A menopausa pode ser considerada precoce quando ocorre antes dos 45 anos para alguns especialistas ou antes dos 40 para outros. Os motivos que podem interromper precocemente a menstruação são diversos, envolvendo fatores naturais ou induzidos.
Entre as causas de menopausa precoce natural estão os aspectos genéticos, como outras mulheres da família com pausa precoce da idade reprodutiva e insuficiência ovariana primária.
Para a menopausa induzida, fatores como tratamentos médicos (como quimioterapia ou radioterapia), cirurgias no ovário, cistos, doenças autoimunes e até alguns medicamentos (como isotretinoína, usado para reduzir as acnes) podem ser a causa.
Mas não é somente o menor tempo de reprodução que a menopausa precoce ocasiona, pois os impactos da redução na produção de estrogênio podem envolver maior predisposição a problemas de saúde tardios, como a osteoporose e as doenças cardíacas.
Os sintomas são, em geral, os mesmo da menopausa natural, envolvendo uma irregularidade menstrual, diminuição do fluxo sanguíneo e, após cessar o sangramento, podem ocorrer os calorões (fogachos), queda de cabelo, redução da lubrificação e alterações de humor, por exemplo.
Mulheres com menopausa induzida, em geral, apresentam sintomas mais intensos e severos do que as que passam pelo processo natural.
Além disso, é preciso destacar o impacto emocional que pode ser gerado na vida da paciente. Mais do que as alterações de humor ocasionadas pelas oscilações hormonais, pode ocorrer uma série de agravantes emocionais devido à perda das possibilidades reprodutivas.
Mulheres jovens que, mesmo desejando viver a maternidade, mas ainda não engravidaram podem sofrer cobranças pessoais, familiares e sociais intensas, sendo que a atenção e assistência profissional e familiar se mostram fundamentais.
Saiba mais sobre menopausa:
- Descubra o que é menopausa e entenda suas fases
- Quais os sinais e sintomas da menopausa? Saiba como reconhecer
- Conheça os exames usados no diagnóstico de menopausa
- Tratamento da menopausa: terapia hormonal e medidas alternativas
- Alimentação na menopausa: o que comer e o que evitar na dieta?
- Remédios naturais para amenizar os sintomas da menopausa
- Remédios para menopausa e riscos da reposição hormonal
- Como conviver com a menopausa e lidar com os sintomas
- Complicações da menopausa: conheça os efeitos no organismo
- 12 perguntas e respostas sobre menopausa e climatério
- Sexo na menopausa: 5 dicas para combater a redução da libido
- Fases da menopausa: pré, peri (climatério) e pós
- Causas da menopausa: por que ela pode ser precoce?