Durante este período, a mulher pode começar a preparação para o parto. É importante conversar com o obstetra e tirar todas as dúvidas sobre esse dia.
Pode-se, ainda, treinar a respiração e as posições que mais deixam a gestante confortável para o parto.
Partes do enxoval como o berço e a cadeirinha para colocar no carro devem ser providenciadas o quanto antes, já que o bebê pode nascer a qualquer momento.
A mãe também deve receber apoio emocional nesta fase e procurar controlar a ansiedade. Repouso e alimentação saudável são dois fatores que podem contribuir a reta final da gestação.
A 38ª semana de gestação indica que a mulher está no início do 9º mês. O bebê está formado e começado a preparar-se para nascer.
Nesse momento, ele está do mesmo tamanho que uma jaca, podendo ter mais de 50cm e pesar mais que 3kG.
A provável data do nascimento já pode ser estimada pelo obstetra que acompanha a gestação.
Se estiver tudo bem com a mãe e com o bebê, o parto pode acontecer a qualquer momento.
Leia mais: Exercícios para grávidas (pré-parto): natação, respiratórios e mais
A agitação do bebê é menor em comparação com os outros meses, mas a mãe ainda deve senti-lo mexer todos os dias.
Alguns, por característica própria, podem movimentar-se mais do que outros, mas a tendência é que, devido ao menor espaço, os movimentos sejam mais limitados.
Nessa fase, o bebê está virando e encaixando-se para nascer, ou seja, com a cabeça virada para o canal vaginal e os pés encostados na costela da mãe.
Esse movimento de encaixe na pélvis pode apertar a bexiga da mãe, causando vontade frequente de urinar.
Mesmo assim, o consumo de água para evitar a desidratação é fundamental.
Por outro lado, quando o neném vira de cabeça para baixo, o pulmão e o diafragma são menos comprimidos, o que possibilita que a gestante respire com mais facilidade.
Desde 2016, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução em que o parto cesáreo sem necessidade clínica só pode ser feito depois de 39 semanas. Por isso, com 38 semanas, a mãe só pode fazer cesárea se houver indicação médica visando reduzir riscos à mãe e ao bebê.
Após esse tempo, caso haja desejo da mãe pela operação, o parto pode ser avaliado com a(o) médica(o) e agendado.
O problema ao fazer uma cesárea agendada é que o tempo gestacional é apenas uma especulação da formação do bebê. Mas cada neném tem seu desenvolvimento e a cesárea pode acabar induzindo um parto prematuro.
Por exemplo, se uma mulher acredita que está com 38 semanas de gestação, mas o bebê não estiver completamente formado, ao fazer uma cesárea agendada, o bebê nascerá prematuro.
A saúde da mulher também pode ser comprometida com essa cirurgia, uma vez que, com 38 semanas, o organismo pode não ter começado a dar sinais de parto (contrações e dilatações), podendo ser comprometer o útero.
É importante conversar com o obstetra que acompanha a gestação sobre a possibilidade de se fazer um parto cesariano.
A cesárea é indicada para casos de gravidez que apresentem riscos para a mamãe e para o neném.
Sendo que instituições de saúde, incluindo a Organização Mundial de Saúde, estimulam a opção pelo parto normal.
Também é comum que mulheres tenham alguns sintomas bastante característicos e normais dessa fase final. Apesar desses sinais serem comuns, se a gestante perceber algo anormal ou muito intenso, deve ser levada à maternidade ou centro de atendimento. Entre as manifestações normais dessa fase estão:
A dor na barriga durante o 9º mês de gestação pode ser causada pelo bebê que está sem muito espaço para mexer-se.
Cólicas no baixo ventre, sensação de ardência ou queimação no útero, gases e diarreia são complicações que podem aparecer nessa fase, decorrentes de movimentação da criança.
Ao completar 9 meses de gestação, a mulher pode começar a ter contrações e dilatações que preparam o organismo para o parto.
Dores nas costas também são normais, já que a barriga causa certo peso que influencia na postura e no equilíbrio do corpo. É importante a mulher encontrar posições que fique confortável ao deitar ou sentar.
Ao terminar o 8º mês, a produção de leite já começou. Por isso, as mamas podem estar maiores causando a impressão de que estão inchadas.
Durante a gravidez e a amamentação, os seios tendem a ficar doloridos e a aréola das mamas mais escura.
A sensação de barriga dura é um dos sinais das contrações, que devem acontecer cada vez com mais frequência.
Esses dois sinais indicam que o parto está próximo e deve ocorrer dentro dos próximos dias.
As contrações devem ser passageiras, durando em torno de 1 minuto. Também é importante anotar a frequência em que acontecem.
Se as contrações forem a cada 10 minutos, a mulher entrou em trabalho de parto mesmo que não se tenha dilatação ou se a “bolsa estourou”.
A 38ª semana de gestação indica que o parto está cada dia mais próximo. Por isso, a gestante deve fazer todos os preparos para esse grande momento.
O Minuto Saudável ainda traz muitos conteúdos sobre gravidez. Acompanhe nossas postagens!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.