Você já ouviu falar a respeito da dieta “low carb”? Esse tipo de rotina alimentar consiste em diminuir consideravelmente o consumo de carboidratos, principalmente com a finalidade de perder peso.

Em contrapartida, algumas pessoas simplesmente optam por esse estilo de vida para manter uma dieta mais leve e saudável. Pensando nisso, vamos listar alguns alimentos considerados low carb (baixo teor de carboidratos) e os seus respectivos benefícios:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é low carb?
  2. Quais os alimentos permitidos na dieta low carb?
  3. Lista de alimentos low carb

O que é low carb?

A prática de uma alimentação “low carb” tem como base o menor consumo de carboidratos, o que inclui grãos (mesmo os integrais), massas, pães, bolos e açúcares.

Dessa forma, a ideia é substituir o consumo desses itens por fibras (folhas verdes, aveia, lentilha etc) e gorduras (como o azeite de oliva). Além disso, as fontes de proteína (carnes, grão-de-bico, ovos) e os vegetais fazem parte desse tipo de dieta.

As folhas verdes são parte fundamental da alimentação low carb, principalmente devido às baixas calorias e alto teor de fibras.

Com isso, um dos benefícios desse tipo de alimentação é a maior sensação de saciedade. Ao ser feita essa “troca” dos carboidratos por ingredientes fonte de gordura e proteína, tem-se um menor consumo calórico diário, em virtude da saciedade proporcionada por tais alimentos.

Então, consequentemente, a pessoa come menos. O que pode contribuir para o processo de emagrecimento.

Além de favorecer a perda de peso, uma dieta low carb também pode ter contribuições à saúde, ajudando a diminuir o nível de triglicerídeos (gordura) no sangue, controlar a glicose e insulina, reduzir a pressão arterial e aumentar os índices de HDL (“colesterol bom”).


Porém, essa mudança de hábitos alimentares só deve ser feita sob acompanhamento médico, considerando que assim como qualquer dieta, não é indicada para todos e pode trazer riscos.

Sendo assim, o primeiro passo é buscar a orientação de um(a) profissional especializado(a) em nutrição, a fim de eliminar qualquer possível risco à saúde.

Quais os alimentos permitidos na dieta low carb?

Em uma dieta low carb há, basicamente, dois grupos de alimentos: aqueles que podem ser consumidos sem uma restrição (mas sempre com equilíbrio) e aqueles de consumo eventual, ou seja, que não podem ser ingeridos à vontade. Veja quais são:

Liberados

Os itens que podem fazer parte da alimentação low carb e que não precisam de restrição são:

  • Carnes — bovina, suína, aves, peixes;
  • Ovos — todos os tipos, especialmente o ovo caipira;
  • Verduras e legumes — brócolis, couve-flor, acelga, tomate cereja, couve, aspargos, abobrinha, espinafre, pepino, cebola, rúcula, escarola, alface;
  • Oleaginosas — chia, linhaça;
  • Laticínios — manteiga, creme de leite;
  • Queijos — cottage, coalho, cream cheese, gorgonzola, prato, parmesão;
  • Gorduras — óleo de coco, banha, azeite de oliva.

Além disso, bebidas como o chá, café, água e até mesmo alguns sucos (como o suco verde) podem fazer parte dessa dieta. O importante é não incluir nada com açúcar, uma vez que são carboidratos e, portanto, não devem estar presentes em uma alimentação low carb.

Com moderação

Quanto aos itens que podem ser consumidos, mas de forma esporádica, tem-se:

  • Leguminosas — ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha, soja;
  • Grãos sem glúten — arroz, quinoa, aveia, milho;
  • Oleaginosas — amêndoas, castanha-do-pará, nozes, pistache, macadâmia;
  • Tubérculos — batata, batata-doce, mandioca, rabanete, beterraba;
  • Verduras e legumes — cenoura, vagem, nabo, rabanete, abóbora, pimentão;
  • Frutas — morango, abacate, coco, amora, limão, melão;
  • Laticínios — iogurte (desnatado), sorvetes (sem açúcar);
  • Queijos — brie, minas, frescal, tofu;
  • Carnes — linguiça, mortadela, peito de peru, presunto, salame.

Também podem ser incluídos, com moderação, o chocolate 70% cacau e o vinho tinto.

Lista de alimentos low carb 

Como visto no tópico anterior, há muitos alimentos permitidos na dieta low carb, de forma que mesmo constituindo uma mudança de hábito alimentar, ainda permite uma grande variedade de itens. 

Vejamos mais detalhes a respeito de alguns deles, bem como suas demais características (ricos em fibras e com baixa caloria) e benefícios (ajudam o emagrecimento, aceleram o metabolismo). Confira:

Frutas low carb

As frutas podem fazer parte da dieta low carb, mas sempre com moderação e dando preferência àquelas com baixo teor de carboidratos, também vale ficar atento(a) à quantidade de fibras e proteínas. Nesse sentido, algumas opções são:

FrutaCarboidratos (em 50g)Fibras (em 50g)Proteínas (em 50g)
Abacate4,3g3,4g1,0g
Morango3,8g1,0g0,3g
Limão4,7g1,4g0,6g
Goiaba7,2g2,7g1,3g
Coco (polpa)7,6g4,5g1,7g
Framboesa6,0g3,3g0,6g

Além de serem fonte de fibras (colaboram para a sensação de saciedade e funcionamento intestinal) e proteínas (ajudam na formação de massa magra e fornecem energia), essas frutas também são ricas em vitaminas (como a A, B, C) e minerais (cálcio, ferro, potássio).

Ricos em fibras

Já vimos que algumas frutas são, além de pobres em carboidratos, uma excelente fonte de fibras. Porém, elas não devem fazer parte do consumo diário na dieta low carb. Então, confira alguns dos itens que podem ser consumidos sem restrição e que são ricos em fibras:

ItemCarboidratos (em 50g)Fibras (em 50g)
Couve (cozida)2,8g2,0g
Amêndoa10g6,1g
Espinafre1,9g1,2g
Nozes6,7g3,3g
Brócolis3,6g1,6g

Lembrando que a principal função das fibras no organismo consiste em favorecer os processos digestivos. Mas, além disso, também contribuem para a sensação de saciedade, bem como para o controle de glicemia e colesterol.

Por isso, podem também favorecer o processo de emagrecimento, um objetivo bastante comum de quem opta pela alimentação low carb.

Baixa caloria

Considerando que um dos principais objetivos da dieta low carb é o emagrecimento. Por isso, é comum também a preferência por refeições e alimentos com baixa caloria, a fim de chegar ao déficit calórico (gastar mais calorias do que as consumidas) e à perda de peso.

Nesse aspecto, pode-se citar alguns ingredientes bem conhecidos, como por exemplo:

ItemCarboidratos (em 50g)Calorias (em 50g)
Pimentão verde2,3g10kcal
Alface1,4g7,5kcal
Aspargos2,1g11kcal
Cenoura (crua)4,8g20kcal
Couve manteiga (crua)0,6g13,5kcal
Brócolis3,6g17,5kcal

Vale destacar que, embora esses alimentos tenham um baixo número de calorias, ainda assim podem ser fonte de nutrientes e seu consumo pode beneficiar a saúde do organismo.

Ingredientes que aceleram o metabolismo

Os ingredientes que aceleram o metabolismo contribuem para funções como a regulação da temperatura corporal, processo de queima de gordura e geração de energia. Sendo assim, o pleno funcionamento do sistema metabólico contribui com o funcionamento do organismo e pode ajudar quem deseja emagrecer de maneira mais rápida.

Pensando nisso, alguns itens considerados low carb (baixo teor de carboidratos) e que ajudam a ter um metabolismo mais rápido são os seguintes:

ItemCarboidratos
Café (100mL)0,0g
Chá verde (100mL)0,2g
Gengibre (1 colher de chá, 2g)0,4g
Atum fresco (100g)0,0g

Além disso, também é possível incluir na dieta temperos como as pimentas (do reino, calabresa, vermelha) e a canela, que favorecem o funcionamento do sistema metabólico.


O cuidado com a alimentação deve ser sempre feito em conjunto com um(a) profissional, a fim de não colocar a saúde em risco, especialmente com finalidades estéticas. Sendo assim, embora a dieta low carb possa trazer benefícios, não deve ser feita de forma independente.

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