Saúde

Ressecamento vaginal: o que causa e como tratar a condição?

Publicado em: 14/10/2022Última atualização: 22/11/2022
Publicado em: 14/10/2022Última atualização: 22/11/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O ressecamento vaginal é uma condição que gera limitações e mal-estar à mulher. Isso porque, além de afetar a qualidade de vida e gerar incômodo diário, a secura também gera apreensão, dor e desconforto nas relações sexuais.

Apesar de ser um tabu e de muitas mulheres acreditarem que o sintoma é exclusivo de quem está na pré ou na menopausa, esse tipo de sintoma atinge mulheres de todas as idades.

Portanto, para saber o que causa, como identificar e tratar o ressecamento vaginal, continue acompanhando o artigo!

O que causa ressecamento vaginal?

Diversas são as causas do ressecamento da região íntima feminina. Algumas condições de saúde, como diabetes e síndrome de Sjogren, e a queda na produção de estrogênio, hormônio responsável pela lubrificação da região íntima feminina, são algumas das principais causas do ressecamento vaginal.

Além disso, algumas outras condições podem favorecer seu aparecimento, como:

  • Uso de produtos íntimos com fragrância, como sabonetes, lenços e perfumes, e de absorventes íntimos externos;
  • Uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, antidepressivos e os receitados em tratamentos de câncer;
  • Tratamentos oncológicos;
  • Remoção do útero;
  • Tabagismo;
  • Gestação;
  • Amamentação;
  • Infecções frequentes no trato urinário, como a candidíase.
Publicidade
Publicidade

Ressecamento vaginal e menopausa

O ressecamento vaginal é um dos principais sintomas da menopausa. O período, que encerra o ciclo fértil da mulher, é marcado pela queda na produção de estrogênio, hormônio que tem papel importante na lubrificação e na manutenção do pH e da elasticidade da pele da região íntima feminina.

Nesse caso,  a condição demanda tratamento personalizado e levando em consideração esse e outros sintomas apresentados pela paciente. Além de reposição hormonal tópica ou oral, também pode ser recomendado pelo (a) médico (a) a aplicação de laser CO2 para tratar a secura na região íntima.

O ressecamento está presente na vida da mulher não apenas durante a menopausa, mas também em outras fases, como na gestação.
Publicidade
Publicidade

Sintomas de ressecamento vaginal

Além do ressecamento em si, a mulher pode apresentar ardência, coceira e odor atípico na região, além de dor durante as relações sexuais. Portanto, é importante que se busque ajuda médica para que o melhor tratamento seja aplicado a fim de amenizar os desconfortos gerados.

Infecções e inflamações constantes também podem ser percebidas pela paciente juntamente com algum dos sintomas descritos acima.

Leia mais: O que é menopausa? Entenda suas fases

Tratamento para ressecamento vaginal

O tratamento da secura da região íntima varia de acordo com a causa da condição. Por exemplo, se a causa for a queda de estrogênio, pode ser recomendada a reposição hormonal, enquanto que no caso de infecções, podem ser prescritos medicamentos específicos.

Além disso, quando a causa é o anticoncepcional ou o tabagismo, pode haver a recomendação da troca do medicamento ou solicitação de suspensão do hábito de fumar.

A seguir, você confere algumas das soluções comumente prescritas pelos (as) médicos (as) dependendo do quadro da paciente:

Creme, pomada e gel

Os cremes, pomadas ou géis específicos podem ser recomendados na maioria dos casos, pois não são invasivos e causam poucos ou nenhum efeito colateral. É possível que seu (a) médico (a) prescreva, dependendo da causa do ressecamento, fórmulas com ou sem estrogênio.

Fórmulas sem estrogênio tem como objetivo hidratar a região, enquanto que as com hidratam além de repor pequenas doses do hormônio. 

Lubrificante

Diferente do creme, pomada e gel, o lubrificante é recomendado apenas para relações sexuais. Isso porque muitas fórmulas possuem álcool na composição, ingrediente que resseca a pele e pode causar irritação quando usadas com muita frequência.

Laser de CO2

O procedimento tem como objetivo causar pequenas lesões na região e, consequentemente, estimular a produção de colágeno e a lubrificação na região íntima.

Um dos benefícios é que o laser é definitivo quando feito na periodicidade e sessões recomendadas pelo (a) médico (a).

Reposição hormonal

A reposição hormonal é prescrita pelos (as) médicos (as) em casos específicos, como quando há queda na produção de estrogênio diagnosticada e quando a paciente apresenta sintomas moderados e intensos na pré ou durante a menopausa. 

Por ser um tratamento mais agressivo e que pode gerar sintomas adversos, a reposição oral de estrogênio é contraindicado para mulheres diagnosticadas ou com predisposição ao câncer de mama, trombose, embolia pulmonar e insuficiência hepática, por exemplo.

Além da secura, o medicamento também ajuda a amenizar outros sintomas relacionados à diminuição da produção do hormônio na menopausa, como é o caso dos fogachos e mudança de humor.

O tratamento do ressecamento vaginal varia de acordo com a causa da condição e grau de gravidade atual.
Publicidade
Publicidade

Prevenindo o ressecamento vaginal

Alguns hábitos muito simples podem ajudar a prevenir a secura da região íntima. Entre eles estão:

  • Usar sabonetes íntimos sem fragrância e que ajudem a manter o pH natural da região;
  • Manter a higiene íntima em dia e usar apenas produtos necessários;
  • Evitar calcinhas de tecidos sintéticos e optar pelas 100% em algodão;
  • Não utilize hidratantes dentro na região íntima;
  • Não utilizar fragrância íntima e lenços umedecidos com cheiro;
  • Optar por calças mais largas e confortáveis.

Apesar de incômoda, o ressecamento vaginal pode ser aliviado com acompanhamento e tratamento médico correto, portanto, não deixe de procurar ajuda já nos primeiros sinais.

Para mais informações sobre saúde da mulher, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade