças que afetam os vários líquidos que compõem o corpo humano (líquido articular, sangue, etc).

Consequentemente, alguns sistemas são comprometidos, principalmente as articulações, cartilagens, ossos, músculos, ligamentos e tendões.

Entretanto, também existem casos em que algumas dessas doenças estão relacionadas com o sistema imunológico, distúrbios metabólicos ou alteração neoplásica (câncer). Nessas situações, elas afetam outras partes do corpo — como o coração, sistema respiratório ou gastrointestinal, pele, entre outros.

Considerando que o reumatismo engloba um número muito grande de doenças, é de uma importância ainda maior descobrir qual o tipo, de forma a realizar um tratamento correto. Para isso, é necessário buscar profissionais de reumatologia para obter um diagnóstico.

Publicidade
Publicidade

Quais são os tipos de reumatismo?

Há um número enorme de patologias que se enquadram como reumáticas, apesar de semelhantes, possuem características singulares. Os tipos de reumatismo são bem distintos: no sangue, nos ossos, muscular, infantil, entre outros.

Pensando nisso, separamos mais informações sobre alguns dos mais comuns. Confira:

Reumatismo no sangue

O reumatismo no sangue, ou febre reumática, é um dos casos em que a doença está associada ao sistema imunológico. Trata-se de uma reação autoimune do organismo após infecções bacterianas (de garganta, principalmente).

É importante saber que não são todas as pessoas que têm chances de apresentar reumatismo no sangue após infecções, apenas as que já apresentam uma predisposição genética.

Basicamente, o que acontece é que as células de defesa, ao tentar combater a infecção em questão, passam a atacar também as articulações, o coração e o sistema nervoso central. Isso ocorre devido à semelhança estrutural entre os tecidos dessas áreas e os das bactérias.

Considerando que se sabe a origem da febre reumática, o ideal é prevenir. Ou seja, quando aparecerem sintomas de infecção (febre, dor, etc.), deve-se procurar um(a) médico(a) o quanto antes. 

Dessa forma, será possível tratar de maneira correta a infecção e, assim, a chance de apresentar reumatismo no sangue é eliminada.

Os primeiros sintomas dessa enfermidade geralmente (70% dos casos) são dores e inflamações nas articulações dos membros inferiores, ocasionando inchaço e aumento da temperatura. Em 50% dos casos a doença também atinge o coração, prejudicando os tecidos que recobrem as válvulas — o que ocasiona cansaço, insuficiência cardíaca ou taquicardia.

Há casos mais raros em que a inflamação pode chegar ao cérebro, causando movimentos involuntários e outras possíveis complicações.

Essa patologia atinge, sobretudo, pessoas entre 5 e 15 anos. A partir dos 20 é rara e é ainda mais difícil que um primeiro surto da doença aconteça em um adulto.

Reumatismo muscular

O reumatismo muscular, ou reumatismo de partes moles, trata-se de quando ocorrem lesões ou inflamações das estruturas que ficam em volta das articulações. Ou seja, músculos, ligamentos, bursas, ênteses e tendões.

Neste caso, geralmente as inflamações são facilmente tratadas e apresentam sintomas temporários, não sendo uma dor frequente como em casos de outras doenças. Entretanto, continuam sendo uma patologia crônica. 

Sendo assim, os sintomas podem desaparecer e voltar de repente, sendo mais comum que apareçam quando realizado esforço indevido ou extremo da musculatura.

Os tipos mais comuns de reumatismo muscular são bursites e tendinites. As causas estão, no geral, associadas ao chamado “movimento repetitivo”. Ou seja, quando os músculos ou tendões estão constantemente submetidos à mesma função ou a algum vício (como a postura incorreta).

Diferente de outros tipos, é bastante raro que alguma dessas doenças acarrete deformidades. Entretanto, isso não altera a importância de realizar o tratamento e acompanhamento médico.

Reumatismo nos ossos

O reumatismo nos ossos é uma das manifestações mais comuns desse distúrbio. Está, normalmente, associado ao envelhecimento. Isso pois, com o passar do tempo, é habitual que ocorra um enrijecimento gradual das articulações.

Com isso, o desgaste ósseo também passa a ser maior, o que provoca a dor e, após um período de tempo, gera limitações de movimentos.

Apesar de mais comum na idade avançada, pessoas mais jovens também pode sofrem de maneira precoce com a doença. Nessas situações, a causa está geralmente associada a fatores circunstanciais, como —  por exemplo — o uso excessivo das articulações em determinada profissão.

Dentre as doenças caracterizadas como forma de reumatismo nos ossos, as mais recorrentes são: osteoartrite (artrose), lúpus, fibromialgia e artrite reumatoide.

https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-fibromialgia-sintomas-tratamentos-cura-e-mais/

Reumatismo infantil

A grande maioria das pessoas imagina que as doenças reumáticas estão associadas somente a pessoas adultas. Isso não é verdade. Apesar de mais raros, existem muitos casos de reumatismo em crianças.

Os sintomas que os pequenos podem apresentar são semelhantes aos dos adultos: como dor e rigidez nas articulações. Entretanto, no caso infantil, as inflamações podem comprometer o desenvolvimento e levar a danos e limitações permanentes.

Conforme mencionado anteriormente, a febre reumática (reumatismo no sangue) é o tipo mais comum em crianças, visto que acomete principalmente pessoas entre 5 e 15 anos. 

Mas ainda são comuns casos de artrite reumatoide juvenil, vasculites, esclerodermia, lúpus, entre outros. As causas podem ter relação com postura incorreta, infecções e — principalmente — questões hereditárias (genéticas).

Assim como em outros casos de reumatismo, é imprescindível buscar orientação de especialistas desde o aparecimento dos primeiros sintomas, a fim de evitar maiores problemas futuros.

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença entre artrite e reumatismo?

Conforme mencionado, o reumatismo em si não é uma patologia. Trata-se, na verdade, de um grupo com mais de 100 doenças. 

Dentre essas, está a artrite — sendo assim, ela é um tipo de reumatismo. Essa patologia caracteriza-se por uma inflamação na articulação, a qual pode ser causada por idade avançada, fatores externos (como desgaste precoce ocasionado por uso excessivo/indevido das articulações) ou por questões genéticas. 

Apesar da artrite fazer parte de um conjunto de doenças (o reumatismo), ela também pode ser dividida em grupos, considerando existe mais de um subtipo da doença. A mais recorrente é a artrite reumatoide, uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem os tecidos saudáveis do corpo por engano.

https://minutosaudavel.com.br/artrite-reumatoide/

Quais as causas do reumatismo?

As doenças reumáticas não são ocasionadas por traumas, ou seja, elas não ocorrem devido a acidentes ou lesões. 

Analisando esse grande grupo de doenças, as causas mais comuns são duas: questões autoimunes e desgaste de tecidos/órgãos.

Quando ocasionado por problemas no sistema imunológico, o reumatismo se caracteriza por um ataque que os tecidos saudáveis sofrem por engano. Ou seja, as células de defesa falham e passam a atacar o próprio organismo.

Já os desgastes podem ocorrer em articulações, órgãos, cartilagem e tecidos em geral. Normalmente estão associados à idade avançada ou ao uso errado ou excessivo de articulações — por exemplo, profissões que demandam de muito esforço físico ou movimentos repetitivos podem causar um desgaste precoce.

Por fim, as causas do reumatismo não raramente estão relacionadas com fatores hereditários ou genéticos.

Publicidade
Publicidade

Quais os sintomas do reumatismo?

Os sintomas de doenças reumáticas são, geralmente, bastante claros e podem ser percebidos pelo(a) próprio(a) paciente logo nos primeiros dias. Alguns exemplos são:

  • Dores nas articulações (por um período de tempo longo);
  • Vermelhidão, calor ou inchaço nas articulações;
  • Dificuldade além do normal para mexer as articulações ao acordar;
  • Dores nos músculos próximos de articulações;
  • Febre;
  • Cansaço generalizado;
  • Rigidez nas articulações em geral (como se estivessem “enferrujadas”).

É importante ter em mente que esses são sintomas recorrentes entre diferentes tipos de reumatismo. Entretanto, são doenças crônicas que só apresentam sintomas quando estão “ativas” ou em fase mais avançadas. 

Dessa forma, vale destacar que a pessoa pode ter uma doença reumática mas que ainda não apresentou sintomas por estar em estágio inicial. Isso reforça a necessidade de realizar check-ups médicos periodicamente.

Como é a dor do reumatismo?

As doenças reumáticas têm em comum a dor. Apesar de diferentes causas e tipos de patologia, o reumatismo é facilmente identificado por rigidez nas articulações devido à inflamação. 

Essa rigidez é o que provoca dor — a qual pode manifestar-se de forma mais intensa pela manhã, mas em geral é crônica e frequente.

Ou seja, a dor do reumatismo não aparece necessariamente apenas quando são realizados movimentos bruscos ou esforço. É uma dor constante nas articulações e que está presente inclusive em momentos de repouso.

Como saber se tenho reumatismo?

Caso você apresente um ou mais sintomas de reumatismo, procure um(a) especialista. Os(as) médicos(as) que tratam dessas doenças são profissionais de reumatologia.

O diagnóstico é realizado através da consulta clínica e pode ser confirmado por meio de raio-x, ressonância magnética e até mesmo exames de sangue (hemograma).

Reumatismo tem cura?

Não. Considerando que as principais causas do reumatismo são fatores genéticos ou desgastes de articulações, fica mais fácil entender o porquê de doenças reumáticas não terem cura.

O principal motivo é porque são questões irreversíveis. Ou seja, não há como mudar algo que está geneticamente ligado a um ser humano, assim como não existem maneiras 100% eficazes de reverter um desgaste de articulações, cartilagens, órgãos e outros tecidos.

Entretanto, um diagnóstico precoce da doença pode evitar uma evolução da doença, bem como lesões ou limitações ocasionadas pelo reumatismo. Em alguns casos é possível, inclusive, que a doença seja assintomática (não apresente sintomas) por um período de tempo.

Além disso, atualmente existem diferentes tratamentos que são capazes de proporcionar uma vida normal a pacientes. 

Como tratar reumatismo?

Os cuidados de pacientes com reumatismo podem variar bastante. O tratamento é direcionado a partir do tipo da doença em questão e seu estágio de evolução.

Em um primeiro momento, é bastante comum que o(a) médico(a) prescreva anti-inflamatórios, analgésicos, corticosteroides e moduladores da inflamação. Esses são medicamentos que inibem a produção de citocinas — substâncias que fazem parte do processo inflamatório.

Dessa forma, esses remédios podem auxiliar no controle da doença, visto que ao inibirem essas substâncias, também evitam a progressão do reumatismo.

Em alguns casos específicos, quando a doença está relacionada com problemas no sistema imunológico, podem ser indicados imunossupressores (substâncias que reduzem a ação das células de defesa). 

Esses medicamentos são normalmente utilizados em tratamento de câncer, por isso, no caso de reumatismo são administradas doses bem baixas.

Quando não há boa resposta aos tratamentos comuns, a equipe médica pode indicar opções mais invasivas, como infiltração intra-articular (injeção com anti-inflamatório aplicada direto na articulação) ou até cirurgia.

É imprescindível realizar corretamente o tratamento de doenças reumáticas, a fim de manter a qualidade de vida e evitar limitações que podem ser irreversíveis. Além disso, o acompanhamento médico também é indispensável.

Quais os remédios para reumatismo?

Conforme mencionado, há diferentes classes de remédios que podem ser utilizados no tratamento do reumatismo. Veja alguns exemplos:

Vale lembrar que a automedicação não é recomendada em nenhum caso. Busque sempre orientação de profissionais capacitados(as), a fim de realizar um tratamento seguro e eficaz.

Milhares de pessoas sofrem anualmente com doenças reumáticas. Algumas só descobrem de maneira tardia, quando já estão com deformidades ou limitações causadas pela doença, outras realizam o tratamento de maneira precoce e conseguem controlar a evolução.

Caso você apresente um ou mais sintomas, é de suma importância buscar um(a) médico(a) o quanto antes, a fim de receber um diagnóstico correto.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o Minuto Saudável e receba mais informações sobre saúde, alimentação, bem-estar e muito mais!

Fontes consultadas

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade