Gravidez

37 semanas de gestação: quais os sintomas e outras dúvidas

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 04/07/2019Última atualização: 21/09/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 04/07/2019Última atualização: 21/09/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Na 37º semana de gestação, o enxoval deve estar completo e as mochilas da maternidade podem começar a serem feitas, já que a mulher pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento. 

Por isso, a mãe deve aproveitar esses últimos dias para cuidar de si e dos preparativos para a chegada do bebê. 

Os passatempos e hobbies podem ajudar a amenizar a ansiedade e o nervosismo comuns nesta fase final. 

Assistir filmes e séries, ler livros, ouvir música, dançar e cantar para o neném são sugestões de atividades que a maioria das grávidas podem fazer. 

A mulher deve aproveitar esses últimos dias para relaxar e descansar antes do bebê nascer. 

37 semanas de gestação são quantos meses?

Ao completar 37 semanas de gestação, a mulher estará no início do 9º mês. Os bebês que nascem com 37 semanas não são considerados mais prematuros.

O neném já está pronto para nascer, mas até a 42º semana é possível esperar o bebê e o corpo da mulher estarem prontos para entrar em trabalho de parto, enquanto isso o bebê ganha peso e amadurecer cada vez mais.

Os pulmões, em geral, estão prontos para a respiração e para o choro. O organismo do neném consegue perceber sozinho se o sistema respiratório já está maduro o suficiente para sobreviver fora da barriga. 

Todos os órgãos e sistemas estão completamente formados. Mas, na grande maioria dos casos, precisam crescer mais um pouco para garantir um bom funcionamento.   

Nessa fase, o bebê está do tamanho de um pé de acelga, com 50cm e quase 3kg, em média. 

Publicidade
Publicidade

Quais os sintomas na 37º semana de gestação?

Com a aproximação do parto, a mulher deve cuidar ainda mais da saúde. 

Por isso, manter uma alimentação saudável, consumir água adequadamente e dormir bem podem ajudar a ter um parto mais saudável. 

Ainda com todos os cuidados, as mamães podem ter alguns sintomas próprios do último mês de gestação: 

Micção frequente 

Como o nascimento está se aproximando, o bebê, dentro do útero, está localizado em cima da bexiga. Quanto mais avançada a gestação e maior o bebê, maior o peso sobre a bexiga.

Dessa forma, o tamanho do útero e os movimentos fetais podem causar uma pequena pressão na bexiga da mãe, além de diminuir sua capacidade de armazenar urina, o que pode fazer a gestante sentir vontade de fazer xixi várias vezes ao dia. 

Dor nas costas 

Como o bebê está descendo para se encaixar, a barriga pode ficar mais baixa do que no restante da gravidez. 

Isso provoca uma mudança no ponto de equilíbrio do corpo, o que pode acabar causando dor nas costas. 

As gestantes, principalmente no final da gravidez, devem cuidar da postura para evitar os desconfortos e pressão na coluna. 

Azia 

O crescimento do neném pode pressionar o estômago, fazendo com que suco gástrico que é ácido reflua com mais facilidade para o esôfago.

Isso gera aquela sensação de queimação, que é bem comum no final da gravidez. 

Mamas inchadas 

O corpo já começa a se preparar para a amamentação. Isso pode causar uma sensação de inchaço nas mamas. Por isso, desconfortos e sensibilidade nos seios são comuns na 37ª semana. 

Também é comum notar que a auréola das mamas pode estar maior ou mais escura. 

Nas gestantes que produzem muito leite, também pode acontecer de ter vazamentos, mesmo que o neném não tenha nascido ainda.  

Cansaço 

É normal que a mulher se sinta mais cansada durante a fase final da gestação. 

A qualidade do sono também pode ficar comprometida na 37ª semana de gravidez, já que a ansiedade e alguns movimentos do neném podem tirar o sono durante a noite. 

Por isso, as mamães devem descansar sempre que possível.

Leia mais: Conheça os benefícios do pilates na gravidez

Cólica e contrações

Algumas mulheres podem sentir cólicas e contrações no útero. Se forem passageiras e sem sangramentos, são sinais normais que o corpo está se preparando para o parto. 

Esses desconfortos são causados pelos movimentos do bebê ou do útero. Além disso, é possível haver dilatação do canal vaginal, o que provoca mais desconforto. 

As cólicas e as contrações tendem a serem mais fortes ou frequentes conforme o parto se aproxima.  

Em caso de dúvidas, procure um médico independentemente se apresenta sintomas ou não!

Publicidade
Publicidade

É normal o bebê nascer com 37 semanas? É prematuro?

Para um neném ser considerado prematuro, o nascimento precisa acontecer antes de 37 semanas de gestação. Até esse período, embora já esteja formado, ele ainda está crescendo, desenvolvendo-se e ganhando peso dentro da barriga da mãe. 

Se o parto for normal e não induzido, é normal que o bebê nasça no início do 9º mês

Já as cesáreas programadas não são recomendadas durante a 37º semana de gravidez. Isso porque o tempo de gestação é apenas uma especulação da maturidade do bebê. 

Mas como cada neném tem seu próprio tempo de desenvolvimento, o parto agendado pode acabar induzindo um nascimento prematuro, sem que o bebê esteja realmente pronto para nascer. 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aconselha que, durante a 37º semana, a cesariana seja feita somente em casos de risco à vida.  


Ao completar 37 semanas de gestação, a expectativa da chegada do neném é grande. A mulher precisa preparar-se emocionalmente para o parto e para começar a cuidar do bebê. 

Leia mais: 36° semana de gestação: barriga dura, cólicas e sintomas comuns

O Minuto Saudável traz várias informações sobre gravidez e saúde da gestante. Acompanhe nossas postagens!!!

Imagem do profissional Fernanda Freire
Este artigo foi escrito por:

Dra. Fernanda Freire

CRM/SP: 133.823CompletarLeia mais artigos de Dra. Fernanda
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade