Ao chegar na 36ª semana de gravidez, a mulher e o neném já estão começando a preparar-se para o nascimento.
A mamãe deve tentar controlar a ansiedade e aproveitar o momento. A prática de hobbies e atividades leves, como desenho, leitura ou filmes deve ser exercitadas, já que pode ajudar a gestante a distrair-se.
Exercícios físicos com orientação profissional também são boas opções para manter o bem-estar e a saúde nessa fase final.
Leia mais: O que não é normal durante a gravidez?
A 36ª semana de gestação se aproxima da metade do 8º mês. O neném está completamente formado, mas ainda precisa ganhar peso e crescer mais um pouco, já que mede entre 40cm e 45cm, e pesa quase 3kG, em média. Ainda é considerado prematuro.
Ele passa a maior parte do tempo dormindo. Mas quando está acordado, mantém os olhos abertos e reage às sombras que percebe dentro da barriga.
O bebê também pode escutar os sons externos e reconhecer a voz da mãe, do pai e de pessoas próximas.
Com 36 semanas, a criança já tem gordura o suficiente para sobreviver fora da barriga. O controle da temperatura, a memória e os níveis de consciência também estão prontos para entrar em ação quando ele começar a respirar.
Conforme a gestação vai chegando ao término, o organismo da mamãe vai se preparando para o parto. Por isso, alguns sintomas são comuns para essa fase de gestação:
A mulher pode sentir cólicas na reta final da gestação. Se elas não forem intensas e nem acompanhadas de febre ou sangramento, não são sinais de alerta.
Os desconfortos são causados devido ao útero que está cada vez mais sensível e se preparando para o parto.
A sensação de barriga dura é causada pelas contrações de treinamento da gestante. Também conhecidas como contrações de Braxton Hicks, elas são um treinamento do útero para o momento de parto. As contrações de treinamento se iniciam no fundo do útero (parte de cima) e podem irradiar para região lombar e terminam no baixo ventre. A gestante pode estranhar a sensação quando sentir pela primeira vez.
É comum que a sensação de barriga ocorra com mais frequência na fase final da gestação. Mas ela costuma ser passageira e não deve causar fortes dores, nem sangramentos.
Para aliviar o desconforto, a mulher pode tentar respirar profunda e calmamente. Deitar-se do lado esquerdo também costuma amenizar a dor.
É normal que a partir da 36ª semana de gravidez, a mulher comece a sentir pequenas contrações que são provocadas por estímulos hormonais.
Sua principal função é preparar o útero para o parto, ou seja, ela ajuda esse órgão a empurrar o neném para fora.
Nessa fase, elas devem ser rápidas (com menos de 1 minuto) e sem sangramentos ou febre. Caso contrário, a mulher deve ser levada a uma maternidade.
O trabalho de parto é um conjunto de sintomas que envolve contrações e estado do colo uterina, e depende de uma avaliação de um profissional da área da saúde. Se a mulher sentir contrações muito dolorosas e próximas uma da outra, deve procurar o serviço de saúde.
O ideal é que a gestante entre em trabalho de parto entre 37 e 41 semanas, porém algumas mulheres podem entrar em trabalho de parto prematuro.
A mulher, quando engravida, passa por várias modificações no corpo.
Uma delas, é a produção de uma substância que se acumula na entrada do útero para impedir que fungos e bactérias tenham contato com o neném, chamada de tampão mucoso.
Esse tempão permanece no início do canal vaginal, na maioria das vezes, até a mulher completar aproximadamente 8 meses.
Depois desse tempo, ele é expelido para que o bebê possa nascer.
A eliminação do tampão mucoso é caracterizada por um corrimento esbranquiçado, amarelo ou até marrom que pode ser expelido aos poucos ou de uma vez só. Lembrando que a saída do tampão não dói.
Porém, a saída dele também não significa que o bebê está nascendo, mas sim que o corpo está se preparando para o parto, que se aproxima e deve acontecer em até 15 dias.
Por isso, a gestante deve ficar atenta a outros sinais de trabalho de parto, como o rompimento da bolsa d’água ou várias contrações em períodos curtos de tempo.
Leia mais: Tampão mucoso: o que é, como é e quando sai?
Durante toda a gravidez, alguns cuidados são essenciais, como banir o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Mas há algumas condições que merecem mais atenção nesse período final. Pois com 35 semanas de gestação, o dia do nascimento está se aproximando:
Os exames pré-natais podem ser cada vez mais frequente a partir de agora. É normal que o obstetra que acompanha a gravidez queria fazer consultas toda a semana.
Medir a pressão e analisar a urina são procedimentos rotineiros e fundamentais.
Para ter uma gestação e um parto com saúde, é extremamente importante que a mamãe vá nessas consultas e siga todas as recomendações médicas.
Mas outras dicas também incluem:
A partir de agora, a gestante deve dar prioridade para o descanso e para o relaxamento.
É recomendável que a mulher se deite (pelo menos por alguns minutinhos) ao longo do dia, além de evitar grandes esforços físicos.
Leia mais: Exercícios para grávidas (pré-parto): natação, respiratórios e mais
A alimentação é importante em qualquer fase da vida. Na gravidez, ela deve ser rica em ferro e proteínas.
Por isso, a mulher deve ingerir frutas, verduras e legumes, além de peixes, carnes magras, grãos, cereais e massas integrais.
Evitar o consumo de frituras e massas gordurosas, além do excesso de cafeína e doces é importante para uma alimentação balanceada.
Bebidas alcoólicas devem ser banidas do cardápio das mulheres grávidas, já que essas substâncias estão relacionadas com o atraso no desenvolvimento do neném. Mas o consumo de água é fundamental.
Chás e sucos naturais, além da água de coco, podem complementar o cardápio dando mais sabor e nutrientes ao organismo.
Leia mais: Desejos de grávida: o que eles significam
O grande momento do parto está cada dia mais perto. A ansiedade e o nervosismo são sentimentos que podem ficar mais intensos nessa reta final. É importante que a gestante tente relaxar e descansar o máximo que conseguir.
A redação do Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre gravidez!! Acompanhe nossas postagens e tenha mais saúde durante essa fase especial.
Dra. Fernanda Freire
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.