Gravidez

Tampão mucoso: saiba como é e se pode provocar cólicas

Publicado em: 24/06/2019Última atualização: 05/11/2020
Publicado em: 24/06/2019Última atualização: 05/11/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Durante a gravidez, há diversas mudanças que ocorrem no corpo da mulher, e a presença do tampão mucoso é uma delas.

Também chamado de rolha de Schroeder, esse tampão nada mais é do que um muco que se forma na entrada do colo do útero. Ele é como uma barreira de proteção que impede bactérias e outros microrganismos, presentes no canal vaginal, de entrarem em contato com o feto.

No texto a seguir, nós explicamos as principais características do tampão mucoso e o que ele indica. Confira!

O que é tampão mucoso?

O tampão mucoso é como se fosse uma “rolha” que se forma no colo do útero, localizado ao fim do canal vaginal) durante a gestação. O corpo da mãe começa a produzir essa secreção já durante o primeiro mês de gestação. Ele funciona como uma barreira na região para proteger o bebê de possíveis infecções.

Essa “rolha” é na verdade um muco bem espesso, gelatinoso, com cor que varia de esbranquiçada, transparente, amarelada, rosa e marrom. Não deve ter um cheiro forte e desagradável e nem causar dor ao sair.

Próximo ao fim da gestação, esse tampão (chamado de rolha mucosa ou rolha de Schroeder) é eliminado.

Isso é um indicativo de que o corpo da mulher está começando a entrar no processo de dilatação e que em breve podem surgir as contrações para o trabalho de parto iniciar.

O tempo entre a saída do tampão e o parto pode variar bastante.

Em algumas mulheres, o tampão sai 2 semanas antes do nascimento do bebê, em outras pode ocorrer poucos dias antes ou na mesma data do nascimento.

Por isso, ao notar que esse muco saiu, é preciso ter cuidado redobrado aos outros sinais do nascimento, como bolsa estourando e contrações.

Publicidade
Publicidade

Como é o tampão mucoso da gestante?

O tampão mucoso possui um aspecto semelhante ao corrimento vaginal, mas a diferença é que ele costuma ser bem mais espesso e com textura gelatinosa. Normalmente, a cor do muco está entre um amarelo fraco ou transparente. Mas há gestantes que apresentam um tampão mucoso em variações de cores como verde, rosa e marrom.

Em gestantes de primeira viagem, é comum que essa secreção seja mais rosada ou avermelhada, por conta da presença de sangue misturado ao muco.

Por terem uma parede uterina mais rígida, é mais comum que ocorra um rompimento dos vasos sanguíneos durante a gestação.

Nas mulheres que já passaram por uma gestação, a parede uterina costuma ser mais elástica, por isso, a ruptura dos vasos é menos comum.

Assim, o tampão mucoso costuma ter um aspecto mais amarelo claro ou transparente (clara de ovo).

Portanto, assim como há diferentes tipos de corrimento vaginal (marrom, branco, amarelo etc.), a secreção pode ser caracterizada como:

  • Tampão mucoso verde;
  • Tampão mucoso líquido;
  • Tampão mucoso transparente;
  • Tampão mucoso marrom;
  • Tampão mucoso branco;
  • Tampão mucoso rosa (com sangue);
  • Tampão mucoso amarelado.

Leia mais: Nono mês de gravidez: o que saber sobre o último mês gestacional

Publicidade
Publicidade

Quando sai o tampão mucoso?

O tampão mucoso, na maioria das vezes, sai quando o parto está próximo, entre a 37ª e a 42ª semana. No entanto, esse tempo varia muito. Pode ser que a eliminação ocorra 1 semana antes ou até no mesmo dia do parto. Isso depende muito da dilatação, das contrações e do organismo da gestante.

Perder o tampão mucoso é um bom sinal para quem está esperando para realizar um parto natural, pois indica que o colo do útero se afinou e que as contrações e dilatação podem estar por vir.

Também é importante saber que não é a mesma coisa que romper a bolsa, pois a bolsa é a perda de líquido amniótico, enquanto o tampão é um muco espesso.

Nem todas as mulheres percebem essa saída, pois ele pode ser eliminado gradualmente (aos pedaços) ou não ser tão espesso, podendo ser confundido com um corrimento.

Em casos mais raros, o tampão pode sair apenas durante o trabalho de parto, quando já se está no hospital, ou depois, junto a outros resíduos que o útero expele após o nascimento do bebê.

Leia mais: Sintomas na 36° semana de gestação

O tampão pode sair antes do tempo?

Pode, mas é mais raro sair antes ou no início da gestação. Quando isso acontece, não significa necessariamente que há algo de errado com a gravidez ou com o organismo da mulher, pode ser só uma reação às mudanças causadas pela gestação.

Não é algo bom quando isso acontece devido à maior vulnerabilidade do útero a infecções.

Quando o tampão mucoso sai antes do tempo, perde-se essa barreira de proteção. Assim, os microrganismos chegam com maior facilidade até o útero.

Entre as possíveis consequências está a ruptura precoce da bolsa de líquido amniótico.

Em casos graves, portanto, pode provocar um parto prematuro. Mas antes da mulher ficar preocupada, é importante ter calma.

Perder o tampão mucoso antes da hora não a coloca em uma situação de gravidez de risco. O indicado é apenas um cuidado maior, como fazer uso de roupas confortáveis e deixar a região vaginal bem ventilada (evitando infecções).

O obstetra deve ser avisado para que possa orientar a gestante sobre o que fazer para evitar infecções.

Publicidade
Publicidade

O que acontece quando o tampão mucoso sai?

Quando o tampão mucoso sai, é sinal de que a hora do parto está aproximando-se. Não significa que o parto vai, necessariamente, ocorrer nas próximas horas ou instantes, apesar de ser possível. Mas se a gravidez já estiver na reta final, é importante manter os cuidados para isso. O sinal de alerta vem com o início das contrações.

Tampão mucoso saiu antes do tempo. E agora? Ele se regenera? 

Perder o tampão mucoso sem estar perto do tempo previsto do parto (por volta de 9 meses) não significa que o bebê já vai nascer. E a eliminação antes do tempo também não significa um problema, pois é relativamente comum que ele saia precocemente, sendo apenas um sinal de que o corpo está processando as mudanças. 

Como ele atua como uma barreira protetora entre a criança e o meio externo, pode haver maiores riscos de infecções. 

Mas as mamães podem ficar tranquilas, pois a tendência é que o corpo volte a produzi-lo. Porém, sempre vale conversar com profissionais que acompanham a gestação para fazer uma avaliação adequada do quadro.

Será que o tampão mucoso saiu?

O tampão mucoso pode ser diferente em algumas mulheres. Com aspecto mais gelatinoso, pode sair de uma vez só e “inteiro”.

Em alguns casos, pode acontecer do tampão mucoso acabar saindo aos poucos.

Por isso, é importante a mulher ficar atenta ao ir no banheiro e notar se há presença de alguma secreção diferente na calcinha ou no papel higiênico ao se higienizar

A cor também varia um pouco, podendo ser mais esbranquiçado, amarelado, rosado e marrom.

Ao perceber que ele saiu, ou que está saindo aos poucos, a gestante deve prestar atenção aos outros sinais do parto e, ao ter algum outro sintoma, deve procurar ajuda médica.

Como saber se é o tampão mucoso ou um corrimento?

Ambos são um tipo de muco secretados através do canal vaginal, mas existem diferenças. Além do aspecto bem mais espesso e gelatinoso, o tampão mucoso é liberado por gestantes, geralmente quando estão em fase mais avançada, próximas do parto. Lembrando que o corrimento é algo comum, independente de uma gravidez.

No caso do corrimento, o normal é que ele seja entre branco e transparente, sem cheiro forte ou desagradável e nem presença de outros sintomas como coceira, dor e ardência na região vaginal.

O tampão mucoso também não deve ter um odor desagradável e outros sintomas, mas pode apresentar uma variação de cor maior sem indicar que há algo errado com a saúde da mulher.

Em ambos os casos, se a mulher suspeitar de que a condição não está normal ou se tiver outros sintomas, ela deve procurar um aconselhamento médico.

É normal tampão mucoso com sangue?

Sim. Por ser possível ocorrer um rompimento de alguns vasos sanguíneos na região do colo do útero, o tampão mucoso pode sair com a presença de um pouco de sangue. No entanto, é preciso saber reconhecer quando a quantidade de sangue no muco é inofensiva e normal.

Geralmente, a presença de sangue é muito pequena, como um pequeno escape de menstruação.

Por isso, se o sangramento for muito diferente disso, isto é, em grande volume ou persistente, a gestante deve procurar um médico assim que puder.

Leia mais: Gravidez semana a semana: sintomas, fases e formação do bebê

Dói quando o tampão mucoso sai?

Não. O comum é que a perda desse tampão mucoso não provoque dor, pois é secretado um volume muito pequeno de muco gelatinoso. Apesar se ser possível senti-lo saindo, não deve ser algo que cause desconforto e dor. Se ocorrer, é preciso buscar orientação médica.

Tampão mucoso tem cheiro? Causa cólicas?

Sim, o tampão mucoso possui um odor característico, assim como alguns tipos de corrimento podem ter. No entanto, esse cheiro não deve ser desagradável e forte. Nesses casos, é importante procurar um médico para confirmar se não há presença de alguma infecção e se está tudo bem.

No caso das cólicas, não há uma relação direta entre o tampão mucoso e esse sintoma. Ou seja, a secreção não causa cólicas.

Mas podem ocorrer cólicas após a saída do tampão porque a hora do parto está aproximando-se.

Quanto tempo depois da saída do tampão o bebê nasce?

Depende. Apesar de a saída do tampão mucoso ser um indicativo de que a gestação está próxima do fim, o tempo entre a secreção e o parto varia bastante para cada gestante.

Pode levar 1, 5, 10 ou mais dias entre a saída do tampão e o nascimento do bebê.

Portanto, a mulher deve ter calma e prestar atenção aos outros sinais do parto, como as contrações, dilatação e o rompimento da bolsa (liberação do líquido amniótico).

Leia mais: Como é um Parto normal? Dói muito? Passo a passo e vídeo

O que fazer após a saída do tampão mucoso?

Basicamente, nada. É preciso ter calma, pois o parto pode demorar ainda alguns dias ou semanas. Um nervosismo ou ansiedade nesse momento pode tornar ainda mais difícil a espera da mãe.

O recomendando é de que ela fique atenta aos sinais de trabalho de parto apenas, como a perda de líquido amniótico (bolsa estourando), contrações, cólicas e sangramentos.

Com esses sinais, o contato com o médico ou médica obstetra deve ser feito imediatamente, para seja avaliado se a gestação está mesmo encaminhando-se para o trabalho de parto.

Enquanto os sinais não aparecem, a mulher pode cuidar dos preparativos para a chegada do bebê, preparar a mala da maternidade e deixar os documentos importantes já separados.


Para as gestantes que estão se aproximando do parto, é importante saber o que é o tampão mucoso e como proceder quando ele for eliminado.

Esse momento é um bom indicativo, especialmente para aquelas que desejam um parto natural.

Portanto, não se assustem ao notar a saída desse muco. É uma condição normal e a sua presença fundamental para proteção da saúde do bebê e da gestante.

Aqui no Minuto Saudável você encontra tudo sobre gravidez! Continue conferindo nossos artigos.

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade